Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Lebohang

Addio, adieu, aufwiedersehen, goodbye Fernando Santos

Publicações recomendadas

Cheira me que o tal adjunto português é o Tiago Mendes. Adjunto do Simeone no Atlético, fala Espanhol, experiência internacional, sem grande currículo como treinador e julgo que já treinou na Federação.

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Prata, Agora:

Cheira me que o tal adjunto português é o Tiago Mendes. Adjunto do Simeone no Atlético, fala Espanhol, experiência internacional, sem grande currículo como treinador e julgo que já treinou na Federação.

E estagiou num clube chamado Vitória, penso eu.

(Sim, pode-se considerar aquilo um estágio ahahah)

  • Like 2

Compartilhar este post


Link para o post

pior coisa da contrataçao é q vamos ter 4 anos dos jornalistas a traduzirem o "mucha ilusion" como "muita ilusão"

  • Like 2

Compartilhar este post


Link para o post

Já saiu o comunicado do Chega a dizer que os emigrantes estão a roubar empregos aos portugueses? 

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Lebohang, há 27 minutos:

Já saiu o comunicado do Chega a dizer que os emigrantes estão a roubar empregos aos portugueses? 

 

  • Like 7

Compartilhar este post


Link para o post

O Rui Jorge é nos Sub-21 que gosta e prefere estar. Tirando ele e os "cromos repetidos" que já tiveram na seleção e com perfil de selecionador -  por já terem experiência nessa função - não havia muitas opções disponíveis. 

O Paulo Sousa ficou queimado após a saída da Polónia. O Jorge Jesus é mais treinador do dia a dia do que selecionador de 3 em 3 meses. AVB, Bruno Lage ou Abel ainda é cedo demais e o Rui Vitória começou recentemente no Egito.

O único que seria bem-vindo e que não se importaria com a mudança de funções treinador/selecionador está com contrato até 2024 com a Roma. Quem sabe no futuro.

Optaram por trazer o ex-selecionador belga. Bélgica que até tem conseguido apuramentos para as fases finais tranquilos, permaneceu como líder no ranking da FIFA vários meses. Tirando este Mundial, até tem tido desempenhos nas fases finais QB, inclusive, foi a Bélgica que atirou Portugal para fora do Euro'20.

Compartilhar este post


Link para o post

quero ver depois num domingo de inverno à noite em tondela

Compartilhar este post


Link para o post

O Sr. Dr. Rui Rio está coberto de razão: era mesmo preciso contratar um técnico estrangeiro careca quando temos na mesma situação capilar um antigo campeão nacional e um treinador experiente na pessoa de Jaime Pacheco? 

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de JP_, há 30 minutos:

 

Curiosamente o maior vínculo que houve entre seleção e adeptos deve ter sido com um treinador brasileiro em 2004, muito por culpa do euro ser em Portugal, mas pela maneira de estar do Scolari. 

  • Like 2
  • Concordo! 10

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Jimpo, há 14 minutos:

Curiosamente o maior vínculo que houve entre seleção e adeptos deve ter sido com um treinador brasileiro em 2004, muito por culpa do euro ser em Portugal, mas pela maneira de estar do Scolari. 

E foi o único seleccionador que se chegou à frente para "djifender o minino"...

  • Like 1

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de noikeee, há 7 horas:

Ele já jogou em 4-2-3-1 no passado, parece-me mais ou menos óbvio que vai ser isso. Tou à espera de algo do género:

Diogo Costa

Nuno Mendes, Rúben Dias, António Silva, Cancelo

Palhinha, Vitinha

Leão, Bruno, Bernardo 

Gonçalo Ramos

Este 11 tem a cara dele, jogar para dominar o jogo. 

Se é para colocar o defesa esquerdo à esquerda no texto, sejam coerentes e coloquem o GR em baixo e os avançados em cima. Assim não faz sentido.

 

Citação de Poeira, há 6 horas:

@Descartes, antes de comentar, és a favor de espanhóis a comandar a selecção?

É só para saber se vou ter algum aliado nos próximos anos 😅

Neste momento em que nos encontramos é o único aspeto que me impede de apoiar convictamente a escolha. Sou do tempo em que "De Espanha nem bom vento nem bom casamento"! Não me recordo de nenhuma situação em que tivemos espanhóis a comandar qualquer coisa que dissesse respeito a Portugal que não tenha corrido mal.

Isto não é xenofobia. É ciência.

  • Like 8

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de BrunoCardoso, há 2 horas:

019c1bf7a4b80ff3755b660da6928e9b.jpg

Bem vindo, Mister. 🇵🇹

Já vi hoje muita gente com esta imagem, e não entendo. É que ele é bem o oposto ao Fernando Santos. 

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Descartes, há 23 minutos:

Se é para colocar o defesa esquerdo à esquerda no texto, sejam coerentes e coloquem o GR em baixo e os avançados em cima. Assim não faz sentido.

Tou no telefone e escrevi os jogadores à medida que ia me lembrando. Lamento que tenha feito trigger ao teu OCD

Compartilhar este post


Link para o post

Dizem que temos dos melhores treinadores do Mundo mas ainda estou a espera de ver um post com os tais dito cujos.

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de noikeee, há 13 minutos:

Tou no telefone e escrevi os jogadores à medida que ia me lembrando. Lamento que tenha feito trigger ao teu OCD

giphy.gif?cid=790b76113f8131184089d6e0f4

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Lage_Effect, há 25 minutos:

Dizem que temos dos melhores treinadores do Mundo mas ainda estou a espera de ver um post com os tais dito cujos.

Não digas isso, o Pedro Martins e o Nuno Espírito Santo só não aceitaram treinar a seleção porque assinaram recentemente com clubes da Arábia. 

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Keef, há 3 minutos:

Não digas isso, o Pedro Martins e o Nuno Espírito Santo só não aceitaram treinar a seleção porque assinaram recentemente com clubes da Arábia. 

se o jogador que vai para arábia pode ir à selecção porque não um treinador que vai para lá?

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Fajo, há 43 minutos:

Já vi hoje muita gente com esta imagem, e não entendo. É que ele é bem o oposto ao Fernando Santos. 

Ainda hoje ouvi o Tadeia dizer que é do mesmo estilo do Fernando Santos. 

Já eu acho positivo não termos um selecionador com vícios do tugão e sem ligações a empresários (aparentemente).

Espero que seja a oportunidade para jogadores como o Vitinha, António Silva, Gonçalo Inácio e outros conquistarem o seu espaço. A seleção precisa de uma reformulação e um treinador estrangeiro acaba até por ser uma solução interessante.

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Pedro_Y2J, há 21 minutos:

Ainda hoje ouvi o Tadeia dizer que é do mesmo estilo do Fernando Santos. 

Hahahaha wtf

Opa pessoal que não acompanha lá muito isto e olha só aos resultados ainda entendo. "Tinha boa equipa e não ganhou nada", etc. Mas um comentador cujo trabalho é debater futebol?

A cara dum é o cu doutro. O Martinez não tem nada a ver com o FS. Passamos 8 anos a pedir que a selecção arriscasse mais e trocasse melhor a bola, daqui a um ano tamos aqui é a pedir para a selecção defender melhor.

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de noikeee, há 1 hora:

Hahahaha wtf

Opa pessoal que não acompanha lá muito isto e olha só aos resultados ainda entendo. "Tinha boa equipa e não ganhou nada", etc. Mas um comentador cujo trabalho é debater futebol?

A cara dum é o cu doutro. O Martinez não tem nada a ver com o FS. Passamos 8 anos a pedir que a selecção arriscasse mais e trocasse melhor a bola, daqui a um ano tamos aqui é a pedir para a selecção defender melhor.

É pior a defender que o Nandinho?
É que apesar de sermos super defensivos, éramos horríveis a defender. Tínhamos uma média de golos sofridos superior a 1 golo por jogo em grandes competições, a qualquer momento havia o feeling que iamos mamar 1 golo

  • Concordo! 1

Compartilhar este post


Link para o post

Vamos lá então comentar isto.

O meu 1º post neste tópico identificava 3 caminhos possíveis a escolher por parte do Fernando Gomes. Identifiquei o 3º caminho como o único que considerei aceitável.

Aqui fica para quem não leu ou já não se lembra:

Citação

 

CAMINHO 3

O mandato da atual direção da FPF termina em 2024. A continuidade do Fernando Santos é inadmissível. O Fernando Gomes sabe que a Federação vai continuar a existir mesmo sem ele a presidir. E tem consciência que se exige dele que acautele o futuro sem pensar apenas nos seus próprios interesses. Mesmo sabendo que só estará lá por mais 2 anos, há que definir e implementar uma estratégia a médio/longo prazo. Há que começar, desde já, a preparar o próximo mundial, o próximo ciclo de 4 anos, olhar para 2026 (sem prejuízo, naturalmente, de prever uma avaliação intercalar em 2024). Há que definir um perfil de selecionador adequado face ao leque de jogadores que dispomos, ao futebol que podemos e devemos praticar, aos objetivos que pretendemos atingir.

E aí as possibilidades são múltiplas. Desde o Rui Jorge (com renovação de contrato estendendo-o até 2026), um treinador português disponível para assumir essas funções, um treinador estrangeiro, um consagrado, o que ele entender ser melhor. Com o foco em 2026.

É a opção que mais me agrada. E a mais difícil de tomar. Envolve o despedimento do Fernando Santos com pagamento de cláusula indemnizatória e eventuais acusações de ingratidão. Envolve a escolha de novo selecionador sujeitando-se aos comentários mais ou menos mordazes da panóplia de comentadores encartados que crescem como cogumelos neste país (do Marcelo às manas Kátia e Elma) e a eventual crítica por condicionar o trabalho do seu sucessor. É a vida... Há momentos em que quem ocupa determinadas posições tem que decidir com o poder que lhe é conferido pelo lugar que ocupa. Se fosse só festas e romarias qualquer um poderia lá estar.

 

 

Tenho, assim, que aplaudir a decisão da Federação. Aponta o foco para um ciclo de 4 anos (a confirmar-se que o contrato com o Martinez é até 2026); baseou a sua escolha num perfil de selecionador face ao leque de jogadores disponíveis (foi o Fernando Gomes que o disse); identificou claramente objetivos audazes (meias finais do Europeu e posicionamento entre os favoritos para o mundial).

Das várias hipóteses que eu elenquei, a opção recaiu num treinador estrangeiro. Não vou discutir se foi boa ou má opção face às características do indivíduo ou do futebol que gosta de praticar ou dos resultados obtidos no passado. Isso pouco me importa. Gosto que seja um treinador com experiência a trabalhar com seleções (por mais que custe a muitos é, de facto, um trabalho muito diferente do que é exercido nos clubes). Gosto que seja um treinador com algum estatuto (a autoridade e o seu exercício é fundamental). Gosto que seja relativamente jovem e, por consequência, ambicioso. Gosto que seja alguém que tem muito a ganhar se tiver sucesso com a seleção portuguesa.

Ser estrangeiro tem vantagens e desvantagens.

Tem a vantagem de não ter anticorpos por "ser" benfiquista, portista ou sportinguista. Tem a vantagem de não ter favores a prestar a empresários, dirigentes, jornalistas ou comentadores encartados. Tem a vantagem de poder exercer as suas funções com total autonomia. Tem a vantagem de poder avançar com uma renovação de nomes sem dar demasiada importância a suscetibilidades que podem ser feridas. Tem a vantagem de não conhecer o César Mourão.

Tem a desvantagem de gerar desconfianças imediatas em grupos mais ou menos organizados, a começar pela Associação Nacional de Treinadores de Futebol (o que pode ser um descanso para o Rúben Amorim); tem a desvantagem de estar obrigado a causar uma boa primeira impressão; tem a desvantagem de não conhecer devidamente o meio e as armadilhas com que se vai deparar. Em suma, tem a desvantagem decorrente das vantagens que acima identifiquei. Resta saber para onde vai pender o prato da balança e aí, tal como sucedeu com o Scolari, são os resultados que o vão ditar.

Espero, sinceramente, que esta escolha resulte igualmente no afastamento pacífico e digno do Cristiano Ronaldo (e do Pepe). É o primeiro grande teste do Martinez. E foi este, na minha opinião, o fator decisivo na escolha de um treinador estrangeiro. De facto, no universo de treinadores portugueses, só o Mourinho teria condições e autoridade para afastar o CR7 da seleção. Um estrangeiro é mais fácil. Até porque não tem obrigação nenhuma de se justificar perante as Elmas e Kátias que por aí andam.

 

Como última nota, correndo o risco de me repetir, só é pena que seja espanhol...

  • Like 9
  • Concordo! 3

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de noikeee, há 1 hora:

Hahahaha wtf

Opa pessoal que não acompanha lá muito isto e olha só aos resultados ainda entendo. "Tinha boa equipa e não ganhou nada", etc. Mas um comentador cujo trabalho é debater futebol?

A cara dum é o cu doutro. O Martinez não tem nada a ver com o FS. Passamos 8 anos a pedir que a selecção arriscasse mais e trocasse melhor a bola, daqui a um ano tamos aqui é a pedir para a selecção defender melhor.

E se a seleção defender mal, qual é o problema de pedir para a seleção defender melhor?

Compartilhar este post


Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

×
×
  • Criar Novo...