Hawkeye Publicado 11 Setembro 2022 Citação de Almeno, há 13 horas: 2 coisas sobre os 2 tópicos importantes deste jogo: - o António Silva é o 4 melhor central português neste momento (taco a taco com o Carmo). É o melhor sub21. - sobre a situação com a criança, é nojento o que aconteceu, deveria imperar o bom senso. Contudo, na discussão que surgiu deste assunto, volto a dizer o mesmo, na EPL é bem pior. Fui ver um Villa x Liverpool na bancada central dos adeptos do Villa, 3 filas abaixo de mim um gajo festejou o golo do Pool, com os filhos, e fui insultado do pior por toda a bancada tendo sido mencionado "o teu lugar não é aqui, é no sector visitante", tendo um steward vindo ao lugar dele e tirou o da bancada. Situação que eu nunca vi acontecer cá por exemplo. (da minha experiência em ver jogos no estádio) thanks Almeno nao tinha visto o jogo, e com esta confusao toda do miudo ninguem fala de outra coisa Compartilhar este post Link para o post
Black Hawk Publicado 11 Setembro 2022 Citação de NIkeL, há 1 minuto: Sabes que se eu não tiver uma camisola do Benfica vestida continuo a ser do Benfica, certo? Certo. Mas não podes ignorar que há uma diferença entre teres a bancada do Famalicão, do Boavista ou, sei lá, da Académica, composta com as cores dos respectivos clubes ou estar cheia de camisolas da equipa adversária - no caso dos grandes, dada a diferença entre as massas adeptas, não se tratariam de apenas cinco ou dez adeptos vestidos com as camisolas da equipa visitante, mas centenas ou milhares. Compartilhar este post Link para o post
Longineu Publicado 11 Setembro 2022 Falaram aí no Bessa. Eu já contei a minha história aqui, mas muito resumidamente: Em 2004 e a minha família fomos para a bancada de sócios ver o Boavista vs Sporting. O meu pai e irmão levaram adereços do Boavista e eu um cachecol do Sporting. Mal me sentei, a minha mãe ouviu umas mulheres atrás de nós a comentarem sobre os meus aparelhos auditivos de maneira gozona mas não disse nada para não arranjar problemas. O problema foi que eu, impulsivo como sou, festejei os golos. Não muito, mas um "golo!" e sentava-me rapidamente. Ao 3º ou 4º golo, já não me lembro, um gajo começou a mandar bocas ao meu pai, eu meti-me ao barulho e levei um soco de um gajo até os stewards me tirarem do lugar. Mas antes disso ainda vi mais pessoas do Sporting a serem importunadas por apenas festejarem. O "engraçado", nesta situação toda é que eu estava na bancada de sócio porque... era sócio do Boavista. Eu, o meu pai e o meu irmão. Anyway, eu referi no inicio a situação dos aparelhos porque, nestes anos todos, é a coisa que mais impressão me faz nesta situação toda. Eu ainda tinha o cachecol escondido, não tinha nada que me identificasse como adepto do Sporting e já estava a ser insultado antes do jogo começar. Há muita mas muita m*rda que tem que mudar nas pessoas que frequentam os estádios. 3 Compartilhar este post Link para o post
Ricardo Pinto Publicado 11 Setembro 2022 (editado) Citação de Black Hawk, há 31 minutos: Vocês estão para aí a discutir o assunto como se fosse por motivos de segurança, mas por aqui tenho quase a certeza que o verdadeiro motivo é o de os clubes não quererem uma invasão de adeptos do Sporting/Benfica/Porto nos sectores dos adeptos da casa. Apenas e só isso. Exato, isto tem como objetivo os clubes impedirem que os visitantes tenham mais apoio que os da casa, que têm claramente menos adeptos. Agora claro, se entraram no estádio com t-shirts ou wtv da equipa adversária, passou pelos seguranças, é errado obrigar a tirar, ou alguém os irem importunar. Tal como é errado ir para uma bancada destinada aos sócios, irem apoiar a equipa adversária, é também uma questão de respeito e bom senso. Tal como ir para a bancada destinada aos adeptos visitantes apoiar a equipa da casa seria errado. Agora claro, as restantes bancadas deveriam ser neutras, ou seja, poderem todos ver os jogos à vontade, fosse qual fosse o clube...para evitar invasão de um dos três grandes, é colocar à venda uns dias antes, primeiro para os sócios, e só depois para o público geral. EDIT: Isto é algo que acontece em Chaves, na bancada visitante estão apenas adeptos visitantes, numa das centrais, é para adeptos do Chaves, apesar de haver alguns "infiltrados", as restantes bancadas é para o público geral, apesar de clara maioria para os da casa...já vi mais que um jogo ao lado de adeptos adversários, nunca houve problemas. Na central destinada para os adeptos do Chaves, já ouvi relatos de os seguranças sugerirem a mobilização para uma das outras 3 bancadas. Eu acho justo assim, a equipa visitante tem direito a uma bancada em que é só para eles, o Chaves tem direito a uma bancada que é só para eles, as restantes estão abertas ao público, e raramente há problemas. Editado 11 Setembro 2022 por Ricardo Pinto Compartilhar este post Link para o post
Ruas Publicado 12 Setembro 2022 Citação de Ricardo Pinto, há 1 hora: Eu acho justo assim, a equipa visitante tem direito a uma bancada em que é só para eles, o Chaves tem direito a uma bancada que é só para eles, as restantes estão abertas ao público, e raramente há problemas. E se essa bancada do Chaves (ou qualquer outro clube, só peguei no exemplo) tiver lugares livres? Os adeptos da equipa visitante não podem ocupar esses lugares? Se sim, porque é que não podem vestir o que lhes apetece? E se não, porque não? Pergunta sincera. Compartilhar este post Link para o post
BFC=Trincos_Everywhere Publicado 12 Setembro 2022 Citação de Longineu, há 33 minutos: Falaram aí no Bessa. Eu já contei a minha história aqui, mas muito resumidamente: Em 2004 e a minha família fomos para a bancada de sócios ver o Boavista vs Sporting. O meu pai e irmão levaram adereços do Boavista e eu um cachecol do Sporting. Mal me sentei, a minha mãe ouviu umas mulheres atrás de nós a comentarem sobre os meus aparelhos auditivos de maneira gozona mas não disse nada para não arranjar problemas. O problema foi que eu, impulsivo como sou, festejei os golos. Não muito, mas um "golo!" e sentava-me rapidamente. Ao 3º ou 4º golo, já não me lembro, um gajo começou a mandar bocas ao meu pai, eu meti-me ao barulho e levei um soco de um gajo até os stewards me tirarem do lugar. Mas antes disso ainda vi mais pessoas do Sporting a serem importunadas por apenas festejarem. O "engraçado", nesta situação toda é que eu estava na bancada de sócio porque... era sócio do Boavista. Eu, o meu pai e o meu irmão. Anyway, eu referi no inicio a situação dos aparelhos porque, nestes anos todos, é a coisa que mais impressão me faz nesta situação toda. Eu ainda tinha o cachecol escondido, não tinha nada que me identificasse como adepto do Sporting e já estava a ser insultado antes do jogo começar. Há muita mas muita m*rda que tem que mudar nas pessoas que frequentam os estádios. Lamento que isso te tenha acontecido. Já assisti acontecer pior a outros e ao contrário de ti, sabes bem que não deviam lá estar da forma como adquirem os bilhetes, mas mesmo assim ninguém merece ser insultado ou agredido. Há pessoal que festeja ás vezes de forma jocosa também, e estes casos é normalmente putos que não sabem o ambiente do Bessa e o fanatismo de alguns adeptos. E já assisti em raras ocasiões de adeptos de outros clubes sem ser os dos 3 também a enfrentar alguns problemas. Também é confusão entre adeptos do mesmo clube como referiste acerca dos aparelhos (pois não sabiam quem tu eras)...isto é natureza humana no seu pior. Este comportamento primitivo é tão universal e previsível em determinados ambientes que é preciso mais do que apelar á boa fé das pessoas. Eu compreendo o sentimento que tiveste, passei pelo mesmo nos estádios que já passei em Portugal e no estrangeiro, e é exatamente a razão que eu acho que isto não vai mudar tão cedo. É bom educar as gerações vindouras e mesmo assim acho que vai ser uma função quase impossível sem haver medidas restritivas e monitorizadas. Aliás, eu já ficava contente com videogilância em condições nas bancadas e atuação apropriada como se vê em estádios ingleses em Portugal. Já se limpava alguns fora dos estádios ao menos.... Já agora, se fores ao Bessa, avisa! 👍 1 Compartilhar este post Link para o post
Longineu Publicado 12 Setembro 2022 Citação de BFC=Trincos_Everywhere, há 23 minutos: Lamento que isso te tenha acontecido. Já assisti acontecer pior a outros e ao contrário de ti, sabes bem que não deviam lá estar da forma como adquirem os bilhetes, mas mesmo assim ninguém merece ser insultado ou agredido. Há pessoal que festeja ás vezes de forma jocosa também, e estes casos é normalmente putos que não sabem o ambiente do Bessa e o fanatismo de alguns adeptos. E já assisti em raras ocasiões de adeptos de outros clubes sem ser os dos 3 também a enfrentar alguns problemas. Também é confusão entre adeptos do mesmo clube como referiste acerca dos aparelhos (pois não sabiam quem tu eras)...isto é natureza humana no seu pior. Este comportamento primitivo é tão universal e previsível em determinados ambientes que é preciso mais do que apelar á boa fé das pessoas. Eu compreendo o sentimento que tiveste, passei pelo mesmo nos estádios que já passei em Portugal e no estrangeiro, e é exatamente a razão que eu acho que isto não vai mudar tão cedo. É bom educar as gerações vindouras e mesmo assim acho que vai ser uma função quase impossível sem haver medidas restritivas e monitorizadas. Aliás, eu já ficava contente com videogilância em condições nas bancadas e atuação apropriada como se vê em estádios ingleses em Portugal. Já se limpava alguns fora dos estádios ao menos.... Já agora, se fores ao Bessa, avisa! 👍 Eu por um lado compreendi a frustração dos adeptos do Boavista mas por outro eu e os outros não estávamos a insultar ninguém nem a festejar efusivamente. Custou me mais a reação do meu pai ao que aconteceu. Foi a única vez que o vi a chorar. Ficamos uns anos sem ir ao Bessa, e só fui ver o Sporting outra vez lá há uns 4 anos para a bancada certa 😂 mas não guardo rancor. Já fui mais vezes ver jogos do Boavista e é sempre fixe. Epá, por acaso se o jogo da próxima semana fosse as 4 até ia, mas mudaram o horário e assim já não consigo 😔 1 Compartilhar este post Link para o post
IlidioMA Publicado 12 Setembro 2022 Citação de Ruas, há 41 minutos: E se essa bancada do Chaves (ou qualquer outro clube, só peguei no exemplo) tiver lugares livres? Os adeptos da equipa visitante não podem ocupar esses lugares? Se sim, porque é que não podem vestir o que lhes apetece? E se não, porque não? Pergunta sincera. porque (e aqui nem é para o @Ricardo Pinto que sei que nao é esse o seu ponto de vista) o futebol é como as Cruzadas, em que Cristãos e Muçulmanos se querem decapitar uns ao outros. E se não querem, deviam! 1 Compartilhar este post Link para o post
.Aimar Publicado 12 Setembro 2022 Citação de Black Hawk, há 8 horas: Certo. Mas não podes ignorar que há uma diferença entre teres a bancada do Famalicão, do Boavista ou, sei lá, da Académica, composta com as cores dos respectivos clubes ou estar cheia de camisolas da equipa adversária - no caso dos grandes, dada a diferença entre as massas adeptas, não se tratariam de apenas cinco ou dez adeptos vestidos com as camisolas da equipa visitante, mas centenas ou milhares. E quando são os grandes que enchem esses estádios, já dá jeito? Não me refiro a estádios como o do Famalicão, Guimarães, wtv que têm uma boa massa adepta, mas a grande maioria dos estádios em Portugal o seu ganha pão são os grandes. Compartilhar este post Link para o post
Mica Publicado 12 Setembro 2022 (editado) Citação de HIM, há 12 horas: Queixar? Era uma ação judicial em cima que até choravam do cú. Tivéssemos nós uma justiça decente.... O pai avançou mesmo com uma queixa. Acho muito bem. Isto é o equivalente a pedirem para tirar a burca porque é ofensivo num país maioritariamente cristão, não podemos aceitar isso. A única coisa que eu acho onde deveria agir de forma diferente era ao nunca permitir que o filho tirasse a camisola, e isso significa que deveria sair do recinto e apresentar a queixa na hora, assim como fazer "barulho" (pela capa d'A Bola, diria que ele mexeu-se e envolveu a CS). Editado 12 Setembro 2022 por Mica 1 Compartilhar este post Link para o post
Sima01 Publicado 12 Setembro 2022 Citação de Pedro_Y2J, há 9 horas: No fundo está tudo mal. O acontecimento, alguns comentários deste tópico e a própria regra que suporta a decisão do segurança são a prova do que está de mal no futebol. Culpa-se a vítima porque é mais fácil e não se tem coragem para banir do futebol os agressores. Faz lembrar a história da rapariga que foi violada na noite porque estava de saia. Ai ui não digas isso da violaçao, O dress code é um exemplo melhor. Deves ter problemas mentais. Compartilhar este post Link para o post
Activate Publicado 12 Setembro 2022 Eu já fui ao estadio da luz ver o Benfica vs Porto ( o mitico golo do Maicon ), e tava vestido de forma casual, com nada de adereços do Porto, uma amiga minha é que levou a bandeira dos Açores, e o Hulk quando marcou, começaram a cuspir-nos, e diziam que a bandeira era do Porto, wtf. Quando o Maicon marcou, começaram a voar garrafas, isqueiros... e no fim, tivemos que ir para o relvado, para sair juntamente com os adeptos do Porto, porque tinhamos um grupo de mais de 10 pessoas há nossa espera no exterior do estádio, tudo isto, pela bandeira dos Açores, ser azul e branca... Compartilhar este post Link para o post
Tio Hans Publicado 12 Setembro 2022 Eu no Dragão, já tive que aconselhar uma miúda a esconder o cachecol do Benfica. O jogo estava a correr mal, o pessoal estava a ficar nervoso e eu resolvi antecipar-me antes que houvesse m*rda. Posto isto, e pelo que me constou, nem o menino foi obrigado a ver o jogo em tronco nú, nem o pai está inocente no meio desta história toda. Faz lembrar aqui há uns valentes anos quando dois adeptos do Porto tiveram graves problemas em Alvalade e foi-se a ver e eram, por mera coincidência, obviamente, filhos do Pedro Marques Lopes. 3 Compartilhar este post Link para o post
BFC=Trincos_Everywhere Publicado 12 Setembro 2022 (editado) Sobre o caso passaram-me esta imagem, não sei o que vale. Citação de Longineu, há 8 horas: Eu por um lado compreendi a frustração dos adeptos do Boavista mas por outro eu e os outros não estávamos a insultar ninguém nem a festejar efusivamente. Custou me mais a reação do meu pai ao que aconteceu. Foi a única vez que o vi a chorar. Ficamos uns anos sem ir ao Bessa, e só fui ver o Sporting outra vez lá há uns 4 anos para a bancada certa 😂 mas não guardo rancor. Já fui mais vezes ver jogos do Boavista e é sempre fixe. Epá, por acaso se o jogo da próxima semana fosse as 4 até ia, mas mudaram o horário e assim já não consigo 😔 Infelizmente prova o que eu digo, isto não é só asco aos 3 do costume, é mesmo uma questão de natureza humana onde num meio coletivo têm comportamento tribais. Basta até estar num grupo pertencente ás mesmas cores para haver comportamento de gorila (e estou a olhar para alguns dos ultras). Na próxima vez que fores ao Bessa diz 😉 Citação de Sima01, há 36 minutos: Ai ui não digas isso da violaçao, O dress code é um exemplo melhor. Deves ter problemas mentais. Por acaso acho que qualquer um que insista em comparar com violação só pode ter. Qualquer um pode fazer um argumento lógico, mas sem contextualização adequada é irrelevante, ou neste caso, aberrante. Mas podem continuar a associar violações em situações do dia a dia com um evento que tem regras estipuladas de antemão e portanto é um ambiente controlado (ou existe essa expetativa). O que é mais incrível é que na tentativa de reforçar a sua opinião, tenta-se atropelar como vi aqui em alguns que acham que pessoas que preferem e compreendem esta divisão, estão no fundo a achar bem o que aconteceu á criança. Eu sei que argumentação coerente e soluções pragmáticas no mundo real é difícil de discutir, mas esperava um pouco mais de tino para não entrar em ultra-moralismos ocos e exemplos onde se comparam violações com ambientes em estádios de futebol. Editado 12 Setembro 2022 por BFC=Trincos_Everywhere 1 Compartilhar este post Link para o post
verY Publicado 12 Setembro 2022 Citação de Black Hawk, há 10 horas: Vocês estão para aí a discutir o assunto como se fosse por motivos de segurança, mas por aqui tenho quase a certeza que o verdadeiro motivo é o de os clubes não quererem uma invasão de adeptos do Sporting/Benfica/Porto nos sectores dos adeptos da casa. Apenas e só isso. É isto. A "segurança", com muitas aspas, é só uma desculpa dos clubes que implementam estas medidas e dos sem espinha que as tentam defender. Compartilhar este post Link para o post
Sima01 Publicado 12 Setembro 2022 Citação de BFC=Trincos_Everywhere, há 32 minutos: Sobre o caso passaram-me esta imagem, não sei o que vale. Infelizmente prova o que eu digo, isto não é só asco aos 3 do costume, é mesmo uma questão de natureza humana onde num meio coletivo têm comportamento tribais. Basta até estar num grupo pertencente ás mesmas cores para haver comportamento de gorila (e estou a olhar para alguns dos ultras). Na próxima vez que fores ao Bessa diz 😉 Por acaso acho que qualquer um que insista em comparar com violação só pode ter. Qualquer um pode fazer um argumento lógico, mas sem contextualização adequada é irrelevante, ou neste caso, aberrante. Mas podem continuar a associar violações em situações do dia a dia com um evento que tem regras estipuladas de antemão e portanto é um ambiente controlado (ou existe essa expetativa). O que é mais incrível é que na tentativa de reforçar a sua opinião, tenta-se atropelar como vi aqui em alguns que acham que pessoas que preferem e compreendem esta divisão, estão no fundo a achar bem o que aconteceu á criança. Eu sei que argumentação coerente e soluções pragmáticas no mundo real é difícil de discutir, mas esperava um pouco mais de tino para não entrar em ultra-moralismos ocos e exemplos onde se comparam violações com ambientes em estádios de futebol. Se a premissa e a conclusão coincidem, não vejo problema em comparar. Ate porque existem elementos chave no argumento que são idênticos como no caso de usar uma t-shirt/mini saia ou possibilidade de agressão/violação. Mas é mais fácil dizer que é estranho falarmos disso, dando a entender não sei bem o que tentas te fazer e sinceramente nem me interessa. Ate porque, voltando a questão, o que para ti é um ultra-moralismo e vida real, para mim, é uma maneira da sociedade, mais uma vez, criar leis e normas para não chatear atrasados mentais. Digo, não era mais fácil, caso existissem actos de violência, ter mão pesada nas pessoas em questão e banir definitivamente dos recintos em vez de colocar em causa a liberdade das pessoas? Compartilhar este post Link para o post
Adriano17 Publicado 12 Setembro 2022 (editado) Supostamente entrou como sócio do Famalicão e vai vestido à SLB? Não é estranho mas é pouco ético. Será que é possivel entrar alguém do Famalicão para a zona da claque do Benfica? Ter noção que o estádio é pequeno e em todos os lados estão adeptos fervorosos/presentes em todos os jogos. Provavelmente não aconteceria nada mas eu não levaria um filho meu para o meio de adversários, há sempre um que se pode exaltar e não vale o risco, imo. Citação de Tio Hans, há 48 minutos: Eu no Dragão, já tive que aconselhar uma miúda a esconder o cachecol do Benfica. O jogo estava a correr mal, o pessoal estava a ficar nervoso e eu resolvi antecipar-me antes que houvesse m*rda. Posto isto, e pelo que me constou, nem o menino foi obrigado a ver o jogo em tronco nú, nem o pai está inocente no meio desta história toda. Faz lembrar aqui há uns valentes anos quando dois adeptos do Porto tiveram graves problemas em Alvalade e foi-se a ver e eram, por mera coincidência, obviamente, filhos do Pedro Marques Lopes. Fizeste bem. Num estádio como o nosso é bem mais fácil esconder* esse cachecol do que num estádio com o do Fama, ao fim de uns minutos já o pessoal tinha reparado. *se for slb vs fama. Editado 12 Setembro 2022 por Adriano17 Compartilhar este post Link para o post
JP_ Publicado 12 Setembro 2022 Todos os anos no Dragão há pessoal com roupa alusiva aos rivais, dependendo da bancada é tranquilo ou não. Presumo que seja assim em todo o lado. Neste caso por ser uma criança toma proporções maiores, mas infelizmente todos tem telhado de vidro. Não vai dar em nada e siga para a próxima polemica. Compartilhar este post Link para o post
Ricardo Pinto Publicado 12 Setembro 2022 Citação de Ruas, há 9 horas: E se essa bancada do Chaves (ou qualquer outro clube, só peguei no exemplo) tiver lugares livres? Os adeptos da equipa visitante não podem ocupar esses lugares? Se sim, porque é que não podem vestir o que lhes apetece? E se não, porque não? Pergunta sincera. Eu acho que seria justo dar a oportunidade aos restantes sócios de outras bancadas de ocuparem esses lugares. Mas atenção, se fossem ocupados por adeptos visitantes, sou contra a proibição de se vestirem como entenderem. Até já houve exemplos no Estádio do Chaves disso mesmo, ter espaço para os adeptos visitantes nessa mesma bancada, estar a chover torrencialmente, e dar aos adeptos visitantes um cantinho para ficarem...tal como já lhes foi dado na outra bancada coberta onde costuma estar a claque, reservam um canto para eles...agora por exemplo no jogo com o Rio Ave, tiveram de ficar à chuva porque não havia espaço para todos e garantir a segurança. 1 Compartilhar este post Link para o post
treinadordebancada Publicado 12 Setembro 2022 A direção do Famalicão colocou à venda bilhetes apenas para sócios, proibiu a entrada de qualquer adereço do Benfica fora do sector visitante e até dificultou a cedência do cartão de sócio para evitar ao máximo a cedência a outras pessoas. Eles não precisam do Benfica ou de qualquer outro clube para encher o estádio e até estou de acordo com as medidas porque queriam meter o máximo possível de sócios no seu estádio. Quanto à situação em si, parece-me mais aproveitamento do pai do que outra coisa. Eu fui ver o jogo e não vi qualquer problema com benfiquistas. Cá fora andava tudo misturado e bem identificado com as cores dos dois clubes. A entrada no estádio foi muito demorada por causa das restrições e não vi qualquer adereço do Benfica a entrar na bancada. Dentro do estádio a mesma coisa. A única coisa que vi foi um benfiquista a festejar o golo e passado uns segundos foi lá um segurança (presumo que a mando de uma responsável que estava no relvado porque estavam em contacto). Esteve lá à volta de um minuto e a pessoa acabou por ficar lá. Nesses momentos não houve qualquer tipo de provocação ou intimidação a essa pessoa. Resumindo, pelo que vi não acredito nesta história. Se foi mesmo verdade, é de lamentar a atitude do segurança mas é preciso confirmar a veracidade do que aconteceu. Como envolve uma criança afecta a sensibilidade e cega as pessoas. Compartilhar este post Link para o post
Adriano17 Publicado 12 Setembro 2022 (editado) Citação de JP_, há 28 minutos: Todos os anos no Dragão há pessoal com roupa alusiva aos rivais, dependendo da bancada é tranquilo ou não. Presumo que seja assim em todo o lado. Neste caso por ser uma criança toma proporções maiores, mas infelizmente todos tem telhado de vidro. Não vai dar em nada e siga para a próxima polemica. Sim, é como eu estava a dizer. Num estádio se 50k é mais tranquilo, quando são só 5k destaca logo. Citação de treinadordebancada, há 22 minutos: A direção do Famalicão colocou à venda bilhetes apenas para sócios, proibiu a entrada de qualquer adereço do Benfica fora do sector visitante e até dificultou a cedência do cartão de sócio para evitar ao máximo a cedência a outras pessoas. Eles não precisam do Benfica ou de qualquer outro clube para encher o estádio e até estou de acordo com as medidas porque queriam meter o máximo possível de sócios no seu estádio. Quanto à situação em si, parece-me mais aproveitamento do pai do que outra coisa. Eu fui ver o jogo e não vi qualquer problema com benfiquistas. Cá fora andava tudo misturado e bem identificado com as cores dos dois clubes. A entrada no estádio foi muito demorada por causa das restrições e não vi qualquer adereço do Benfica a entrar na bancada. Dentro do estádio a mesma coisa. A única coisa que vi foi um benfiquista a festejar o golo e passado uns segundos foi lá um segurança (presumo que a mando de uma responsável que estava no relvado porque estavam em contacto). Esteve lá à volta de um minuto e a pessoa acabou por ficar lá. Nesses momentos não houve qualquer tipo de provocação ou intimidação a essa pessoa. Resumindo, pelo que vi não acredito nesta história. Se foi mesmo verdade, é de lamentar a atitude do segurança mas é preciso confirmar a veracidade do que aconteceu. Como envolve uma criança afecta a sensibilidade e cega as pessoas. Isto. Pelo que se percebe o pai/redes sociais acabam por fazer uma novela por causa de uma finta do pai/responsável. O Famalicão a fazer isto está também a tentar garantir a segurança. Imaginemos que ele (ou um adulto) gritava golo lá no meio um outro adepto reagia, se calhar já dizíamos que o Famalicão devia proibir misturas etc etc. Editado 12 Setembro 2022 por Adriano17 1 Compartilhar este post Link para o post
BFC=Trincos_Everywhere Publicado 12 Setembro 2022 (editado) Citação de Sima01, há 1 hora: Se a premissa e a conclusão coincidem, não vejo problema em comparar. Ate porque existem elementos chave no argumento que são idênticos como no caso de usar uma t-shirt/mini saia ou possibilidade de agressão/violação. Mas é mais fácil dizer que é estranho falarmos disso, dando a entender não sei bem o que tentas te fazer e sinceramente nem me interessa. Ate porque, voltando a questão, o que para ti é um ultra-moralismo e vida real, para mim, é uma maneira da sociedade, mais uma vez, criar leis e normas para não chatear atrasados mentais. Digo, não era mais fácil, caso existissem actos de violência, ter mão pesada nas pessoas em questão e banir definitivamente dos recintos em vez de colocar em causa a liberdade das pessoas? E ambos concordamos com isso, até disse isso antes aqui neste thread. O que se está a discutir é a sensatez dessa medida quando em países onde existe essa videovigilância e atuação adequada não é suficiente por si só para as pessoas andarem misturadas. E se não há exemplos generalizados numa Premier League ou Bundesliga onde isso de facto acontece, então é preciso perceber que não é só por aí que se vai resolver este problema. É nesse aspecto que eu não estou a entender esse apelo humanístico como se por si só resolvesse alguma coisa. Uma coisa é educar e de facto consciencializar a gerações vindouras (de uma forma geral a tolerância, seja em que aspeto for), outro é de forma absolutamente não pragmática em achar que forçando a aceitação de pessoas usarem equipamento do adversário vai de repente correr tudo bem no mundo atual. As agressões irão continuar a acontecer, sejam verbais ou físicas, e nesse caso se calhar até intensifica. O que acho que poderíamos apelar em Portugal eram melhores condições de segurança nos nossos recintos através de videovigilância e seguranças que não tenham medo de cumprir o seu papel de remover ou acalmar as pessoas (com a exceção dos ultras, isso não se pode esperar nada durante o jogo, porque já se sabe) com uma política generalizada dos clubes em banir pessoas problemáticas. Isso seria minimizar a eventualidade de acontecer algo sério. E com isso, e continuo a insistir, reforçar esta política de adereços até a nossa sociedade progredir com maior tolerância neste tipo de espaços, se é que isso alguma vez vai acontecer. Aliás, isto nem é um problema tão grave na Premier League ou na Bundesliga devido á polaridade de adeptos em Portugal de 3 clubes que até sócios são de clubes que simpatizam. A histeria aqui acontece porque numa história que acho que está a ser mal contada de um pai que ama mais o Benfica que o Famalicão, quebrou regras e expôs o seu próprio filho naquelas condições, esteja errado ou certo sobre a política de adereços, no fundo foi isso que ele fez. O poder da CS de certos clubes notam-se nestas coisas, através de um post que intensificou e criou histeria. Interessava era debater problemas de raíz do futebol português, desde a segurança ou o porquê de termos estádios vazios, mas já se sabe o que é que a casa gasta. E isto não se resolve com misturas ou encher em jogos esporádicos com adeptos de 3 clubes. Isso é um pensamento perverso que é uma demonstração de força e não de consideração ou evolução do futebol português no seu todo. Citação de verY, há 1 hora: É isto. A "segurança", com muitas aspas, é só uma desculpa dos clubes que implementam estas medidas e dos sem espinha que as tentam defender. Sim vamos ignorar as histórias aqui partilhadas de adeptos que foram á Luz, Dragão e afins. A ingenuidade tem destas coisas. Não existe razão nenhuma de porque é que um clube tem de justificar que na secção destinada aos seu adeptos tenha de dar mais lugares a outros (aliás, o Benfica fez isso com o Boavista no ano passado). Não há razão nenhuma porque é que misturas têm de ser permitidas na base do quero, e não na base que é assim que se faz aqui, e lá fora, por alguma razão evidente... Editado 12 Setembro 2022 por BFC=Trincos_Everywhere 1 Compartilhar este post Link para o post
Sima01 Publicado 12 Setembro 2022 (editado) Citação de BFC=Trincos_Everywhere, há 19 minutos: E ambos concordamos com isso, até disse isso antes aqui neste thread. O que se está a discutir é a sensatez dessa medida quando em países onde existe essa videovigilância e atuação adequada não é suficiente por si só para as pessoas andarem misturadas. E se não há exemplos generalizados numa Premier League ou Bundesliga onde isso de facto acontece, então é preciso perceber que não é só por aí que se vai resolver este problema. É nesse aspecto que eu não estou a entender esse apelo humanístico como se por si só resolvesse alguma coisa. Uma coisa é educar e de facto consciencializar a gerações vindouras (de uma forma geral a tolerância, seja em que aspeto for), outro é de forma absolutamente não pragmática em achar que forçando a aceitação de pessoas usarem equipamento do adversário vai de repente correr tudo bem no mundo atual. As agressões irão continuar a acontecer, sejam verbais ou físicas, e nesse caso se calhar até intensifica. O que acho que poderíamos apelar em Portugal eram melhores condições de segurança nos nossos recintos através de videovigilância e seguranças que não tenham medo de cumprir o seu papel de remover ou acalmar as pessoas (com a exceção dos ultras, isso não se pode esperar nada durante o jogo, porque já se sabe) com uma política generalizada dos clubes em banir pessoas problemáticas. Isso seria minimizar a eventualidade de acontecer algo sério. E com isso, e continuo a insistir, reforçar esta política de adereços até a nossa sociedade progredir com maior tolerância neste tipo de espaços, se é que isso alguma vez vai acontecer. Aliás, isto nem é uma problema tão grave na Premier League ou na Bundesliga devido á polaridade de adeptos em Portugal de 3 clubes que até sócios são de clubes que simpatizam. A divisão está feita á partida. A histeria aqui acontece porque numa história que acho que está a ser mal contada de um pai que ama mais o Benfica que o Famalicão, quebrou regras e expôs o seu próprio filho naquelas condições, esteja errado ou certo sobre a política de adereços, no fundo foi isso que ele fez. O poder da CS de certos clubes notam-se nestas coisas, através de um post que intensificou e criou histeria. Interessava era debater problemas de raíz do futebol português, desde a segurança ou o porquê de termos estádios vazios, mas já se sabe o que é que a casa gasta. E isto não se resolve com misturas ou encher em jogos esporádicos com adeptos de 3 clubes. Isso é um pensamento perverso que é uma demonstração de força e não de respeito ou consideração ou evolução do futebol português. E tal como disse no meu comentário também, em ultima analise, eu percebo a medida no sentido de ter o poder de prevenir problemas. Mas, para mim claro, a questão não é essa e a minha pergunta continua sem resposta. Esta questão de preferir criar leis e normas que afunilam cada vez mais a liberdade em vez de punir severamente quem realmente não sabe estar em sociedade é que para mim não tem razão de defesa. Por mais que venham dizer o contrario. E a maneira indireta e desrespeitosa com que insinuaste o motivo da minha comparação também não foi de bom tom. Isto não é um apelo humanístico. Acho que é um problema de fundo da sociedade que tem vindo a ser agravada nos últimos anos e que também se reflete no futebol claro. Mas a tua posição não é exceção. Cada vez mais vemos pessoas a preferir trocar liberdade por falsas sensações de segurança ou simplesmente porque assim evita-se problemas e trabalho.. É que criar uma lei ou norma que proíbe o uso de uma certa camisola num sector da bancada da menos trabalho e é menos dispendioso do que punir realmente quem agride. Editado 12 Setembro 2022 por Sima01 Compartilhar este post Link para o post
BFC=Trincos_Everywhere Publicado 12 Setembro 2022 (editado) Citação de Sima01, há 30 minutos: E tal como disse no meu comentário também, em ultima analise, eu percebo a medida no sentido de ter o poder de prevenir problemas. Mas, para mim claro, a questão não é essa e a minha pergunta continua sem resposta. Esta questão de preferir criar leis e normas que afunilam cada vez mais a liberdade em vez de punir severamente quem realmente não sabe estar em sociedade é que para mim não tem razão de defesa. Por mais que venham dizer o contrario. E a maneira indireta e desrespeitosa com que insinuaste o motivo da minha comparação também não foi de bom tom. Mas a tua posição não é exceção. Cada vez mais vemos pessoas a preferir trocar liberdade por falsas sensações de segurança ou simplesmente porque assim evita-se problemas e trabalho.. É que criar uma lei ou norma que proíbe o uso de uma certa camisola num sector da bancada da menos trabalho e é menos dispendioso do que punir realmente quem agride. Eu já abordei sim, e sim continuo a considerar a comparação de violações aberrante porque não consigo classificá-la de outra forma. Eu falei só no caso de segurança para esclarecer a minha posição no meu comentário anterior, que existe concordância em medidas de segurança em banir pessoas. Mas em misturas... Pensa nisto no mundo atual: como é que controlas a monitorização de um jogo de um dérbi considerado quente com dezenas de milhares de pessoas todas misturadas? Nesse idealismo, os ultras deixam de existir? Fixe, como entidade deixam de existir. Mas os ultras adeptos ainda lá estão. E consegues de certeza punir todos? Em 50 000 pessoas misturadas consegues certificar-te que nem um incidente sério vai existir só por haver videogilância? Eu não gosto de pessoas que se consideram "realistas", mas também eu não consigo encaixar a falta de raciocínio e quiçá, uma certa parcialidade em querer algo implementado ignorando tudo desde logística, psicologia humana, a sociedade atual e até especificidades do futebol português. Existem tantas camadas disto, e compreendo o sentimento porque num futuro se tiver filhos não quero ter de pensar em atos violentos. Mas sinto-me mais seguro quando dividido (e não é "falsa sensação de segurança", isso diz-me que não vais muitas vezes a estádios) e faz mais sentido haver restrições, é menos dispendioso, sim, mas é o que faz mais sentido também. Podes ter videogilância e divisão de adereços, as duas podem co-existir como acontece em Inglaterra. Isso é o que deveríamos apelar para a nossa liga. Editado 12 Setembro 2022 por BFC=Trincos_Everywhere Compartilhar este post Link para o post
Black Hawk Publicado 12 Setembro 2022 Citação de Pedro_Y2J, há 5 horas: E quando são os grandes que enchem esses estádios, já dá jeito? Não me refiro a estádios como o do Famalicão, Guimarães, wtv que têm uma boa massa adepta, mas a grande maioria dos estádios em Portugal o seu ganha pão são os grandes. Cada clube é um clube, os clubes extra-três grandes não são uma unidade. Alguns clubes não se importam com isso e é habitual ver-se os adeptos dos grandes em peso em todas as bancadas dos seus estádios, outros preferem manter a integridade da sua bancada de sócios e simpatizantes e garantir que pelo menos ali é uma verdadeira bancada de apoio ao clube de casa. Sem querer tomar partidos por uns ou outros, percebo os clubes que tentam garantir que isso aconteça. Se é legal, se é ético, se há abusos, isso são outros quinhentos. 1 Compartilhar este post Link para o post