El Shafto Publicado 20 Fevereiro 2022 (editado) Sado não sente saudade Sado olha sempre de lado quem não vai voltar Os putos do sado já sabem Se eu nunca sair da margem Sado não julga quem volta Nunca se importa, nunca se importa Índice Spoiler O Livro do Sado 0 - Satélites 1 - Eutimia 2 - "O Príncipe do Sado" 3 - Adeus, velho amigo. 4 - Por ti, João O Livro de Quem Não Precisa de Memórias 0 - Mentira 1 - Pelo menos é divertido 2 - As fendas na parede 3 - Dâmocles 4 - Espaço para crescer 5 - Finito, 21/22 6 - Perdidos & Achados 7 - Uma cenoura na ponta de um pau 8 - Realidade / Que se f*da o Petit 9 - Ovelha na pele de um lobo 10 - Grelha de partida 11 - "O Príncipe do Sado" 12 - Novo Mundo 13 - Sonhos são uma ilusão de ótica 14 - A festa da Taça 15 - O Rei de Portugal dos Pequeninos 16 - A Incontornável Verdade Sobre Aqueles Abençoados Com Talento 17.1 - Os heróis do passado... 17.2 - ... dão lugar aos heróis do presente. 18 - Sob a sombra do passado 19 - Senhor Vitória 20 - Pelos adeptos 21 - Pelos jogadores Editado 20 Maio 2022 por El Shafto 6 Compartilhar este post Link para o post
El Shafto Publicado 23 Fevereiro 2022 (editado) O Livro do Sado 0 - Satélites ___________________________________________________________________________________________________________________________________________ Não é como se se tratasse do dia em que Pep Guardiola assinou pelo Manchester City. Francamente, comparado a esse dia, o número de pessoas que quereria saber daquele evento era imensamente reduzido. Talvez a forma adequada de comparar fosse a um pequeno satélite, mais um, que é lançado para a orbita do planeta Terra. Solitário, vagueia em torno deste, cumprindo de forma diligente a sua tarefa. Não protesta, não mostra um único sinal de desprazer, simplesmente cumpre a sua função até ao fim dos seus dias, em que cairá de volta no planeta sem que ninguém saiba ou queira saber. Pep Guardiola, por sua vez, não. Claro, como é que poderia Pep Guardiola ser um satélite? O espanhol é um foguetão só por si. Ou um space shuttle. São diferentes, para quem não souber. Também eventualmente encontram o seu fim, é verdade, mas normalmente acabam bajulados em museus, para que as futuras gerações possam recordar os seus feitos. Satélites são satélites. Qualquer um pode pesquisar quantos existem e rapidamente chegar à conclusão sobre quem é quem. Além das pessoas do clube, não deviam estar mais do que cinco pessoas na sala e isto é a contar com a sua mãe, porque seria rude não contar com ela, que sempre o apoiou toda a vida. Professora de olaria, podia dizer-se que as mãos gastas dos anos a trabalhar a cerâmica também apresentavam o cansaço de educar o obstinado filho. "Vou para o Brasil.", disse-lhe ele. É assim que se apresenta uma notícia dessas a uma mãe? Nem mais uma palavra. Mas ela também não retorquiu. Claro que havia muitas frases que quereria ter dito. Talvez tantas quantos satélites existem em órbita. Ainda assim, também ela entendia muito bem que naquele momento, para o seu filho, não era mais que um satélite e ninguém quer ser incomodado por um satélite. Quantos de vocês, pessoas que estão a ler isto, se alguma existe, gostariam de amanhã receber um aviso no smartphone a pedir que evacuassem a vossa moradia porque estavam na zona estimada de queda de um satélite? Certamente que palavras profanas seriam dedicadas a esse satélite, evidentemente. A senhora sua mãe gosta de acreditar que criou um filho bem educado e, como tal, preferiu não desafiar essa noção. Com alguma pompa e circunstância da parte do clube, flores, fitas de boas vindas, ornamentos tradicionais da cidade em azulejo, música e mais uma pilha de coisas que ele considerava desnecessárias, sentou-se à mesa da apresentação com o presidente Carlos Silva, que sorria de orelha a orelha genuinamente. Ou pelo menos assim fazia parecer. "Obrigado a todos por aqui estarem presentes!" vociferou num tom informal. "É com uma grande honra e um honesto prazer que apresento o novo treinador do Vitória Futebol Clube, trazendo de volta um filho da terra." Mas afinal, quem é este filho da terra? O seu nome é João Lento, filho de uma professora e de um engenheiro civil. Nasceu em Setúbal, terra da sua mãe, mas não foi em Setúbal que viveu toda a sua vida, passando grande parte do tempo a mudar de casa pelo trabalho do seu pai. A mãe, por seu lado, nunca se queixou. Sempre ensinou na mesma escola, tendo de viajar as horas que tivesse ou vindo a casa apenas aos fim-de-semanas. João nunca entendeu, mas a certo ponto também deixou de querer entender. "O que o traz de volta a Setúbal?" Quando era mais novo, durante os anos que estive em Setúbal, gostava muito de ler. Não que não goste atualmente, mas gostava mais. Acontece, acho que faz parte da nossa vida adulta, não é? Acabamos consumidos com responsabilidades e perdemos o tempo para as trivialidades, tornando-se difícil encaixar o que nos faz felizes nas vinte e quatro horas do dia. Seja como for, usei e abusei das bibliotecas da escola. Sabem aquelas fichas que todos tínhamos de preencher quando levávamos um livro emprestado? Havia algo curioso. Antes ou depois de mim, estava sempre o mesmo nome. Primeiro achei apenas uma coincidência, depois comecei a ficar curioso. Como boa criança, decidi, quando devolvi o livro, metê-lo no sítio errado e coloquei-o excessivamente alto. Quando ela o foi buscar, fiz o meu papel, disse que me tinha enganado e colocado o livro no sítio errado, qual cavaleiro andante. Dias depois interpelou-me no meio da escola para me perguntar se já tinha lido o "À Boleia Pela Galáxia". Os eventos continuaram a repetir-se até que tive de mudar de escola. Bem, mas o que é que estou para aqui a dizer? Voltei porque tenho boas memórias da cidade, é isso. "Fui feliz na cidade e é pena que tenha um símbolo tão grande desta numa posição tão diminuta." "Ainda assim, não deixa de ser um pouco surpreendente que tenha abandonado o sucesso no Brasil de forma tão súbita para assinar pelo Vitória, não concorda?" Quando fiz os dezoito anos decidi ir para o Brasil. Que estupidez estás tu a fazer, pensei muitas vezes. Mas era a minha única opção. Era o único país que unia tudo o que eu procurava e, além disso o Mundial de Sub-20 seria na Colômbia, que não era assim tão perto o que quereria dizer que... Quereria dizer que nada. Não queria dizer nada. Queria apenas dizer que ir para o Brasil era a melhor forma de lidar com as memórias do passado, o que quer que seja que fosse o presente e as ambições do futuro. «Mal posso esperar por apareceres nas notícias e gabar-me a toda a gente!» "Sucesso é relativo, o que importa é sentir-me realizado. No Brasil senti que havia feito tudo o que podia fazer pelo Atlético Paranaense e achei que era adequado terminar essa história." "Mas certamente concordará que será estranho passar do futebol sul-americano onde foi tão feliz, com duas taças Sul Americanas, uma taça do Brasil e outros, para disputar divisões inferiores em Portugal, não?" Apeteceu-me rir um bocado ao lembrar-me dos meus antigos jogadores. «Poxa, Mister, tem de vir para a festa!». Vou ter algumas saudades. Espero que lhes corra tudo bem. Por várias vezes perguntaram-me se era feliz no clube. Eu acho que sim, mas fico a pensar se parecia o contrário? Chegou ao ponto de que fiquei sem saber a resposta e não sei se algum dia a encontrarei. "Futebol é futebol, é o que lhe posso dizer. Se quiser considerar que isto é um passo atrás, tudo bem comigo. Para mim é um passo em frente." "Que planos tem para o clube? Tendo falhado a promoção na época anterior, tendo apostado fortemente nisso, acha que vai ser um ano de estabilizar?" Planos...? Os meus únicos planos para estes dias era o de ver as vistas da cidade. Quanto terá mudado? Aos meus olhos tudo o que vejo parece o mesmo. No comboio, à direita, o Sado olha para mim da mesma forma que olha no dia em que me fui embora. Não julga, nem quer saber. As ruas parecem as mesmas em que voltámos pela casa a falar sobre tudo e mais alguma coisa, desde desenhos animados a planos futuros. «O que é que queres fazer quando fores grande?» «Hmm...» «Eu quero trabalhar num jardim zoológico. O senhorio não nos deixa ter animais em casa, portanto quero ter um montão deles quando for grande. Quero tomar conta de todos e quero que todos sejam felizes.» «Astronauta.» «Astronauta?» «Astronauta.» «Brutal! Aposto que vais ser famoso!» "O meu plano é o mesmo que sempre foi, trabalhar todos os dias para ganhar todos os jogos. Seja na Liga 3, seja na Liga dos Campeões." "Assume então como objetivo a promoção?" "Sim." Mais alguns flashes de máquinas fotográficas e tudo estava terminado. A sua mãe conhecia-o bem, portanto sabia que para o seu pequeno João era um alívio. Trocaram algumas palavras e um abraço (que ficou muito bem para a fotografia) e finalmente ficou livre. Vagueando pela cidade, ninguém o interpelou. Ninguém queria propriamente saber. Raramente alguma pessoa de mais idade olhava de soslaio, como se tentassem confirmar se o conheciam de algum lado, mas nada o impedia de caminhar pelos mesmos trilhos que outrora pisara. Nada mudara. Podiam existir alguns edifícios novos ou a relva ter invadido algumas partes de calçada, mas o céu era o mesmo que tantas vezes em companhia havia visto. Assim como um pequeno satélite vagueia pela órbita, João vagueava pelas suas memórias. Pergunto-me se poderá Pep Guardiola fazer o mesmo. Provavelmente não. Será mais feliz por isso? Editado 27 Fevereiro 2022 por El Shafto 2 Compartilhar este post Link para o post
Martini Branco Publicado 23 Fevereiro 2022 Boa sorte, companheiro 🙂 Compartilhar este post Link para o post
Maffu Publicado 23 Fevereiro 2022 boa sorte, passa no meu amigo 💪 Compartilhar este post Link para o post
Black Hawk Publicado 23 Fevereiro 2022 Boa sorte no satélite. 😎 Compartilhar este post Link para o post
El Shafto Publicado 27 Fevereiro 2022 (editado) O Livro de Quem Não Precisa de Memórias 0 - Mentira ___________________________________________________________________________________________________________________________________________ Quando assinei pelo clube já não havia muito a fazer. Já uma panóplia de jogadores havia saído e tantos outros entraram. Foi-me dito logo pelo presidente à entrada de forma muito clara: "João, sei que é chato para ti, mas tens de trabalhar com o que te podemos dar, porque dinheiro... epá, não há, já se gastou tudo". Há coisas que quando se é treinador não se transmite aos jogadores, portanto o objetivo da pré época foi sempre a construção de uma boa base de confiança, porque todos precisavam dela. Novos e velhos. Mesmo que seja mentira, não tem mal. O verdadeiro e o falso muitas vezes acabam por ser relativos, o que importa é que acreditem no seu âmago. Que mal trará ao mundo se Zequinha, aos 34 anos, acreditar que pode, finalmente, materializar os seus números lendários do seu período enquanto júnior e juvenil? O que não lhes pode ser transmitido é que o plantel é aterrador para o futuro do clube. Os veteranos ganham valores obscenos que nunca se irão traduzir em qualquer forma de retorno e nem sempre a sua qualidade é adequada ao valor que auferem. Cabe-me a mim tentar fazer com que essa mentira se torne realidade. Posto isto, tomar nota dos jogadores que tenho, para saciar a curiosidade de quem é que ainda cá estará para o ano... Nem quero pensar nisso. Guarda-Redes João Valido é um jovem guarda-redes que mostra algumas valências e até algum potencial. Gosto dele e tenho genuína curiosidade sobre como vai crescer... É internacional sub-20 e acredito que pode ser A no futuro. Já o Diogo... Bem, já que estas notas são apenas minhas, espero nunca ter de o usar. É isso. Defesa No que, muito provavelmente é o melhor setor da equipa, a esquerda de defesa provavelmente nunca nos dará problemas. É verdade que o Nuno Pinto claramente já não tem grandes pernas para isto, mas o Daniel Martins também tem mais do que qualidade para a Liga 3, portanto nunca será um setor que vá dar grandes chatices... a não ser que ambos se aleijem. Isso seria terrível. Do lado direito, Mano impressiona pela genica que tem aos 34 anos e espero que consiga passar todo o seu conhecimento ao jovem Diogo Martins, que ainda precisa de maturar, mas já demonstra qualidade suficiente para não assustar se Mano não poder jogar. O setor que mais odeio em toda a equipa. Não por ser mau, porque não é, mas por ser um setor envelhecido em que os jogadores mais jovens poucas garantias dão e José Semedo, Miguel Lourenço e Bruno Bernardo recebem demasiado para que um deles fique no banco. Eu sei, o Bruno Bernardo até prefere jogar a trinco, mas o que ele prefere a mim tanto se me dá, aos meus dois médio centro peço que sejam um bocado melhores com bola do que ele é capaz de ser. Desta teimosia não vou abdicar um milímetro. Meio-Campo No meio-campo, o Daniel Carvalho é o meu diamante em bruto. É verdade, ainda é verdinho, tem só dezassete anos, mas vai ter todas as oportunidades para crescer no futebol sénior e vai ser uma aposta muito séria. É o sangue novo que o clube precisa desesperadamente e um jogador que não engana na forma como trata a bola. Como temos o Robson, que também tem pés feitos para jogar futebol, será ótimo para educar o jovem Daniel e certamente que o irá ajudar a maturar. O André é um jogador no geral esforçado, que faz praticamente tudo bem e nada mal. Também não se destaca por aí além, mas tem tudo para ser o pilar de um meio-campo a dois que permita ao menino errar sem consequências graves. O Murilo é um gajo esforçado. Tem raça e assim. Ataque O melhor atributo deste ataque é um e só um: polivalência. O número de combinações que podem ser feitas entre os quatro homens da frente é grande e vai fazer parte da estratégia durante a época. O adversário até pode ter uma noção de como vamos jogar em linhas gerais, mas nunca saberão como vamos atacar porque isso vai depender sempre dos quatro homens da frente que joguem. Mas há que destacar a segunda joia da coroa, este mais maturo, mas com tudo para crescer e ser o futuro do clube: Bruno Ventura, que ainda oferece a sua polivalência ao meio-campo, oferecendo faro para golo. Esperemos que a irreverência jovem do Bruno, o samba nos pés do Mathiola, os sprints de Kamo e a experiência do Zequinha tragam ao nosso futebol os golos que precisamos para ganhar jogos. Porque é isso que temos de fazer. Ganhar. Não temos outra opção. Não há ano zero. Nem sabemos se há ano um. Não sei se o Vitória aguenta mais um ano na Liga 3. Nem sei se o Vitória sobrevive a um ano de Liga 2, quanto mais... chega de viver do passado. Editado 27 Fevereiro 2022 por El Shafto Compartilhar este post Link para o post
six_strings Publicado 28 Fevereiro 2022 Muitos e bons amigáveis. Plantel pronto para competir PEACE Compartilhar este post Link para o post
LUIZ CESAR Publicado 28 Fevereiro 2022 Elenco preparado e isso se confirmou nos amistosos. Agora é ver como a equipe reage nos jogos a valer. Fiz um save recente com o Vitória e estarei acompanhando. Compartilhar este post Link para o post
Banks29 Publicado 28 Fevereiro 2022 Boa pré-época a meu ver e ainda deste luta ao Wolfsburgo, só se pode esperar coisas boas. Compartilhar este post Link para o post
Martini Branco Publicado 28 Fevereiro 2022 O clube pode até não ter dinheiro e/ou viver de boa saúde do ponto de vista financeiro, no entanto, tens aí jogadores mais do que suficientes para lutar de forma clara e inequívoca pela subida de divisão. Há aí uma panóplia de jogadores com qualidade de Segunda Liga Portuguesa. A pré-época foi muito interessante e deixou boas indicações. Que venham os jogos a valer! Compartilhar este post Link para o post
cadete Publicado 28 Fevereiro 2022 Equipa está forte e as derrotas da pré-época foram contra adversários superiores. Panóplia? Acho que andas a ver muito Canal 11 😎 😁 Compartilhar este post Link para o post
Ronaldo Nazário Publicado 1 Março 2022 Boa sorte nesta grande equipa! Compartilhar este post Link para o post
El Shafto Publicado 5 Março 2022 Citação de Martini Branco, Em 28/02/2022 at 16:30: O clube pode até não ter dinheiro e/ou viver de boa saúde do ponto de vista financeiro, no entanto, tens aí jogadores mais do que suficientes para lutar de forma clara e inequívoca pela subida de divisão. Há aí uma panóplia de jogadores com qualidade de Segunda Liga Portuguesa. A pré-época foi muito interessante e deixou boas indicações. Que venham os jogos a valer! Isso concordo, o principal problema é serem jogadores já algo envelhecidos e que alguns deles, provavelmente, irão começar a acusar a idade durante a temporada. Esperemos que não, mas vamos ver. É tirar o sumo todo enquanto ainda têm para dar, depois quando tiverem de jogar de bengala olha....azarinho! Citação de cadete, Em 28/02/2022 at 18:05: Equipa está forte e as derrotas da pré-época foram contra adversários superiores. Panóplia? Acho que andas a ver muito Canal 11 😎 😁 É o único sítio onde passam os jogos! 😢 1 Compartilhar este post Link para o post
El Shafto Publicado 5 Março 2022 (editado) O Livro de Quem Não Precisa de Memórias 1 - Pelo menos é divertido ___________________________________________________________________________________________________________________________________________ Bem... Pelo menos somos uma equipa divertida de ver jogar, acho eu? Estou a tentar o meu melhor para não esperar demasiado, até porque é um misto de coisas: os jogadores mais jovens, exceto o Bruno Ventura, que sabe deus, onde quer que esteja, o que é que anda aqui a fazer perdido, ainda estão algo verdes e, como tal, cometem erros, também fruto da exigência que é posta neles, enquanto que os mais velhos parece que se colocam um pouco numa posição de "burro velho não aprende línguas". Pessoalmente não é algo em que acredite, mas são mentalidades. Quem me tem surpreendido positivamente é o Zequinha. É pena que durante a sua carreira tenha demorado a ganhar juízo, porque esta é a sua melhor versão. É verdade que o Mathiola começou com falhanços clamorosos em Agosto, mas o seu engate a partir de Setembro permitiu que nesta altura seja o nosso melhor marcador com 8 golos, mas que não se ignore o facto de que o Zequinha está atrás dele não só com 7 golos, mas com 5 assistências também. Dos 27 golos que marcámos em todas as competições, está em presente em 12. A ida a Cova da Piedade foi divertida em retrospetiva, mas no fim do jogo nem sequer quis falar com os jogadores. É verdade que é um dos "grandes" desta divisão, mas a displicência da equipa porque se apanha a ganhar 0-3 foi inadmissível. Quando demos por nós o jogo estava 2-3 e o Cova da Piedade determinadamente a lutar por virar o resultado como se da final da Champions se tratasse. Eu até podia dizer que, felizmente, aos 90' Mathiola apareceu num contra-ataque e selava o jogo num 2-4... mas logo a seguir, num canto, o Cova da Piedade fez o 3-4 e até ao fim foi um ai jesus. Mas pelo menos foi divertido! Não sei é para quem. De certa forma, como esperado, estamos em primeiro de forma dominante, já com dez pontos de vantagem. Não estou assim tão surpreendido com a minha equipa, mais surpreendido pelo equilíbrio entre as outras. Esta folga permite-me uma maior rotatividade para garantir que consigo aproveitar os jogadores mais velhos durante toda a época... espero conseguir fazê-lo. É aí que está a chave para o sucesso no presente. O sorteio da Taça de Portugal foi simpático connosco numa primeira fase, em que jogámos contra o Pêro Pinheiro, que está no CNS, mas sempre com respeito, que estavam em segundo lugar da sua divisão por algum motivo seria. O jogo ainda podia ter ficado feio, dado que o nosso lateral Diogo Martins levou o 2º amarelo aos 52', felizmente Mendy tinha aproveitado a oportunidade de ser titular e já tínhamos uma vantagem confortável de 2-0. Ao contrário dos jogos para o campeonato a equipa foi muito matura e conseguiu controlar o jogo, com o Zequinha ainda a meter o seu nome no marcador no fim do jogo, quando o Pêro Pinheiro já tinha desistido de disputar o jogo. O sorteio seguinte foi menos simpático, contra o Trofense da Liga 2... Mas que resposta enorme que demos. A Taça de Portugal é uma competição muito querida na cidade de Setúbal e, em casa, em frente a sensivelmente dois mil adeptos (números não martelados), a equipa respondeu ao seu apoio, apesar de ainda os fazer sofrer um pouco no fim. A perder o jogo por 2-0 o Trofense nunca desistiu de procurar virar o jogo, colocando os seus principais jogadores em campo, e aos 90' chegou mesmo ao ambicionado golo, carregando para o 2-2. Esqueceram-se foi que temos jogadores de qualidade no ataque e os nossos contra-ataques são letais e logo a seguir Mathiola marcou num desses mesmos contra ataques. O jogo é morto quando Zequinha segura muito bem a bola no ataque e força um canto, com o Murilo Rosa a tornar o resultado mais gordo e humilhante para o Trofense. Com os jogadores moralizados, vem a próxima fase do sorteio, que... "E, naquele dia, foi assim que a cidade de Setúbal recebeu um sinistro aviso(...)" Editado 5 Março 2022 por El Shafto Compartilhar este post Link para o post
cadete Publicado 5 Março 2022 bem, que inicio fantástico. Não consigo ver ninguém a parar este Setúbal, a não ser o Benfica na Taça. Compartilhar este post Link para o post
Burkina2008 Publicado 5 Março 2022 Entrada a matar...vamos ver com o Benfas cais de certeza, mas isso nao é um objectivo Compartilhar este post Link para o post