JRasecRC Publicado 28 Janeiro 2019 Citação de dekap, há 11 minutos: Essas calculadoras online são um bom ponto de partida, mas depois precisas sempre de umas semanas a fazer ajustes para saberes mais ou menos quantas são as tuas calorias de manutenção. Mas respondendo ao que perguntas, isso seria algo entre medio e alto (mais para o medio). O máximo dessas calculadoras normalmente é para atletas. Eu por exemplo, simulando nessas calculadoras e metendo nivel de actividade medio (ginasio 5/6x por semana e jogo 1/2x futsal) o valor de TDEE que me sugere é bem perto do meu valor de manutenção. Basicamente, quando usando essas calculadoras estima sempre por baixo o nivel de actividade diário. Como chegaste ao teu valor de manutenção sem ser por estes cálculos? Fizeste algum teste numa nutricionista? Compartilhar este post Link para o post
dekap Publicado 28 Janeiro 2019 (editado) Citação de JRasecRC, há 15 minutos: Como chegaste ao teu valor de manutenção sem ser por estes cálculos? Fizeste algum teste numa nutricionista? Editei o meu post entretanto (nao que seja relevante o edit que fiz tho). Eu peguei no valor dessas calculadoras, para nivel de actividade medio, e comecei a comer essas calorias. Depois consoante a minha variação de peso fui ajustando as calorias (semanalmente ou a cada duas semanas) até o meu peso praticamente não variar. Isto foi logo quando comecei a contar macros, entretanto nunca mais o fiz mas agora simulei a média dos tdee para valores medios e altos de actividade fisica(o edit que fiz) e deu-me ~2900kcal que me parece acertado já que estou a consumir 3450kcal e estou a ganhar peso (em cima disso, a minha manutenção quando estava com 73/74kg rondava as 2750kcal por isso, e estando agora com 79kg, esse valor parece-me acertado já que com o aumento de peso aumenta consequentemente o meu TDEE). Editado 28 Janeiro 2019 por dekap Compartilhar este post Link para o post
tutu Publicado 28 Janeiro 2019 Citação de Hammerfall, Em 26/01/2019 at 16:21: 4 meses não é nada, não te esqueças que isto é uma maratona. Dito isto, estamos no mesmo barco eu e tu, continua o que tens feito, quase 4 kgs em 4 meses é uma boa meta. Mais 8 meses e quando atingires a marca do teu primeiro ano nesta luta são 12 kgs que tens a mais. Tenta comer de 3 em 3 horas nesta primeira fase para te habituares. Quando sentires que já 'comes mais' começa a comer de 2,5h em 2,5h. Tenta comer no lanche a meio da manhã e antes de dormires um punhado de frutos secos e um iogurte por exemplo. O importante é seres consistente e qualquer coisa já sabes que podes perguntar aqui. Já agora, 20 euros que podes considerar bem gastos era numa consulta de nutrição com um profissional. Ele que coma quando quiser e as vezes que quiser. É completamente irrelevante a quantidade de refeições desde que o intake calorico seja o desejado. Citação de Scurvy, Em 27/01/2019 at 12:54: Isso é só pra quem é gordo. Quem é magríssimo como ele acho estúpido. E depois quando tiveres o teu corpo de "sonho" não precisas de fazer o fasting para o manteres, acho isto mais uma trend da internet do que outra coisa Que? o IF é apenas uma forma de gestão do intake calorico. Não influencia nada. Tanto dá para ganhar massa muscular como para reduzir a BF. não compliquem a vida ao rapaz Compartilhar este post Link para o post
Hammerfall Publicado 28 Janeiro 2019 Citação de tutu, há 3 minutos: Ele que coma quando quiser e as vezes que quiser. É completamente irrelevante a quantidade de refeições desde que o intake calorico seja o desejado. Actually, imaginando que te propões a uma meta de 3000cal diárias, é muito mau acordares e fazeres duas refeições ao longo do dia, 1500cal cada uma. Isto num exemplo. Até porque ele mesmo admitiu e pelo peso que tem, ele come como um passarinho. Diz-me se achas, mesmo fazendo pequeno almoço/ almoço/ jantar, se ele consegue meter 1000 calorias em cada refeição. Claro que não precisa de ser de x em x horas or else já não vai 'fazer efeito'. E mais, tendo em conta a altura dele e a ida regular ao ginásio, não sei se as 3k chegariam. Numa fase inicial, acho benéfico ele espaçar as refeições, até para o estômago dele se habituar, não concordas? Compartilhar este post Link para o post
JRasecRC Publicado 28 Janeiro 2019 Citação de dekap, há 1 hora: Editei o meu post entretanto (nao que seja relevante o edit que fiz tho). Eu peguei no valor dessas calculadoras, para nivel de actividade medio, e comecei a comer essas calorias. Depois consoante a minha variação de peso fui ajustando as calorias (semanalmente ou a cada duas semanas) até o meu peso praticamente não variar. Isto foi logo quando comecei a contar macros, entretanto nunca mais o fiz mas agora simulei a média dos tdee para valores medios e altos de actividade fisica(o edit que fiz) e deu-me ~2900kcal que me parece acertado já que estou a consumir 3450kcal e estou a ganhar peso (em cima disso, a minha manutenção quando estava com 73/74kg rondava as 2750kcal por isso, e estando agora com 79kg, esse valor parece-me acertado já que com o aumento de peso aumenta consequentemente o meu TDEE). Tenho de te dar os parabéns por teres esse força de vontade e capacidade de pesares a comida, ver as variações de peso, etc sem que sintas desmotivação. Eu já leio o fórum há muito e reparo que tens muita coerência no que escreves neste tópico, fico com algumas questões ao nível de alimentação, pesas sempre a comida para saber se cumpres com as calorias diárias? Ou já tens a alimentação padronizada? Comes sempre o mesmo todos os dias porque isso te dá noção das calorias que comeste ou costumas variar? Quando vais comer fora como tens noção calórica do prato? Desculpa estar a fazer tantas perguntas e obrigado pelas respostas até agora! Se preferires podes responder por PM. Obrigado! Compartilhar este post Link para o post
tutu Publicado 28 Janeiro 2019 Citação de Hammerfall, há 6 minutos: Actually, imaginando que te propões a uma meta de 3000cal diárias, é muito mau acordares e fazeres duas refeições ao longo do dia, 1500cal cada uma. Isto num exemplo. Até porque ele mesmo admitiu e pelo peso que tem, ele come como um passarinho. Diz-me se achas, mesmo fazendo pequeno almoço/ almoço/ jantar, se ele consegue meter 1000 calorias em cada refeição. Claro que não precisa de ser de x em x horas or else já não vai 'fazer efeito'. E mais, tendo em conta a altura dele e a ida regular ao ginásio, não sei se as 3k chegariam. Numa fase inicial, acho benéfico ele espaçar as refeições, até para o estômago dele se habituar, não concordas? Tens toda a razão! MAS esses conselhos tem que ser dados de forma a ter em conta o principio da individualidade! Aqui a chave é a densidade calorica dos alimentos a escolher. Ele com aquele peso deve precisar de algo a rondar as 2000kcal para ganhar peso. Considero extremamente facil consumir 1000kcal em duas refeições, ou 700kcal em 3...Se escolher bem os alimentos.... A questão é que o rapaz vai pensar que o numero de refeições, per se, vai ajudar em algo, podendo icnlusive ir contra a preferencia do rapaz. Simplifiquem. Tens que comer x calorias, agora ve como preferes distribui-las. Simples. Mas tens razão. 1 Compartilhar este post Link para o post
dekap Publicado 28 Janeiro 2019 Citação de JRasecRC, há 49 minutos: Tenho de te dar os parabéns por teres esse força de vontade e capacidade de pesares a comida, ver as variações de peso, etc sem que sintas desmotivação. Eu já leio o fórum há muito e reparo que tens muita coerência no que escreves neste tópico, fico com algumas questões ao nível de alimentação, pesas sempre a comida para saber se cumpres com as calorias diárias? Ou já tens a alimentação padronizada? Comes sempre o mesmo todos os dias porque isso te dá noção das calorias que comeste ou costumas variar? Quando vais comer fora como tens noção calórica do prato? Desculpa estar a fazer tantas perguntas e obrigado pelas respostas até agora! Se preferires podes responder por PM. Obrigado! Respondo por aqui que pode haver mais pessoal com as mesmas duvidas e se eu puder ajudar melhor. Sim, peso sempre a comida e registo tudo no myfitnesspal para saber se bati os macros do dia. É uma questão de hábito, no entanto acabo por só o fazer ao fim de semana e nas manhãs durante a semana. Por uma questão de eficiência de tempo e para ter a certeza que não vacilo na alimentação, todos os domingos de manhã preparo as refeições para durante a semana (excepto o pre e pos treino, que faço todos os dias). Fico cerca de 2h na cozinha e preparo, peso e porciono tudo para durante a semana ser só meter os tupperwares na mala antes de sair para o trabalho. Aos fins de semana é diferente, serve para libertar a mente. Como não tenho as refeições feitas, como o que me apetece nesse dia desde que bata os macros (mas ao fim de semana tenho apenas em atenção bater a proteina e as calorias). Porém, e devido à mudança que fiz nos hábitos alimentares o que me apetece é na maioria das vezes algo considerado saudável mas diferente do que como na semana porque tenho tempo para cozinhar algo mais elaborado que o frango, batata doce e brócolos da praxe. Quando vou comer fora há dois cenários. Um em que é uma refeição "normal" mas num restaurante, em que estimo os macros (sempre a mais e normalmente acrescento sempre 10g de gordura ao estimado pq nos restaurantes toda a gente usa azeite, manteigas e oleos para cozinhar) e depois ajusto o resto do meu dia. Por exemplo do nada tenho um almoço de trabalho, vou almoçar e depois ajusto nas refeições que já tenho preparadas. O outro cenário é quando vou almoçar/jantar com amigos. Aí o principal é estar na minha e não a stressar com a comida. Basicamente estes jantares são as minhas cheat meals (que caso contrário não as faço), nesses dias faço o seguinte: trato de bater ~80% da proteina do dia, comer a fibra necessária e os vegetais, e deixo 1500kcal do meu dia livres para esse jantar. Como o que me apetecer, mas continuo a só beber água. Compartilhar este post Link para o post
JRasecRC Publicado 28 Janeiro 2019 Citação de dekap, há 3 minutos: Respondo por aqui que pode haver mais pessoal com as mesmas duvidas e se eu puder ajudar melhor. Sim, peso sempre a comida e registo tudo no myfitnesspal para saber se bati os macros do dia. É uma questão de hábito, no entanto acabo por só o fazer ao fim de semana e nas manhãs durante a semana. Por uma questão de eficiência de tempo e para ter a certeza que não vacilo na alimentação, todos os domingos de manhã preparo as refeições para durante a semana (excepto o pre e pos treino, que faço todos os dias). Fico cerca de 2h na cozinha e preparo, peso e porciono tudo para durante a semana ser só meter os tupperwares na mala antes de sair para o trabalho. Aos fins de semana é diferente, serve para libertar a mente. Como não tenho as refeições feitas, como o que me apetece nesse dia desde que bata os macros (mas ao fim de semana tenho apenas em atenção bater a proteina e as calorias). Porém, e devido à mudança que fiz nos hábitos alimentares o que me apetece é na maioria das vezes algo considerado saudável mas diferente do que como na semana porque tenho tempo para cozinhar algo mais elaborado que o frango, batata doce e brócolos da praxe. Quando vou comer fora há dois cenários. Um em que é uma refeição "normal" mas num restaurante, em que estimo os macros (sempre a mais e normalmente acrescento sempre 10g de gordura ao estimado pq nos restaurantes toda a gente usa azeite, manteigas e oleos para cozinhar) e depois ajusto o resto do meu dia. Por exemplo do nada tenho um almoço de trabalho, vou almoçar e depois ajusto nas refeições que já tenho preparadas. O outro cenário é quando vou almoçar/jantar com amigos. Aí o principal é estar na minha e não a stressar com a comida. Basicamente estes jantares são as minhas cheat meals (que caso contrário não as faço), nesses dias faço o seguinte: trato de bater ~80% da proteina do dia, comer a fibra necessária e os vegetais, e deixo 1500kcal do meu dia livres para esse jantar. Como o que me apetecer, mas continuo a só beber água. Muito obrigado! Compartilhar este post Link para o post
JohnyM Publicado 28 Janeiro 2019 Citação de Scurvy, há 9 horas: Yap Gosto do facto de saberes logo à partida que o nível de "atividade física" é máximo sem teres a mínima noção da duração e/ou intensidade dos treinos. E depois também gostava de perceber o que raio é atividade moderada e máxima e o raio que parta. É termos que os youtubers brasileiros estão a usar? E li na diagonal mas pareceu-me ler algures por ai atividade de manutenção. Isso dizem-me os velhos todos os dias que vão lá só conversar e combinar almoços. Compartilhar este post Link para o post
tutu Publicado 28 Janeiro 2019 Citação de JohnyM, há 52 minutos: Gosto do facto de saberes logo à partida que o nível de "atividade física" é máximo sem teres a mínima noção da duração e/ou intensidade dos treinos. E depois também gostava de perceber o que raio é atividade moderada e máxima e o raio que parta. É termos que os youtubers brasileiros estão a usar? E li na diagonal mas pareceu-me ler algures por ai atividade de manutenção. Isso dizem-me os velhos todos os dias que vão lá só conversar e combinar almoços. Naquilo tem que se colocar o sedentario para saberes o mais aproximado no metabolismo basal. Depois acrecescentar o gasto nos treinos e NEAT e siga. Compartilhar este post Link para o post
dekap Publicado 28 Janeiro 2019 Citação de JohnyM, há 1 hora: Gosto do facto de saberes logo à partida que o nível de "atividade física" é máximo sem teres a mínima noção da duração e/ou intensidade dos treinos. E depois também gostava de perceber o que raio é atividade moderada e máxima e o raio que parta. É termos que os youtubers brasileiros estão a usar? E li na diagonal mas pareceu-me ler algures por ai atividade de manutenção. Isso dizem-me os velhos todos os dias que vão lá só conversar e combinar almoços. Actividade de manutenção não falei, falei sim em calorias de manutenção (TDEE basicamente). Quanto a esses termos é o que aparece quando se usam essas calculadoras online para estimar o TDEE (bom ponto de partida mas nada mais que isso) em que pedem sexo, peso, idade e nível de actividade física (sedentario, baixo, medio, alto ou atleta). Compartilhar este post Link para o post
Eden Hazard Publicado 28 Janeiro 2019 Há quanto tempo treinas, dekap? Compartilhar este post Link para o post
dekap Publicado 29 Janeiro 2019 Citação de Eden Hazard, há 5 horas: Há quanto tempo treinas, dekap? Estou no ginásio desde Agosto de 2017, considero treinar desde Fevereiro do ano passado. Compartilhar este post Link para o post
playah Publicado 29 Janeiro 2019 (editado) Notei recentemente que tenho o ombro e o trapézio esquerdo mais elevado que o direito, através de fotos que comecei a tirar para avaliar o meu progresso. Já alguém lidou com algo semelhante? Não tenho nenhum tipo de dor a treinar. Não sei se influencia, mas sou destro e tenho menos 25kg em relação há ano e meio atrás. Editado 29 Janeiro 2019 por playah Compartilhar este post Link para o post
Hammerfall Publicado 29 Janeiro 2019 (editado) @playah Isso pode ser da anca, uma ligeira escoliose, como pode ser uma perna maior que a outra. Editado 29 Janeiro 2019 por Hammerfall Compartilhar este post Link para o post
dekap Publicado 4 Fevereiro 2019 Já alguém experimentou fazer batidos/smoothies e meter num termo para beber mais tarde, ou seja, não beber mal é feito. Se sim que tal fica? Nota-se diferença entre ser bebido logo ou passado umas horas(a nível de consistência /sabor)? Basicamente estou numa fase em que está a custar descer a comida (e não estou a gostar da sensação de estar "embaçado" a toda a hora) então estava a considerar meter umas refeições liquidas que seriam basicamente aveia+whey+fruta+leite, fazer de manhã e levar para o trabalho num termo. Compartilhar este post Link para o post
Hammerfall Publicado 4 Fevereiro 2019 Eu como sou um esquisito do crl não fazia isso. Mas eu sou mesmo nojentinho :mrgreen: Compartilhar este post Link para o post
Scurvy Publicado 4 Fevereiro 2019 (editado) Se for com leite não aconselhava, mas se for com água não vejo qual o mal. Nada como dares uma pesquisa mais aprofundada pela net, talvez haja aquilo que procuras. (Mas se tiveres aquelas lancheiras que tem frio por dentro, não me parece que o sol ou o passar do dia afetasse o que quer que fosse tbh) Editado 4 Fevereiro 2019 por Scurvy Compartilhar este post Link para o post
BreakTheRules Publicado 9 Fevereiro 2019 Boa tarde malta (em especial aos do Porto) Que ginásios aconselham por estes lados? Obrigado Compartilhar este post Link para o post
Hammerfall Publicado 11 Fevereiro 2019 Citação de BreakTheRules, Em 09/02/2019 at 16:10: Boa tarde malta (em especial aos do Porto) Que ginásios aconselham por estes lados? Obrigado Se fores da zona de Santo Tirso aconselho-te o meu :mrgreen: pessoal, alguma vez se sentiram fracos de maneira a que um peso que está uns 30kgs abaixo do vosso máximo custasse de crl? xD não entendo, dormi bem, refeições feitas e custou-me pra crl mesmo. Alguma vez se sentiram assim? Foi um mau dia? Compartilhar este post Link para o post
ComiC Publicado 12 Fevereiro 2019 Toda essa diferença de peso não me recordo, mas há dias assim. O próximo será melhor. Compartilhar este post Link para o post
Scurvy Publicado 12 Fevereiro 2019 Citação de Hammerfall, há 16 horas: Se fores da zona de Santo Tirso aconselho-te o meu :mrgreen: pessoal, alguma vez se sentiram fracos de maneira a que um peso que está uns 30kgs abaixo do vosso máximo custasse de crl? xD não entendo, dormi bem, refeições feitas e custou-me pra crl mesmo. Alguma vez se sentiram assim? Foi um mau dia? Isso é normal. Experimenta ter uma semana de light weight(ou se quiseres, nem vás) e depois na outra semana vais ver que vais estar com a pica toda. Roda os exercícios, reps e séries tbm btw. A cena aqui é que tu estás a estagnar. O que eu te disse é a tua solução. Compartilhar este post Link para o post
Hammerfall Publicado 12 Fevereiro 2019 @Scurvy Deve ter sido um dia mau. A cena é que ainda à coisa de 2, 3 semanas fiz uma semana de deload. Vou encarar isto como um dia péssimo :mrgreen: Compartilhar este post Link para o post
Mayday Publicado 12 Fevereiro 2019 Malta, vocês usam ab wheel? Antes ou depois de treinarem os abs? Ou em separado? Como é que fazem? Compartilhar este post Link para o post
Robe Publicado 12 Fevereiro 2019 Isso matava-me das costas e desde que perguntei a um amigo meu PT sobre isso ele disse-me "Isso faz-te mais mal do que bem. Há exercícios muito melhores para definir os abs" Vale o que vale. Compartilhar este post Link para o post