Unclouded Publicado 3 Fevereiro 2025 Citação de Sandes., há 1 minuto: Então não? O Biel não vem para fazer a posição do Geny? Biela solução de m*rda =P 1 Compartilhar este post Link para o post
Edu Seba Publicado 3 Fevereiro 2025 Citação de Sandes., há 14 minutos: Então não? O Biel não vem para fazer a posição do Geny? Vinha mais para o lado do Pote. Deve dar para libertar o Quenda para a direita, mas duvido que esse Biel tenha qualidade ser titular, mesmo com as ausências que temos Compartilhar este post Link para o post
smashing_pumpkin Publicado 3 Fevereiro 2025 O @Poeira é que parece que conhece o reforço mas não adiantou grande coisa. É bom? Compartilhar este post Link para o post
Poeira Publicado 3 Fevereiro 2025 Claro que tem qualidade. Se não tivesse, não vinha para cá fazer nada, mais valia poupar o dinheiro. Continua a faltar um reforço para além dele, btw. De ataque, ou que pelo menos lá possa jogar. Um empréstimo com opção de compra pelo Rodrigo Gomes, por exemplo, era interessante. Also, Edwards oficial no Burnley. Aparte dos altos e baixos, não me esqueço de que estamos a falar de um jogador que contribuiu para um título e fez mais de 100 jogos pelo clube. Um obrigado por isso. Citação de smashing_pumpkin , há 2 minutos: O @Poeira é que parece que conhece o reforço mas não adiantou grande coisa. É bom? Não me lembrei mais de o descrever. Mas vou remeter para o meu enviado especial @AndreSCP7, que o descreveu ao detalhe: Spoiler Pronto, já vi coisas. Todas as acções em vários jogos, não (só) vídeos de YouTube - há sempre quem não saiba Algumas notas, antes de falar mais concretamente do jogador: Ao contrário da maioria dos casos recentes, não me parece que os perfis do Biel e do Alisson sejam assim tão similares, o que me causa estranheza sendo eles os dois alvos definidos para a posição. Há pontos de contacto, claro - são dois extremos destros que jogam pela esquerda, com 1x1 (embora nem nisso sejam parecidos, nem em estilo nem em volume nem mesmo em qualidade global) e… brasileiros? Acho que é isso Tenho lido alguma gente aqui, particularmente o @PsychoJohnnySS que fundamenta melhor as suas opiniões que 99% do fórum, a dizer que o Alisson faria mais sentido, por dois motivos principais: a eficiência e acima de tudo o volume de drible muito superior, e a melhor qualidade na finalização. E eu concordo com ambas, especialmente a primeira porque a amostra de golos do Alisson também não é a melhor (mas tem performances de golos vs xG melhores). O Alisson é um outlier na nossa 2ª liga no 1x1 e não é minimamente ao acaso - é um jogador capaz de suster um volume de acções de drible elevado, muita ginga, explosivo, potente… acho que se entende. Se se apanha contra um adversário em algum espaço, vai fazer mossa nesse duelo individual a um nível extremamente interessante. Só que… …um jogo de futebol não é só dribles e finalização. Mesmo a jogar por fora, e especialmente a jogar por dentro, que no nosso modelo e ideia de jogo vai certamente acontecer várias vezes também. E, como disse na altura com uma amostra pequena e reforço agora com uma amostra um bocado maior, o Alisson tem dificuldades enormes nesse resto. Num patamar maior dificuldades de decisão - é um jogador que não vê apoios frontais, e raramente vê os colegas sequer, se pega na bola é para isolar num duelo individual qualquer e bora lá rasgar o homem. Na altura chamei-o de ‘meio inconsciente a jogar’, e mantenho. Só que, para piorar, nem acho que se cinjam apenas à decisão. Se nos gestos técnicos de drible o Alisson é muito forte, no passe e em recepções dentro do bloco sofre um bom bocado. Nota-se ali muita inconsistência técnica, própria aliás de quem aprimorou imenso o drible, um bocado o remate e menos o resto. Isto tudo para dizer que, apesar de o Alisson ser um driblador mais forte e provavelmente melhor finalizador, e de ter um perfil mais adequado para jogar em zonas exteriores, é claramente pior jogador que o Biel. Porque o entendimento do jogo do Biel está a milhas do dele - e, leia-se, aqui o ponto não é que o Biel é o novo Neymar circa PSG, mas sim que o Alisson é um jogador abaixo da média a esse respeito - e porque o Biel é bastante mais fino tecnicamente em acções com menos espaço. Passe, recepção, até dribles curtos em espaços muito menos largos (embora aí o Alisson também tenha atributos). Passando ao Biel… assim de forma simples, com uma amostra interessante mas relativamente limitada… Vou elencar primeiro as qualidades, e depois os defeitos/aspectos de dúvida. Qualidades: Tecnicamente é claramente acima da média. Não é geracional, obviamente, e diria que o pé direito está um bocado abaixo do esquerdo do Edwards até, mas mesmo assim será dos jogadores mais dotados do tugão. Recepções orientadas de muita qualidade em espaços curtos, qualidade de passe bastante interessante, embora não o tenha visto a explorar particularmente o passe longo. Tem também muita facilidade com o pé esquerdo. Não diria que é ambidestro, mas executa imensas acções finais (passes, remates, cruzamentos) de pé esquerdo e não notei uma quebra de qualidade acentuada nas acções. Este é um ponto que lhe dá uma versatilidade adicional, e que também nos faz falta - será o extremo com menor diferença entre o pé mais e menos dominante de todos os que temos. Passando ao drible, de facto, pelos números, está longe de ser um prodígio. Mas o eye test diz-me que é um bocado melhor do que esses números indicam. Bola sempre colada ao pé, um manancial de recursos interessante (sem ser enorme) para ultrapassar adversários e uma aceleração bastante boa. Não é alguém extremamente veloz em espaços largos, de facto, mas acho que por andar muitas vezes em espaços mais curtos/congestionados, a percentagem de eficiência pode ser deflaccionada por isso - são dribles mais complicados do que somente encarar alguém 1x1 em muito espaço e explodir para dentro ou para fora. E também importa notar que na época em que teve mais continuidade, em 2023, a sua eficiência foi bastante superior à do resto da carreira (~55% segundo o Wyscout). Esse ano foi muito melhor que os anteriores, de facto, mas 2024 foi o pior (~42%) e acredito que essa quebra se deva em boa parte às lesões que teve - tocarei nisso melhor mais à frente. Finalmente, é um jogador bastante inteligente/perspicaz a jogar. Também aqui não estou a dizer que seja incrivelmente criativo, e ainda tem ali erros bem próprios do Brasileirão, mas é claramente alguém com muito boas intuições para se associar em zonas mais congestionadas, que consegue encontrar colegas dentro ou pela linha com qualidade quando em zonas exteriores, e com uma definição interessante no último passe. No fundo, tem um perfil mais próximo do do Pote que do do Geny a extremo - que é a comparação ideal para o Alisson, embora imo uma versão ainda mais extremada, para o bem e para o mal. Pelo menos, falando agora da comparação do Biel com o Pote, no que diz respeito aos espaços que pisa, à inteligência com que navega por essas zonas e ao conforto técnico. É obviamente pior jogador que o Pote, embora me pareça melhor no drible, e claro na comparação directa há um elefante na sala, no qual também vou tocar a seguir. Mas ter alguém capaz de replicar o perfil do Pote com o pé dominante dele (destro) na nossa dinâmica quando ele está ausente é algo que nos faz imensa falta há alguns anos, e o Biel é a melhor tentativa de o fazermos em bastante tempo. Este é o steelman, a melhor versão desta contratação. Mas na vida nem tudo são rosas, e numa contratação com tantas nuvens como se têm apontado a esta, ainda menos. Vamos a elas… Defeitos/Possíveis pontos de falha O segundo nome é, exactamente, porque estes são os aspectos que conferem maior risco a esta contratação. Se falhar aqui, arrisco dizer que será muito por um, vários ou todos os pontos elencados abaixo. Finalização. Este é um pouco nebuloso. Arrisco dizer que finaliza praticamente ao mesmo nível de pé esquerdo que de direito, pelo menos dentro da área, e não concordo muito com a crítica de o problema dele ser a falta de força no remate. Vi vários remates bem fortes dele. Mas é, objectivamente, um jogador que marcou abaixo da xG gerada em todas as épocas menos em 2023. Pelo eye test não me pareceu que o remate dele fosse completamente horrível, numa perspectiva geral, mas tem vários que o são. Essa inconsistência é claramente um grande ponto de melhora, e algo que lhe custa vários golos por temporada. É aqui que está o maior “elefante na sala” da comparação com o Pote. Até acho que, tal como o Português, o Biel tem um instinto interessante para aparecer na área e ter oportunidades ‘fáceis’. Mas é um finalizador bastante inferior, pelo menos ao dia de hoje. Pode ser que melhore, e pode ser que isto tenha sido tudo variância negativa e que agora chegue cá e leve com variância positiva à séria (como o Paulinho em 23/24). Se apostaria nisso? Gosto demasiado do meu dinheiro Físico. É, de facto, um jogador baixo e bastante franzino. Isso ajuda-o em vários pontos claro, mas está longe de ser alguém capaz de aguentar grandes pancadas e de continuar com a bola. Eu acho que isso até pode ser benéfico em Portugal, que os árbitros permitem cacetada um bocado menos, mas com os Cláudios Pereira a aparecer que estão infatuados com a Premier League isso também vai mudando. Acho que não está bem no nível de fragilidade do Edwards, mas não está muito longe. Lesões. Ou melhor, lesão. Ponto muito importante, e que é obrigatório ser muito bem avaliado agora nos exames médicos. O Biel tem espondilólise, que é uma lesão causada por uma fractura de stress na coluna que normalmente é degenerativa. Ou seja, gere-se, mas, segundo sei - e posso estar completamente errado aqui, até agradeço correcções se for o caso! - não é propriamente curável. Acho que, do que sei, não é um dealbreaker para a carreira do jogador, mas confesso que é um factor que me preocupa. Para além deste problema nem me parece alguém particularmente propenso a lesões, pelo menos do que encontrei. Mas há outro problema algo relacionado, que é: Continuidade/tempo de jogo/consistência. A verdade é que o Biel raramente foi titular em 2024, e mesmo nos anos anteriores nunca foi jogador de fazer constantemente 90 sobre 90 durante periodos prolongados. Ele quase de certeza que não vem para cá ser titular, pelo menos numa fase inicial, mas importa perceber até que ponto terá limitações/problemas nesse sentido. Até porque estamos a mais uma lesão de ser mesmo necessário. E, no seguimento, também importa perceber o quão pronto está para corresponder já. Eles estão a começar os estaduais e ele não tem imensos minutos, por isso não sei se a preparação será a ideal para corresponder já. No médio-longo prazo, com trabalho específico, acredito que se resolva. Para além disto, e isto não posso avaliar totalmente porque preciso de uma amostra ainda maior, mas é um jogador a quem apontam bastante inconsistência entre jogos. De facto notei algumas diferenças dentro da minha amostra, mas nada de particularmente anormal (leia-se um jogo completamente inacreditável e outro miserável). Só que obviamente é curta, por isso é um ponto adicional a ter em conta. Esta encaixa menos aqui, mas como bónus… Suplente do Bahia. Este é o ponto que me faz menos confusão. De todos os jogadores que andei a ver nestes dias encontrei um claro #1, por quem facilmente pagava valores para o dobro do que se fala para o Biel, e esse jogador é um miúdo de 18 anos que normalmente é suplente na sua equipa também. Aliás, o titular da posição dele até foi falado para nós neste mesmo mercado, e também era uma opção engraçada, mas pronto. Claro, apesar disto, tem sempre algum impacto. É importante primeiro perceber-se porquê, e depois ter habilidade para usar isso nas negociações do valor que se vai pagar. Valor esse que ainda não se sabe propriamente ao certo, creio eu. Para quem não quiser ler a parede - se estiveres a dar scroll, é para ti, e acredita que percebo - fica abaixo o short n’ sweet da coisa: Tl;dr: Não vejo grande congruência entre os perfis dos nossos 2 alvos, mas prefiro claramente o Biel ao Alisson. Entendo a contratação, acho piada ao jogador e pode perfeitamente resultar. É, no entanto, um jogador/contratação com vários factores de risco, e se fosse eu a escolher teria certamente tentado vários outros alvos até chegar a este. 6 Compartilhar este post Link para o post
AndreSCP7 Publicado 3 Fevereiro 2025 Citação de Poeira, há 2 minutos: Claro que tem qualidade. Se não tivesse, não vinha para cá fazer nada, mais valia poupar o dinheiro. Continua a faltar um reforço para além dele, btw. De ataque, ou que pelo menos lá possa jogar. Um empréstimo com opção de compra pelo Rodrigo Gomes, por exemplo, era interessante. Also, Edwards oficial no Burnley. Aparte dos altos e baixos, não me esqueço de que estamos a falar de um jogador que contribuiu para um título e fez mais de 100 jogos pelo clube. Um obrigado por isso. Não me lembrei mais de o descrever. Mas vou remeter para o meu enviado especial @AndreSCP7, que o descreveu ao detalhe: Mostrar conteúdo oculto Pronto, já vi coisas. Todas as acções em vários jogos, não (só) vídeos de YouTube - há sempre quem não saiba Algumas notas, antes de falar mais concretamente do jogador: Ao contrário da maioria dos casos recentes, não me parece que os perfis do Biel e do Alisson sejam assim tão similares, o que me causa estranheza sendo eles os dois alvos definidos para a posição. Há pontos de contacto, claro - são dois extremos destros que jogam pela esquerda, com 1x1 (embora nem nisso sejam parecidos, nem em estilo nem em volume nem mesmo em qualidade global) e… brasileiros? Acho que é isso Tenho lido alguma gente aqui, particularmente o @PsychoJohnnySS que fundamenta melhor as suas opiniões que 99% do fórum, a dizer que o Alisson faria mais sentido, por dois motivos principais: a eficiência e acima de tudo o volume de drible muito superior, e a melhor qualidade na finalização. E eu concordo com ambas, especialmente a primeira porque a amostra de golos do Alisson também não é a melhor (mas tem performances de golos vs xG melhores). O Alisson é um outlier na nossa 2ª liga no 1x1 e não é minimamente ao acaso - é um jogador capaz de suster um volume de acções de drible elevado, muita ginga, explosivo, potente… acho que se entende. Se se apanha contra um adversário em algum espaço, vai fazer mossa nesse duelo individual a um nível extremamente interessante. Só que… …um jogo de futebol não é só dribles e finalização. Mesmo a jogar por fora, e especialmente a jogar por dentro, que no nosso modelo e ideia de jogo vai certamente acontecer várias vezes também. E, como disse na altura com uma amostra pequena e reforço agora com uma amostra um bocado maior, o Alisson tem dificuldades enormes nesse resto. Num patamar maior dificuldades de decisão - é um jogador que não vê apoios frontais, e raramente vê os colegas sequer, se pega na bola é para isolar num duelo individual qualquer e bora lá rasgar o homem. Na altura chamei-o de ‘meio inconsciente a jogar’, e mantenho. Só que, para piorar, nem acho que se cinjam apenas à decisão. Se nos gestos técnicos de drible o Alisson é muito forte, no passe e em recepções dentro do bloco sofre um bom bocado. Nota-se ali muita inconsistência técnica, própria aliás de quem aprimorou imenso o drible, um bocado o remate e menos o resto. Isto tudo para dizer que, apesar de o Alisson ser um driblador mais forte e provavelmente melhor finalizador, e de ter um perfil mais adequado para jogar em zonas exteriores, é claramente pior jogador que o Biel. Porque o entendimento do jogo do Biel está a milhas do dele - e, leia-se, aqui o ponto não é que o Biel é o novo Neymar circa PSG, mas sim que o Alisson é um jogador abaixo da média a esse respeito - e porque o Biel é bastante mais fino tecnicamente em acções com menos espaço. Passe, recepção, até dribles curtos em espaços muito menos largos (embora aí o Alisson também tenha atributos). Passando ao Biel… assim de forma simples, com uma amostra interessante mas relativamente limitada… Vou elencar primeiro as qualidades, e depois os defeitos/aspectos de dúvida. Qualidades: Tecnicamente é claramente acima da média. Não é geracional, obviamente, e diria que o pé direito está um bocado abaixo do esquerdo do Edwards até, mas mesmo assim será dos jogadores mais dotados do tugão. Recepções orientadas de muita qualidade em espaços curtos, qualidade de passe bastante interessante, embora não o tenha visto a explorar particularmente o passe longo. Tem também muita facilidade com o pé esquerdo. Não diria que é ambidestro, mas executa imensas acções finais (passes, remates, cruzamentos) de pé esquerdo e não notei uma quebra de qualidade acentuada nas acções. Este é um ponto que lhe dá uma versatilidade adicional, e que também nos faz falta - será o extremo com menor diferença entre o pé mais e menos dominante de todos os que temos. Passando ao drible, de facto, pelos números, está longe de ser um prodígio. Mas o eye test diz-me que é um bocado melhor do que esses números indicam. Bola sempre colada ao pé, um manancial de recursos interessante (sem ser enorme) para ultrapassar adversários e uma aceleração bastante boa. Não é alguém extremamente veloz em espaços largos, de facto, mas acho que por andar muitas vezes em espaços mais curtos/congestionados, a percentagem de eficiência pode ser deflaccionada por isso - são dribles mais complicados do que somente encarar alguém 1x1 em muito espaço e explodir para dentro ou para fora. E também importa notar que na época em que teve mais continuidade, em 2023, a sua eficiência foi bastante superior à do resto da carreira (~55% segundo o Wyscout). Esse ano foi muito melhor que os anteriores, de facto, mas 2024 foi o pior (~42%) e acredito que essa quebra se deva em boa parte às lesões que teve - tocarei nisso melhor mais à frente. Finalmente, é um jogador bastante inteligente/perspicaz a jogar. Também aqui não estou a dizer que seja incrivelmente criativo, e ainda tem ali erros bem próprios do Brasileirão, mas é claramente alguém com muito boas intuições para se associar em zonas mais congestionadas, que consegue encontrar colegas dentro ou pela linha com qualidade quando em zonas exteriores, e com uma definição interessante no último passe. No fundo, tem um perfil mais próximo do do Pote que do do Geny a extremo - que é a comparação ideal para o Alisson, embora imo uma versão ainda mais extremada, para o bem e para o mal. Pelo menos, falando agora da comparação do Biel com o Pote, no que diz respeito aos espaços que pisa, à inteligência com que navega por essas zonas e ao conforto técnico. É obviamente pior jogador que o Pote, embora me pareça melhor no drible, e claro na comparação directa há um elefante na sala, no qual também vou tocar a seguir. Mas ter alguém capaz de replicar o perfil do Pote com o pé dominante dele (destro) na nossa dinâmica quando ele está ausente é algo que nos faz imensa falta há alguns anos, e o Biel é a melhor tentativa de o fazermos em bastante tempo. Este é o steelman, a melhor versão desta contratação. Mas na vida nem tudo são rosas, e numa contratação com tantas nuvens como se têm apontado a esta, ainda menos. Vamos a elas… Defeitos/Possíveis pontos de falha O segundo nome é, exactamente, porque estes são os aspectos que conferem maior risco a esta contratação. Se falhar aqui, arrisco dizer que será muito por um, vários ou todos os pontos elencados abaixo. Finalização. Este é um pouco nebuloso. Arrisco dizer que finaliza praticamente ao mesmo nível de pé esquerdo que de direito, pelo menos dentro da área, e não concordo muito com a crítica de o problema dele ser a falta de força no remate. Vi vários remates bem fortes dele. Mas é, objectivamente, um jogador que marcou abaixo da xG gerada em todas as épocas menos em 2023. Pelo eye test não me pareceu que o remate dele fosse completamente horrível, numa perspectiva geral, mas tem vários que o são. Essa inconsistência é claramente um grande ponto de melhora, e algo que lhe custa vários golos por temporada. É aqui que está o maior “elefante na sala” da comparação com o Pote. Até acho que, tal como o Português, o Biel tem um instinto interessante para aparecer na área e ter oportunidades ‘fáceis’. Mas é um finalizador bastante inferior, pelo menos ao dia de hoje. Pode ser que melhore, e pode ser que isto tenha sido tudo variância negativa e que agora chegue cá e leve com variância positiva à séria (como o Paulinho em 23/24). Se apostaria nisso? Gosto demasiado do meu dinheiro Físico. É, de facto, um jogador baixo e bastante franzino. Isso ajuda-o em vários pontos claro, mas está longe de ser alguém capaz de aguentar grandes pancadas e de continuar com a bola. Eu acho que isso até pode ser benéfico em Portugal, que os árbitros permitem cacetada um bocado menos, mas com os Cláudios Pereira a aparecer que estão infatuados com a Premier League isso também vai mudando. Acho que não está bem no nível de fragilidade do Edwards, mas não está muito longe. Lesões. Ou melhor, lesão. Ponto muito importante, e que é obrigatório ser muito bem avaliado agora nos exames médicos. O Biel tem espondilólise, que é uma lesão causada por uma fractura de stress na coluna que normalmente é degenerativa. Ou seja, gere-se, mas, segundo sei - e posso estar completamente errado aqui, até agradeço correcções se for o caso! - não é propriamente curável. Acho que, do que sei, não é um dealbreaker para a carreira do jogador, mas confesso que é um factor que me preocupa. Para além deste problema nem me parece alguém particularmente propenso a lesões, pelo menos do que encontrei. Mas há outro problema algo relacionado, que é: Continuidade/tempo de jogo/consistência. A verdade é que o Biel raramente foi titular em 2024, e mesmo nos anos anteriores nunca foi jogador de fazer constantemente 90 sobre 90 durante periodos prolongados. Ele quase de certeza que não vem para cá ser titular, pelo menos numa fase inicial, mas importa perceber até que ponto terá limitações/problemas nesse sentido. Até porque estamos a mais uma lesão de ser mesmo necessário. E, no seguimento, também importa perceber o quão pronto está para corresponder já. Eles estão a começar os estaduais e ele não tem imensos minutos, por isso não sei se a preparação será a ideal para corresponder já. No médio-longo prazo, com trabalho específico, acredito que se resolva. Para além disto, e isto não posso avaliar totalmente porque preciso de uma amostra ainda maior, mas é um jogador a quem apontam bastante inconsistência entre jogos. De facto notei algumas diferenças dentro da minha amostra, mas nada de particularmente anormal (leia-se um jogo completamente inacreditável e outro miserável). Só que obviamente é curta, por isso é um ponto adicional a ter em conta. Esta encaixa menos aqui, mas como bónus… Suplente do Bahia. Este é o ponto que me faz menos confusão. De todos os jogadores que andei a ver nestes dias encontrei um claro #1, por quem facilmente pagava valores para o dobro do que se fala para o Biel, e esse jogador é um miúdo de 18 anos que normalmente é suplente na sua equipa também. Aliás, o titular da posição dele até foi falado para nós neste mesmo mercado, e também era uma opção engraçada, mas pronto. Claro, apesar disto, tem sempre algum impacto. É importante primeiro perceber-se porquê, e depois ter habilidade para usar isso nas negociações do valor que se vai pagar. Valor esse que ainda não se sabe propriamente ao certo, creio eu. Para quem não quiser ler a parede - se estiveres a dar scroll, é para ti, e acredita que percebo - fica abaixo o short n’ sweet da coisa: Tl;dr: Não vejo grande congruência entre os perfis dos nossos 2 alvos, mas prefiro claramente o Biel ao Alisson. Entendo a contratação, acho piada ao jogador e pode perfeitamente resultar. É, no entanto, um jogador/contratação com vários factores de risco, e se fosse eu a escolher teria certamente tentado vários outros alvos até chegar a este. Ia meter aqui também mas esqueci-me🤣 Divirtam-se! Compartilhar este post Link para o post
Sandes. Publicado 3 Fevereiro 2025 Citação de Poeira, há 7 minutos: Claro que tem qualidade. Se não tivesse, não vinha para cá fazer nada, mais valia poupar o dinheiro. Continua a faltar um reforço para além dele, btw. De ataque, ou que pelo menos lá possa jogar. Um empréstimo com opção de compra pelo Rodrigo Gomes, por exemplo, era interessante. Also, Edwards oficial no Burnley. Aparte dos altos e baixos, não me esqueço de que estamos a falar de um jogador que contribuiu para um título e fez mais de 100 jogos pelo clube. Um obrigado por isso. Não me lembrei mais de o descrever. Mas vou remeter para o meu enviado especial @AndreSCP7, que o descreveu ao detalhe: Ocultar conteúdo Pronto, já vi coisas. Todas as acções em vários jogos, não (só) vídeos de YouTube - há sempre quem não saiba Algumas notas, antes de falar mais concretamente do jogador: Ao contrário da maioria dos casos recentes, não me parece que os perfis do Biel e do Alisson sejam assim tão similares, o que me causa estranheza sendo eles os dois alvos definidos para a posição. Há pontos de contacto, claro - são dois extremos destros que jogam pela esquerda, com 1x1 (embora nem nisso sejam parecidos, nem em estilo nem em volume nem mesmo em qualidade global) e… brasileiros? Acho que é isso Tenho lido alguma gente aqui, particularmente o @PsychoJohnnySS que fundamenta melhor as suas opiniões que 99% do fórum, a dizer que o Alisson faria mais sentido, por dois motivos principais: a eficiência e acima de tudo o volume de drible muito superior, e a melhor qualidade na finalização. E eu concordo com ambas, especialmente a primeira porque a amostra de golos do Alisson também não é a melhor (mas tem performances de golos vs xG melhores). O Alisson é um outlier na nossa 2ª liga no 1x1 e não é minimamente ao acaso - é um jogador capaz de suster um volume de acções de drible elevado, muita ginga, explosivo, potente… acho que se entende. Se se apanha contra um adversário em algum espaço, vai fazer mossa nesse duelo individual a um nível extremamente interessante. Só que… …um jogo de futebol não é só dribles e finalização. Mesmo a jogar por fora, e especialmente a jogar por dentro, que no nosso modelo e ideia de jogo vai certamente acontecer várias vezes também. E, como disse na altura com uma amostra pequena e reforço agora com uma amostra um bocado maior, o Alisson tem dificuldades enormes nesse resto. Num patamar maior dificuldades de decisão - é um jogador que não vê apoios frontais, e raramente vê os colegas sequer, se pega na bola é para isolar num duelo individual qualquer e bora lá rasgar o homem. Na altura chamei-o de ‘meio inconsciente a jogar’, e mantenho. Só que, para piorar, nem acho que se cinjam apenas à decisão. Se nos gestos técnicos de drible o Alisson é muito forte, no passe e em recepções dentro do bloco sofre um bom bocado. Nota-se ali muita inconsistência técnica, própria aliás de quem aprimorou imenso o drible, um bocado o remate e menos o resto. Isto tudo para dizer que, apesar de o Alisson ser um driblador mais forte e provavelmente melhor finalizador, e de ter um perfil mais adequado para jogar em zonas exteriores, é claramente pior jogador que o Biel. Porque o entendimento do jogo do Biel está a milhas do dele - e, leia-se, aqui o ponto não é que o Biel é o novo Neymar circa PSG, mas sim que o Alisson é um jogador abaixo da média a esse respeito - e porque o Biel é bastante mais fino tecnicamente em acções com menos espaço. Passe, recepção, até dribles curtos em espaços muito menos largos (embora aí o Alisson também tenha atributos). Passando ao Biel… assim de forma simples, com uma amostra interessante mas relativamente limitada… Vou elencar primeiro as qualidades, e depois os defeitos/aspectos de dúvida. Qualidades: Tecnicamente é claramente acima da média. Não é geracional, obviamente, e diria que o pé direito está um bocado abaixo do esquerdo do Edwards até, mas mesmo assim será dos jogadores mais dotados do tugão. Recepções orientadas de muita qualidade em espaços curtos, qualidade de passe bastante interessante, embora não o tenha visto a explorar particularmente o passe longo. Tem também muita facilidade com o pé esquerdo. Não diria que é ambidestro, mas executa imensas acções finais (passes, remates, cruzamentos) de pé esquerdo e não notei uma quebra de qualidade acentuada nas acções. Este é um ponto que lhe dá uma versatilidade adicional, e que também nos faz falta - será o extremo com menor diferença entre o pé mais e menos dominante de todos os que temos. Passando ao drible, de facto, pelos números, está longe de ser um prodígio. Mas o eye test diz-me que é um bocado melhor do que esses números indicam. Bola sempre colada ao pé, um manancial de recursos interessante (sem ser enorme) para ultrapassar adversários e uma aceleração bastante boa. Não é alguém extremamente veloz em espaços largos, de facto, mas acho que por andar muitas vezes em espaços mais curtos/congestionados, a percentagem de eficiência pode ser deflaccionada por isso - são dribles mais complicados do que somente encarar alguém 1x1 em muito espaço e explodir para dentro ou para fora. E também importa notar que na época em que teve mais continuidade, em 2023, a sua eficiência foi bastante superior à do resto da carreira (~55% segundo o Wyscout). Esse ano foi muito melhor que os anteriores, de facto, mas 2024 foi o pior (~42%) e acredito que essa quebra se deva em boa parte às lesões que teve - tocarei nisso melhor mais à frente. Finalmente, é um jogador bastante inteligente/perspicaz a jogar. Também aqui não estou a dizer que seja incrivelmente criativo, e ainda tem ali erros bem próprios do Brasileirão, mas é claramente alguém com muito boas intuições para se associar em zonas mais congestionadas, que consegue encontrar colegas dentro ou pela linha com qualidade quando em zonas exteriores, e com uma definição interessante no último passe. No fundo, tem um perfil mais próximo do do Pote que do do Geny a extremo - que é a comparação ideal para o Alisson, embora imo uma versão ainda mais extremada, para o bem e para o mal. Pelo menos, falando agora da comparação do Biel com o Pote, no que diz respeito aos espaços que pisa, à inteligência com que navega por essas zonas e ao conforto técnico. É obviamente pior jogador que o Pote, embora me pareça melhor no drible, e claro na comparação directa há um elefante na sala, no qual também vou tocar a seguir. Mas ter alguém capaz de replicar o perfil do Pote com o pé dominante dele (destro) na nossa dinâmica quando ele está ausente é algo que nos faz imensa falta há alguns anos, e o Biel é a melhor tentativa de o fazermos em bastante tempo. Este é o steelman, a melhor versão desta contratação. Mas na vida nem tudo são rosas, e numa contratação com tantas nuvens como se têm apontado a esta, ainda menos. Vamos a elas… Defeitos/Possíveis pontos de falha O segundo nome é, exactamente, porque estes são os aspectos que conferem maior risco a esta contratação. Se falhar aqui, arrisco dizer que será muito por um, vários ou todos os pontos elencados abaixo. Finalização. Este é um pouco nebuloso. Arrisco dizer que finaliza praticamente ao mesmo nível de pé esquerdo que de direito, pelo menos dentro da área, e não concordo muito com a crítica de o problema dele ser a falta de força no remate. Vi vários remates bem fortes dele. Mas é, objectivamente, um jogador que marcou abaixo da xG gerada em todas as épocas menos em 2023. Pelo eye test não me pareceu que o remate dele fosse completamente horrível, numa perspectiva geral, mas tem vários que o são. Essa inconsistência é claramente um grande ponto de melhora, e algo que lhe custa vários golos por temporada. É aqui que está o maior “elefante na sala” da comparação com o Pote. Até acho que, tal como o Português, o Biel tem um instinto interessante para aparecer na área e ter oportunidades ‘fáceis’. Mas é um finalizador bastante inferior, pelo menos ao dia de hoje. Pode ser que melhore, e pode ser que isto tenha sido tudo variância negativa e que agora chegue cá e leve com variância positiva à séria (como o Paulinho em 23/24). Se apostaria nisso? Gosto demasiado do meu dinheiro Físico. É, de facto, um jogador baixo e bastante franzino. Isso ajuda-o em vários pontos claro, mas está longe de ser alguém capaz de aguentar grandes pancadas e de continuar com a bola. Eu acho que isso até pode ser benéfico em Portugal, que os árbitros permitem cacetada um bocado menos, mas com os Cláudios Pereira a aparecer que estão infatuados com a Premier League isso também vai mudando. Acho que não está bem no nível de fragilidade do Edwards, mas não está muito longe. Lesões. Ou melhor, lesão. Ponto muito importante, e que é obrigatório ser muito bem avaliado agora nos exames médicos. O Biel tem espondilólise, que é uma lesão causada por uma fractura de stress na coluna que normalmente é degenerativa. Ou seja, gere-se, mas, segundo sei - e posso estar completamente errado aqui, até agradeço correcções se for o caso! - não é propriamente curável. Acho que, do que sei, não é um dealbreaker para a carreira do jogador, mas confesso que é um factor que me preocupa. Para além deste problema nem me parece alguém particularmente propenso a lesões, pelo menos do que encontrei. Mas há outro problema algo relacionado, que é: Continuidade/tempo de jogo/consistência. A verdade é que o Biel raramente foi titular em 2024, e mesmo nos anos anteriores nunca foi jogador de fazer constantemente 90 sobre 90 durante periodos prolongados. Ele quase de certeza que não vem para cá ser titular, pelo menos numa fase inicial, mas importa perceber até que ponto terá limitações/problemas nesse sentido. Até porque estamos a mais uma lesão de ser mesmo necessário. E, no seguimento, também importa perceber o quão pronto está para corresponder já. Eles estão a começar os estaduais e ele não tem imensos minutos, por isso não sei se a preparação será a ideal para corresponder já. No médio-longo prazo, com trabalho específico, acredito que se resolva. Para além disto, e isto não posso avaliar totalmente porque preciso de uma amostra ainda maior, mas é um jogador a quem apontam bastante inconsistência entre jogos. De facto notei algumas diferenças dentro da minha amostra, mas nada de particularmente anormal (leia-se um jogo completamente inacreditável e outro miserável). Só que obviamente é curta, por isso é um ponto adicional a ter em conta. Esta encaixa menos aqui, mas como bónus… Suplente do Bahia. Este é o ponto que me faz menos confusão. De todos os jogadores que andei a ver nestes dias encontrei um claro #1, por quem facilmente pagava valores para o dobro do que se fala para o Biel, e esse jogador é um miúdo de 18 anos que normalmente é suplente na sua equipa também. Aliás, o titular da posição dele até foi falado para nós neste mesmo mercado, e também era uma opção engraçada, mas pronto. Claro, apesar disto, tem sempre algum impacto. É importante primeiro perceber-se porquê, e depois ter habilidade para usar isso nas negociações do valor que se vai pagar. Valor esse que ainda não se sabe propriamente ao certo, creio eu. Para quem não quiser ler a parede - se estiveres a dar scroll, é para ti, e acredita que percebo - fica abaixo o short n’ sweet da coisa: Tl;dr: Não vejo grande congruência entre os perfis dos nossos 2 alvos, mas prefiro claramente o Biel ao Alisson. Entendo a contratação, acho piada ao jogador e pode perfeitamente resultar. É, no entanto, um jogador/contratação com vários factores de risco, e se fosse eu a escolher teria certamente tentado vários outros alvos até chegar a este. Tanto tu como o @AndreSCP7 podiam ter escrito esse resumo, têm os dois a mania de dizer "Ah a minha opção era diferente... Um miúdo de 18 anos que joga num campeonato periférico, de olhos azuis, um metro e oitenta, destro, gosta de ver filmes de ação, tem bigode de vez em quando..." Em vez de dizer o raio do nome do gajo 2 1 Compartilhar este post Link para o post
Hammerfall Publicado 3 Fevereiro 2025 Citação de AndreSCP7, há 12 minutos: Ia meter aqui também mas esqueci-me🤣 Divirtam-se! btw, vamos fechar o mercado assim? Compartilhar este post Link para o post
Poeira Publicado 3 Fevereiro 2025 Citação de Sandes., há 6 minutos: Tanto tu como o @AndreSCP7 podiam ter escrito esse resumo, têm os dois a mania de dizer "Ah a minha opção era diferente... Um miúdo de 18 anos que joga num campeonato periférico, de olhos azuis, um metro e oitenta, destro, gosta de ver filmes de ação, tem bigode de vez em quando..." Em vez de dizer o raio do nome do gajo Porque foi escrito noutro fórum e contexto. O que ele referiu era o Mikel Gogorza (suplente do Simsir que nos foi apontado no Midtjylland) e o meu era o Hugo Bolin, do Malmo, que também já falei aqui. Mas ambos seriam mais caros e menos preparados no imediato, acredito. Compartilhar este post Link para o post
Modulor Publicado 3 Fevereiro 2025 Citação de Unclouded, há 1 hora: Mais mau planeamento do que azar. Com um plantel assim curto, sempre a jogar os mesmos, é normal que as lesões tenham maior incidência... E não se fez nada, mais uma vez, para colmatar isso. Eu estava a falar das lesões em si, não das consequências que possam vir a ter por trabalharmos com um plantel curto. As lesões do Geny ou do Debast foram incidentes de jogo, ambas meio atabalhoadas em lances sem aparente grande perigo. A do Geny ontem então...eu pensei genuinamente que estivesse a fazer fita. 1 Compartilhar este post Link para o post
Hammerfall Publicado 3 Fevereiro 2025 Citação de Poeira, há 1 minuto: Porque foi escrito noutro fórum e contexto. O que ele referiu era o Mikel Gogorza (suplente do Simsir que nos foi apontado no Midtjylland) e o meu era o Hugo Bolin, do Malmo, que também já falei aqui. Mas ambos seriam mais caros e menos preparados no imediato, acredito. já cheguei a ler haikus do @Boitswana desse Gogorza Compartilhar este post Link para o post
ComiC Publicado 3 Fevereiro 2025 Até me doeu quando vi o Geny torcer aquele pé Compartilhar este post Link para o post
AndreSCP7 Publicado 3 Fevereiro 2025 Citação de Sandes., há 26 minutos: Tanto tu como o @AndreSCP7 podiam ter escrito esse resumo, têm os dois a mania de dizer "Ah a minha opção era diferente... Um miúdo de 18 anos que joga num campeonato periférico, de olhos azuis, um metro e oitenta, destro, gosta de ver filmes de ação, tem bigode de vez em quando..." Em vez de dizer o raio do nome do gajo Já falei do miúdo algumas vezes aqui até😂 Mikel Gogorza, como disse o @Poeira Citação de Poeira, há 19 minutos: Porque foi escrito noutro fórum e contexto. O que ele referiu era o Mikel Gogorza (suplente do Simsir que nos foi apontado no Midtjylland) e o meu era o Hugo Bolin, do Malmo, que também já falei aqui. Mas ambos seriam mais caros e menos preparados no imediato, acredito. Olha que não sei se o Bolin estaria menos preparado. Há sempre a questão de vir de uma liga Escandinava em vez de vir do Brasil, mas até acho que seria uma aposta um bocado mais segura. Mais caro é bem provável, sim. Já o Gogorza era obviamente mais arriscado, mas é mesmo daqueles casos em que a baseline é tão alta que acho difícil não render, mesmo agora. Muito como o Quenda mesmo. São jogadores com uma percepção do jogo e acerto completamente fora do normal para a idade. Citação de Hammerfall, há 23 minutos: btw, vamos fechar o mercado assim? Acho que a ideia é essa. Mas foi antes da lesão do Geny de ontem, se calhar pode mudar alguma coisa? Isto é opinião pessoal, mas acho que quem vetava quase todos os 'negócios de oportunidade' que vão aparecendo nesta fase era o Amorim. Sem ele, se calhar pinga alguma coisa por empréstimo. Compartilhar este post Link para o post
JGabriel Publicado 3 Fevereiro 2025 Citação de AndreSCP7, há 39 minutos: Isto é opinião pessoal, mas acho que quem vetava quase todos os 'negócios de oportunidade' que vão aparecendo nesta fase era o Amorim. Sem ele, se calhar pinga alguma coisa por empréstimo. Se foi esse veto que impediu mais Bolasies, fez ele muito bem. Estes negócios de ocasião à última da hora nunca resultaram bem. Não são pensados, o scouting e treinador são pouco ou nada tidos nem achados, muitas vezes oferecidos através de empresários... Compartilhar este post Link para o post
Sandes. Publicado 3 Fevereiro 2025 Citação de JGabriel, há 1 minuto: Se foi esse veto que impediu mais Bolasies, fez ele muito bem. Estes negócios de ocasião à última da hora nunca resultaram bem. Não são pensados, o scouting e treinador são pouco ou nada tidos nem achados, muitas vezes oferecidos através de empresários... Ya ainda bem que o Amorim evitou bolasies e kobas e pontelos e por aí fora. Então jogadas de empresários como vinagre ou Virginia, ufa! 1 1 Compartilhar este post Link para o post
PRFA47 Publicado 3 Fevereiro 2025 https://x.com/B24PT/status/1886383515626770800?t=_vUjAX_DVR4CGk3d7Uf4sA&s=19 1 1 Compartilhar este post Link para o post
Mafia_SCP Publicado 3 Fevereiro 2025 Citação de Jimpo, Em 02/02/2025 at 12:27: O Amorim que vá pro CRL. Agora não vai ele buscar o Esgaio pra sua equipa. Lembrei-me. Desculpem Pode ser que ele hoje se lembre que talvez não esteja a cilindrar em Inglaterra porque lhe falta o amuleto da sorte e o venha cá buscar hoje Compartilhar este post Link para o post
Hammerfall Publicado 3 Fevereiro 2025 Citação de PRFA47, há 3 minutos: https://x.com/B24PT/status/1886383515626770800?t=_vUjAX_DVR4CGk3d7Uf4sA&s=19 muito bom! Compartilhar este post Link para o post
AndreSCP7 Publicado 3 Fevereiro 2025 Citação de JGabriel, há 6 minutos: Se foi esse veto que impediu mais Bolasies, fez ele muito bem. Estes negócios de ocasião à última da hora nunca resultaram bem. Não são pensados, o scouting e treinador são pouco ou nada tidos nem achados, muitas vezes oferecidos através de empresários... Eu sou, no geral, a favor da política exigente/vetos dele. Mas o próprio Amorim já admitiu em CI que vários dos jogadores que vetou "o envergonhariam" se saíssem a público uns tempos depois. Ninguém é infalível 😂 E eu seria mais aberto a estes empréstimos mesmo no fim do mercado, porque são negócios de risco menor. Se correr bem podes recuperar um jogador 'do nada', se não normalmente o custo é bem reduzido. Claro que sempre com um trabalho bem feito de identificação do talento, e do fit adequado ao papel que se tenciona dar ao jogador no clube. Compartilhar este post Link para o post
bobzz Publicado 3 Fevereiro 2025 e o que dizem dos miúdos que temos na academia? nenhum deles fazia o que o suplente de não sei quem lá na Liga que só serve para as apostas consegue fazer? Compartilhar este post Link para o post
Fajo Publicado 3 Fevereiro 2025 Segundo a CNN Essugo no Chelsea por 25M no final da época. 1 1 Compartilhar este post Link para o post
Unclouded Publicado 3 Fevereiro 2025 25M por um jogador da formação? Óptimo. No entanto, jogando cá, podia vir a sair por mais, nem tendo em conta o factor desportivo que traria... Compartilhar este post Link para o post
Black Hawk Publicado 3 Fevereiro 2025 Não sei a veracidade disso, mas se for verdade não é preocupante. Temos muitos médios, ele não teria lugar. Não é como se andássemos a adaptar centrais ao meio-campo nem nada. 1 Compartilhar este post Link para o post
JGabriel Publicado 3 Fevereiro 2025 E segundo parece o Bruma vai para o outro lado da 2a Circular por 6M. Eu até perguntava se por 6M não podia ter vindo para cá, mas a nós o Salvador até por um Robson ou Niakaté nos pede a cláusula. Compartilhar este post Link para o post
AndreSCP7 Publicado 3 Fevereiro 2025 Citação de Fajo, há 5 minutos: Segundo a CNN Essugo no Chelsea por 25M no final da época. Contra a corrente aqui... óptima venda! Acho que ia ter muitas dificuldades no nosso contexto. Se contribuir para que o Hjulmand fique é um no brainer 5 Compartilhar este post Link para o post