Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
pedritsh

[Mundial 2022] Portugal 3-2 Gana (RF)

Publicações recomendadas

Citação de Tio Hans, há 1 hora:

Nós é que nos ver fdds para ganhar ao uruguai a jogar tão mal e tão a medo.

Este Uruguai é miserável. Vão conseguir esconder isso porque vai ser jogo de muita luta e muitos duelos, mas não jogam 1/10 do Uruguai das edições anteriores.

• Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post

O Uruguai de 2018 também não jogava grande coisa e eliminou-nos. Mas tinham a vantagem de ter um Cavani e Suarez mais novos 4 anos.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Lewan, há 13 minutos:

O Uruguai de 2018 também não jogava grande coisa e eliminou-nos. Mas tinham a vantagem de ter um Cavani e Suarez mais novos 4 anos.

Acho que mostraram mais nos jogos anteriores. O grupo também naquela altura era mais fácil com Arábia Saudita (bem fraquinha diga-se), o Egito com 0 pontos e a Rússia que até surpreendeu e jogava em casa mas é a Rússia. Temos melhor seleção mas claro que ambas as seleções conseguem jogar mais que demonstraram.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ricardo Pinto, há 2 horas:

Gana pior equipa do mundial? Este pessoal nunca viu futebol na vida.

este é o pior Gana de que lembro

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de smashing_pumpkin , há 5 horas:

Porque o Canadá comer 3 da bélgica seria um dia normal. Porque os jogadores vão ao mundial pelo desporto. Já a nossa selecção, que nunca passou de uma meia-final (onde apenas esteve 2 vezes) e tem caído quase sempre cedo, tem jogadores que a colocam facilmente no lote dos favoritos. E toda a gente ali sabe isso. Que é imperdoável não ganhar ao Gana e não fazer 9 pontos neste grupo e que tudo o que não seja a final fica aquém da capacidade individual da maioria dos nossos jogadores.

No fundo é a mesma coisa que o Paulinho no Sporting (e tantos outros na subida de nível), mas a n´vel colectivo. As expectativas pesam.

Ok eu admito que possa haver algum peso psicológico das expetativas, entendo isso, mas se fosse assim não podia haver seleções talentosas a se estrearam como vencedoras. A Espanha já teve um bloqueio semelhante e libertou-se completamente disso em 2008. Nós até já tivemos um momento equivalente, em 2016, não foi bem a mesma coisa porque não jogamos um crl mas deveria ter desbloqueado até certo ponto.

Se existe um bloqueio psicológico, cria-se um modelo de jogo que ajude aos jogadores ganharem confiança, cria-se automatismos. É assim que funciona nas equipas seja clubes ou seleções que ultrapassam estes bloqueios. Um bloqueio até pode ser um factor mas não iliba responsabilidades de quem gere o grupo.

Compartilhar este post

Link para o post

Vi agora com atenção a reação do Ronaldo com o Diogo.

Grande. Capitão é isto, bem Ronaldo. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de noikeee, há 13 horas:

Esse argumento do peso da história para mim não explica tudo, pode dar um certo contexto emocional mas não é tudo.

Se fosse assim não era possível o Canadá entrar a massacrar a Bélgica durante meia hora, uma equipa que não ia a mundiais desde o ano que eu nasci há 36 anos atrás, a dominar o jogo contra um favorito desde início, a Arábia Saudita fazer o que fez, ou o Japão virar um jogo e logo contra um favorito, coisa que nunca tinha feito na sua história.

Agora fiquei baralhado. Ou somos dos melhores do mundo ou comparáveis ao Canadá, Arábia ou Japão.

Momentos desses, de superação, também já tivemos uns quantos. Por exemplo, a vitória sobre o Brasil em 66 é comparável ao feito da Arábia e do Japão.

Ainda se a comparação fosse na ótica de que não somos os únicos com dificuldades em segurar resultados mesmo jogando contra equipas mais fracas. E aí podia-se falar da Argentina e da Alemanha.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Descartes, há 7 minutos:

Agora fiquei baralhado. Ou somos dos melhores do mundo ou comparáveis ao Canadá, Arábia ou Japão.

Momentos desses, de superação, também já tivemos uns quantos. Por exemplo, a vitória sobre o Brasil em 66 é comparável ao feito da Arábia e do Japão.

Ainda se a comparação fosse na ótica de que não somos os únicos com dificuldades em segurar resultados mesmo jogando contra equipas mais fracas. E aí podia-se falar da Argentina e da Alemanha.

Então o truque é

ou a) não tens jogadores de jeito, como o Canadá, Arábia ou Japão, e assim podes te superar psicologicamente

ou b) és uma seleção que já ganhou coisas como Brasil, Espanha, França, e assim já tás habituado a ganhar.

O que não podes ser é c) teres jogadores de jeito e nunca teres ganho coisas (porque parece que para ti um Europeu não conta), como nós, porque isso pesa no psicológico. Esclarecido. Estamos condenados então eternamente a perdermos para sempre, até voltarmos a não ter jogadores de jeito. Aí já podemos ganhar outra vez.

Editado por noikeee
  • Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

Recomendo muito a verem a peça da SIC sobre o Ronaldo e jogo da seleção que passou as 21:11 no telejornal.

Ja puxei atrás duas vezes para confirmar que era mesmo real.

Isto é ouro.

• Like 2

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de La Flame, há 51 minutos:

Recomendo muito a verem a peça da SIC sobre o Ronaldo e jogo da seleção que passou as 21:11 no telejornal.

Isto é ouro.

Eu a pensar que era alguma coisa de jeito, fui puxar para trás...e valeu mesmo a pena. Obrigado pela dica

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de noikeee, há 29 minutos:

Então o truque é

ou a) não tens jogadores de jeito, como o Canadá, Arábia ou Japão, e assim podes te superar psicologicamente

ou b) és uma seleção que já ganhou coisas como Brasil, Espanha, França, e assim já tás habituado a ganhar.

O que não podes ser é c) teres jogadores de jeito e nunca teres ganho coisas (porque parece que para ti um Europeu não conta), como nós, porque isso pesa no psicológico. Esclarecido. Estamos condenados então eternamente a perdermos para sempre, até voltarmos a não ter jogadores de jeito. Aí já podemos ganhar outra vez.

E agora sou acusado de não considerar a importância da conquista de um Europeu. É uma originalidade reconfortante para quem é sistematicamente acusado de dar demasiada importância à conquista do Europeu para defender o selecionador.

Como parece que ainda não percebeste, eu vou referir a minha tese novamente: Portugal sempre teve bons jogadores. Pelo menos desde a década de 50. Umas gerações melhores, outras piores, mas sempre teve jogadores de topo. Sempre teve seleções em que os seus valores individuais perspetivavam grandes feitos ou, pelo menos, presenças meritórias nos maiores palcos. E, tirando algumas exceções, ficamos habitualmente aquém das expetativas. Isso cria uma pressão adicional que as nossas seleções, ao longo dos anos, têm dificuldade em superar. Gera descontrolo emocional, perdas inadmissíveis de concentração em momentos chave. O tal medo irracional que a história se repita como aconteceu com os seus "pais" e os seus "avós". É algo intrínseco aos jogadores, equipas técnicas, estrutura federativa e adeptos.

Pode-se dizer que é responsabilidade do treinador. Eu não embarco nessa ideia por duas razões: porque já observei esta atitude inúmeras vezes com treinadores diferentes e porque foi com este selecionador que ultrapassámos esse "fado lusitano" e alcançámos títulos importantes.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de La Flame, há 58 minutos:

Isto é ouro.

Carago não estou em casa. É ouro por ser boa ou boa no sentido de ser cringe à lá Nuno Luz?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de rcoelho14, há 6 minutos:

Carago não estou em casa. É ouro por ser boa ou boa no sentido de ser cringe à lá Nuno Luz?

Nuno Luz maior artista português

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de rcoelho14, há 8 minutos:

O que é que achas? 😂

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Descartes, há 13 minutos:

E agora sou acusado de não considerar a importância da conquista de um Europeu. É uma originalidade reconfortante para quem é sistematicamente acusado de dar demasiada importância à conquista do Europeu para defender o selecionador.

Como parece que ainda não percebeste, eu vou referir a minha tese novamente: Portugal sempre teve bons jogadores. Pelo menos desde a década de 50. Umas gerações melhores, outras piores, mas sempre teve jogadores de topo. Sempre teve seleções em que os seus valores individuais perspetivavam grandes feitos ou, pelo menos, presenças meritórias nos maiores palcos. E, tirando algumas exceções, ficamos habitualmente aquém das expetativas. Isso cria uma pressão adicional que as nossas seleções, ao longo dos anos, têm dificuldade em superar. Gera descontrolo emocional, perdas inadmissíveis de concentração em momentos chave. O tal medo irracional que a história se repita como aconteceu com os seus "pais" e os seus "avós". É algo intrínseco aos jogadores, equipas técnicas, estrutura federativa e adeptos.

Pode-se dizer que é responsabilidade do treinador. Eu não embarco nessa ideia por duas razões: porque já observei esta atitude inúmeras vezes com treinadores diferentes e porque foi com este selecionador que ultrapassámos esse "fado lusitano" e alcançámos títulos importantes.

E o meu argumento é que isso até pode existir mas é apenas um de inúmeros fatores e não explica tudo nem de perto nem de longe.

Para mim o treinador que ultrapassou o "fado lusitano" nem sequer foi o FS. Foi o Scolari que nos meteu numa final de Europeu e numa meia-final de Mundial em 2 torneios consecutivos. O Scolari com o passar dos anos, depois foram-se fazendo notar mais claramente os defeitos, mas pelo menos jogava com ambição. Essa equipa era por vezes emocionalmente descontrolada mas não tinha medo. Esta tem.

A minha opinião é que o FS é um excelente gestor do grupo fora do campo e até tem alguma ideia base tática decente em termos de formação no papel, mas depois é demasiado reativo e cauteloso e isso passa para o campo. Isto é mau tanto psicologicamente como tacticamente. Com o FS já jogamos em 4-4-2 losango, 4-4-2 clássico, 4-3-3 e 4-2-3-1, são demasiadas formações diferentes, e mais do que formação no papel, não há princípios de jogo bem estabelecidos que tu notes nos padrões que os jogadores utilizem em campo (após 8 anos de trabalho!!!!). Compara com a Espanha do Luis Enrique ou a Itália do Mancini do último Euro.. eles têm algumas vantagens (Espanha muitos jogadores da formação do Barcelona) mas não estou nada convencido que nós estejamos muito atrás em qualidade dos jogadores. O que essas equipas tem que nós não temos é automatismos em campo, um modelo de jogo claro e bem estabelecido nas trocas de bola que os jogadores possam aplicar em piloto automático quando os nervos tomam conta. Na nossa equipa é tudo demasiado diferente dum jogo para o outro, e tudo demasiado na fé e no que cada jogador faz individualmente. E isso até podia funcionar há 20 anos mas ficou parado no tempo nessa altura, o nível é outro agora.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de La Flame, há 1 hora:

Isto é ouro.

Ouro 😂

Mas a última parte da reação do banco ao lance do Diogo foi igual à minha, caiu-me tudo. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Dragao Funchal, há 7 horas:

Não estou admitir que são os piores a nível de jogadores, individualmente não o devem ser certamente.

Mas para todos os efeitos são os piores no ranking da fifa, seja uma visão redutora para ti ou para o ze a mim não me interessa. Estão la como piores.

E ja chega de offotpic

Ou seja, não são os piores, embora sejam os piores como tu "referiste e muito bem", mas não é que sejam os piores apesar de serem, de facto, os piores.

Assim já não fico admirado por não teres percebido um crl do que leste.

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de noikeee, há 45 minutos:

E o meu argumento é que isso até pode existir mas é apenas um de inúmeros fatores e não explica tudo nem de perto nem de longe.

Para mim o treinador que ultrapassou o "fado lusitano" nem sequer foi o FS. Foi o Scolari que nos meteu numa final de Europeu e numa meia-final de Mundial em 2 torneios consecutivos. O Scolari com o passar dos anos, depois foram-se fazendo notar mais claramente os defeitos, mas pelo menos jogava com ambição. Essa equipa era por vezes emocionalmente descontrolada mas não tinha medo. Esta tem.

A minha opinião é que o FS é um excelente gestor do grupo fora do campo e até tem alguma ideia base tática decente em termos de formação no papel, mas depois é demasiado reativo e cauteloso e isso passa para o campo. Isto é mau tanto psicologicamente como tacticamente. Com o FS já jogamos em 4-4-2 losango, 4-4-2 clássico, 4-3-3 e 4-2-3-1, são demasiadas formações diferentes, e mais do que formação no papel, não há princípios de jogo bem estabelecidos que tu notes nos padrões que os jogadores utilizem em campo (após 8 anos de trabalho!!!!). Compara com a Espanha do Luis Enrique ou a Itália do Mancini do último Euro.. eles têm algumas vantagens (Espanha muitos jogadores da formação do Barcelona) mas não estou nada convencido que nós estejamos muito atrás em qualidade dos jogadores. O que essas equipas tem que nós não temos é automatismos em campo, um modelo de jogo claro e bem estabelecido nas trocas de bola que os jogadores possam aplicar em piloto automático quando os nervos tomam conta. Na nossa equipa é tudo demasiado diferente dum jogo para o outro, e tudo demasiado na fé e no que cada jogador faz individualmente. E isso até podia funcionar há 20 anos mas ficou parado no tempo nessa altura, o nível é outro agora.

De trás para a frente:

Não vou comentar em pormenor o último parágrafo porque até concordo na generalidade com o que disseste. Não considero, nunca considerei, o Fernando Santos como a última bolacha do pacote. Reconheço facilmente as suas limitações, principalmente quando destacas o seu caráter reativo e cauteloso. Fico tão furioso como qualquer dos que o atacam constantemente quando noto que ele se está a preocupar mais com a forma como imagina que os adversários vão jogar do que em obrigar os outros a adaptarem-se ao nosso jogo (ou ao que poderia ser o nosso jogo caso ele fosse mais atrevido e tivesse menos receio em arriscar). Isso nota-se mais na escolha dos jogadores para o onze inicial ou como reage às ocorrências dos jogos, do que propriamente no sistema de jogo escolhido. Acho também que é pouco versátil no que respeita a tirar dos jogadores o melhor que eles podem dar, preferindo, pelo contrário, que os jogadores respondam a posicionamentos e movimentos que lhes são mais estranhos. Mas como também não acho que ele seja tão mau como o pintam, sinto-me obrigado a juntar-me aos poucos que ainda lhe vão dando o benefício da dúvida.

Quanto ao segundo parágrafo assino por baixo e já o referi aqui mais do que uma vez: o nosso estigma começou a ser ultrapassado com o Scolari.

E quanto ao primeiro parágrafo, é óbvio que não explica tudo. É apenas, na minha discutível opinião, um fator fundamental na explicação. Se explicasse tudo os resultados seriam sempre os mesmos. E não são. Não faltam exemplos em que conseguimos controlar as vantagens em momentos decisivos. Que raio, fomos campeões europeus, ganhámos a Liga das Nações, temos conseguido assegurar sempre as qualificações para as fases finais desde 2000. Claro que houve inúmeros jogos em que a tremideira não aconteceu ou, pelo menos, passou mais despercebida. Aliás, este jogo contra o Ghana é bom exemplo disso. Não fosse aquela burrada do Cancelo teríamos, com certeza, controlado o 3-1 até ao final do jogo e hoje não estaríamos aqui com esta conversa. Não foi o "fado" que obrigou o Cancelo a errar. Mas o erro do Cancelo ressuscitou os fantasmas.

Editado por Descartes

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Longineu, há 2 horas:

O que é que achas? 😂

Tinha esperança que fosse algo em condições, mas é a SIC e existe o Nuno Luz, por isso é que a esperança era pequenina 😂

Compartilhar este post

Link para o post

Já me dói a barriga de tanto rir, já vi isto 10 vezes. Todas as reacções são hilariantes.

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...