noikeee Publicado 12 Junho 2024 Só vi o resumo. Pequenas conclusões que tirei: O Ronaldo aparenta estar numa forma que já não parecia sequer possível. Se há um ano atrás estava firmemente no campo de "a seleção joga melhor sem o Ronaldo", se calhar neste momento tenho de dar o braço a torcer e concordar com a titularidade dele. Com a ressalva de que não sei se consegue render o mesmo contra adversários de nível superior que lhe dêem menos tempo e espaço. Toda a gente odeia o Jota na seleção, sobretudo depois dum mundial 2022 mau, mas nestes amigáveis ele marca contra a Finlândia (apesar de ser de pênalti e ter feito má exibição), sai do banco para marcar contra a Croácia, e faz uma assistência contra a Irlanda em que inventa um golo quase sozinho do nada. Acho que ele pode estar a ganhar a titularidade sobre o Leão, ainda para mais porque a) gostando ele mais de jogar interior, permite ao Nuno Mendes ficar aberto no flanco, em vez da invenção que é o Mendes compensar o Leão mais aberto aparecendo ele na área; b) defende melhor que o Leão, o que é ainda mais importante com o Ronaldo em campo; c) boa sorte do fundo do coração a todos os laterais direitos que apanharem o Leão fresquinho a sair do banco, a meio da segunda parte. Parece que jogamos um pouco em 3-5-2, se for esse o esquema quem salta fora é... O... Bernardo? Parece fazer algum sentido o que me dá dor na alma porque para mim o Bernardo é o melhor jogador português da atualidade (desculpa BF) mas às tantas é o melhor equilíbrio possível da equipa 3 Compartilhar este post Link para o post
kareca Publicado 12 Junho 2024 Bernardo anda a rir muito no banco de suplentes, tem de mostrar raça crl 5 Compartilhar este post Link para o post
Tibraco Publicado 12 Junho 2024 Citação de noikeee, há 1 hora: Só vi o resumo. Pequenas conclusões que tirei: O Ronaldo aparenta estar numa forma que já não parecia sequer possível. Se há um ano atrás estava firmemente no campo de "a seleção joga melhor sem o Ronaldo", se calhar neste momento tenho de dar o braço a torcer e concordar com a titularidade dele. Com a ressalva de que não sei se consegue render o mesmo contra adversários de nível superior que lhe dêem menos tempo e espaço. Toda a gente odeia o Jota na seleção, sobretudo depois dum mundial 2022 mau, mas nestes amigáveis ele marca contra a Finlândia (apesar de ser de pênalti e ter feito má exibição), sai do banco para marcar contra a Croácia, e faz uma assistência contra a Irlanda em que inventa um golo quase sozinho do nada. Acho que ele pode estar a ganhar a titularidade sobre o Leão, ainda para mais porque a) gostando ele mais de jogar interior, permite ao Nuno Mendes ficar aberto no flanco, em vez da invenção que é o Mendes compensar o Leão mais aberto aparecendo ele na área; b) defende melhor que o Leão, o que é ainda mais importante com o Ronaldo em campo; c) boa sorte do fundo do coração a todos os laterais direitos que apanharem o Leão fresquinho a sair do banco, a meio da segunda parte. Parece que jogamos um pouco em 3-5-2, se for esse o esquema quem salta fora é... O... Bernardo? Parece fazer algum sentido o que me dá dor na alma porque para mim o Bernardo é o melhor jogador português da atualidade (desculpa BF) mas às tantas é o melhor equilíbrio possível da equipa Como é que a solução pode ser meter o melhor jogador no banco? 2 Compartilhar este post Link para o post
noikeee Publicado 12 Junho 2024 (editado) Citação de Tibraco, há 5 minutos: Como é que a solução pode ser meter o melhor jogador no banco? Porque A) na seleção não tem sido o melhor jogador (e mesmo a nível de clubes nos últimos meses não tem estado na forma extraordinária que esteve no início da época) B) o que interessa é tirares o melhor desempenho coletivo, jogar na seleção não é nenhum prémio individual Mas atenção isto é em 3-5-2, não faço a mínima ideia se ele vai jogar assim. E até nesse esquema poderia obviamente jogar no lugar do Vitinha ou do BF.. mas acho que ambos têm tido melhor rendimento a médio centro Editado 12 Junho 2024 por noikeee Compartilhar este post Link para o post
Duda34 Publicado 12 Junho 2024 O Bernardo no banco seria coisa para me revoltar Compartilhar este post Link para o post
Apocalypse Now Publicado 12 Junho 2024 Se for para acrescentar o que tem acrescentado talvez lhe faça bem o banco. 3 Compartilhar este post Link para o post
Tibraco Publicado 12 Junho 2024 (editado) Citação de noikeee, há 6 minutos: Porque A) na seleção não tem sido o melhor jogador B) o que interessa é tirares o melhor desempenho coletivo, jogar na seleção não é nenhum prémio individual Mas atenção isto é em 3-5-2, não faço a mínima ideia se ele vai jogar assim. E até nesse esquema poderia obviamente jogar no lugar do Vitinha ou do BF.. mas acho que ambos têm tido melhor rendimento a médio centro A) Raros são aqueles que mantêm o mesmo rendimento na seleção que têm nos clubes. B) Sem dúvida, mas o melhor desempenho possível tem de ser com os melhores jogadores em campo. Cabe sempre ao treinador otimizar os recursos e, nesse sentido, colocar o melhor jogador português no banco não me parece a melhor escolha. Posto isto, concordo que o Bernardo tem de dar mais quando joga pela seleção. Um BF, que para mim é menos jogador, consegue ter mais destaque. Seja como for, espero que o Martinez consiga arranjar forma da tática escolhida servir os melhores jogadores e não os jogadores terem de encaixar numa qualquer tática que ele entende ser a melhor. Editado 12 Junho 2024 por Tibraco Compartilhar este post Link para o post
Hammerfall Publicado 12 Junho 2024 tens 5 ronaldos na equipa para 4 posições o ronaldo que está em pior forma tem de comer banco, não irá jogar fora de posição obviamente Compartilhar este post Link para o post
zeca galhão Publicado 12 Junho 2024 Não sei como alguns conseguem tirar tantas conclusões num jogo contra uma Irlanda que fez 6 pontos na qualificação para o Euro e foram contra o Gibraltar. 7 Compartilhar este post Link para o post
SAS_Robben Publicado 12 Junho 2024 Não vejo necessidade de jogar com 3 defesas caso se tenha o Palhinha no meio campo Compartilhar este post Link para o post
noikeee Publicado 12 Junho 2024 Citação de Tibraco, há 15 minutos: Sem dúvida, mas o melhor desempenho possível tem de ser com os melhores jogadores em campo. Cabe sempre ao treinador otimizar os recursos e, nesse sentido, colocar o melhor jogador português no banco não me parece a melhor escolha. Posto isto, concordo que o Bernardo tem de dar mais quando joga pela seleção. Um BF, que para mim é menos jogador, consegue ter mais destaque. Seja como for, espero que o Martinez consiga arranjar forma da tática escolhida servir os melhores jogadores e não os jogadores terem de encaixar numa qualquer tática que ele entende ser a melhor. O problema é que tens demasiados grandes jogadores. Não consegues fazer isso com todos, alguém vai perder ou então a estrutura da equipa perde-se. Eu acho que passamos do 8 com o Fernando Santos, em que quase que entravas em campo com um meio-campo Danilo-Palhinha-Ruben Neves, 1 dos 2 Bruno ou Bernardo encostado a uma ala, e os laterais sem licença para atacar; para o 80 com o Martinez em que entras com Vitinha-Bruno-Bernardo-Leão-Ronaldo, laterais que são quase avançados e toda a gente com licença para atacar. Só peço que se desça desse 80 para um 79 ou 78. Uma solução seria Jota em vez de Leão, outra seria 3 centrais e senta um dos 3 entre Vitinha, Bruno e Bernardo. Compartilhar este post Link para o post
HappyKing Publicado 12 Junho 2024 Citação de SAS_Robben, Agora: Não vejo necessidade de jogar com 3 defesas caso se tenha o Palhinha no meio campo Há necessidade do Sporting jogar com 3 defesas tendo Hjulmand? Compartilhar este post Link para o post
noikeee Publicado 12 Junho 2024 Citação de SAS_Robben, há 2 minutos: Não vejo necessidade de jogar com 3 defesas caso se tenha o Palhinha no meio campo Concordo mas só se A) o gajo que estiver ao lado do Ruben Dias conseguir fazer o papel B) os extremos venham defender as alas para não acontecer o que acontecer contra a Croácia em que o Gvardiol e o Stanisic tiveram autoestradas para atacar Compartilhar este post Link para o post
Petar Musa Publicado 12 Junho 2024 Citação de noikeee, há 1 hora: Só vi o resumo. Pequenas conclusões que tirei: O Ronaldo aparenta estar numa forma que já não parecia sequer possível. Se há um ano atrás estava firmemente no campo de "a seleção joga melhor sem o Ronaldo", se calhar neste momento tenho de dar o braço a torcer e concordar com a titularidade dele. Com a ressalva de que não sei se consegue render o mesmo contra adversários de nível superior que lhe dêem menos tempo e espaço. Toda a gente odeia o Jota na seleção, sobretudo depois dum mundial 2022 mau, mas nestes amigáveis ele marca contra a Finlândia (apesar de ser de pênalti e ter feito má exibição), sai do banco para marcar contra a Croácia, e faz uma assistência contra a Irlanda em que inventa um golo quase sozinho do nada. Acho que ele pode estar a ganhar a titularidade sobre o Leão, ainda para mais porque a) gostando ele mais de jogar interior, permite ao Nuno Mendes ficar aberto no flanco, em vez da invenção que é o Mendes compensar o Leão mais aberto aparecendo ele na área; b) defende melhor que o Leão, o que é ainda mais importante com o Ronaldo em campo; c) boa sorte do fundo do coração a todos os laterais direitos que apanharem o Leão fresquinho a sair do banco, a meio da segunda parte. Parece que jogamos um pouco em 3-5-2, se for esse o esquema quem salta fora é... O... Bernardo? Parece fazer algum sentido o que me dá dor na alma porque para mim o Bernardo é o melhor jogador português da atualidade (desculpa BF) mas às tantas é o melhor equilíbrio possível da equipa Quem eu sentava era o Bruno Fernandes. No meio Palhinha - Vitinha Na frente Bernardo - Ronaldo - Jota 2 Compartilhar este post Link para o post
Ticampos Publicado 12 Junho 2024 Vejo sempre o Bernardo Silva muito apagado nestes amigáveis, mas agora para o @Descartes ficar feliz, vai ser o melhor jogador do Euro. Citação de a.lopes, há 3 horas: Gostei bem mais do Tó do que do Inacio O António a meu ver deveria ficar com mais minutos que o Inácio. Compartilhar este post Link para o post
Ticampos Publicado 12 Junho 2024 Citação de Ricardo Pinto, há 2 horas: Com 40 anos ainda é o melhor ponta de lança português, e com alguma distância, o Jota é o que está mais perto. O Ramos tem sido uma desilusão. Esta segunda época dele lá nas Arábias foi melhor que a primeira, mesmo sendo uma liga da treta, só por aí dá para ver que está em melhor forma que no mundial 2022. Compartilhar este post Link para o post
Poeira Publicado 12 Junho 2024 Eu não sei bem como é que o 11 tipo pode deixar de fora Diogo Costa, Cancelo, Rúben Dias, Nuno Mendes, Palhinha, Bernardo, Bruno e Ronaldo (nesta forma e pelo estatuto que tem). Os outros 3 podem variar e até podemos trocar um ou outro daquele núcleo mediante o adversário e a necessária gestão física. Mas estando em condições, as dúvidas só deveriam oscilar entre o central que acompanha o Rúben (nem isso, se o Pepe estiver a 100%), o médio que complementa o Palha (entre Vitinha e Neves) e o jogador que joga a partir da esquerda (porque tanto o Leão como o Félix são enormes talentos, mas de perfis distintos e de rendimento nem sempre consistente). 1 Compartilhar este post Link para o post
Ticampos Publicado 12 Junho 2024 Citação de Poeira, há 1 minuto: Eu não sei bem como é que o 11 tipo pode deixar de fora Diogo Costa, Cancelo, Rúben Dias, Nuno Mendes, Palhinha, Bernardo, Bruno e Ronaldo (nesta forma e pelo estatuto que tem). Os outros 3 podem variar e até podemos trocar um ou outro daquele núcleo mediante o adversário e a necessária gestão física. Mas estando em condições, as dúvidas só deveriam oscilar entre o central que acompanha o Rúben (nem isso, se o Pepe estiver a 100%), o médio que complementa o Palha (entre Vitinha e Neves) e o jogador que joga a partir da esquerda (porque tanto o Leão como o Félix são enormes talentos, mas de perfis distintos e de rendimento nem sempre consistente). Prefiro o Leão, tem mais raça que o Félix. O Félix parece que lhe passa tudo ao lado na maior parte do jogo, mesmo que marcando um bom golo ontem. Compartilhar este post Link para o post
Descartes Publicado 12 Junho 2024 Citação de Ticampos, há 5 horas: Vejo sempre o Bernardo Silva muito apagado nestes amigáveis, mas agora para o @Descartes ficar feliz, vai ser o melhor jogador do Euro. O António a meu ver deveria ficar com mais minutos que o Inácio. O melhor jogador do Euro vai ser o Félics. Compartilhar este post Link para o post
Quan Chi Publicado 12 Junho 2024 Percebe-se que o 4-4-2 losango se tornou obsoleto no futebol moderno quando temos uma convocatória talhada para esse sistema mas ninguém escreve sequer uma linha sobre essa hipótese. É pena, é um sistema de que gosto bastante. Pode ser que um dia volte. No mundo real, apesar dos últimos jogos terem sido algo inconclusivos (a dificuldade de 2 dos 3 adversários não ajudou) espero que joguemos em 4-3-3, com os jogadores que o Poeira referiu. Mas espero sobretudo que haja muita rotação. Temos um leque muito alargado de bons jogadores, se os tivermos frescos e motivados será meio caminho andado para chegarmos longe na competição. Compartilhar este post Link para o post
noikeee Publicado 12 Junho 2024 (editado) Citação de Quan Chi, há 37 minutos: Percebe-se que o 4-4-2 losango se tornou obsoleto no futebol moderno quando temos uma convocatória talhada para esse sistema mas ninguém escreve sequer uma linha sobre essa hipótese. É pena, é um sistema de que gosto bastante. Pode ser que um dia volte. O problema do 4-4-2 losango é como é que defendes sem bola. Se bem se lembram foi o que foi usado nos primeiros jogos do Fernando Santos em 2014-2015, mas depois éramos sempre comidos pelos flancos e ele rapidamente transformou aquilo num 4-4-2 clássico com os 2 alas a serem médios centros adaptados, e muito pouca largura no geral (que aliás ele depois resolveu parcialmente, no Euro 2016, colocando o Nani ou o Quaresma como parte dos "2" da frente). Suspeito que se tentássemos fazer a mesma coisa neste momento ia dar um resultado parecido, problemas parecidos, só que com jogadores melhores do que tínhamos na altura. Se bem que um dos grandes problemas dos sistemas do FS era os nossos laterais estarem muitíssimo amarrados, e o Martinez parece querer o completo oposto. Editado 12 Junho 2024 por noikeee Compartilhar este post Link para o post
Rain Dog Publicado 13 Junho 2024 O Ronaldo é um cepo. É ele que tem de comer banco, não pode haver discussão possível 1 Compartilhar este post Link para o post
Axadrezado Publicado 13 Junho 2024 Citação de Petar Musa, Em 12/06/2024 at 13:25: Quem eu sentava era o Bruno Fernandes. No meio Palhinha - Vitinha Na frente Bernardo - Ronaldo - Jota Tu sentavas era no Bruno. Bruno intocável 😎😯 Compartilhar este post Link para o post
Petar Musa Publicado 13 Junho 2024 Citação de Axadrezado, há 36 minutos: Tu sentavas era no Bruno. Bruno intocável 😎😯 Eh adoro o Bruno como jogador, mas o gajo é feio. Compartilhar este post Link para o post
Hououin Kyouma Publicado 13 Junho 2024 Citação de noikeee, há 19 horas: O problema do 4-4-2 losango é como é que defendes sem bola. Se bem se lembram foi o que foi usado nos primeiros jogos do Fernando Santos em 2014-2015, mas depois éramos sempre comidos pelos flancos e ele rapidamente transformou aquilo num 4-4-2 clássico com os 2 alas a serem médios centros adaptados, e muito pouca largura no geral (que aliás ele depois resolveu parcialmente, no Euro 2016, colocando o Nani ou o Quaresma como parte dos "2" da frente). Suspeito que se tentássemos fazer a mesma coisa neste momento ia dar um resultado parecido, problemas parecidos, só que com jogadores melhores do que tínhamos na altura. Se bem que um dos grandes problemas dos sistemas do FS era os nossos laterais estarem muitíssimo amarrados, e o Martinez parece querer o completo oposto. Acho que o 3-5-2 e o 3-4-3 modernos são no fundo os sucessores do losango. Compartilhar este post Link para o post