Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
fns

[FC Porto] Campeão Nacional 21/22

Publicações recomendadas

Citação de UnReal, há 4 minutos:

Pensava que não era preciso explicar este tipo de coisas, mas uma homenagem a alguém não se baseia apenas no número de títulos que conquistou ou em outras estatísticas.

São feitas a pessoas que dedicaram parte significativa da sua vida profissional a servir o clube, que o fazem com paixão e dedicação constantes e que de alguma forma se tornam indissociáveis do mesmo, reconhecidamente moldando-o assim como elas são moldadas pelo próprio clube. 

É como dizer que o Diogo Jota é maior em Liverpool que o Gerrard porque ganhou um campeonato.

É que falam dele como se tivesse tido uma carreira estilo Totti no Porto, esteve por 2 períodos diferentes, duas épocas como titular, saiu, e quando voltou, por meia época foi tal flop que se pôs logo a fresco. Fez 89 jogos pelo clube, o Manafá que espero que recupere o mais rapidamente e o melhor possível da lesão, tem 120 jogos pelo Porto. Faz dele uma lenda, não.

Compartilhar este post

Link para o post

lá vem ele com números aleatórios, és bom para decidir as homenagens Zerozero 

Compartilhar este post

Link para o post

Bem diferente, são factos, lendas são Deco, Jorge Costa, Baia, não são jogadores que não chegaram sequer aos 100 jogos pelo equipa principal, isso não se usa nem a nível de seleções atualmente.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de zeca galhão, há 45 minutos:

Bem diferente, são factos, lendas são Deco, Jorge Costa, Baia, não são jogadores que não chegaram sequer aos 100 jogos pelo equipa principal, isso não se usa nem a nível de seleções atualmente.

Mas existe alguma razão especial para tu não contabilizares os jogos que o SC têm como treinador?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Alonso., há 2 minutos:

Mas existe alguma razão especial para tu não contabilizares os jogos que o SC têm como treinador?

Primeiro comparei-o como treinador com outro treinador, depois comparei-o com outros jogadores, no cômputo geral jogador-treinador não o consigo continuar a "ver" como lenda. É que não foi excelente cá como jogador (foi-o em Itália), nem como treinador.

Compartilhar este post

Link para o post

Pelo tempo, pela dedicação e pelas glórias que conseguiu no FC Porto, quer como jogador, quer como treinador, para mim está entre os que merece ter algo esculpido lá. O timing é-me indiferente, e a minha opinião será sempre esta mesmo que nunca mais ganhe nada.

E não se esqueçam que é um museu, está cheio de coisas. Não é uma estátua à porta do estádio.

Editado por Mica

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de UnReal, há 1 hora:

Pensava que não era preciso explicar este tipo de coisas, mas uma homenagem a alguém não se baseia apenas no número de títulos que conquistou ou em outras estatísticas.

São feitas a pessoas que dedicaram parte significativa da sua vida profissional a servir o clube, que o fazem com paixão e dedicação constantes e que de alguma forma se tornam indissociáveis do mesmo, reconhecidamente moldando-o assim como elas são moldadas pelo próprio clube. 

É como dizer que o Diogo Jota é maior em Liverpool que o Gerrard porque ganhou um campeonato.

Uma correção: o Diogo Jota não estava ainda no Liverpool quando estes foram campeões pela última vez.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Mica, há 10 minutos:

Pelo tempo, pela dedicação e pelas glórias que conseguiu no FC Porto, quer como jogador, quer como treinador, para mim está entre os que merece ter algo esculpido lá. O timing é-me indiferente, e a minha opinião será sempre esta mesmo que nunca mais ganhe nada.

E não se esqueçam que é um museu, está cheio de coisas. Não é uma estátua à porta do estádio.

Exato, por isso não chateia...mas claro que ver Bobby Robson, Pedroto, Mourinho, Villas Boas e depois...Conceição...

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ricardo Pinto, há 44 minutos:

Exato, por isso não chateia...mas claro que ver Bobby Robson, Pedroto, Mourinho, Villas Boas e depois...Conceição...

Ui.

O Sérgio foi uma das peças do penta, teve uma segunda passagem mais discreta mas voltou como treinador para impedir outro penta, desta vez do Benfica. Serviu o clube como jogador e como treinador, sempre a vestir a camisola, em momento algum se pode dizer que esteve cá a pensar no Porto como um trampolim.

Volto a reiterar, é um museu, é suposto dar destaque a figuras que foram importantes no clube. O Sérgio Conceição é uma das figuras que mais se associa ao FC Porto. Só isso. Não é bajulação, é um facto.

Repara que há um denominador em comum em todos eles, que foi terem dado um rumo à história diferente do esperado: o Bobby Robson lançou as bases de um inédito penta, o Pedroto lançou as bases do Porto que PdC idealizou, o Mourinho reafirmou um Porto europeu, o Villas Boas representa a revolta pelo caso do Túnel da Luz e apresentou a fatura mais cara que pode ao Benfica, e o Sérgio Conceição é o grande obreiro do impedimento do penta benfiquista, que é basicamente o nosso grande baluarte a par do número de títulos europeus. São todos marcantes na nossa história. Só falta o Artur Jorge, que nem sabia que não estava lá e é um erro gravíssimo não estar.

Editado por Mica
  • Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

O Sérgio Conceição é o 3º treinador do Porto (a seguir a Artur Jorge e Bobby Robson) a completar um ano civil sem derrotas no campeonato, na 4ª vez que o clube o faz na história (a última tinha sido dividida entre o Villas-Boas e o Vítor Pereira).

Já agora, ia desejar-vos umas boas entradas mas é melhor ficar-me pela intenção porque ontem o André Almeida e o João Mário levaram isso muito à letra.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Mica, há 8 minutos:

Ui.

O Sérgio foi uma das peças do penta, teve uma segunda passagem mais discreta mas voltou como treinador para impedir outro penta, desta vez do Benfica. Serviu o clube como jogador e como treinador, sempre a vestir a camisola, em momento algum se pode dizer que esteve cá a pensar no Porto como um trampolim.

Volto a reiterar, é um museu, é suposto dar destaque a figuras que foram importantes no clube. O Sérgio Conceição é uma das figuras que mais se associa ao FC Porto. Só isso. Não é bajulação, é um facto.

Repara que há um denominador em comum em todos eles, que foi terem dado um rumo à história diferente do esperado: o Bobby Robson lançou as bases de um inédito penta, o Pedroto lançou as bases do Porto que PdC idealizou, o Mourinho reafirmou um Porto europeu, o Villas Boas representa a revolta pelo caso do Túnel da Luz e apresentou a fatura mais cara que pode ao Benfica, e o Sérgio Conceição é o grande obreiro do impedimento do penta benfiquista, que é basicamente o nosso grande baluarte a par do número de títulos europeus. São todos marcantes na nossa história. Só falta o Artur Jorge, que nem sabia que não estava lá e é um erro gravíssimo não estar.

O evitar o penta do Benfica não me diz nada, a exigência é ser campeão e foi, claro que foi um grande trabalho, pegou em dispensados pelo Nuno e mostrou quão mau treinador o Nuno era, e a competência dele em tirar esse rendimento. Evitar o penta de um rival nunca será um marco histórico, a história é feita dos feitos do clube e não de evitar feitos dos adversários.

Como jogador não merece a homenagem, pois os melhores anos até foram fora daqui, como treinador também não, porque o trabalho dele não é nada de extraordinário, alias, não cumpriu os minimos que se exige 2 épocas em 4. Agora a parte do portismo, de ao pensar em Conceição, pensar em Porto, também é verdade, mas isso também Jorge Costa, Pedro Emanuel, Vitor Baía, entre outros, alguns são lendas, outros serão sempre lembrados...Mas como disse, não me chateia, mas não concordo.

• Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ricardo Pinto, há 2 minutos:

O evitar o penta do Benfica não me diz nada, a exigência é ser campeão e foi, claro que foi um grande trabalho, pegou em dispensados pelo Nuno e mostrou quão mau treinador o Nuno era, e a competência dele em tirar esse rendimento. Evitar o penta de um rival nunca será um marco histórico, a história é feita dos feitos do clube e não de evitar feitos dos adversários.

Como jogador não merece a homenagem, pois os melhores anos até foram fora daqui, como treinador também não, porque o trabalho dele não é nada de extraordinário, alias, não cumpriu os minimos que se exige 2 épocas em 4. Agora a parte do portismo, de ao pensar em Conceição, pensar em Porto, também é verdade, mas isso também Jorge Costa, Pedro Emanuel, Vitor Baía, entre outros, alguns são lendas, outros serão sempre lembrados...Mas como disse, não me chateia, mas não concordo.

Acho que estás a pensar na conquista do título de forma fria e descontextualizada. Esquece o troféu, lembra-te do momento e da consequência do Benfica ser campeão.

É isso que associo a todos esses treinadores: de forma mais ou menos heróica, mexeram com o momentum do clube de forma positiva.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Mica, há 8 minutos:

Acho que estás a pensar na conquista do título de forma fria e descontextualizada. Esquece o troféu, lembra-te do momento e da consequência do Benfica ser campeão.

É isso que associo a todos esses treinadores: de forma mais ou menos heróica, mexeram com o momentum do clube de forma positiva.

Diria que teve coragem em vir para o Porto no estado em que estava, mas era sempre um salto grande na carreira, o plantel tinha alguns mancos, mas não era horrível, o antecessor fez com que parecessem bem pior do que eram...ninguém esperava ser campeão por essa imagem deixada, vinhamos de flops, Paulo Fonseca e Nuno, o Lopetegui não considero tanto um flop, falhou o minimo exigido, mas também foram 2 épocas que aconteceram coisas muito estranhas no futebol português, mas não sabia o que era ser Porto, jogar sempre para ganhar...e aqui o Conceição foi uma lufada de ar fresco, a equipa passado 4 anos, voltou a ser Porto, que se tinha perdido com o Paulo Fonseca e Lopetegui, tentou-se com o Nuno, mas nem ele sabe o que isso é, e o Conceição soube unir a equipa nisso, e é essa a razão que não me chateia essa homenagem, mas continuo a não concordar, porque deve-se homenagear quem fez um trabalho digno de destaque na história do clube, nem o Jesualdo com 3 campeonatos ganhos por ele, será um destaque, muito menos pode o Conceição ser, fez muito com pouco numa época em que ninguém esperava, mas o resto também conta.

• Concordo! 3

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de IlidioMA, há 10 minutos:

ainda ninguém tem como avatar a estátua? Estou desiludido, pessoal!

Se estivesse a bater no peito era na hora.

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ricardo Pinto, há 18 minutos:

Diria que teve coragem em vir para o Porto no estado em que estava, mas era sempre um salto grande na carreira, o plantel tinha alguns mancos, mas não era horrível, o antecessor fez com que parecessem bem pior do que eram...ninguém esperava ser campeão por essa imagem deixada, vinhamos de flops, Paulo Fonseca e Nuno, o Lopetegui não considero tanto um flop, falhou o minimo exigido, mas também foram 2 épocas que aconteceram coisas muito estranhas no futebol português, mas não sabia o que era ser Porto, jogar sempre para ganhar...e aqui o Conceição foi uma lufada de ar fresco, a equipa passado 4 anos, voltou a ser Porto, que se tinha perdido com o Paulo Fonseca e Lopetegui, tentou-se com o Nuno, mas nem ele sabe o que isso é, e o Conceição soube unir a equipa nisso, e é essa a razão que não me chateia essa homenagem, mas continuo a não concordar, porque deve-se homenagear quem fez um trabalho digno de destaque na história do clube, nem o Jesualdo com 3 campeonatos ganhos por ele, será um destaque, muito menos pode o Conceição ser, fez muito com pouco numa época em que ninguém esperava, mas o resto também conta.

Estás a dizer que o SC só evitou um penta porque alguém antes fez porcaria, mas achas mesmo que não há algo de heróico no que o Amorim fez justamente porque muita gente meteu as mãos pelos pés antes? Se o JJ tivesse sido campeão em 2016, o Amorim ia acabar com um jejum de 5 anos. O treinador, esse, é o mesmo, e a competência também seria a mesma.

O Jesualdo ganhou mais títulos de campeão em menos tempo mas sobre o embalo de um Porto hegemónico. Obviamente tem mérito, mas não marcou uma viragem na história do clube, nem uma era. O penta do Benfica teria sido terrível, não pelo jejum de 5 anos, mas pelo nosso penta ter sido igualado. Quando começavamos a baixar os braços e a mentalizar-nos que era muito provável ele acontecer, o Sérgio impediu. Não impediu sozinho, mas foi a figura maior nesse ano. Tal como o Amorim não impediu sozinho que o jejum chegasse a 20 anos, mas é o maior responsável do título do Sporting.

É por isso que considero ter sido digno de destaque na história do clube. Não foi um título qualquer, foi a quebra da hegemonia do Benfica, o fim do sonho do penta encarnado. É um título diferente, marcante.

Estarei a sobrevalorizar isso? Admito que é possível.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Mica, Agora:

Estás a dizer que o SC só evitou um penta porque alguém antes fez porcaria, mas achas mesmo que não há algo de heróico no que o Amorim fez justamente porque muita gente meteu as mãos pelos pés antes? Se o JJ tivesse sido campeão em 2016, o Amorim ia acabar com um jejum de 5 anos. O treinador, esse, é o mesmo, e a competência também seria a mesma.

Visto por esse prisma também foi ele que possibilitou o terminar do jejum do Sporting ou um treinador sem experiência em seniores sagrar-se campeão em meia época de estreia. Tem tanta responsabilidade como quebrar o penta do Benfica.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Mica, há 1 hora:

Ui.

Associar o merecimento de destaque no museu aos falhanços do clube rival é um bocado ridículo
Só faltou dizeres que o Artur Jorge tem direito a estátua porque só fez merd@ no Benfica.

O Vilas Boas tem uma estátua e bem porque é vencedor de uma competição europeia e fez uma época absolutamente brilhante e das melhores de sempre do clube.
O Conceição tem porque mal ou bem é uma figura marcante "da casa", muitos anos como jogador, muitos anos como treinador uma serie de "recordes" importantes ou não batidos, o timing é que é um bocado coise.

• Like 1
  • Concordo! 2

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Axadrezado, há 6 minutos:

Associar o merecimento de destaque no museu aos falhanços do clube rival é um bocado ridículo
Só faltou dizeres que o Artur Jorge tem direito a estátua porque só fez merd@ no Benfica.

Dizer que o campeonato de 17/18 é um falhanço do Benfica é precisamente o oposto que estou aqui a pregar. Ou melhor, é ver as coisas pelo prisma oposto.

Editado por Mica

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Mica, há 18 minutos:

O Jesualdo ganhou mais títulos de campeão em menos tempo mas sobre o embalo de um Porto hegemónico. Obviamente tem mérito, mas não marcou uma viragem na história do clube, nem uma era. O penta do Benfica teria sido terrível, não pelo jejum de 5 anos, mas pelo nosso penta ter sido igualado. Quando começavamos a baixar os braços e a mentalizar-nos que era muito provável ele acontecer, o Sérgio impediu. Não impediu sozinho, mas foi a figura maior nesse ano. Tal como o Amorim não impediu sozinho que o jejum chegasse a 20 anos, mas é o maior responsável do título do Sporting.

É por isso que considero ter sido digno de destaque na história do clube. Não foi um título qualquer, foi a quebra da hegemonia do Benfica, o fim do sonho do penta encarnado. É um título diferente, marcante.

Estarei a sobrevalorizar isso? Admito que é possível.

Não era isso que eu queria dizer, quis dizer que as esperanças do titulo eram muito reduzidas porque tinha o mesmo plantel que o seu antecessor teve, e com ele mostrou-se fraco...o que demonstra o fraco treinador o Nuno era, mas também a competência do Conceição, e foi um bom feito, foi campeão, algo não habitual desde a saída do Vitor Pereira até hoje, inclusive com o Conceição.

O caso do Amorim é diferente, o Sporting tem uma cultura de aposta na formação muito grande, não está habituado aos grandes palcos e a vencer constantemente como o Porto das últimas decadas, o clube vinha numa situação de (exageradamente) quase acabar, e com ele vieram jogador do campeonato, de equipas mais pequenas, apostou e muito na formação, e continua a apostar, e foi campeão contra todas as odd's, seja por o Sporting quase nunca ser candidato ao título ao mesmo nível dos outros 2, seja por não vencer o titulo há 20 anos...são clubes e culturas diferentes.

O Jesualdo ganhou porque foi muito competente, pode-se dizer que os planteis eram mais fortes, os treinadores também fazem deles mais fortes, novamente a história da época do Nuno, Conceição. O Porto tinha a hegemonia, pois tinha treinadores competentes que asseguravam isso...Perdeu-se um, veio o Villas Boas e Vitor Pereira mostrar que foi um precalço...depois veio um grande flop, Paulo Fonseca, com Lopetegui aumentamos o nível novamente, mas, e repito, foram épocas muito estranhas que fez com que não fosse campeão na primeira época, saiu pela porta pequena, com 3 épocas sem vencer, e a equipa a perder a identidade veio o Nuno que foi outro flop, depois sim, veio o Conceição que deu à equipa, aquilo que se pediu ao Nuno. É diferente do caso do Amorim.

O Conceição é uma pessoa "à Porto" e fica como uma figura do Porto, não por méritos desportivos que não foram nada demais, mas por esse motivo e ter consigo incutir isso ao plantel. Mas para mim, não é o suficiente para esta homenagem. E continuo que a perda do penta do Benfica é me indiferente, importante foi ser campeão.

Compartilhar este post

Link para o post

Talvez a tua última frase diga tudo, a mim diz-me, há certos registos que quero que se mantenham exclusivos ao FC Porto. Não quero dizer que esteja mais ou menos certo, mas são coisas a que dou importância e “talvez” tenha sido um dos motivos para ele estar no museu. Obviamente que os anos de serviço e dedicação serão outros motivos e provavelmente mais importantes (para mim também são )

Editado por Mica

Compartilhar este post

Link para o post

O primeiro campeonato do Conceição é importantíssimo. Não propriamente pelo negar o penta, isso são medições de pilas. Foi pelo ressurgimento de um Porto vencedor, quem via os últimos anos pensava que íamos tornar-nos num Sporting pré Ruben Amorim. Não lhe deram condições nenhumas e ainda assim transformou-nos numa equipa competitiva. Umas épocas foram melhores, outras foram piores, de qualquer das formas o saldo global é positivo.

Queria que tivesse saído no final da época passada para iniciar um novo ciclo, mas ele está a fazer precisamente aquilo que todos queríamos, está a apostar nos melhores. Está época há pouco a apontar e quero que seja o líder para mais uns anos. Se merece lugar no museu? A meu ver faz pouco sentido fazê-lo enquanto está cá mas é uma figura incontornável do Porto nos últimos 30 anos, servindo o clube de várias formas. Acho que merece a homenagem.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Activate, há 2 horas:

Eu acho justo a estatua.

f*da-se!! Está feito! @Phil @RAG @Mica campeões crl!! 

Antes que fique bêbado a sério, um excelente 2022 a toda a malta deste cantinho, estão todos aqui! 💙 Até o @toze2 e o @TariboWest. 😘

Editado por Thierry Henry
  • Like 10

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...