Ir para conteúdo

Publicações recomendadas

Citação de migxstoper, há 1 hora:

Repetição de tarefas (eg. Criação de controllers para operações CRUD), testes unitários, debugging, gestão e criação de pipelines CICD, peer review automatizado,  cloudformation. Tanta coisa. Eu neste momento já não estou a desenvolver mas usar um copilot da vida, não como vibe coder mas como assistente integrado, aumenta a produtividade e não é pouco. Se não consegues ver isso é porque provavelmente estás em negação e a perder oportunidades.

Como gerador de código puro e duro a partir de requisitos não acho confiável mas como suporte numa IDE é game changer.

Edit: E para um dos maiores pesadelo de um developer que é documentação e manter esta mesma actualizada conforme o código vai mudando. Carece sempre de review para garantir que não há desvios mas a minha equipa tem isto diretamente integrado no Confluence e raramente é preciso rectificar.

Eu a ler isto e a pensar que onde trabalho atualmente não conseguimos usar nem 1/10 disto, porque trabalhamos num nicho super específico, com tecnologias específicas e proprietárias, até a ferramenta de versionamento de código fomos nós próprios que desenvolvemos internamente, muito antes de estar disponível alguma coisa parecida a Git para a nossa stack. Tamos f*didos

• Triste 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ticampos, há 8 horas:

Pior que tudo o meu receio com a AI não é o imediato mas o futuro que a maioria não pensa. Quando a AI suplantar o ser humano em todos os níveis de raciocínio e pensamento, conseguir-se auto-melhorar totalmente e permanentemente e não precisar de nós para absolutamente nada, porque até tem robots a arranjar forma de lhe fornecer eletricidade sem auxílio humano. Vai ser bonito. Que motivação tem a AI para permitir a coexistência de outra "espécie" que destrói totalmente o planeta e que é mentirosa, muitas vezes mal intencionada e ineficiente (precisa de comer, dormir, desperdícios de tempo e gasto de recursos).
Das 3 uma, ou nos trata com benevolência e respeito, como nós tratamos os nossos animais de estimação, mas olhando de cima para baixo.
Ou nos destrói porque não vamos servir para absolutamente nada.
Ou nos mantém estilo jardim zoológico para observação e efeitos de simulação.
Sou naturalmente pessimista.
E isto na minha visão está muito mais perto de nós, do que toda a gente julga. Possivelmente ainda no final das nossas vidas.

"que motivação tem a AI" 

nenhuma...são 1s e 0s

uma AI é uma embrulhada de "se x, então y", não pode pensar nem saber nada

se há coisa que me irrita profundamente nesta discussão é tanta gente personificar um pedaço de código

• Like 1
  • Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de migxstoper, há 10 horas:

Repetição de tarefas (eg. Criação de controllers para operações CRUD), testes unitários, debugging, gestão e criação de pipelines CICD, peer review automatizado,  cloudformation. Tanta coisa. Eu neste momento já não estou a desenvolver mas usar um copilot da vida, não como vibe coder mas como assistente integrado, aumenta a produtividade e não é pouco. Se não consegues ver isso é porque provavelmente estás em negação e a perder oportunidades.

Como gerador de código puro e duro a partir de requisitos não acho confiável mas como suporte numa IDE é game changer.

Edit: E para um dos maiores pesadelo de um developer que é documentação e manter esta mesma actualizada conforme o código vai mudando. Carece sempre de review para garantir que não há desvios mas a minha equipa tem isto diretamente integrado no Confluence e raramente é preciso rectificar.

A negrito estão coisas que não devias fazer imo. Pra mim geram muitos testes unitários que não fazem grande coisa, ci/cd deve ser um standard mantido na empresa, e debbugging só se usares como patinho de borracha

Eu sei que podes ter um agente no teu ide, sei dos autocompletes, mas prefiro conhecer a linguagem com que desenvolvo e ir à documentação quando preciso

Pra mim onde as pessoas se deviam focar em ganhar tempo são em tarefas operacionais. Perdia mais tempo a aceder a plataformas e a ver as UIs todas pra correr uma tarefa asyncrona que quero correr, ou a ver logs, ou aceder a uma base de dados, quando podes fazer tudo o que queres a partir de um comando do teu terminal

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Plagio o Original, há 3 minutos:

A negrito estão coisas que não devias fazer imo. Pra mim geram muitos testes unitários que não fazem grande coisa, ci/cd deve ser um standard mantido na empresa, e debbugging só se usares como patinho de borracha

Eu sei que podes ter um agente no teu ide, sei dos autocompletes, mas prefiro conhecer a linguagem com que desenvolvo e ir à documentação quando preciso

Pra mim onde as pessoas se deviam focar em ganhar tempo são em tarefas operacionais. Perdia mais tempo a aceder a plataformas e a ver as UIs todas pra correr uma tarefa asyncrona que quero correr, ou a ver logs, ou aceder a uma base de dados, quando podes fazer tudo o que queres a partir de um comando do teu terminal

Ele cria os testes unitários que tu quiseres que crie de acordo com o que disseres, idem para CICD (diria que nunca andaste à luta com pipelines para saberes a diferença que isto faz), debugging no sentido de análise e pesquisa e não no sentido de correção direta. Só confirma que a tua percepção do potencial da ferramenta é que está limitada, não devias ver como substituição da tua autonomia mas sim como um acelerador do que tu queres atingir.

Mas estás no teu direito obviamente. Depois não venhas é chorar para o CMPT que o outro zeca te passou à frente porque usa AI, fala com pessoas e é mais rápido apesar de tu saberes fazer tudo no terminal 😛

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de migxstoper, há 1 minuto:

Ele cria os testes unitários que tu quiseres que crie de acordo com o que disseres, idem para CICD (diria que nunca andaste à luta com pipelines para saberes a diferença que isto faz), debugging no sentido de análise e pesquisa e não no sentido de correção direta. Só confirma que a tua percepção do potencial da ferramenta é que está limitada, não devias ver como substituição da tua autonomia mas sim como um acelerador do que tu queres atingir.

Mas estás no teu direito obviamente. Depois não venhas é chorar para o CMPT que o outro zeca te passou à frente porque usa AI, fala com pessoas e é mais rápido apesar de tu saberes fazer tudo no terminal 😛

reality check: os devs não querem saber se o teste cobre a lógica necessaria se tiverem algo a gerar por eles

conheço bem e mantenho pipelines

debugging como rubber duck

obrigado pela condescendencia. espero que continuem ser só os outros que são ultrapassados, nunca nós próprios

• Haha 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Plagio o Original, Agora:

reality check: os devs não querem saber se o teste cobre a lógica necessaria se tiverem algo a gerar por eles

Desde que o sonar conte para a cobertura está perfeito 😂

Estou a brincar, obviamente.

• Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Plagio o Original, há 4 minutos:

recuso-me a vender a alma à openai!

O Zuckerberg já tem a tua alma há muito tempo

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de bmfpcdm, há 1 hora:

E o que poderia a Meta fazer com as contas de gente morta? Que interesse teria a Meta em usar AI para simular a existência dessas pessoas? 🤔

Não será para nada de mal, de certeza. Devem estar só a pensar nas saudades dos familiares. Sim, é isso. Estão a gastar bilhões para ajudar a acabar com a tristeza. Claro!

Compartilhar este post

Link para o post

com o medo que tantos sujeitos têm de ser ultrapassados se não usarem a ai, lembrei-me da canção dos diabo na cruz, dêem like se sabem qual é

porquê que as pessoas acham que quem critica a AI tem que ter medo de ser ultrapassado, que estão numa cruzada anti AI ou que simplesmente não aceitam as opiniões das outras pessoas? custa assim tanto aceitar opiniões diferentes ou que pessoas possam simplesmente fazer as coisas de forma diferente de vocês?

esta gente das tecnologias ainda não se apercebeu que há empresas nos estados unidos que forçam estas ferramentas e já obrigam a que só se utilize a AI para fazer código - nós simplesmente temos apenas de rever o código que a AI gera?

Compartilhar este post

Link para o post

Usam Google Maps e Waze?

Eu só uso mapas da Michelin que ocupam o tablier todo. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Rain Dog, há 12 horas:

"que motivação tem a AI" 

nenhuma...são 1s e 0s

uma AI é uma embrulhada de "se x, então y", não pode pensar nem saber nada

se há coisa que me irrita profundamente nesta discussão é tanta gente personificar um pedaço de código

Discordo, o ser humano também é um conjunto de átomos sem vida por essa lógica, qual a motivação de um átomo de oxigénio? E a vida surgiu da não vida, ou seja, de elementos não vivos. Não apareceu por livre espontaneidade ou numa aparição bíblica de faça-se luz. A única forma de invalidar isto e validar a tua perspectiva é assumir que a vida é incriável em todos os meios porque só surge por intercessão divina. E é também a única coisa que poderia em teoria justificar sermos totalmente diferentes da existência física restante, uma separação entre matéria e "alma/espírito". Se essa for a tua perspetiva e estiver correta, pode ser que tenhas razão quanto à  AI nunca poder "pensar".

Editado por Ticampos
  • Haha 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Hammerfall, há 48 minutos:

É rick roll?

Não, podes abrir no teu browser.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ticampos, há 22 horas:

Pior que tudo o meu receio com a AI não é o imediato mas o futuro que a maioria não pensa. Quando a AI suplantar o ser humano em todos os níveis de raciocínio e pensamento, conseguir-se auto-melhorar totalmente e permanentemente e não precisar de nós para absolutamente nada, porque até tem robots a arranjar forma de lhe fornecer eletricidade sem auxílio humano. Vai ser bonito. Que motivação tem a AI para permitir a coexistência de outra "espécie" que destrói totalmente o planeta e que é mentirosa, muitas vezes mal intencionada e ineficiente (precisa de comer, dormir, desperdícios de tempo e gasto de recursos).
Das 3 uma, ou nos trata com benevolência e respeito, como nós tratamos os nossos animais de estimação, mas olhando de cima para baixo.
Ou nos destrói porque não vamos servir para absolutamente nada.
Ou nos mantém estilo jardim zoológico para observação e efeitos de simulação.
Sou naturalmente pessimista.
E isto na minha visão está muito mais perto de nós, do que toda a gente julga. Possivelmente ainda no final das nossas vidas.

Citação de bmfpcdm, há 22 horas:

Tens de ver mais filmes.

Olha, mesmo à tua medida.

Compartilhar este post

Link para o post

Pessoas: "Que medo da IA, vai destruir a humanidade"

IA:
NiuCcmw.png

Spoiler

A tatuagem diz PASSION.

Editado por Ghelthon
  • Haha 1

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Popular Agora

• Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...