Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Lebohang

[UCL] [Take 2] Benfica 0-1 Real Madrid (RF)

Publicações recomendadas

Citação de Longineu, há 6 minutos:

Mas tu estás a ser sério? É que se estás, aconselho-te a ir ler um livro ou fazeres umas pesquisas por aí para te educares e teres noção em como chamar MACACO a uma pessoa negra não é a mesma m*rda do que essa comparação idiota que tás aí a fazer. 

Sim, estou a ser sério quando digo que dentro de um campo é dita muita m*rda no calor do jogo entre jogadores, seja com o intuito de desestabilizar ou apenas em momentos de tensão. E diria que praticamente todas são recrimináveis e não deveriam acontecer. Mas precisamente pelo contexto, nenhuma delas tem o valor extrapolável que querem que tenha.

De novo digo, não têm que concordar, é só a minha opinião. Foi um disparate como tantos outros que os jogadores dizem uns aos outros.

Citação de Jamarcus, há 2 minutos:

Até podem ter o mesmo intuito, mas um dos insultos têm um peso incomparavelmente maior. Sabes quem é que chama, normalmente, macaco a negros? Racistas, fascistas, nazis. Pessoas que não vêm os negros como pessoas iguais a eles, ou como pessoas de todo. Pessoas que são a favor de prender, deportar, escravizar ou matar negros. E, como tu sabes bem, movimentos destes estão em crescimento nas sociedades ocidentais, com peso grande em partidos políticos que são cada mais representados nos parlamentos e governos. Chamar anão a um gajo baixo acarreta 0,01% do peso disto.

O Prestianni pode saber zero disto tudo e ter apenas e só o intuito de destabilizar. Mas a ignorância não é desculpa para se poder insultar e fazer o que se quer. Sabes quem é que também argumentou que era ignorante e que não sabia o peso do que estava a fazer? O adepto do Real Madrid que fez a saudação nazi no estádio. O clube expulsou-o de sócio na mesma, e bem.

Sei isso tudo e concordo com a última parte. Mas acho igualmente baixo chamares filho da p*ta a alguém só porque si. Ou dizer aquilo que se diz que o Materazzi disse ao Zidane, por exemplo.

Para mim, é tudo igualmente condenável e qualquer desse tipo de insultos tem como objetivo diminuir alguém, ou a sua família, como pessoa. Ponho-os ao mesmo nível de gravidade, sim. Todos são graves.

O Prestianni insultou o Vinicius. Não insultou os negros, nem mostrou ódio aos negros. Entendo que pensem de outra forma, mas acho que dizer que o Prestianni é racista e odeia negros por ter dito esse disparate é uma extrapolação demasiado grande.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de verY, há 7 minutos:

Sim, estou a ser sério quando digo que dentro de um campo é dita muita m*rda no calor do jogo entre jogadores, seja com o intuito de desestabilizar ou apenas em momentos de tensão. E diria que praticamente todas são recrimináveis e não deveriam acontecer. Mas precisamente pelo contexto, nenhuma delas tem o valor extrapolável que querem que tenha.

De novo digo, não têm que concordar, é só a minha opinião. Foi um disparate como tantos outros que os jogadores dizem uns aos outros.

Vamos, por um momento, esquecer as questões teóricas e filosóficas sobre o peso dos vários insultos que se proferem no calor do jogo entre jogadores.

Vamos olhar para uma questão prática. O Regulamento da UEFA estabelece no artigo 14 que os insultos que atentem contra a dignidade humana por razões como cor da pele, origem, religião, género ou orientação sexual têm uma penalização mínima de 10 jogos de suspensão. Nada é dito sobre insultos sobre a altura, o peso ou a profissão das mães.

Mesmo que em termos teóricos discordes dessa separação ao nível dos insultos achas que os jogadores de futebol não deveriam estar devidamente precavidos para o que podem ou não dizer "no calor do jogo"? É que estamos aqui a falar de profissionais de alta competição, não é propriamente uma competição de padeiros e canalizadores nas distritais ou de miúdos de 12 anos.

Estando devidamente previsto no Regulamento da UEFA achas mesmo que podes alegar alegremente que se trata apenas de "um disparate como tantos outros"?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Descartes, há 6 minutos:

Vamos, por um momento, esquecer as questões teóricas e filosóficas sobre o peso dos vários insultos que se proferem no calor do jogo entre jogadores.

Vamos olhar para uma questão prática. O Regulamento da UEFA estabelece no artigo 14 que os insultos que atentem contra a dignidade humana por razões como cor da pele, origem, religião, género ou orientação sexual têm uma penalização mínima de 10 jogos de suspensão. Nada é dito sobre insultos sobre a altura, o peso ou a profissão das mães.

Mesmo que em termos teóricos discordes dessa separação ao nível dos insultos achas que os jogadores de futebol não deveriam estar devidamente precavidos para o que podem ou não dizer "no calor do jogo"? É que estamos aqui a falar de profissionais de alta competição, não é propriamente uma competição de padeiros e canalizadores nas distritais ou de miúdos de 12 anos.

Estando devidamente previsto no Regulamento da UEFA achas mesmo que podes alegar alegremente que se trata apenas de "um disparate como tantos outros"?

Claro que deveriam. Sem dúvida que sim.

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

Isto só pode ser uma piada ou algo assim do género, é a única explicação que arranjo para estar a ler isto por parte de uma pessoa que pensa.

Editado por smashing_pumpkin

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de verY, há 16 horas:

Claro que não são. Mas da mesma forma que tantas outras coisas que acontecem dentro de um campo e poderiam dar azo a outro tipo de processos e não dão, isto para mim é exatamente a mesma coisa.

É óbvio que não é bonito. É óbvio que não deveria ter acontecido e é condenável. Tal como o são tantas outras coisas que os jogadores dizem uns aos outros dentro do campo.

Consegues ver a contradição entre os dois parágrafos? E percebes quando digo que estes comportamentos antisociais só acontecem no futebol porque o consumidor médio da modalidade, não só tolera, como o permite? E entendes como essa atitude se reflete noutras vertentes do nossa sociedade e o quão importante seria que o futebol desse o exemplo?

Por fim, não acredito que passar paninhos quentes na potencial- sim, a forma como lidamos e respondemos a cenários hipotéticos é igualmente importante - gravidade de uma atitude discriminatória seja a melhor mensagem a passar.

Da mesma forma, colocar os direitos legais do cidadão no mesmo patamar que os direitos universais humanos também não me apela como a melhor defesa de nenhum dos dois: só a garantia de uns é que dá razão e sentido aos outros.

Editado por John Bonifácio

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ricardo Pinto, Em 27/02/2026 at 11:24:

Explica

Assumires que uma pessoa é branca pelo que escreve num fórum na internet também é discriminação racial.

Citação de Jamarcus, Em 27/02/2026 at 16:55:

Ele não tem nada a explicar, não tem nada na cabeça. Qualquer tipo de discussão sobre um tema minimamente exigente é impossível de ter com ele.

17723117637327652738476646782169.jpg.29b872e1630055f5cc927e5f9a43d6dd.jpg

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Claudiojp, há 13 minutos:

Assumires que uma pessoa é branca pelo que escreve num fórum na internet também é discriminação racial.

Jamarcus: ele não tem nada na cabeça 

Tu: deixa usar o meme em que o jamarcus é um humano e eu um gato

• Like 1
  • Haha 9

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Claudiojp, há 16 horas:

Oh rapaz, lol. Tu não irritas, dás pena.

• Triste 1
  • Concordo! 2

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de John Bonifácio, Em 28/02/2026 at 11:53:

Consegues ver a contradição entre os dois parágrafos? E percebes quando digo que estes comportamentos antisociais só acontecem no futebol porque o consumidor médio da modalidade, não só tolera, como o permite? E entendes como essa atitude se reflete noutras vertentes do nossa sociedade e o quão importante seria que o futebol desse o exemplo?

Por fim, não acredito que passar paninhos quentes na potencial- sim, a forma como lidamos e respondemos a cenários hipotéticos é igualmente importante - gravidade de uma atitude discriminatória seja a melhor mensagem a passar.

Da mesma forma, colocar os direitos legais do cidadão no mesmo patamar que os direitos universais humanos também não me apela como a melhor defesa de nenhum dos dois: só a garantia de uns é que dá razão e sentido aos outros.

Não consigo ver a contradição, por acaso. Mas admito que possa existir e sei que me conseguirás explicar. :)

Quanto à tolerância do consumidor do futebol, também estamos plenamente de acordo. Simplesmente eu vejo as coisas dessa forma para todos os insulto, não os divido em categorias. A gravidade, para mim, é a mesma entre chamar macaco, ou porco, ou filho da p*ta, ou outras coisas piores que certamente são ditas dentro do campo entre os jogadores.

Mas pronto. Pelos vistos o que não falta aqui, e isto não é dirigido a ti 13, são pseudo pedestais morais. Querem considerar-me racista por não fazer níveis das baixarias do mesmo nível que são ditas no futebol, é para o lado que durmo melhor. A discrimação é feia, mas a discriminação positiva já não, porque pelos vistos há determinadas pessoas a quem não se pode dizer determinadas coisas, mesmo que seja num sítio onde, infelizmente, vale tudo.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de verY, há 1 hora:

Não consigo ver a contradição, por acaso. Mas admito que possa existir e sei que me conseguirás explicar. 🙂

Quanto à tolerância do consumidor do futebol, também estamos plenamente de acordo. Simplesmente eu vejo as coisas dessa forma para todos os insulto, não os divido em categorias. A gravidade, para mim, é a mesma entre chamar macaco, ou porco, ou filho da p*ta, ou outras coisas piores que certamente são ditas dentro do campo entre os jogadores.

Mas pronto. Pelos vistos o que não falta aqui, e isto não é dirigido a ti 13, são pseudo pedestais morais. Querem considerar-me racista por não fazer níveis das baixarias do mesmo nível que são ditas no futebol, é para o lado que durmo melhor. A discrimação é feia, mas a discriminação positiva já não, porque pelos vistos há determinadas pessoas a quem não se pode dizer determinadas coisas, mesmo que seja num sítio onde, infelizmente, vale tudo.

Tipo, mesmo que se pudesse colocar o campo de futebol num vácuo, sem que o desporto e a sociedade em geral fossem afetados pelo que se passa dentro das quatro linhas; em última análise, o que tu defendes teria como consequência que o campo de futebol se transformasse num espaço seguro para jogadores racistas. Lamento, mas só grupos muito específicos (e desaconselháveis) de pessoas concordarão contigo.

• Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de verY, há 12 horas:

mesmo que seja num sítio onde, infelizmente, vale tudo

Ou seja, aquilo que fizeram de gozar com a mãe do Rochinha no Bessa está a valer?
Vale no próximo jogo do Borja mandar o rapaz ir ter com mãe?
O Baena pode mandar o Valverde chorar o filho que morreu?

Compartilhar este post

Link para o post
Publicado (editado)
Citação de verY, há 13 horas:

Não consigo ver a contradição, por acaso. Mas admito que possa existir e sei que me conseguirás explicar. 🙂

Tu vês as coisas, entendes e escolhes aceitar que um campo de futebol é uma exceção às normais sociais de convivência em sociedade e não gostas/queres que te coloquem rótulos.

Eu não diria que és racista, mas sem dúvida que estás acomodado a uma realidade que cada vez menos tem lugar, não só no desporto, como na sociedade em geral. E também não pareces entender que essa postura, assumida por muitos mais, é o que permite a selvajaria a que assistimos dentro das quatro linhas.

Edit: mas numa coisa concordamos: se não conseguimos que os jogadores mantenham o respeito e a decência entre colegas, pouca esperança há para resolver conflitos bem mais profundos.

Editado por John Bonifácio

Compartilhar este post

Link para o post

A chave no discurso é o "para mim" 

• Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de bmfpcdm, há 13 horas:

Tipo, mesmo que se pudesse colocar o campo de futebol num vácuo, sem que o desporto e a sociedade em geral fossem afetados pelo que se passa dentro das quatro linhas; em última análise, o que tu defendes teria como consequência que o campo de futebol se transformasse num espaço seguro para jogadores racistas. Lamento, mas só grupos muito específicos (e desaconselháveis) de pessoas concordarão contigo.

Sugeres, então, que um campo de futebol se deva reger pelas mesmas regras aplicadas a qualquer outro local de trabalho?

É que repara, num campo de futebol é perfeitamente normal chegares ao pé de um adversário e dizeres que ontem comeste-lhe a mulher. Num trabalho "normal", esse tipo de comportamento não é aceitável.

Pá, eu partilho a ideia, ao contrário do verY, que os insultos racistas e homofóbicos devam ser punidos severamente e não desvalorizados apenas porque foi "num campo de futebol". Mas concordo com a ideia dele (ou talvez exatamente o oposto da ideia, na verdade) de que os outros insultos também devam ser censurados. 

O caso que falaram aí do Valverde. Não existe uma tabela de gravidade dos insultos, mas parece-me relativamente óbvio que é preferível ser chamado de macaco/preto do que fazerem referência à morte de um filho. Portanto, se calhar ao invés de "não punir nada", devíamos era trilhar um caminho de "punir mais". 

A ironia deste comentário ser dirigido à tua pessoa é que, salvo erro, és o user que é contra prisões 😄 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Tibraco, há 13 minutos:

Sugeres, então, que um campo de futebol se deva reger pelas mesmas regras aplicadas a qualquer outro local de trabalho?

É que repara, num campo de futebol é perfeitamente normal chegares ao pé de um adversário e dizeres que ontem comeste-lhe a mulher. Num trabalho "normal", esse tipo de comportamento não é aceitável.

Pá, eu partilho a ideia, ao contrário do verY, que os insultos racistas e homofóbicos devam ser punidos severamente e não desvalorizados apenas porque foi "num campo de futebol". Mas concordo com a ideia dele (ou talvez exatamente o oposto da ideia, na verdade) de que os outros insultos também devam ser censurados. 

O caso que falaram aí do Valverde. Não existe uma tabela de gravidade dos insultos, mas parece-me relativamente óbvio que é preferível ser chamado de macaco/preto do que fazerem referência à morte de um filho. Portanto, se calhar ao invés de "não punir nada", devíamos era trilhar um caminho de "punir mais". 

A ironia deste comentário ser dirigido à tua pessoa é que, salvo erro, és o user que é contra prisões 😄 

epa semântica de insultos!

deve-se, exige-se,  punir insultos que indiciam crime, seja ser racista, homofóbico, xenofobo ou dizer que x pessoa é pedófilo. é lei. não é semântica ou matéria de opinião.

chamar filho da curta, corn* ou fazer referência a morte de alguém próximo não infringe nenhuma lei. apesar de no último caso dizer muito do ser que profere. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de hugoooo_17, há 16 minutos:

epa semântica de insultos!

deve-se, exige-se,  punir insultos que indiciam crime, seja ser racista, homofóbico, xenofobo ou dizer que x pessoa é pedófilo. é lei. não é semântica ou matéria de opinião.

chamar filho da curta, corn* ou fazer referência a morte de alguém próximo não infringe nenhuma lei. apesar de no último caso dizer muito do ser que profere. 

Mas quem é que está a discutir a lei ou mais especificamente o caso do Prestianni? O ponto de partida foi esse mas a conversa evoluiu e está na fase onde se é tão aceitável proferir insultos racistas como qualquer outro (ser anão ou ter morrido alguém da tua familia).

Mas mesmo que queiras entrar nessa discussão juridica, o que achas que te aconteceria se dissesses a um colega de trabalho "a tua filha morreu ontem, que bem feito"?

Como se passa "dentro do campo de futebol", tudo isso passa impunemente. Se calhar o que se devia discutir não é se ser racista deve merecer uma punição, parece-me óbvio que sim, mas se outros insultos inaceitáveis também não merecem ser igualmente punidos. Eu no meu trabalho não tenho de aceitar que chamem p*ta à minha mãe, mas um jogador de futebol tem de ter essa capacidade de encaixe porquê?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Tibraco, há 16 minutos:

Mas quem é que está a discutir a lei ou mais especificamente o caso do Prestianni? O ponto de partida foi esse mas a conversa evoluiu e está na fase onde se é tão aceitável proferir insultos racistas como qualquer outro (ser anão ou ter morrido alguém da tua familia).

Mas mesmo que queiras entrar nessa discussão juridica, o que achas que te aconteceria se dissesses a um colega de trabalho "a tua filha morreu ontem, que bem feito"?

Como se passa "dentro do campo de futebol", tudo isso passa impunemente. Se calhar o que se devia discutir não é se ser racista deve merecer uma punição, parece-me óbvio que sim, mas se outros insultos inaceitáveis também não merecem ser igualmente punidos. Eu no meu trabalho não tenho de aceitar que chamem p*ta à minha mãe, mas um jogador de futebol tem de ter essa capacidade de encaixe porquê?

não faço a mínima mas provavelmente levaria um tabefe mas sabes quem ia acabar a pagar esse tabefe não sabes? 

mas cada um indigna-se com coisas mais variadas.. o rap chegou a dizer que a vez que recebeu mais hate foi quando fizeram os sketchs da floribella.

pais absolutamente irados e indignados.

tu não podes criminalizar insultos, por mais rasteiros que sejam. só podes criminalizar o que é punível por lei. o contrário é delito de opinião.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Tibraco, há 44 minutos:

O cerne da discussão não é punição, mas antes encarar palavras racistas dentro de um campo de futebol como uma mera provocação, ignorando que tais palavras são o reflexo de ideias e comportamentos antissociais, que, diariamente, colocam em risco e insegurança grupos minoritários. Portanto, não, não acho que, em vez de fazer referência à morte de um filho, fosse preferível um jogador ter uma atitude racista.

Se algum dia te educares sobre o movimento de abolição da prisão, quiçá te aperceberás da "ironia" de ter ligações íntimas ao antirracismo.

“Advocates of incarceration (...) hoped that the penitentiary would rehabilitate its inmates. Whereas philosophers perceived a ceaseless state of war between chattel slaves and their masters, criminologists hoped to negotiate a peace treaty of sorts within the prison walls. Yet herein lurked a paradox: if the penitentiary’s internal regime resembled that of the plantation so closely that the two were often loosely equated, how could the prison possibly function to rehabilitate criminals?”
—Adam Jay Hirsch

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de bmfpcdm, há 20 minutos:

Portanto, não, não acho que, em vez de fazer referência à morte de um filho, fosse preferível um jogador ter uma atitude racista.

Esta frase choca-me bastante mas, no fim do dia, cada um tem a sua sensibilidade. Estou convencido que a esmagadora maioria da população mundial preferia ser alvo de um insulto racista do que a referência à morte de um filho mas, lá está, estás no teu direito de pensar desta maneira. 

A minha visão da vida em sociedade é diferente da tua e, espero eu, que as pessoas que pensam como tu nunca sejam a maioria. Não gostaria de viver numa sociedade onde esses ideais imperassem.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Tibraco, há 23 minutos:

Esta frase choca-me bastante mas, no fim do dia, cada um tem a sua sensibilidade. Estou convencido que a esmagadora maioria da população mundial preferia ser alvo de um insulto racista do que a referência à morte de um filho mas, lá está, estás no teu direito de pensar desta maneira. 

A minha visão da vida em sociedade é diferente da tua e, espero eu, que as pessoas que pensam como tu nunca sejam a maioria. Não gostaria de viver numa sociedade onde esses ideais imperassem.

Espero, então, que a tua sensibilidade consiga compreender isto: atirar palavras racistas a alguém é evocar toda uma história de violência (e morte) direcionada aos ancestres dessa pessoa, história essa que só foi superada devido a pessoas que ousaram lutar por ideais abolicionionistas.

• Like 2

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de bmfpcdm, há 32 minutos:

Espero, então, que a tua sensibilidade consiga compreender isto: atirar palavras racistas a alguém é evocar toda uma história de violência (e morte) direcionada aos ancestres dessa pessoa, história essa que só foi superada devido a pessoas que ousaram lutar por ideais abolicionionistas.

E, ainda assim, acho que as pessoas estão mais preocupadas com os filhos do que com os ancestres. Quando temos uma visão tão profunda sobre estes temas, e onde consideramos que chamar "macaco" é evocar toda uma história de violência e morte, perdemos o discernimento acerca do pragmatismo das palavras. O Prestianni queria ofender o Vini e foi racista. Tem de ser punido por isso, porque o racismo não cabe na nossa sociedade. Extrapolar o insulto para toda uma carga dimensional onde já se quer imputar todo o peso da História é atribuir uma proporção descabida à ofensa proferida.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Tibraco, há 4 minutos:

E, ainda assim, acho que as pessoas estão mais preocupadas com os filhos do que com os ancestres. Quando temos uma visão tão profunda sobre estes temas, e onde consideramos que chamar "macaco" é evocar toda uma história de violência e morte, perdemos o discernimento acerca do pragmatismo das palavras. O Prestianni queria ofender o Vini e foi racista. Tem de ser punido por isso, porque o racismo não cabe na nossa sociedade. Extrapolar o insulto para toda uma carga dimensional onde já se quer imputar todo o peso da História é atribuir uma proporção descabida à ofensa proferida.

A tua incapacidade de relacionar linguagem racista e a historicidade que lhe é intrínseca, só demonstra o teu privilégio e iliteracia racial.

• Like 3

Compartilhar este post

Link para o post

O meu filho estaria morto e eu estaria vivo, mesmo que me passasse com as duas, ficaria muito mais melindrado com a racista pois aí também a minha segurança futura estaria em causa.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...