Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Banks29

[FM 2024] Football Manager 2024: Reações

Publicações recomendadas

Maltinha, iniciei um Pentagon Challenge na versão Mobile, tenho estado a partilhar no EMEM e deixo aqui para quem tiver interesse acompanhar também, já que imagino que a maioria de vós não passa por lá.

(e aproveito para vos convidar a darem lá um saltinho, houve um mini boom de bons saves nas últimas semanas e há coisas boas a ser feitas por lá)

Então, estou a fazer um Pentagon Challenge no Mobile. Esta versão light do jogo é muito limitada e torna difícil a execução deste desafio, que como sabem implica vencer as Ligas dos Campeões em cinco continentes.

Desde logo porque no Mobile há continentes que só têm uma Liga jogável: África (só tem África do Sul) e América do Sul (só há a Liga argentina).

Depois, porque o jogo permite ativar um máximo de cinco Ligas e essas não podem ser alteradas ao longo de todo o save.

E por fim, porque um save no Mobile tem o limite máximo de 30 anos de duração. Isto implica que terei de vencer as Ligas dos Campeões em cinco continentes nesse período.

946iqOr.jpeg

Estes foram os cinco países que escolhi.

Argentina e África do Sul foram obrigações por serem os únicos dos seus continentes.

Austrália escolhi porque é uma Liga estranha para os nossos padrões e representa um desafio diferente do habitual.

México é um campeonato interessante até na realidade, imagino que no Mobile também o seja, e claro, não poderia deixar Portugal de fora.

Quanto ao primeiro clube, escolhi...

UdENvZP.jpeg

... os Perth Glory.

É um desafio difícil dentro do próprio desafio. Os Perth Glory estão em muito mau estado na atualidade e andam a arrastar-se nos últimos lugares.

Na verdade a escolha original até eram os Wellington Phoenix por serem a única equipa neo-zelandesa na A-League, mas por esse motivo não podem participar nas competições asiáticas.

Virei-me então para os The Glory , representantes da cidade de Perth, cujos 2 milhões de habitantes vivem numa das cidades mais remotas do mundo - a cidade mais próxima, Adelaide, está a cerca de 2 mil quilómetros de distância.

3VMxDRb.jpeg

É uma equipa com reputação modesta. As 2,5 estrelas numa escala de 0 a 5 são mais ou menos o patamar do Amora e de equipas da Liga 3. Yap.

De qualquer forma, os Perth Glory já foram campeões australianos duas vezes - em 2003 e 2004 - e são uma espécie de gigantes adormecidos.

Na realidade ficaram em 2023/24 em 12º lugar na A-League, o que mostra o quão modesto é o seu plantel na atualidade.

A equipa não tinha um único observador ou fisioterapeuta - que raio de equipa profissional não tem departamentos médicos e de scouting? Depois de resolvido esse problema, enviei os observadores em busca de jogadores.

Acabei por trazer apenas quatro reforços - três argentinos e um australiano, todos a custo zero - e foi com eles e a equipa original que disputámos a Fase Regular.

Esta Fase Regular tem 26 jornadas. As 12 equipas jogam entre si, casa e fora, ao longo de 22 jornadas, e depois há mais 4 jornadas em que defrontamos 4 equipas aleatórias uma terceira vez.

Os dois primeiros classificados apuram-se para as Meias-Finais. As equipas entre o 3º e o 6º lugar defrontam-se nos Quartos-de-Final. Se estiverem a pensar que parece a Major League Soccer, sim, é basicamente isso.

hMqKanh.jpeg

GC6VqSp.jpeg

Para minha surpresa, conseguimos terminar a Fase Regular na 2ª posição. A meio da época estávamos a 10 pontos dos Melbourne Victory e ainda recuperámos até ficar a 1 ponto deles no final.

Com isto fomos às Meias-Finais. Apanhámos pelo caminho os Melbourne City, 5ºs classificados na Fase Regular, em cuja fase defrontámos três vezes, vencendo uma vez e empatando outras duas.

GOVKeMX.jpeg

YdctN0x.jpeg

Despachámo-los com duas vitórias 2-1 para um agregado 4-2.

O meu goleador Adam Taggart foi a figura da eliminatória. Marcou cinco golos, mas como dois deles foram anulados pelo VAR apenas três contaram, e ainda desperdiçou uma grande penalidade.

Seja como for, foi decisivo para o nosso apuramento para a Grande Final.

Esta Grande Final seria disputada apenas a uma mão e calhou ser no nosso estádio - presumo que por termos terminado à frente do nosso adversário na Fase Regular.

Com isto já estou a dar a entender que os vencedores da Fase Regular, os Melbourne Victory, falharam o apuramento para a Grande Final. Perderam com os Brisbane Roar. Seriam estes os nossos adversários.

h3OYPqp.jpeg

gBdqu4C.jpeg

y9lLYVV.jpeg

Vencemos e convencemos na final e Perth festeja um título dos The Glory pela primeira vez em 19 anos!

Foi uma surpresa. Não imaginei que com a minha equipa de pernetas pudesse disputar o título logo na primeira temporada, mas acabou por acontecer mesmo.

jJnd8C1.jpeg

Se virem as estatísticas, muito disto aconteceu graças à eficácia do ponta-de-lança internacional australiano de 30 anos Adam Taggart, que já fazia parte do plantel original.

Além dele, os reforços Alex Gersbach (lateral esquerdo), Agustín Metz (médio) e Tomás Cadena (avançado direito) foram fulcrais, tendo acrescentado qualidade a uma equipa modesta - sem eles teria sido difícil vencer isto.

E agora o plot twist: fui campeão australiano e não conquistei o apuramento para a AFC Champions League. Porquê? Porque o representante da Austrália é decidido na Fase Regular.

Ou seja, os Melbourne Victory vão à AFC Champions League e nós, campeões australianos, vamos apenas à AFC Champions League Two, uma espécie de Liga Europa asiática.

Não sabia disto e fui apanhado de surpresa. Para o ano não me enganam, vou com tudo na Fase Regular!

Se acharem isto interessante de acompanhar, vão dando um saltito ao EMEM que lá posto em maior detalhe do que aqui, com alguns prints dos jogadores e dos resultados e de alguns jogos - e até meto alguns GIFs dos jogos.

Editado por Black Hawk
  • Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

Estamos bem em 1.º lugar a mais de meio da fase regular, com uns 8 pontos de avanço, de longe, o plantel mais jovem com uma média de idade inferior a 21 anos (20 qualquer coisa). Apenas gostava de ter conseguido ir um pouco mais longe na Taça de Portugal, caímos logo na 3.ª eliminatória com o Rio Ave (0-1 em casa) mas, por outro lado, sempre poupa o plantel a mais jogos.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de MichaelAndrews, há 26 minutos:

Estamos bem em 1.º lugar a mais de meio da fase regular, com uns 8 pontos de avanço, de longe, o plantel mais jovem com uma média de idade inferior a 21 anos (20 qualquer coisa). Apenas gostava de ter conseguido ir um pouco mais longe na Taça de Portugal, caímos logo na 3.ª eliminatória com o Rio Ave (0-1 em casa) mas, por outro lado, sempre poupa o plantel a mais jogos.

Transferências, o que conseguiste ?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de AndréTotti, há 3 horas:

Transferências, o que conseguiste ?

Na 1.ª época promovi logo 2 ou 3 miúdos da formação e consegui 2 ou 3 empréstimos, mas também tinha opções de jogadores jovens sem contrato, portanto, nesta 2.ª época a aposta foi essa, jogadores jovens, sem contrato com exigência de ordenados compatíveis com a realidade do clube. Nesta lógica, consegui sacar alguns colombianos com bom potencial. No final da época, correndo tudo bem, espero fazer algum dinheiro.

Compartilhar este post

Link para o post

Acabei por criar um novo jogo. Tinha Olympiakos - ficou fora dos lugares europeus -, Partizan e Zaglebie Lubin sem treinador além de ter curiosidade em treinar na Turquia (Besiktas), mas optei por escolher os polacos após olhar para o plantel e notar que poderia experimentar um 4-2-2-2 Narrow.

Primeira época com previsão de ficar em décimo lugar, só trouxe um avançado por empréstimo - ficou meia época por não jogar na posição acordada - e vendi alguns jogadores utilizando jovens da academia para colmatar as saídas, acabei por terminar em 2° a apenas 1 ponto do Legia.

Só que vou para as fases de qualificação da Conference League, pois o vencedor da Taça ficou com o lugar da Liga Europa e eu saí a meio da competição após perder contra o LKS Lodz II.

Compartilhar este post

Link para o post

Feito, siga para a Liga 2.

Ainda vi a coisa mal parada, em fevereiro tivemos 2 derrotas e 1 empate e caímos para 5.º lugar, mas a seguir vencemos 1-0 em Varzim e a equipa entrou numa sequência de vitórias até ao 1.º lugar. O Salgueiros também nos acompanha.

• Like 2

Compartilhar este post

Link para o post

E foi uma temporada histórica para o Salgueiros!

Consegui o bi campeonato (com duas vitorias sobre o Benfica 😁) e com record de pontos!

uyKYCi0.jpeg

A derrota foi no Dragão...pelo 3ª vez consecutiva perco lá depois de ver um cartão vermelho na 1ªparte..

E o empate foi um estranho contra o Vitória.

Na Taça de Portugal foi arrumado pelo Benfica.

Taça da Liga ganhei ao Porto na final.

-;-

Na Champions foi mágico, depois de ter ultrapassado City e Chelsea em penaltis depois de jogos dramáticos, a meia final foi mais tranquila

SH0YWDn.jpeg

(estava cheio de medo que fosse jogar a final contra o Benfica, a final foi na Luz)

Destaque para o menino Fábio Gonçalves, ele foi o cabeça de cartaz na 1ª geração de ouro que me saiu e agora com 17 anos a sair do banco para selar a qualificação para a final da champions 😍

U9faz2M.jpeg

Na final derrotei "tranquilamente" o Barcelona e fiz a vingança dos 3-0 que me deram na fase de grupos.

ENORME destaque para o Alfonso Abascal:

XcUVROj.jpeg

Fez a sua 1ª época como profissional, começou como 4º na hierarquia mas aproveitou a venda de um avançado no mercado de janeiro e a lesão do meu principal avançado para se afirmar no 11.

3º melhor marcador na liga e marcou este golaço na final da champions:

https://i.imgur.com/jllmcDI.mp4

(desculpem a demora do video a começar, o meu PC é uma torradeira)

nGI8IbN.jpeg

veio a custo 0 e já tinha feito 15 jogos e 10 golos pela equipa principal quando ainda andava nos juniores (fez uns jogos faceis na taça da liga/Portugal e campeonato) 

Agora para a próxima época quero ter mais malta da geração de ouro no plantel principal, tendo em conta que a maioria ja fez 18 anos, portanto o plantel vai sofrer algumas alterações e provavelmente ficarei mais fraco, mas espero que compense nos anos seguintes.

• Like 4

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de a.lopes, há 2 horas:

E foi uma temporada histórica para o Salgueiros!

Consegui o bi campeonato (com duas vitorias sobre o Benfica 😁) e com record de pontos!

uyKYCi0.jpeg

A derrota foi no Dragão...pelo 3ª vez consecutiva perco lá depois de ver um cartão vermelho na 1ªparte..

E o empate foi um estranho contra o Vitória.

Na Taça de Portugal foi arrumado pelo Benfica.

Taça da Liga ganhei ao Porto na final.

-;-

Na Champions foi mágico, depois de ter ultrapassado City e Chelsea em penaltis depois de jogos dramáticos, a meia final foi mais tranquila

SH0YWDn.jpeg

(estava cheio de medo que fosse jogar a final contra o Benfica, a final foi na Luz)

Destaque para o menino Fábio Gonçalves, ele foi o cabeça de cartaz na 1ª geração de ouro que me saiu e agora com 17 anos a sair do banco para selar a qualificação para a final da champions 😍

U9faz2M.jpeg

Na final derrotei "tranquilamente" o Barcelona e fiz a vingança dos 3-0 que me deram na fase de grupos.

ENORME destaque para o Alfonso Abascal:

XcUVROj.jpeg

Fez a sua 1ª época como profissional, começou como 4º na hierarquia mas aproveitou a venda de um avançado no mercado de janeiro e a lesão do meu principal avançado para se afirmar no 11.

3º melhor marcador na liga e marcou este golaço na final da champions:

https://i.imgur.com/jllmcDI.mp4

(desculpem a demora do video a começar, o meu PC é uma torradeira)

nGI8IbN.jpeg

veio a custo 0 e já tinha feito 15 jogos e 10 golos pela equipa principal quando ainda andava nos juniores (fez uns jogos faceis na taça da liga/Portugal e campeonato) 

Agora para a próxima época quero ter mais malta da geração de ouro no plantel principal, tendo em conta que a maioria ja fez 18 anos, portanto o plantel vai sofrer algumas alterações e provavelmente ficarei mais fraco, mas espero que compense nos anos seguintes.

a equipa b foste tu que pediste ou ja vinha ?

se foste tu saiu dos distritais ?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de TOM, há 12 minutos:

a equipa b foste tu que pediste ou ja vinha ?

se foste tu saiu dos distritais ?

Já vinha e nunca saiu das distritais 

Aparece no currículo do jogador porque fez lá um amigável 

Compartilhar este post

Link para o post

O que acontece quando a direção pede o titulo e vocês ficam no 2º lugar?

É que os c*ralhos estão a pedir o titulo pela 1ª vez, logo no ano em que vou ter um plantel mais modesto.. 😢

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de a.lopes, há 16 horas:

🤭

• Triste 1
  • Haha 2

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de a.lopes, há 33 minutos:

O que acontece quando a direção pede o titulo e vocês ficam no 2º lugar?

É que os c*ralhos estão a pedir o titulo pela 1ª vez, logo no ano em que vou ter um plantel mais modesto.. 😢

@AVB

Compartilhar este post

Link para o post

Bem bom, consegui 300k para transferências, valor realizado em vendas, e alguma verba para vencimentos, aposta na contratação a custo zero e vamos ver corre na Liga 2.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Black Hawk, Em 25/03/2025 at 09:39:

Maltinha, iniciei um Pentagon Challenge na versão Mobile, tenho estado a partilhar no EMEM e deixo aqui para quem tiver interesse acompanhar também, já que imagino que a maioria de vós não passa por lá.

(e aproveito para vos convidar a darem lá um saltinho, houve um mini boom de bons saves nas últimas semanas e há coisas boas a ser feitas por lá)

Então, estou a fazer um Pentagon Challenge no Mobile. Esta versão light do jogo é muito limitada e torna difícil a execução deste desafio, que como sabem implica vencer as Ligas dos Campeões em cinco continentes.

Desde logo porque no Mobile há continentes que só têm uma Liga jogável: África (só tem África do Sul) e América do Sul (só há a Liga argentina).

Depois, porque o jogo permite ativar um máximo de cinco Ligas e essas não podem ser alteradas ao longo de todo o save.

E por fim, porque um save no Mobile tem o limite máximo de 30 anos de duração. Isto implica que terei de vencer as Ligas dos Campeões em cinco continentes nesse período.

946iqOr.jpeg

Estes foram os cinco países que escolhi.

Argentina e África do Sul foram obrigações por serem os únicos dos seus continentes.

Austrália escolhi porque é uma Liga estranha para os nossos padrões e representa um desafio diferente do habitual.

México é um campeonato interessante até na realidade, imagino que no Mobile também o seja, e claro, não poderia deixar Portugal de fora.

Quanto ao primeiro clube, escolhi...

UdENvZP.jpeg

... os Perth Glory.

É um desafio difícil dentro do próprio desafio. Os Perth Glory estão em muito mau estado na atualidade e andam a arrastar-se nos últimos lugares.

Na verdade a escolha original até eram os Wellington Phoenix por serem a única equipa neo-zelandesa na A-League, mas por esse motivo não podem participar nas competições asiáticas.

Virei-me então para os The Glory , representantes da cidade de Perth, cujos 2 milhões de habitantes vivem numa das cidades mais remotas do mundo - a cidade mais próxima, Adelaide, está a cerca de 2 mil quilómetros de distância.

3VMxDRb.jpeg

É uma equipa com reputação modesta. As 2,5 estrelas numa escala de 0 a 5 são mais ou menos o patamar do Amora e de equipas da Liga 3. Yap.

De qualquer forma, os Perth Glory já foram campeões australianos duas vezes - em 2003 e 2004 - e são uma espécie de gigantes adormecidos.

Na realidade ficaram em 2023/24 em 12º lugar na A-League, o que mostra o quão modesto é o seu plantel na atualidade.

A equipa não tinha um único observador ou fisioterapeuta - que raio de equipa profissional não tem departamentos médicos e de scouting? Depois de resolvido esse problema, enviei os observadores em busca de jogadores.

Acabei por trazer apenas quatro reforços - três argentinos e um australiano, todos a custo zero - e foi com eles e a equipa original que disputámos a Fase Regular.

Esta Fase Regular tem 26 jornadas. As 12 equipas jogam entre si, casa e fora, ao longo de 22 jornadas, e depois há mais 4 jornadas em que defrontamos 4 equipas aleatórias uma terceira vez.

Os dois primeiros classificados apuram-se para as Meias-Finais. As equipas entre o 3º e o 6º lugar defrontam-se nos Quartos-de-Final. Se estiverem a pensar que parece a Major League Soccer, sim, é basicamente isso.

hMqKanh.jpeg

GC6VqSp.jpeg

Para minha surpresa, conseguimos terminar a Fase Regular na 2ª posição. A meio da época estávamos a 10 pontos dos Melbourne Victory e ainda recuperámos até ficar a 1 ponto deles no final.

Com isto fomos às Meias-Finais. Apanhámos pelo caminho os Melbourne City, 5ºs classificados na Fase Regular, em cuja fase defrontámos três vezes, vencendo uma vez e empatando outras duas.

GOVKeMX.jpeg

YdctN0x.jpeg

Despachámo-los com duas vitórias 2-1 para um agregado 4-2.

O meu goleador Adam Taggart foi a figura da eliminatória. Marcou cinco golos, mas como dois deles foram anulados pelo VAR apenas três contaram, e ainda desperdiçou uma grande penalidade.

Seja como for, foi decisivo para o nosso apuramento para a Grande Final.

Esta Grande Final seria disputada apenas a uma mão e calhou ser no nosso estádio - presumo que por termos terminado à frente do nosso adversário na Fase Regular.

Com isto já estou a dar a entender que os vencedores da Fase Regular, os Melbourne Victory, falharam o apuramento para a Grande Final. Perderam com os Brisbane Roar. Seriam estes os nossos adversários.

h3OYPqp.jpeg

gBdqu4C.jpeg

y9lLYVV.jpeg

Vencemos e convencemos na final e Perth festeja um título dos The Glory pela primeira vez em 19 anos!

Foi uma surpresa. Não imaginei que com a minha equipa de pernetas pudesse disputar o título logo na primeira temporada, mas acabou por acontecer mesmo.

jJnd8C1.jpeg

Se virem as estatísticas, muito disto aconteceu graças à eficácia do ponta-de-lança internacional australiano de 30 anos Adam Taggart, que já fazia parte do plantel original.

Além dele, os reforços Alex Gersbach (lateral esquerdo), Agustín Metz (médio) e Tomás Cadena (avançado direito) foram fulcrais, tendo acrescentado qualidade a uma equipa modesta - sem eles teria sido difícil vencer isto.

E agora o plot twist: fui campeão australiano e não conquistei o apuramento para a AFC Champions League. Porquê? Porque o representante da Austrália é decidido na Fase Regular.

Ou seja, os Melbourne Victory vão à AFC Champions League e nós, campeões australianos, vamos apenas à AFC Champions League Two, uma espécie de Liga Europa asiática.

Não sabia disto e fui apanhado de surpresa. Para o ano não me enganam, vou com tudo na Fase Regular!

Se acharem isto interessante de acompanhar, vão dando um saltito ao EMEM que lá posto em maior detalhe do que aqui, com alguns prints dos jogadores e dos resultados e de alguns jogos - e até meto alguns GIFs dos jogos.

Segunda temporada do desafio. No EMEM foi dividido em duas atualizações, com mais detalhes e informações do que deixo aqui.

Depois de conquistar o título australiano na primeira temporada, tínhamos como objetivo revalidar o caneco na A-League, mas o mais importante era assegurar a qualificação para a AFC Champions League na terceira temporada.

A Austrália tem apenas uma vaga de acesso e é atribuída ao vencedor da Fase Regular, por isso teríamos de garantir o primeiro lugar ao longo das 26 jornadas.

Adicionalmente, participávamos ainda na Australian Cup - prova a que ninguém liga nenhuma - e na AFC Champions League Two, que é uma espécie de Liga Europa da Ásia e que a Direção exige que cheguemos à final.

Rae6OIg.jpeg

zjOSCcV.jpeg

Não perdi ninguém verdadeiramente importante do plantel e trouxe vários jogadores, na sua maioria a custo zero. Os poucos que custaram dinheiro vieram por valores irrisórios e são jovens a pensar no futuro.

Aliás, quase todos os jogadores que vieram são jovens entre os 17 e os 22 anos. A excepção é o Jake Brimmer, médio internacional por Malta que tem 26 anos.

O critério para isto é simples: se o objetivo disto é vencer a AFC Champions League no futuro, tenho de arriscar em jovens que possam evoluir e subir o nível da equipa. Não vou acertar com todos, mas se pelo menos alguns evoluírem o suficiente...

Também de assinalar que todos os reforços vieram do mercado australiano à excepção do Milad Kor, central internacional iraniano de 21 anos.

Typhz3T.jpeg

Financeiramente estamos sólidos. Fiz as contas de forma a que com os reforços não ultrapassasse o orçamento do ano passado... e a Direção deu-me mais 1 milhão de euros de orçamento do que isso.

Não me deram é dinheiro para grandes reforços. Dos 61 mil euros para esse efeito, gastei 60 mil, como viram no outro print dos reforços.

Ld2VXOD.jpeg

A Australian Cup é a primeira prova do calendário australiano e caímos nas Meias-Finais frente aos Sydney FC. Não foi preocupante, usei-a mais como preparação para as outras duas provas do que outra coisa.

fRJ1yoy.jpegIis22r8.jpeg7DFEGLD.jpeg

A Fase de Grupos da AFC Champions League Two foi fácil. Os adversários eram modestos e só os dois jogos contra os indonésios Persebaya Surabaya estiveram perto de não dar vitórias.

A partir daqui a competição torna-se algo surreal. A fase seguinte chama-se ASEAN Zone e funciona como uma Final Four entre quatro equipas dessa região cuja sigla significa Associação de Nações do Sudeste Asiático.

cw2cUAp.jpeg

wtaALbY.jpeg

Passámos por esta ASEAN Zone vencendo o Magwe, do Myanmar, e os nossos compatriotas Western United, que não apresentaram grandes obstáculos.

Avançámos para a Interzone, disputada pelos vencedores das zonas ASEAN (nós), da Ásia Central (Ahal, do Turquemenistão), do Sul da Ásia (Odisha, da Índia) e do Leste da Ásia (Shandong Taishan, da China).

As Meias-Finais e a Final são disputadas a duas mãos e o vencedor avança para a final da AFC Champions League Two, defrontando o vencedor da zona da Ásia Ocidental.

O sorteio meteu-nos pela frente os chineses Shandong Taishan, provavelmente a equipa mais forte da Interzone.

Como todas as equipas chinesas, têm avançados estrangeiros bons e chineses de qualidade duvidosa na defesa e meio-campo.

Entre os avançados, têm uns tais Matheus Pato e Leonardo, que até parece o nome de uma banda de forró, mas que seriam titulares na minha equipa... e nem são os melhores. Os melhores são o Cryzan, que passou pelo Santa Clara, e um gajo da Geórgia chamado Qazaishvili.

Todos eles ganham sozinhos mais do que o meu plantel todo junto. Ou seja, cada um deles ganha mais do que o meu orçamento anual.

BT71Wxo.jpeg

h36dV7u.jpeg

Avançámos numa eliminatória de loucos. Na primeira mão perdemos 4-3 num jogo que teve 7 golos em 45 minutos, 3 deles nos últimos 10 minutos do jogo. Valeu-nos um golo no último lance para manter viva a eliminatória.

Na segunda mão, a jogar em casa, o jogo foi menos caótico e, aparte um susto quando eles empataram em cima do intervalo, vencemos de forma natural e avançámos para a final da Interzone.

opbKKNP.jpeg

XAeU0yx.jpeg

Aí atropelámos os coitados do Ahal. Na primeira mão praticamente decidimos a eliminatória, mas na segunda mão escolhemos a violência e saímos do Turquemenistão com a eliminatória em expressivos 11-1.

E pronto, estávamos na final da competição.

yEReFoj.jpeg

O nosso adversário foi o vencedor da zona da Ásia Ocidental, o Al-Ahli da Síria. A final foi disputada no Aleppo International Stadium, que calha ser a casa do Al-Ahli.

Desconhecia por completo esta equipa e não sabia o que esperar da final, pelo que fui com tudo o que tinha. Era uma final continental, não havia margem para gestões.

Da equipa habitual apenas faltou o nosso goleador Adam Taggart, ainda indisponível depois de se lesionar na primeira mão contra o Ahal.

ggF57i8.jpeg

3k4EpBp.jpeg

Foi mais fácil do que previa. Aos 10 minutos já estava 2-0 e antes do intervalo chegámos aos 5-0. O Al-Ahli reduziria para 5-2, muito por culpa da expulsão do iraniano Milad Kor por dar uma cotovelada num adversário.

xiOQGDH.gif

O Tomás Cadena, argentino a que chamo "Mini Messi", marcou o golo que abriu caminho à vitória (GIF acima), marcaria mais tarde outro golo e faria também uma assistência, sendo o MVP da final.

Este foi o primeiro título continental dos Perth Glory, e mesmo tendo sido apenas na AFC Champions League Two, o segundo escalão asiático, não deixa de ser uma conquista bem-vinda.

Quanto à A-League, recordo que o objetivo prioritário era vencer a Fase Regular para garantir a presença na AFC Champions League na próxima temporada.

cLUcHQ2.jpeg

87aYjem.jpeg

vBkZWUZ.jpeg

flDVjU5.jpeg

1ykQqpb.jpeg

ECkxDGc.jpeg

Foi sem grandes dificuldades que vencemos a Fase Regular, assegurando o acesso direto às Meias-Finais da A-League (saltando Quartos-de-Final) e carimbando o passaporte para a AFC Champions League na próxima época.

Os números falam por si: melhor ataque com 2,76 golos marcados por jogo e apenas 29 sofridos (o que é muito para os padrões a que estou habituado, mas foi de longe a melhor defesa da A-League).

Nas Meias-Finais encontrámos os Central Coast Mariners, 3ºs classificados da Fase Regular.

GvaCZpW.jpeg

7K3PA3E.jpeg

Foi uma eliminatória mais difícil do que esperava, em especial a primeira mão, mas avançámos para a final.

Sem surpresas, aí encontrámos os 2ºs classificados da Fase Regular da A-League, os Western Sydney Wanderers.

Estes gajos eram manhosos, na segunda volta da A-League perderam apenas 9 pontos em 13 jogos - para comparação, nós perdemos 11 pontos no mesmo período. Eram a equipa em melhor forma na A-League.

K8tVyCQ.jpeg

oFlMHvh.jpeg

Vencemos a final com uma exibição convincente, embora tenhamos começado o jogo a perder. Acabámos por dar a volta com golos de Salim Khelifi...

8QRu0QN.gif

... e do central Mark Natta. A vitória foi selada com o nosso terceiro golo, da autoria do Tomás "Mini Messi" Cadena, a surgir oportuno ao segundo poste para aproveitar um ressalto.

S3aqzb5.gif

Somos bicampeões australianos, o que valeu aos Perth Glory o quarto título da sua história.

rcg8joh.jpeg

O Adam Taggart foi eleito jogador do ano da A-League, mas falhou na revalidação do título de melhor marcador. Para isso contribuíram duas lesões que sofreu ao longo da época e o deixaram um total de três meses de fora.

KT9YayE.jpeg

Ainda assim, o Taggart foi a tempo de apontar 25 golos em 34 jogos no total de todas as competições. Tem quase 32 anos, mas está aí para as curvas.

Os dois avançados interiores, Tomás Cadena e Salim Khelifi, brilharam também ao longo do ano, tal como os médios, os centrais e até o lateral esquerdo Alex Gersbach.

No fundo, toda a equipa exibiu-se a um nível elevado ao longo de toda a temporada.

Para a próxima época estreamo-nos na AFC Champions League. Será a primeira oportunidade de cumprirmos o objetivo desta passagem pelos The Glory, que é o título asiático.

Não faço ideia se estamos sequer próximos do nível necessário para enfrentar os principais tubarões do futebol asiático - equipas japonesas, chinesas, coreanos ou sauditas, que à partida serão as mais fortes.

Mas veremos.

Editado por Black Hawk

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Genzo, Em 25/03/2025 at 16:39:

4-2-2-2 Narrow

Não consigo vencer essa táctica. Estou a fazer um save com o Newcastle e tenho 4 jogos vs Marco Rose 4 derrotas. Já tentei tudo, acho que vou criar uma táctica de proposito só pra os confrontos diretos... Jogo numa espécie de 4-2-4 mais largo, tentei explorar os flancos ao máximo e no último jogo já dei mais luta, mesmo assim levo banho de bola.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de PequenoGenio, Em 11/03/2025 at 12:23:

Por causa das regras às vezes isso acontece na mesma.

Afinal não é só na Serie C. Na B também é sempre a abrir:

spacer.png

spacer.png

Mais uma subida e Catania está de volta à Serie A

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de lagarto., Em 15/11/2024 at 21:45:

Vou tentar o desafio do Pentágono, coisa que nunca fiz em mais de 15 anos de FM.

1ª paragem:

2ª divisão da África do Sul.

2023/2024 - Campeões e promoção à 1ª divisão. No final da época o Kaizer Chiefs fica sem treinador e acabo por conseguir o lugar.

kaizer.thumb.jpg.15282dad14d16d9d9db7624881c065d9.jpg

2024/2025 - época de sonho. Só não consigo ganhar a Taça das Confederações Africanas (Liga Europa da zona), quando fomos bem superiores ao nosso adversário nas meias. Na 1ª mão tenho um expulso aos 10´ e mesmo assim fomos superiores o jogo inteiro. Na 2ª mão, tenho metade do 11 inicial na seleção e mais uns quantos lesionados; jogo equilibrado, mas mesmo assim não conseguimos dar a volta à eliminatória.

1epocakaizer.thumb.jpg.d9c1037131c0de35fe11e25920ca4ec4.jpg

2025/2026 é a época onde posso alcançar a conquista da 1ª Liga dos Campeões para o currículo. Vamos com tudo!

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

Em Setúbal tivemos uma entrada de choco frito na Liga 2, 3 jogos, 3 vitórias.

Pré-época impecável, só perdemos um jogo 4-2 contra o Leeds United na final da Taça do Sado. Estamos apontados ao 14.º lugar, mas se não houver nenhuma praga de lesões a coisa pode correr bem.

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

Aqui o downgrade do plantel está a custa muitas dores de cabeça

Na época passada terminei a liga com 20 golos sofridos. Neste momento já levo 17 em 12 jogos 🤐

Vou em 2º já com imensos pontos perdidos; na champions a coisa também não está famosa, mas deve dar para passar a próxima fase.

Compartilhar este post

Link para o post

Não chegava ganhar 2-1 ao Sporting na fase de grupos da Taça Liga, eliminámos o Benfica na meia-final também por 2-1. Venha a final contra o Braga.

Compartilhar este post

Link para o post

Conseguimos subir à I Liga. A equipa teve cerca de 2/3 do campeonato na frente, para o final começou a fraquejar e fomos ultrapassados pelo Marítimo, que acabou por ser campeão, e ficámos com o Paços de Ferreira na nossa cola. Os meses de fevereiro e de abril foram penosos. Penúltima jornada tínhamos uma vantagem de 2 pontos e metade do plantel preso por arames... que stress!!! Valeu a vitória 2-1 e na última jornada carimbou-se a subida com um 2-0 ao Felgueiras.

Editado por MichaelAndrews
  • Like 4

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de MichaelAndrews, há 22 horas:

Não chegava ganhar 2-1 ao Sporting na fase de grupos da Taça Liga, eliminámos o Benfica na meia-final também por 2-1. Venha a final contra o Braga.

E a final ? Como ficou ?

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Criar Novo...