Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
RoMbA

[Liga Bwin] FC Famalicão vs SL Benfica

Publicações recomendadas

Citação de BFC=Trincos_Everywhere, há 3 horas:

Sim vamos ignorar as histórias aqui partilhadas de adeptos que foram á Luz, Dragão e afins. A ingenuidade tem destas coisas.

Mas estamos a falar da Luz ou do Dragão, por ventura?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de verY, há 10 minutos:

Mas estamos a falar da Luz ou do Dragão, por ventura?

Estou a afirmar que a premissa de ser uma coisa extra dos 3 clubes ser em parte uma treta porque é relacionado com problemas de segurança em que situações de violência verbal e física também acontecem em estádios dos 3 clubes. Ou seja, existe de facto razão para determinadas medidas, não é defender a segurança porque não se quer estarolas na bancada de casa.

Eu já perdi conta das várias razões e crenças para haver misturas ignorando factos universais, mas podem continuar á vontade. Isto só elucida a cor da propaganda e susceptibilidade a histerias, mas fico-me por aqui. Cansei.

Editado por BFC=Trincos_Everywhere

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de BFC=Trincos_Everywhere, há 3 horas:

Eu já abordei sim, e sim continuo a considerar a comparação de violações aberrante porque não consigo classificá-la de outra forma. Eu falei só no caso de segurança para esclarecer a minha posição no meu comentário anterior, que existe concordância em medidas de segurança em banir pessoas. Mas em misturas...

Pensa nisto no mundo atual: como é que controlas a monitorização de um jogo de um dérbi considerado quente com dezenas de milhares de pessoas todas misturadas?
Nesse idealismo, os ultras deixam de existir? Fixe, como entidade deixam de existir. Mas os ultras adeptos ainda lá estão. E consegues de certeza punir todos?
Em 50 000 pessoas misturadas consegues certificar-te que nem um incidente sério vai existir só por haver videogilância? 

Eu não gosto de pessoas que se consideram "realistas", mas também eu não consigo encaixar a falta de raciocínio e quiçá, uma certa parcialidade em querer algo implementado ignorando tudo desde logística, psicologia humana, a sociedade atual e até especificidades do futebol português. Existem tantas camadas disto, e compreendo o sentimento porque num futuro se tiver filhos não quero ter de pensar em atos violentos. Mas sinto-me mais seguro quando dividido (e não é "falsa sensação de segurança", isso diz-me que não vais muitas vezes a estádios) e faz mais sentido haver restrições, é menos dispendioso, sim, mas é o que faz mais sentido também. Podes ter videogilância e divisão de adereços, as duas podem co-existir como acontece em Inglaterra. Isso é o que deveríamos apelar para a nossa liga.

Volto a dizer. Eu percebo o objectivo da lei/norma. Seria estupido e com palas caso não o fizesse e como dizes e bem, seria irrealista.

Mas defender essa ideia, dando prioridade a abdicar de pequenas liberdades para chegar a um certo objetivo (que é a proteção da integridade física por causa de atrasados mentais), não penso que seja o melhor caminho. 

Podemos discutir se temos meios para monitorizar e punir acontecimentos que podem ocorrer mas na minha opinião, acho que estamos mais perto de educar e ensinar a sociedade do que estar mais uma vez, a empurrar o problema com a barriga. Porque é mesmo isso. Amanha são partidos carros a volta do estádio e aposto que a bordagem vai ser que quem vai ao estádio da equipa da casa deve ir de metro ou de autocarro. Assim não a carros partidos.

Ou seja, o que quis e quero dizer é que não acho que seja uma boa maneira de lidar com esta ou outras questões. Alias, tudo o que for abdicar da mais pequena liberdade, seja de expressão, seja do que for, não acho que seja o o caminho. Se isto é ser romântico ou lunático, podes me chamar disso.

Agora, se objetivo dessa lei/norma é apenas decorativa, no sentido ser uma zona só para adereços da equipa da casa, visto jogarem em casa e dar a ideia de apoio a essa mesma equipa, já estou mais de acordo. Aqui o exemplo do dress code já é um melhor exemplo. Não estamos a proibir ninguém de usar uma camisola porque se usar, pode levar uma tareia. Finalidades totalmente diferentes que para mim fazem diferença. Mas nesse caso, ja acho a punição a criança exagerada.

Eu vou a estádios. Não vou tantas vezes como gostava porque a vida assim não o deixa mas já vi um Benfica-Sporting ao lado de um casal vestido com camisolas do sporting na zona dos adeptos do Benfica e meti-me num bate bocas com alguns adeptos do Benfica que se estavam armar em parvos. Estar em sociedade tem os seus deveres e estar sentado a ver um espetáculo e festejar um golo são situações normais. Se o casal tivesse ali a mandar bocas e a faltar ao respeito ate percebia, visto que não devemos fazer o que gostaríamos que nos fizessem a nos mas não foi esse o caso. Logo, não se portem como animais.

Se acontecer, eram banidos e nunca mais voltavam a estádios, já que não sabem estar. Mas isso é mais difícil fazer pelo que vejo.

Editado por Sima01

Compartilhar este post

Link para o post

Eu leio isto e sinto-me tentado a concluir que os adeptos dos 3 estarolas são todos umas bestas agressoras, enquanto que os dos restantes são a paz - unida entre si - em pessoa...

• Concordo! 3

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Duda34, há 9 minutos:

Eu leio isto e sinto-me tentado a concluir que os adeptos dos 3 estarolas são todos umas bestas agressoras, enquanto que os dos restantes são a paz - unida entre si - em pessoa...

Estatisticamente, estarias mais próximo da realidade...

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Sima01, há 39 minutos:

Se acontecer, eram banidos e nunca mais voltavam a estádios, já que não sabem estar. Mas isso é mais difícil fazer pelo que vejo.

Parece ser difícil, criaram o cartão de adepto para controlar os animais mas esqueceram-se que há outros nas centrais.

• Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de John Bonifácio, há 38 minutos:

Estatisticamente, estarias mais próximo da realidade...

Será? 1000 gandulos do Porto, Benfica ou Sporting devem corresponder a 1 do Casa Pia. São mais, mas a proporção para o bolo total dos adeptos de cada clube releva para essa estatística. Sem qualquer tipo de segundo sentido, estou mesmo só a lançar a questão 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de JP_, há 5 horas:

Todos os anos no Dragão há pessoal com roupa alusiva aos rivais, dependendo da bancada é tranquilo ou não. Presumo que seja assim em todo o lado. 

Neste caso por ser uma criança toma proporções maiores, mas infelizmente todos tem telhado de vidro. Não vai dar em nada e siga para a próxima polemica. 

Já não é bem assim, um amigo meu levou o filho dele (tem 5 anos e teimou que é sportinguista) com a camisola do SCP e foi barrado teve de deixar a camisola cá fora para entrar

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Kendrick Lmao, há 4 minutos:

Já não é bem assim, um amigo meu levou o filho dele (tem 5 anos e teimou que é sportinguista) com a camisola do SCP e foi barrado teve de deixar a camisola cá fora para entrar

Deve depender dos seguranças então. No Porto x Sporting do mês passado entrou um rapaz equipado à Sporting no torniquete ao meu lado e o segurança nada disse. E vi lá vários sportinguistas assim. 

Editado por Thierry Henry

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Kendrick Lmao, há 2 minutos:

No topo norte ainda este ano não faltava pessoal com coisas alusivas ao Sporting. Mas também vi pessoal a ser apertado porque estavam a entrar na porta 23, porta do C95. 

Compartilhar este post

Link para o post

É possível, provavelmente tem a ver com a bancada também, iam para a central do lado nascente que é as bancadas focadas nas câmaras da tv

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Duda34, há 7 minutos:

Será? 1000 gandulos do Porto, Benfica ou Sporting devem corresponder a 1 do Casa Pia. São mais, mas a proporção para o bolo total dos adeptos de cada clube releva para essa estatística. Sem qualquer tipo de segundo sentido, estou mesmo só a lançar a questão 

Outra forma de ver as coisas é a de que os adeptos dos 3 grandes são a maioria dos adeptos que visitam estádios de futebol da principal divisão e que, por isso, são a fonte primária das acções violentas no desporto e que,  também pelo mediatismo, são o principal foco das medidas que pretendem combater essa violência. 

Ou seja, no fundo, a tua hipérbole não anda muito longe da verdade.

• Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Sima01, há 22 horas:

Ai ui não digas isso da violaçao,

O dress code é um exemplo melhor. Deves ter problemas mentais. 

Usei o exemplo da violação como extremo do que se passou neste caso. Culpou-se a vítima, neste caso o miúdo que teve de ficar nu por ter levado uma camisola do Benfica, em vez de se tomar medidas a sério em relação a quem não sabe estar num estádio de futebol.

• Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post

Em dezenas de jogos grandes que tive nunca vi problemas com adeptos dos rivais, equipados a rigor, e a festejar golos da sua equipa.

Curiosamente vi cenas dessas nos estádios dos "pequenos", muitas vezes sem provocação.

Outros haverão de ter uma experiência inversa à minha. No fundo somos todos iguais, uma m*rda.

Compartilhar este post

Link para o post

Aqui no norte a experiência mais desafiante é ir a Guimarães sem dúvida. 

No entanto, onde já estive para ter problemas foi no bessa. Eu e 3 amigos fomos intercetados por uma dezena de adeptos do Boavista perto do estádio e por sorte não nos aconteceu nada porque não levávamos adereços alusivos. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Duda34, há 22 horas:

Citação de Almeno, há 5 horas:

Em dezenas de jogos grandes que tive nunca vi problemas com adeptos dos rivais, equipados a rigor, e a festejar golos da sua equipa.

Curiosamente vi cenas dessas nos estádios dos "pequenos", muitas vezes sem provocação.

Outros haverão de ter uma experiência inversa à minha. No fundo somos todos iguais, uma m*rda.

Somos todos iguais. Divisão e punição é o que se pede. Seja no Bessa ou na Luz.

A interpretação devia ser nesse sentido, e não de uma forma binária. 

Editado por BFC=Trincos_Everywhere
  • Like 2
  • Concordo! 2

Compartilhar este post

Link para o post

Problemas de saber estar/cidadania estão na base de quem não sabe respeitar um adepto visitante na sua bancada e de quem acha que as regras são para ignorar, como achou o pai. 

Para piorar, a única vítima do meio disto tudo não leva uma lição de jeito para casa. Quando souber que o Rui Costa ligou para o pai até vai achar que ele foi um mártir no meio disto tudo.

Editado por Mica
  • Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de BFC=Trincos_Everywhere, há 13 minutos:

Somos todos iguais. Divisão e punição é o que se pede. Seja no Bessa ou na Luz.

A interpretação devia ser nesse sentido, e não de uma forma binária. 

Louvo-te a persistência e concordo plenamente, todos deviam ser punidos, seja no Bessa, em Guimarães, na Luz, no Dragão ou em Alvalade.

306165557_5797393496937411_7334234911778

• Concordo! 2

Compartilhar este post

Link para o post

O Futebol Clube Famalicão evitou até ao presente pronunciar-se sobre o acontecimento ocorrido no passado fim de semana porque pretendíamos averiguar os factos com o rigor exigido. No entanto, sem dar lugar ao contraditório por parte do Futebol Clube Famalicão, muito foi dito nestes dias até por altas individualidades do nosso país, nomeadamente o Presidente da Liga Portugal e o Secretário de Estado do Desporto.

Lamentando profundamente a situação vivida pela criança, que não merecia a exposição a que esteve sujeita e à qual o nosso clube é totalmente alheio, como explanaremos adiante, comunicamos:

1 – Da relação com adeptos – O Futebol Clube Famalicão recebe com cordialidade os adeptos visitantes, cumpre a lei e os regulamentos e é conhecido pela forma como trata não só os seus adeptos, mas também quem nos visita com diversos exemplos ao longo dos anos. Acima de tudo, cabe-nos a proteção dos nossos adeptos, da nossa cidade, do bom nome do concelho. Juntos, com os nossos, construímos um clube conhecido pela paixão e fervor pelas suas cores e não abdicaremos nunca de lutar para que os nossos adeptos vivam este amor de perdição de uma forma tão apaixonada como a forma como sentimos o clube.

2 – Especificidades do Estádio – O Estádio Municipal de Famalicão, propriedade da Câmara Municipal de Famalicão, está setorizado com duas zonas destinadas ao público visitante, nas quais são permitidos adereços do clube visitante. Bem visível foi a mancha vermelha presente naquela bancada, onde não se encontravam, neste caso concreto, o pai e a criança. Nesse sentido, ao pai da criança foi transmitido pelos assistentes de recinto desportivo (ARD’s) e pela PSP a impossibilidade de aceder com adereços da equipa visitante a uma bancada que não a afeta ao público visitante. Quando informado das condições de acesso e permanência no estádio (nas quais se inclui a permissão de utilização de adereços visitantes exclusivamente no setor visitante) pelo assistente de recinto desportivo no primeiro ponto de controlo antes da entrada, o pai da criança optou por retirar a camisola alusiva ao clube visitante do corpo do filho, expondo-o em tronco nu, o qual podemos atestar através dos elementos da segurança privada e segurança pública presentes no local assim como pela gravação de videovigilância do evento, não procurando uma alternativa para o seu acesso àquela bancada no cumprimento dos dispositivos regulamentares e legais.

Cumpre-nos ainda esclarecer que o acesso do pai e do respetivo filho ao setor afeto à equipa visitada foi efetivado através de convites regulamentares, na medida em que apenas os sócios do Futebol Clube Famalicão poderiam adquirir bilhete para o referido setor do Estádio Municipal de Famalicão.

Também o Relatório dos Delegados da Liga Portugal não relata qualquer incidente em matéria de segurança, tendo o Futebol Clube Famalicão sido, inclusivamente, felicitado pela equipa de Delegados da Liga presente no referido jogo por esse facto. Um sentimento que adquire maior dimensão e importância dado terem sido elogios prestados pelos delegados com melhor pontuação nas duas últimas temporadas desportivas, a quem é reconhecida elevada competência e igual exigência no cumprimento de todos os deveres.

3 – A atuação dos ARD´S e PSP – No estrito cumprimento do citado regulamento, os elementos destas entidades tiveram um cumprimento exemplar das funções para as quais estavam contratadas. Como nota, acresce que foi o maior contingente policial jamais visto no nosso estádio, por decisão única e exclusiva da Polícia de Segurança Pública, destacando-se que não houve nenhuma ocorrência a nível de segurança.

4 – Posição da Liga Portugal e do Secretário de Estado do Desporto – Exigimos um pedido de desculpa formal por parte do Dr. Pedro Proença, representando a Liga Portugal, e do Dr. João Paulo Correia, representando o Governo, pelas posições assumidas de uma forma extemporânea e ofensiva para a honra e bom nome do nosso clube. Todos os factos ocorridos estão contemplados no regulamento de segurança e de utilização dos espaços de acesso público, nomeadamente no seu artigo 28 número 2 para a época desportiva 22/23 que passamos a transcrever – “Apenas é permitida a entrada e a utilização de adereços da equipa visitante nos setores B0 e B1 reservada aos seus adeptos”. Preside a esta norma um estrito critério de segurança. Bem sabiam, porque não podem desconhecer este regulamento aprovado pelas entidades que superiormente dirigem.

Aguardamos serenamente pelo pedido de desculpas formal de quem gravemente ofendeu este clube quando tinha o dever de defendê-lo, com a certeza que nada nos desviará do caminho de fazer do Futebol Clube Famalicão um clube cada vez maior.

https://www.fcfamalicao.pt/comunicado-7/

• Like 3

Compartilhar este post

Link para o post

Tudo muito bonito mas ao menos esta história pode servir para pôr os pontos nos is relativamente ao assunto. Essas regras são legais? Até de um ponto de vista constitucional? Que direitos se visam proteger com a sua implementação? Há choque de direitos fundamentais? Se sim, como resolver?

Citação de BrunoCardoso, há 3 horas:

Louvo-te a persistência e concordo plenamente, todos deviam ser punidos, seja no Bessa, em Guimarães, na Luz, no Dragão ou em Alvalade.

306165557_5797393496937411_7334234911778

Tu és muito engraçado. Se defendes o que pretensamente defendes, porque colocas essa notícia, apenas e tão só? É que 2014 não fica longe para saber que um grupo de vitorianos, vendo adeptos com camisolas do Sporting pela frente, decidiu espetar-lhes umas facadas. E como os adeptos do teu clube, também os há no meu ou em qualquer outro. Mas esta seletividade é deveras muito engraçada.

Editado por Duda34

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
Entre para seguir isso  

• Criar Novo...