Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
antifa

Oficial: Sergio Ramos deixa o Real Madrid ao fim de 16 anos

Publicações recomendadas

Não discuto o seu carisma, as suas qualidades de líder, a sua capacidade de superação, nem sequer os seus atributos técnicos e atléticos, que são extraordinários. Em teoria, é um defesa absolutamente fora de série.

Mas dentro de campo, lamento, mas sempre foi um fanfarrão sobrevalorizado, demasiado propenso ao erro para um central de elite, que foi ganhando estatuto graças à forma categórica como se impôs num balneário sui generis (mérito seu) e a uma capacidade altamente invulgar de ser decisivo na área contrária (mérito seu, também). O facto de ser um central vistoso - vai a todas, dá o corpo às balas, faz cortes no limite - também ajuda à construção da personagem. Não compro a teoria de que um tipo que esteve 15 anos ao mais alto nível no Real Madrid é um marreta com sorte, mas naquilo que realmente importa num defesa central (e estamos supostamente a falar do campeonato dos melhores des sempre, atenção), nunca foi consistentemente excelente. Nem nada que se pareça. Pá, não vamos construir um universo alternativo em que o Ramos foi um defesa fiável e intransponível...As coisas são como são, cada um depois valoriza o que quiser.

• Like 9
  • Concordo! 5

Compartilhar este post

Link para o post

Comparem sempre os centrais ao Ricardo Carvalho. Se for melhor, é dos melhores de sempre. 

• Like 7

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Refutador, há 1 hora:

Não discuto o seu carisma, as suas qualidades de líder, a sua capacidade de superação, nem sequer os seus atributos técnicos e atléticos, que são extraordinários. Em teoria, é um defesa absolutamente fora de série.

Mas dentro de campo, lamento, mas sempre foi um fanfarrão sobrevalorizado, demasiado propenso ao erro para um central de elite, que foi ganhando estatuto graças à forma categórica como se impôs num balneário sui generis (mérito seu) e a uma capacidade altamente invulgar de ser decisivo na área contrária (mérito seu, também). O facto de ser um central vistoso - vai a todas, dá o corpo às balas, faz cortes no limite - também ajuda à construção da personagem. Não compro a teoria de que um tipo que esteve 15 anos ao mais alto nível no Real Madrid é um marreta com sorte, mas naquilo que realmente importa num defesa central (e estamos supostamente a falar do campeonato dos melhores des sempre, atenção), nunca foi consistentemente excelente. Nem nada que se pareça. Pá, não vamos construir um universo alternativo em que o Ramos foi um defesa fiável e intransponível...As coisas são como são, cada um depois valoriza o que quiser.

Sempre achei o mesmo.
Volta e meia fazia um erro infantil que dava golo, ou levava amarelos e vermelhos a torto e a direito.

Dos companheiros na defesa, sempre acreditei que foi inferior tanto ao Ricardo Carvalho como ao Pepe, mas como era mais vistoso que o 1º e o 2º teve aquela agressão ao jogador do Getafe, foi passando como sendo o melhor central (apesar de na realidade ser consistentemente mais violento que o Pepe).

Aliás, dos parceiros no Real (Cannavaro, Carvalho, Pepe, Varane) só foi o melhor (discutivelmente) que o Varane.

• Concordo! 2

Compartilhar este post

Link para o post

Há opiniões para tudo. Daqui a uns anos, nada o livra de ser considerado o melhor defesa do Real Madrid do primeiro quarto de século. Em nomeações para o melhor onze do ano, só é ultrapassado pelos dois suspeitos do costume.

Certamente que o estilo está a tornar as vossas opiniões um bocado biased - e admito que a minha também, mas não o trocava por nenhum colega que lá esteve ao lado dele.

Compartilhar este post

Link para o post

Sou do tempo em que ele era defesa direito

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Mica, há 20 minutos:

Certamente que o estilo está a tornar as vossas opiniões um bocado biased - e admito que a minha também, mas não o trocava por nenhum colega que lá esteve ao lado dele.

.Tribuna Expresso: grandes jogos | “Nunca fui sociável. Era calado, fingia  que bebia vinho para não me chatearem. Os meus colegas ouviam música, eu  rezava antes do jogo”

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de TariboWest, há 5 minutos:

.Tribuna Expresso: grandes jogos | “Nunca fui sociável. Era calado, fingia  que bebia vinho para não me chatearem. Os meus colegas ouviam música, eu  rezava antes do jogo”

lol

Só foi titular uma época e nem sequer concorria contra o Ramos (ou fazia par com ele), o Ramos jogou essa época quase toda a lateral direito

Compartilhar este post

Link para o post

Houve ali uma fase em 2012/2013, se não me engano, que ele até enterrava um pouco. Mas qual é o central que por vezes não faz m*rda? Toca a todos.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Mica, há 2 minutos:

O Ramos jogou essa época quase toda a lateral direito

O facto de ter 2 centrais no plantel bem mais fiáveis poderá ter contribuído para que o Mourinho tivesse tomado essa decisão. Mas isto sou eu que digo, assim com os nervos. O melhor treinador do mundo na altura (ou um dos melhores) também não percebia nada da poda, certamente.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de TariboWest, há 3 minutos:

O facto de ter 2 centrais no plantel bem mais fiáveis poderá ter contribuído para que o Mourinho tivesse tomado essa decisão. Mas isto sou eu que digo, assim com os nervos. O melhor treinador do mundo na altura (ou um dos melhores) também não percebia nada da poda, certamente.

Essa é uma maneira de ver as coisas. A outra é que Marcelo - Pepe - Carvalho - Ramos era o melhor quarteto possível. E por jogar a lateral direito, nunca competiu realmente com o Carvalho pela mesma posição. Porque mesmo que fosse 200% melhor, não resolvia o problema do lado direito.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Eden Hazard, há 6 minutos:

Houve ali uma fase em 2012/2013, se não me engano, que ele até enterrava um pouco. Mas qual é o central que por vezes não faz m*rda? Toca a todos.

Uma fase? Por vezes?

Faz lembrar a conversa do Luisão ter sido um maquinão no Benfica.

Compartilhar este post

Link para o post

nunca gostei, ajudou muito ser um espanhol no real madrid. Houve ali alturas que, se fosse estrangeiro, tinha ido para bancada com uma pinta do caneco.

• Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de kareca, há 2 horas:

Uma fase? Por vezes?

Faz lembrar a conversa do Luisão ter sido um maquinão no Benfica.

Sim. Qual é o defesa a não fazer m*rda? Já vi Pepes, Puyols, Terrys, Kompanys, etc, etc a enterrarem bastante também.

Ou achas que jogadores tipo o Maldini ou o Baresi também não cometiam erros com frequência? O problema é vivermos numa fase em que a quantidade de informação é absurda, comparando com o que acontecia na década de 80, 90 e por ai adiante. 

A verdade é que o homem está presente na era mais gloriosa da história da sua seleção e nas quatro Champions do Real, onde, em termos de desempenhos individuais, só deve ter o Ronaldo à frente. Quando ele não jogava, aquela defesa nunca era a mesma (só de cabeça, aquele 1-3 com a Juve é o exemplo perfeito disso). 

Alías, com ele na defesa, tanto no Euro 2008 e 2012 e no Mundial 2010, nas fases a eliminar, a Espanha não sofreu qualquer golo. É inacreditável.

E só não ganhou mais títulos porque apanhou o Barcelona do Guardiola/Messi. E isto que fica para a história.

Não obstante que, sim, ele chegou a errar imensas vezes e vi-o a falhar muito.

Editado por Eden Hazard
  • Like 1
  • Concordo! 2

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Eden Hazard, há 59 minutos:

Ou achas que jogadores tipo o Maldini ou o Baresi também não cometiam erros com frequência?

Maldini não, Nesta não, Terry não, Cannavaro antes do mundial não, carvalho não, Baresi não o apanhei. Só exemplo de uns que se falaram aqui.

Isso dos desempenhos individuais "só como Ronaldo à frente", deixa modrics, kroos, benzemas, varanes e até marcelo que buracava a defesa, envergonhados.

E ninguém quer faze-lo um otamendi.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Eden Hazard, há 1 hora:

Sim. Qual é o defesa a não fazer m*rda? Já vi Pepes, Puyols, Terrys, Kompanys, etc, etc a enterrarem bastante também.

Ou achas que jogadores tipo o Maldini ou o Baresi também não cometiam erros com frequência? O problema é vivermos numa fase em que a quantidade de informação é absurda, comparando com o que acontecia na década de 80, 90 e por ai adiante. 

A verdade é que o homem está presente na era mais gloriosa da história da sua seleção e nas quatro Champions do Real, onde, em termos de desempenhos individuais, só deve ter o Ronaldo à frente. Quando ele não jogava, aquela defesa nunca era a mesma (só de cabeça, aquele 1-3 com a Juve é o exemplo perfeito disso). 

Alías, com ele na defesa, tanto no Euro 2008 e 2012 e no Mundial 2010, nas fases a eliminar, a Espanha não sofreu qualquer golo. É inacreditável.

E só não ganhou mais títulos porque apanhou o Barcelona do Guardiola/Messi. E isto que fica para a história.

É exatamente por isso que acho o Sergio Ramos um dos melhores centrais de sempre, porventura o melhor de sempre do Real Madrid. Há fatores tangíveis e há fatores intangíveis. A verdade é que, com todos os defeitos que possa ter tido, o Sergio Ramos teve uma aura de campeão ímpar na história do Real Madrid e da seleção espanhola, já agora.

A capa da Marca sobre o "vazio que deixa" é estrondosa. À distância pode-se não ter bem noção, mas um madridista sabe que aquele golo é um momento definidor na história recente do Real Madrid. Existia uma barreira psicológica chamada "Décima". Foram anos e anos a fio atrás da obsessão pela 10ª taça de campeão europeu. Se aquela bola não chega a entrar, o Real Madrid arriscar-se-ia a cair numa profunda depressão. Com o melhor Barça de sempre a dominar a liga espanhola e o rival da cidade, Atlético, a roubar o sonho da "Décima", eu não sei o que seria do Real Madrid nos anos seguintes. Foi o game changer. De uma hipotética crise desportiva e de projeto, o Real Madrid deu a cabeçada para uma era que viria a ser avassaladora na Europa.

É essa a importância do Sergio Ramos. Não são os cartões vermelhos, as falhas de concentração ou os disparates. É a liderança e é a aura de um vencedor inato, transcendental quanto à dimensão do jogo jogado nas quatro linhas. É um dos jogadores mais carismáticos que tenho memória. São essas características que fazem dele um jogador único.

• Like 6
  • Concordo! 3

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Carmelo Anthony, há 5 minutos:

É exatamente por isso que acho o Sergio Ramos um dos melhores centrais de sempre, porventura o melhor de sempre do Real Madrid. Há fatores tangíveis e há fatores intangíveis. A verdade é que, com todos os defeitos que possa ter tido, o Sergio Ramos teve uma aura de campeão ímpar na história do Real Madrid e da seleção espanhola, já agora.

A capa da Marca sobre o "vazio que deixa" é estrondosa. À distância pode-se não ter bem noção, mas um madridista sabe que aquele golo é um momento definidor na história recente do Real Madrid. Existia uma barreira psicológica chamada "Décima". Foram anos e anos a fio atrás da obsessão pela 10ª taça de campeão europeu. Se aquela bola não chega a entrar, o Real Madrid arriscar-se-ia a cair numa profunda depressão. Com o melhor Barça de sempre a dominar a liga espanhola e o rival da cidade, Atlético, a roubar o sonho da "Décima", eu não sei o que seria do Real Madrid nos anos seguintes. Foi o game changer. De uma hipotética crise desportiva e de projeto, o Real Madrid deu a cabeçada para uma era que viria a ser avassaladora na Europa.

É essa a importância do Sergio Ramos. Não são os cartões vermelhos, as falhas de concentração ou os disparates. É a liderança e é a aura de um vencedor inato, transcendental quanto à dimensão do jogo jogado nas quatro linhas. É um dos jogadores mais carismáticos que tenho memória. São essas características que fazem dele um jogador único.

As pessoas falam muito da quantidade de golos do Ronaldo nessa UCL, mas a verdade é que os golos verdadeiramente decisivos pertenceram ao Ramos. Tanto o golo na final, como os dois contra o Bayern. Foi a Champions do Ramos. Se perdessem essa final, aquilo era um descalabro/fracasso de proporções inacreditáveis.

Compartilhar este post

Link para o post

Não é assim tão inacreditável tendo em conta que maioritariamente nos jogos da Espanha, eles tinham bola e os outros ficavam ver.
O Barcelona do Guardiola teve sempre salvo erro a defesa menos batida da liga por exemplo.
Além disso ainda tinha Puyol e ou Piqué mais San Iker atrás.

Eu vi o Ramos a chegar a Madrid, e a minha relação com ele sempre foi de amor-ódio.
Passar os jogos a reclamar porque ele fez uma falta estupida, foi expulso ou ficou a dormir e outros em que o gajo vai lá a frente e salva a equipa ou então faz um corte do crl.

Como central da uma equipa minha é isso que quero? Não, quero um gajo certo como um relógio e se errar é porque teve um dia mau.
Agora como líder/símbolo/alma da equipa? Já é outra conversa, nisso o gajo é insubstituível, com a agravante que não vejo ali ninguém minimamente capaz de assumir essa função.

É um gajo que simplesmente tinha que encerrar a carreira ali.

Compartilhar este post

Link para o post

É uma conversa que vai sempre ter ao encontro da subjetividade. Eu jogadores como o Sergio Ramos quero-os na minha equipa todos os dias da semana e duas vezes ao domingo. Podia estar aqui a debater puramente os atributos do jogador e o que ele dava ao jogo mas fica curto, é mais do que isso. É  dos melhores e mais importantes jogadores e líderes da história do Madrid. Da década dourada do Madrid se o Ronaldo está de lado com o escudo, o Sergio está do outro.

Editado por DS7

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Carmelo Anthony, há 44 minutos:

Já para não falar da pinta e do cenário que ele sempre mandou e manda. Como se dizia em tempos, é um Galáctico.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Eden Hazard, há 12 horas:

Por vezes? Todos. O problema do ramos é mesmo esse, é que não é por vezes. Há centrais que não erram tanto como ele e não têm 1/10 da valorização e da imprensa que ele teve ao longo da carreira. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de kareca, Em 19/06/2021 at 00:35:

Maldini não, Nesta não, Terry não, Cannavaro antes do mundial não, carvalho não, Baresi não o apanhei. Só exemplo de uns que se falaram aqui.

Isso dos desempenhos individuais "só como Ronaldo à frente", deixa modrics, kroos, benzemas, varanes e até marcelo que buracava a defesa, envergonhados.

E ninguém quer faze-lo um otamendi.

Terry não? Quantos erros queres?

Em relação ao bold, só o Ronaldo está destacadamente à frente dos outros e não há nenhum desses que tenha tido mais preponderância que o Ramos.

Citação de FabioK, Em 19/06/2021 at 09:14:

Por vezes? Todos. O problema do ramos é mesmo esse, é que não é por vezes. Há centrais que não erram tanto como ele e não têm 1/10 da valorização e da imprensa que ele teve ao longo da carreira. 

Quais, por exemplo? Em que épocas? 

Claro que acabam por não ter a valorização. Não ganharam o que ele ganhou e não foram tão preponderantes. 

A verdade é que o homem chegou, jogou e ganhou. Epá, contra isto não há argumentos. Foi preponderante na maioria dos os títulos do Real e da seleção. Também fez m*rda, claro, mas fez por merecer o estatuto onde muita gente o coloca.

Citação de Axadrezado, Em 19/06/2021 at 00:50:

Não é assim tão inacreditável tendo em conta que maioritariamente nos jogos da Espanha, eles tinham bola e os outros ficavam ver.
O Barcelona do Guardiola teve sempre salvo erro a defesa menos batida da liga por exemplo.
Além disso ainda tinha Puyol e ou Piqué mais San Iker atrás.

O Puyol não esteve no Euro 2012 e o Piqué não esteve no Euro 2008. Só há um nome em comum nas três competições: Ramos.

É claro que não é só mérito dele. Tinha outros grandes jogadores e, apesar do estilo de jogo e da geração brutal que a Espanha tinha favorecer isso, claro que é inacreditável ter três competições sem sofrer um único(!!) golo em fases a eliminar. Houve alguma seleção que conseguiu algum feito parecido?

Editado por Eden Hazard
  • Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Eden Hazard, há 41 minutos:

Em relação ao bold, só o Ronaldo está destacadamente à frente dos outros e não há nenhum desses que tenha tido mais preponderância que o Ramos.

Quais, por exemplo? Em que épocas? 

Claro que acabam por não ter a valorização. Não ganharam o que ele ganhou e não foram tão preponderantes. 

A verdade é que o homem chegou, jogou e ganhou. Epá, contra isto não há argumentos. Foi preponderante na maioria dos os títulos do Real e da seleção. Também fez m*rda, claro, mas fez por merecer o estatuto onde muita gente o coloca.

O Puyol não esteve no Euro 2012 e o Piqué não esteve no Euro 2008. Só há um nome em comum nas três competições: Ramos.

É claro que não é só mérito dele. Tinha outros grandes jogadores e, apesar do estilo de jogo e da geração brutal que a Espanha tinha favorecer isso, claro que é inacreditável ter três competições sem sofrer um único(!!) golo em fases a eliminar. Houve alguma seleção que conseguiu algum feito parecido?

O Ramos só jogou a central em 2012. Em 2008 e 2010 jogou a Lateral Direito. 

Compartilhar este post

Link para o post

Não. Mas pelo menos só conseguiste negar um, já não é mau.

Prepoderancia é muito vago. É como a história do luisão. Preponderante em termos de liderança, qualidade era mediano. Garay em 2 épocas mostra o que é um centralão, tal como o R. Carvalho, usando a analogia.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Popular Agora

• Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...