Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
doom_master

Sporting - Futebol

Publicações recomendadas

Citação de Black Hawk, há 1 hora:

Estive a cuscar os dados de utilização do Joelson no Basel e não consigo entender quem teve a brilhante ideia de o meter lá.

Consta que o Amorim, e que ter ido para o Basileia ou para o Vietname ia dar no mesmo.

Compartilhar este post

Link para o post

As minhas fontes na academia diziam que o joelson não tinha cabeça nenhuma. Secalhar o empréstimo era um tratamento tipo o que foi dado ao quaresma: pôr fora da zona de conforto a ver se crescem um bocado

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Sandes., há 6 horas:

As minhas fontes na academia diziam que o joelson não tinha cabeça nenhuma. Secalhar o empréstimo era um tratamento tipo o que foi dado ao quaresma: pôr fora da zona de conforto a ver se crescem um bocado

Fez bem ao Adrien

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

O Joelson nunca me pareceu ter tanta qualidade como se dizia. Não se destacava muito na equipa B e mesmo nos sub-23 era bastante irregular. Vamos ver se dá o salto nesta passagem pela Suíça. É que se ficar dois anos a jogar tão pouco como tem jogado vai-se queimar. 

Também me parece que o Amorim não deve ser grande fã dele (seja por causa da atitude profissional ou das suas características) já que preferiu dar o título de campeão ao Tomás Silva, que estava na porta de saída, e ao André Paulo do que ao Joelson que até já tinha feito jogos na equipa principal na época anterior. 

Compartilhar este post

Link para o post

O Joelson é o típico jogador que na formação sempre foi muito melhor tecnicamente que os outros, que se habituou a conseguir resolver tudo individualmente e não desenvolveu determinados atributos que fariam a diferença quando chegasse a sénior e deixasse de ser tão melhor que todos os outros. Provavelmente um empréstimo ao Rio Ave( como foi falado) tinha sido uma opção melhor porque ia jogar num nível mais baixo mas próximo da primeira liga e estaria mais perto de dar o salto na próxima época.

Quanto à questão da " cabeça" e da falta de " capacidade competitiva" não sei se será assim tão verdade, basta ver por exemplo o enorme salto físico que ele teve desde que começou a treinar na equipa A com 16 anos, o problema parece ser o mesmo do Plata, extremo de linha, puro futebol de rua mas com dificuldade em muitos aspetos essenciais para o sistema do Amorim que requer que os extremos consigam jogar em espaços curtos e por dentro.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Prata, há 2 horas:

O Joelson é o típico jogador que na formação sempre foi muito melhor tecnicamente que os outros, que se habituou a conseguir resolver tudo individualmente e não desenvolveu determinados atributos que fariam a diferença quando chegasse a sénior e deixasse de ser tão melhor que todos os outros. Provavelmente um empréstimo ao Rio Ave( como foi falado) tinha sido uma opção melhor porque ia jogar num nível mais baixo mas próximo da primeira liga e estaria mais perto de dar o salto na próxima época.

Quanto à questão da " cabeça" e da falta de " capacidade competitiva" não sei se será assim tão verdade, basta ver por exemplo o enorme salto físico que ele teve desde que começou a treinar na equipa A com 16 anos, o problema parece ser o mesmo do Plata, extremo de linha, puro futebol de rua mas com dificuldade em muitos aspetos essenciais para o sistema do Amorim que requer que os extremos consigam jogar em espaços curtos e por dentro.

Talvez. Mas o que é que se deve fazer com esses jogadores, que claramente têm um talento fora do comum? Enviá-los para a Conchinchina ou trabalhá-los para que aprendam esses tais aspetos essenciais?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de jean-luc godard, há 52 minutos:

Talvez. Mas o que é que se deve fazer com esses jogadores, que claramente têm um talento fora do comum? Enviá-los para a Conchinchina ou trabalhá-los para que aprendam esses tais aspetos essenciais?

São casos mais complicados obviamente mas tanto no caso do Plata como do Joelson acho que só lhes tinha feito bem um empréstimo na primeira liga( ou segunda no caso do Joelson num clube tipo Rio Ave como foi falado).

A questão é que entre serem trabalhados cá e jogarem pouco ou na B como no caso do Joelson ou irem rodar um ano e jogar é preferível a segunda, contando que jogando melhorem os aspetos referidos como debilidades. O que eu queria dizer é que num sistema que privilegiasse um extremo puro provavelmente tanto um como o outro tinham tido mais oportunidades.

Editado por Prata

Compartilhar este post

Link para o post

Olho para o Gonçalo Esteves em campo e não acredito como foi possível o Porto o ter deixado fugir para cá.

Compartilhar este post

Link para o post

Estamos tão mais consistentes que o ano passado.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de JGabriel, há 19 minutos:

Olho para o Gonçalo Esteves em campo e não acredito como foi possível o Porto o ter deixado fugir para cá.

E consta que o irmão mais velho é melhor, mas como também não joga...

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Black Hawk, há 4 minutos:

Se lhe pagarem o salário que ele está a receber aqui acredito que ele vá para aí. Tem é de ultrapassar o vosso teto salarial (alegadamente está a receber 1.5M época salvo erro segundo o @TariboWest)

Editado por HappyKing

Compartilhar este post

Link para o post

Confere, valores brutos. Mas eu acho que neste momento o Tomás até pagava para sair para o Sporting. Até suspeito que não seja o único, há um moço com umas semelhanças com o meu avatar que também já deve estar arrependido do caminho que escolheu.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de TariboWest, há 3 minutos:

Confere, valores brutos. Mas eu acho que neste momento o Tomás até pagava para sair para o Sporting. Até suspeito que não seja o único, há um moço com umas semelhanças com o meu avatar que também já deve estar arrependido do caminho que escolheu.

O Fábio Vieira? Mal saísse o Sarabia ou o Pote era titular indiscutível, marcava livres, cantos, penáltis, lançamentos e pontapés de baliza.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de TariboWest, há 4 minutos:

E disse num post há umas semanas que se fosse eu no lugar dele, renovava era o carai. Acho que até foi com estas exatas palavras.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Black Hawk, há 9 minutos:

Com o Amorim a treinador, todos parecerão brilhantes aqui.

E digo isto sem tirar o valor ao Gonçalo, que é um craque. Mas os miúdos todos que temos lançado são a prova de que, num contexto favorável, é muito mais fácil mostrarem a qualidade e o talento que têm.

Nos outros, safam-se os que têm a sorte do seu lado. Porque qualidade para o nosso nível, praticamente todos a têm. Mas se o campeão em título e actual 1º classificado, presente nos oitavos da Champions, já lançou 7 ou 8 miúdos em época e meia, teve sorte nos miúdos que lançou ou soube como os lançar? Não há coincidências...

De resto, exibição de grande qualidade hoje. Nos últimos 15 jogos, perdemos na Holanda... e vencemos toda a gente. Só no campeonato já vão 10 vitórias consecutivas, sendo que ainda só sofremos 5 golos.

Baixas por lesão, baixas por Covid, baixas por castigo... nada parece abanar esta equipa. Soma e segue.

• Like 7
  • Concordo! 2

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Black Hawk, há 6 minutos:

E disse num post há umas semanas que se fosse eu no lugar dele, renovava era o carai. Acho que até foi com estas exatas palavras.

Citação de JGabriel, há 7 minutos:

O Fábio Vieira? Mal saísse o Sarabia ou o Pote era titular indiscutível, marcava livres, cantos, penáltis, lançamentos e pontapés de baliza.

Sim, foi muito anjinho. Deixou-se cair nas mãos do Jorge Mendes quando nem precisava dele para m*rda nenhuma, uma vez que já era agenciado pelo Pini Zahavi. Ninguém sabe dos valores envolvidos, mas imagino que o convenceram com um salário e um prémio de assinatura chorudos, tal como fizeram com o Tomás.

Ou tem a sorte de apanhar um Leonardo Jardim na próxima época ou bem pode preparar as malas para viajar até Valência ou Wolverhampton.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Poeira, há 2 minutos:

Com o Amorim a treinador, todos parecerão brilhantes aqui.

E digo isto sem tirar o valor ao Gonçalo, que é um craque. Mas os miúdos todos que temos lançado são a prova de que, num contexto favorável, é muito mais fácil mostrarem a qualidade e o talento que têm.

Nos outros, safam-se os que têm a sorte do seu lado. Porque qualidade para o nosso nível, praticamente todos a têm. Mas se o campeão em título e actual 1º classificado, presente nos oitavos da Champions, já lançou 7 ou 8 miúdos em época e meia, teve sorte nos miúdos que lançou ou soube como os lançar? Não há coincidências...

De resto, exibição de grande qualidade hoje. Nos últimos 15 jogos, perdemos na Holanda... e vencemos toda a gente. Só no campeonato já vão 10 vitórias consecutivas, sendo que ainda só sofremos 5 golos.

Baixas por lesão, baixas por Covid, baixas por castigo... nada parece abanar esta equipa. Soma e segue.

O Inácio, por exemplo, noutros tempos já estava mais que queimado ainda durante a época passada.

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de JGabriel, há 2 minutos:

O Inácio, por exemplo, noutros tempos já estava mais que queimado ainda durante a época passada.

É só olhar para a esmagadora maioria dos outros clubes, que são a regra para a nossa excepção.

O Inácio era atirado aos leões, fazia meia dúzia de boas exibições, a malta empolgava-se, depois enterrava nuns quantos jogos (até aqui aconteceu, em Braga na época passada), comia banco e dali só por empréstimo lá para fora ou para um Vitória. No futuro, ou voltava a surgir um Amorim antes de nos livrarmos dele, ou ele já tinha o destino traçado.

O Essugo, o Esteves ou o Nazinho nem do banco passariam num par de jogos, e se calhar já estou a esticar a corda, porque provavelmente nem com o plantel sénior trabalhariam.

O TT, mesmo que fosse a única opção disponível, tinha sido emprestado a um Arouca da vida ainda na pré-época, porque os rivais têm 3 ou 4 avançados de outro estatuto e tentar-se-ia replicar isso, sei lá, com um Mario González ou assim.

O Nuno Mendes, no máximo, alternava entre o banco e a bancada porque tinha à frente dele um jogador internacional e com outro nome e estatuto. Ele saía, contratava-se outro, perdia-se o timing de aposta no miúdo e lá se iam 40 e tal milhões, a estreia na selecção A, as nomeações para melhor jovem do mundo e por aí fora.

O Bragança voltava do empréstimo na 2ª liga e, por esta altura, há muito que tinha sido emprestado novamente a uma equipa de 1ª ou corrido para se apostar numa qualquer "one season wonder" do mercado nacional. Aliás, em parte isso chegou mesmo a acontecer quando cá tínhamos o lendário Battaglia.

Acho que não é preciso continuar, até porque aqui todos sabemos bem o ouro que temos em mãos com o Amorim. Mas é só para que se tenha uma boa noção de que, sem este treinador, tudo isto que acabei de escrever seria provavelmente a realidade, e há em Portugal dezenas de exemplos claros nos últimos anos que o comprovam. Incluindo, e sobretudo, no Sporting.

• Like 13
  • Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Poeira, há 3 minutos:

O Tomás Esteves, por exemplo, é um lateral que procura muito movimentos interiores e tem uma visão de jogo brutal, de fazer inveja a muitos médios que andam por aí. Em comparação com o irmão diria que lhe fica um bocado atrás em termos físicos - enquanto o Gonçalo com 17 aninhos já tem pedalada para os 90', o Tomás ainda acusa demasiado cedo o desgaste no jogo.

Ora, o Tomás foi chamado 2/3 jogos à equipa principal e o que lhe era pedido? Que corresse feito desalmado os 90', sempre a oferecer largura e a conduzir para a linha de fundo - realmente era ir ao encontro das características do jogador.

Outro miúdo que sentiu muitas dificuldades na transição - F. Silva. Em entrevista, admitiu publicamente que o Conceição lhe pedia que executasse os mesmos movimentos do Marega. Admitiu que fez de tudo para o conseguir mas tinha noção que era impossível replicá-los porque não tinha perfil para isso, por mais que tentasse. Mas esta m*rda cabe na cabeça de alguém?! E depois toda a gente no Porto encara isto com uma normalidade assustadora. A culpa é dos miúdos, eles que se adaptem. Já desisti de tentar entender...

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de TariboWest, há 15 minutos:

O Tomás Esteves, por exemplo, é um lateral que procura muito movimentos interiores e tem uma visão de jogo brutal, de fazer inveja a muitos médios que andam por aí. Em comparação com o irmão diria que lhe fica um bocado atrás em termos físicos - enquanto o Gonçalo com 17 aninhos já tem pedalada para os 90', o Tomás ainda acusa demasiado cedo o desgaste no jogo.

Ora, o Tomás foi chamado 2/3 jogos à equipa principal e o que lhe era pedido? Que corresse feito desalmado os 90', sempre a oferecer largura e a conduzir para a linha de fundo - realmente era ir ao encontro das características do jogador.

Outro miúdo que sentiu muitas dificuldades na transição - F. Silva. Em entrevista, admitiu publicamente que o Conceição lhe pedia que executasse os mesmos movimentos do Marega. Admitiu que fez de tudo para o conseguir mas tinha noção que era impossível replicá-los porque não tinha perfil para isso, por mais que tentasse. Mas esta m*rda cabe na cabeça de alguém?! E depois toda a gente no Porto encara isto com uma normalidade assustadora. A culpa é dos miúdos, eles que se adaptem. Já desisti de tentar entender...

Talento não serve para o Ceiçãoball.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Poeira, há 16 minutos:

É só olhar para a esmagadora maioria dos outros clubes, que são a regra para a nossa excepção.

O Inácio era atirado aos leões, fazia meia dúzia de boas exibições, a malta empolgava-se, depois enterrava nuns quantos jogos (até aqui aconteceu, em Braga na época passada), comia banco e dali só por empréstimo lá para fora ou para um Vitória. No futuro, ou voltava a surgir um Amorim antes de nos livrarmos dele, ou ele já tinha o destino traçado.

O Essugo, o Esteves ou o Nazinho nem do banco passariam num par de jogos, e se calhar já estou a esticar a corda, porque provavelmente nem com o plantel sénior trabalhariam.

O TT, mesmo que fosse a única opção disponível, tinha sido emprestado a um Arouca da vida ainda na pré-época, porque os rivais têm 3 ou 4 avançados de outro estatuto e tentar-se-ia replicar isso, sei lá, com um Mario González ou assim.

O Nuno Mendes, no máximo, alternava entre o banco e a bancada porque tinha à frente dele um jogador internacional e com outro nome e estatuto. Ele saía, contratava-se outro, perdia-se o timing de aposta no miúdo e lá se iam 40 e tal milhões, a estreia na selecção A, as nomeações para melhor jovem do mundo e por aí fora.

O Bragança voltava do empréstimo na 2ª liga e, por esta altura, há muito que tinha sido emprestado novamente a uma equipa de 1ª ou corrido para se apostar numa qualquer "one season wonder" do mercado nacional. Aliás, em parte isso chegou mesmo a acontecer quando cá tínhamos o lendário Battaglia.

Acho que não é preciso continuar, até porque aqui todos sabemos bem o ouro que temos em mãos com o Amorim. Mas é só para que se tenha uma boa noção de que, sem este treinador, tudo isto que acabei de escrever seria provavelmente a realidade, e há em Portugal dezenas de exemplos claros nos últimos anos que o comprovam. Incluindo, e sobretudo, no Sporting.

@Mica, aquilo que tenho estado a debater contigo no outro tópico, isto enquadra-se perfeitamente no que te disse.

É o contexto também, que protege e permite manter a confiança nos miúdos, e a crença na sua qualidade independentemente da idade.

Porque se os miúdos são bons quando se estreiam como titulares regulares com 21 anos, será sempre sinal que essa aposta é tardia. Não se transcenderam subitamente aos 21 anos depois de dois anos quase parados ou a jogar na equipa B contra alguns troncos e zarolhos da Cova da Piedade e da Académica.

Alguns dos nossos miúdos podiam começar a jogar apenas aos 21 anos e se calhar ainda dariam bons jogadores, mas o exemplo do Amorim mostra que não faz sentido andar a adiar o inadiável.

Aliás, tenho até anticorpos à ideia de se considerar que se aposta nas camadas jovens quando os miúdos começam a jogar já com 21 ou 22 anos. Já quase nem idade têm para jogar nos U21, que hoje em dia já são selecções repletas de jovens talentos confirmados, quanto mais...

• Like 4

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de TariboWest, há 18 minutos:

Mas eu já nem falo ao nível do jogo jogado. Falo ao nível da postura perante os jovens. Da forma como se confia neles e se transmite essa confiança para dentro e para fora, mesmo quando eles erram e/ou quando as coisas correm mal e o resultado não é positivo. Sobretudo quando erram e a resposta é um reforço da confiança, é um reforço positivo, em vez da reacção mais fácil e negativa que é encostá-los lá a um canto e apostar noutro jogador qualquer.

Isso faz uma diferença muito maior para um jovem, inexperiente e nos anos mais decisivos de qualquer carreira, do que até as suas funções em campo. Que depois, com um Amorim também não são um problema porque isto é uma espécie de "bola de neve". Uma atitude positiva gera neles mais confiança, o que significa que sentem menos a pressão, têm mais liberdade para jogar, que traz mais possibilidades de vermos as qualidades que têm, que por sua vez resulta num maior rendimento... está tudo encadeado.

• Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de El Shafto, há 27 minutos:

o nuno mendes é user do cmpt

o Dani tb transitou para a CNN?

é que nao estou a ver - mesmo - a marca d'água de qualidade 'CNN' a passar em rodapé de um arrotador de tasca/bistrô (que ele é queque) como o Dani.

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...