Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Luís Silvares

Sporting: Rúben Amorim arrisca suspensão de 1 a 6 anos

Publicações recomendadas

Citação de Ghelthon, há 22 minutos:

Podíamos tentar perceber o porquê da ANTF só se preocupar com as habilitações do Amorim quando este foi para o Sporting, e não quando estava no Braga, mas deixemos isso - prefiro discutir o porquê de ser preciso sequer um curso para se ser treinador de futebol.

Não percebo a razão para que, se eu for dono de um clube, não poder escolher quem eu quiser para o treinar. Não acho que faça sentido.

O Amorim já no Casa Pia levou das duras. O problema não é com o Sporting, é claramente com o Rúben.

Faz sentido ser preciso curso. Não faz sentido não ser compreensivo enquanto as instituições próprias não criam soluções para a malta os poder tirar.

Compartilhar este post

Link para o post

pelos vistos tb há uma queixa contra o Braga e Custódio mas o caso não é igual pq o Custódio nunca foi inscrito como adjunto como o Amorim foi

foram ambas feitas em março 2020

Editado por Kendrick Lmao

Compartilhar este post

Link para o post

Cá para mim isto é retaliação pelo Palhinha, espero que não dê em nada. Por curiosidade, que treinadores há actualmente na primeira e segunda liga na posição do Amorim?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de 1906, há 1 hora:

E o Amorim pode manter-se como adjunto, não? 

O Amorim já é principal. Está a tirar o IV nível e quando isso acontece é permitido ser o principal.

Citação de scallywag, há 4 minutos:

Cá para mim isto é retaliação pelo Palhinha, espero que não dê em nada. Por curiosidade, que treinadores há actualmente na primeira e segunda liga na posição do Amorim?

O do Nacional, por exemplo.

Edit: Há aqui uma situação que me faz confusão. Não foi o Amorim que se inscreveu  na liga como treinador adjunto do Sporting, foi o clube. Como é que é ele que irá ser suspenso? 

Editado por Ed

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de andriy pereplyotkin, há 5 minutos:

Faz sentido ser preciso curso.

Mas porquê? Neste caso o curso parece-me mais uma coisa boa a ter, mas não me parece que seja necessário, especialmente tendo em conta que o prejuízo de contratar alguém sem qualificações é de quem contrata, só e apenas.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ghelthon, há 18 minutos:

Podíamos tentar perceber o porquê da ANTF só se preocupar com as habilitações do Amorim quando este foi para o Sporting, e não quando estava no Braga, mas deixemos isso - prefiro discutir o porquê de ser preciso sequer um curso para se ser treinador de futebol.

Não percebo a razão para que, se eu for dono de um clube, não poder escolher quem eu quiser para o treinar. Não acho que faça sentido.

Concorde-se ou não, chama-se corporativismo e defesa da profissão. Nem sequer vou comparar com profissões como medicina ou advocacia, onde o risco para terceiros é incomparável, mas vou falar do meu caso pessoal. Estou inscrito na ordem dos contabilistas certificados. Para ser contabilista certificado, tive que ser licenciado em economia, fazer duas ou três disciplinas extra, que no meu curso eram opcionais e eu optei por outras que me permitissem subir a média, fazer um estágio (ou duas disciplinas práticas equivalentes, que foi o que fiz) e um exame.

Há 20 anos atrás bastava ter o tal curso de economia, gestão, contabilidade, etc. acrescido de um conjunto de cadeiras que as licenciaturas podiam ou não oferecer. Resumindo, a profissão ficou sobrecarregada de pessoas, muitas delas sem competências para as desempenhar, com cursos tirados "ao domingo". Isto fez com que os ordenados caíssem a pique e a profissão ficasse descredibilizada. Hoje em dia, com estas condições de acesso as coisas estão melhores. Não que seja difícil aceder à profissão. Eu não sou o gajo mais inteligente da minha rua, nem nada que se pareça, e fiz tudo sem grande sacrifício, fora o tempo que gastei.

Um dos motivos para exigir o curso será certamente para tentar impedir que fenómenos deste género do do Rúben Amorim que se foi safando e queimando etapas na sua formação só por ser um jogador conhecido, enquanto outros, por não o serem, passam anos e anos a levar pancada nos escalões secundários ou em escalões de formação. E, não nos esqueçamos, por cada Rúben Amorim sem curso que aparece, aparecem 10 Césares Peixoto ou 10 Silas.

Se o curso é garantia de qualidade? Obviamente que não. Mas é uma forma de tentar mitigar os efeitos das cunhas e compadrios que pululam no futebol.

• Like 4
  • Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Tio Hans, há 7 minutos:

Concorde-se ou não, chama-se corporativismo e defesa da profissão. Nem sequer vou comparar com profissões como medicina ou advocacia, onde o risco para terceiros é incomparável, mas vou falar do meu caso pessoal. Estou inscrito na ordem dos contabilistas certificados. Para ser contabilista certificado, tive que ser licenciado em economia, fazer duas ou três disciplinas extra, que no meu curso eram opcionais e eu optei por outras que me permitissem subir a média, fazer um estágio (ou duas disciplinas práticas equivalentes, que foi o que fiz) e um exame.

Há 20 anos atrás bastava ter o tal curso de economia, gestão, contabilidade, etc. acrescido de um conjunto de cadeiras que as licenciaturas podiam ou não oferecer. Resumindo, a profissão ficou sobrecarregada de pessoas, muitas delas sem competências para as desempenhar, com cursos tirados "ao domingo". Isto fez com que os ordenados caíssem a pique e a profissão ficasse descredibilizada. Hoje em dia, com estas condições de acesso as coisas estão melhores. Não que seja difícil aceder à profissão. Eu não sou o gajo mais inteligente da minha rua, nem nada que se pareça, e fiz tudo sem grande sacrifício, fora o tempo que gastei.

Um dos motivos para exigir o curso será certamente para tentar impedir que fenómenos deste género do do Rúben Amorim que se foi safando e queimando etapas na sua formação só por ser um jogador conhecido, enquanto outros, por não o serem, passam anos e anos a levar pancada nos escalões secundários ou em escalões de formação. E, não nos esqueçamos, por cada Rúben Amorim sem curso que aparece, aparecem 10 Césares Peixoto ou 10 Silas.

Se o curso é garantia de qualidade? Obviamente que não. Mas é uma forma de tentar mitigar os efeitos das cunhas e compadrios que pululam no futebol.

Eu entendo isso, mas depois olho para os treinadores que cá andam e são sempre os mesmos, portanto será que é por aí?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ghelthon, há 21 minutos:

Eu entendo isso, mas depois olho para os treinadores que cá andam e são sempre os mesmos, portanto será que é por aí?

Não sei, mas sem pensar muito, e correndo sérios riscos de me esquecer de alguém, estes são os treinadores, com ou sem curso, que se estrearam na 1ª liga nas duas últimas temporadas:

• Pedro Ribeiro
  • Ruben Amorim
  • João Pedro Sousa
  • Rui Almeida
  • Filó
  • Custódio
  • Sérgio Vieira
  • Milton Mendes
  • Mário Silva
  • César Peixoto

A estes somam-se os regressos de treinadores que já não treinavam na 1ª liga há anos (Miguel Cardoso, Jesualdo, Jorge Costa ou Paulo Sérgio). Não me parece que sejam assim tão poucos.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Tio Hans, há 5 minutos:

Não sei, mas sem pensar muito, e correndo sérios riscos de me esquecer de alguém, estes são os treinadores, com ou sem curso, que se estrearam na 1ª liga nas duas últimas temporadas:

• Pedro Ribeiro
  • Ruben Amorim
  • João Pedro Sousa
  • Rui Almeida
  • Filó
  • Custódio
  • Sérgio Vieira
  • Milton Mendes
  • Mário Silva
  • César Peixoto

A estes somam-se os regressos de treinadores que já não treinavam na 1ª liga há anos (Miguel Cardoso, Jesualdo, Jorge Costa ou Paulo Sérgio). Não me parece que sejam assim tão poucos.

Não era o Silas que também não tinha curso?

Esquece, só li a cena das 2 temporadas agora

Editado por Sandes.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Lage_Effect, há 2 horas:

Bem pelo menos agora temos a certeza que o Sporting campeão já esta a incomodar muita gente.

Não é bem isso. 

Compartilhar este post

Link para o post

O Amorim anda em polémicas desde os tempos do Casa Pia. Deixem a narrativa de ser "tudo contra o Sporting" sff

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Shai, há 1 minuto:

O Amorim anda em polémicas desde os tempos do Casa Pia. Deixem a narrativa de ser "tudo contra o Sporting" sff

Pilrorim

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Tio Hans, há 49 minutos:

E mesmo assim deve ser mais fácil ser contabilista certificado do que treinador de futebol, isto mesmo que tivesses licenciatura em educação física. Isto faz algum sentido?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Tio Hans, há 55 minutos:

Isso era tudo mesmo fixe se não fosse uma valente tanga. Os internacionais têm programas de aceleramento de carreira e prioridade no acesso aos cursos.

Fosse como tu dizes e o Luís Freire não tinha ficado sequer como suplente ao nível III, um gajo com 10 anos de experiência e mérito constantemente mostrado. Os cursos não mitigam compadrios e cunhas nenhumas, os cursos estão feitos para os alimentar e para alimentar sempre a mesma roda nas divisões superiores. Cobram valores impraticaveis para qualquer pessoa normal 4k pelo nível IV (😂) com vagas restritas e abrem conforme querem e bem lhes apetece. É ridículo, do mais ridículo que existe.

Por isso é que depois se opta por ir a Escócia e Irlanda tirar. É ridículo em Portugal serem precisos quase 10 anos para tirar 4 níveis. 10 anos

• Like 1
  • Concordo! 2

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de smashing_pumpkin , há 9 minutos:

E mesmo assim deve ser mais fácil ser contabilista certificado do que treinador de futebol, isto mesmo que tivesses licenciatura em educação física. Isto faz algum sentido?

Somos um país de doutores.

Compartilhar este post

Link para o post

Mais do que isso tudo que andam a dizer: não sei como é nos países estrangeiros, mas em Portugal depois de se tirar o título de treinador principal de futebol, há que o manter de X em X tempos. Por isso é que, volta e meia, vemos o Mourinho p.e. em conferências na FMH com os alunos e em outro tipo de ações de formação. Não fazem isso de boa vontade, mas sim para ganharem créditos para a renovação do título de treinador. Caso contrário o IPDJ pode cancelar o título e lá vem outra vez a história Amorim.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de smashing_pumpkin , há 34 minutos:

A quantidade de contabilistas que o mercado necessita também é muitíssimo superior à de treinadores. Tudo o resto é corporativismo.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de HappyKing, há 10 minutos:

Não é só o Amorim pelos vistos.

Óbvio que não é só o Amorim. Os sportinguistas é que se sentem unicamente atacados.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Pickle Rick, há 28 minutos:

Isso era tudo mesmo fixe se não fosse uma valente tanga. Os internacionais têm programas de aceleramento de carreira e prioridade no acesso aos cursos.

Fosse como tu dizes e o Luís Freire não tinha ficado sequer como suplente ao nível III, um gajo com 10 anos de experiência e mérito constantemente mostrado. Os cursos não mitigam compadrios e cunhas nenhumas, os cursos estão feitos para os alimentar e para alimentar sempre a mesma roda nas divisões superiores. Cobram valores impraticaveis para qualquer pessoa normal 4k pelo nível IV (😂) com vagas restritas e abrem conforme querem e bem lhes apetece. É ridículo, do mais ridículo que existe.

Por isso é que depois se opta por ir a Escócia e Irlanda tirar. É ridículo em Portugal serem precisos quase 10 anos para tirar 4 níveis. 10 anos

Isso é outra questão. Eu só estava a tentar expilcar que faz sentido ser necessário curso.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Duda34, há 14 minutos:

Óbvio que não é só o Amorim. Os sportinguistas é que se sentem unicamente atacados.

De certeza que o sentimento dos sportinguistas com os treinadores dos outros clubes implicados nesta m*rda é o mesmo que têm em relação ao Rúben, portanto podes deixar a boquinha de lado. 

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...