Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Zlatan

Carta de Condução...

Publicações recomendadas

Sim, isso até é como está na nova legislação penso eu.

Rotunda com 3 faixas, quero sair na 2ª saída: Entro na via do meio e assim que passo a 1ª saída mudo para a via mais à direita.

Compartilhar este post

Link para o post

Se eu quiser sair na 2ª saída da rotunda tenho de entrar na via do meio e passar para a via mais à direita depois de passar a 1ª saída ou entro na via da direita logo?

Eu nas aulas de condução sempre aprendi que: 1ª e 2ª saída vou na via da direita, nas restantes vou pelo meio. O problema é que isso da circulação nas rotundas mudou e penso que não é como aprendi.

Outra coisa: há pouco entrei numa rotunda com três faixas e queria sair na 2ª saída. Entrei na via do meio e quando encontrei a 2ª saída fiz pisca e sai. A 2ª saída continuava com três faixas, ai devia entrar na via mais à direita certo? Mas como a via da direita era só para entrar no centro comercial a uns 500 metros, podia entrar logo na via do meio ou entrava na via da direita e depois mudava para a via do meio?

Normalmente sais sempre o mais à direita possível. Assim que te apercebes que a via da direita não dá para ti mudas para a do meio. Pelo menos eu fazia assim nas aulas, agora tenho a carta e se tivesse numa situação dessas saía logo na do meio.

Quanto às rotundas à o que a Joaninha disse.

Compartilhar este post

Link para o post

Se eu quiser sair na 2ª saída da rotunda tenho de entrar na via do meio e passar para a via mais à direita depois de passar a 1ª saída ou entro na via da direita logo?

Eu nas aulas de condução sempre aprendi que: 1ª e 2ª saída vou na via da direita, nas restantes vou pelo meio. O problema é que isso da circulação nas rotundas mudou e penso que não é como aprendi.

Outra coisa: há pouco entrei numa rotunda com três faixas e queria sair na 2ª saída. Entrei na via do meio e quando encontrei a 2ª saída fiz pisca e sai. A 2ª saída continuava com três faixas, ai devia entrar na via mais à direita certo? Mas como a via da direita era só para entrar no centro comercial a uns 500 metros, podia entrar logo na via do meio ou entrava na via da direita e depois mudava para a via do meio?

1ª saida: fazes tudo por fora;

2ª : entras, metes-te dentro e após a 1ª saída começas a mudar para a faixa mais à direita;

3ª; idem;

Eu sempre aprendi assim. Até antes de "mudarem" o código é assim que se fazia. Nunca conheci ninguém que para sair na 2ª fosse fazer tudo para fora e se o fizesse era retardado.

Compartilhar este post

Link para o post

1ª saida: fazes tudo por fora;

2ª : entras, metes-te dentro e após a 1ª saída começas a mudar para a faixa mais à direita;

3ª; idem;

Eu sempre aprendi assim. Até antes de "mudarem" o código é assim que se fazia. Nunca conheci ninguém que para sair na 2ª fosse fazer tudo para fora e se o fizesse era retardado.

Quando tirei a carta, há menos de 2 anos, diziam-me sempre para ir sempre por fora se saísse na 2ª saída. E no exame também não reclamaram.

Editado por Kratosthegod

Compartilhar este post

Link para o post

Nunca circulei numa rotunda com 3 vias, como é que se deve fazer?

Compartilhar este post

Link para o post

Quando tirei a carta, há menos de 2 anos, diziam-me sempre para ir sempre por fora se saísse na 2ª saída. E no exame também não reclamaram.

Como é possível? Até já falei com um policia e ele próprio confirmou que antigamente já se fazia assim as rotundas mas ninguém era "crucificado" por fazer por fora porque não estava nada no código/não era multado.

Compartilhar este post

Link para o post

Sim, isso até é como está na nova legislação penso eu.

Rotunda com 3 faixas, quero sair na 2ª saída: Entro na via do meio e assim que passo a 1ª saída mudo para a via mais à direita.

Porra, vocês fizeram o código há pouco tempo e ainda dizem faixas quando se querem referir a vias de trânsito. :mrgreen:

Editado por André Sousa

Compartilhar este post

Link para o post

Same.

Primeira e segunda saída na via mais à direita, restantes saídas na via da esquerda.

Nunca circulei numa rotunda com 3 vias, como é que se deve fazer?

O que diz a legislação, sem ir consultar, por isso pode estar errado, é que uma rotunda com três vias implica três ou mais saídas disponíveis, por isso, segundo o código da estrada, vais pela via da direita se quiseres sair na primeira saída, pela via do meio se quiseres sair na segunda saída e pela terceira via se quiseres sair na terceira ou restantes saídas.

Compartilhar este post

Link para o post

Igual. No exame de condução devo ter feito quatro rotundas ou mais e fiz assim e o examinador não disse nada.

Porra, vocês fizeram o código há pouco tempo e ainda dizem faixas quando se querem referir a vias de trânsito. :mrgreen:

:lol: tens razão.

Compartilhar este post

Link para o post

Malta, isto é capaz de já ter sido perguntado antes por estes lados, maaaass...

Qual é o tempo mínimo em que acham ser possível tirar a carta? Se me fosse inscrever agora, em Setembro já podia estar a acbar? :mrgreen:

Editado por joe

Compartilhar este post

Link para o post

Se tiveres lá os dias todos (porque é preciso ir às aulas de código) e o horário para as aulas condução estiver a jeito, sim dá para acabar em Setembro.

Editado por Kratosthegod

Compartilhar este post

Link para o post

Depende da escola, da região, quantidades de alunos, etc.

Eu estou desde Agosto passado e só agora vou a exame de código mas isso foi por opcção. Tive 1 mês à espera da licença e agora estive 1 mês e meio à espera do exame de código.

Compartilhar este post

Link para o post

Depende da escola, da região, quantidades de alunos, etc.

Eu estou desde Agosto passado e só agora vou a exame de código mas isso foi por opcção. Tive 1 mês à espera da licença e agora estive 1 mês e meio à espera do exame de código.

:shock:

Compartilhar este post

Link para o post

:shock:

Não acho grande choque porque dentro da minha região há muita malta de outras cidades que tiram a carta aqui por ser extremamente mais barata que na cidade deles (paguei 400€ com direito a 1 chumbo em código) e depois pedi em Junho em que é a "corrida" à carta.

Compartilhar este post

Link para o post

Por norma, quantas aulas de código e condução são necessárias?

Compartilhar este post

Link para o post

Quando tirei a carta (menos de 2 anos) eram 28 aulas de código e 32 aulas de condução. Se mudou, foi ligeiramente (antes da altura que fiz era 30/30).

Mas no caso das aulas de código, depois na altura de marcar exame, precisas de um X mínimo de aulas de cada capítulo, pelo menos na minha era assim. Mas também se te faltarem 3 ou 4, quase de certeza que te deixam assinar as que te faltam.

Depois as de condução, é aproveitar ao máximo, mas se o teu instrutor não tiver muito ocupado, e a partir de uma altura fizeres 2 horas seguidas, em 1 mês ou mês e pouco deves despachar a parte prática.

Mas também acho que pelo menos no início das aulas práticas, não deves marcar muitas num espaço curto de tempo, ir para casa e estar um ou outro dia sem conduzir, ajuda um bocado a assimilar as coisas e a refletir sobre o que podes melhorar na próxima aula.

Editado por Kratosthegod

Compartilhar este post

Link para o post

Na minha escola-se ia-se ao número de aulas de código que se quisesse. Podíamos ir a uma ou duas, assinávamos as 28 e estava tratado, eram bastante flexíveis. O exame de condução marquei-o com apenas 17 aulas dadas, para nas restantes ir treinando os percursos de exame. Acabei por dar 31 aulas. Passei à primeira em ambos.

Compartilhar este post

Link para o post

8)

muito fácil.

a gaja que ia comigo fez duas reduções de 5º para 2º, ficou parada no meio de um cruzamento por causa de um vermelho e passou. comigo foi sem espinhas, nem um erro crl

só ia um pitz nervoso devido ao guito que tinha de largar se chumbasse

em relação às rotundas com 3 vias também me parece que é:

1ª saída - via da direita

2ª - via do meio

3ª - via da esquerda

se só tiver duas vias é:

via da direita se quiseres sair na 1ª

via da esquerda se quiseres sair nas restantes, tendo de mudar para a da direita quando passas a saída anterior à pretendida

Editado por Taj

Compartilhar este post

Link para o post

8)

muito fácil.

a gaja que ia comigo fez duas reduções de 5º para 2º, ficou parada no meio de um cruzamento por causa de um vermelho e passou. comigo foi sem espinhas, nem um erro crl

só ia um pitz nervoso devido ao guito que tinha de largar se chumbasse

em relação às rotundas com 3 vias também me parece que é:

1ª saída - via da direita

2ª - via do meio

3ª - via da esquerda

se só tiver duas vias é:

via da direita se quiseres sair na 1ª

via da esquerda se quiseres sair nas restantes, tendo de mudar para a da direita quando passas a saída anterior à pretendida

:maluco:

E as rotundas acho que é como tu dizes ;)

Compartilhar este post

Link para o post
Na minha escola-se ia-se ao número de aulas de código que se quisesse. Podíamos ir a uma ou duas, assinávamos as 28 e estava tratado, eram bastante flexíveis.

Flexíveis não, vigaristas.

Compartilhar este post

Link para o post

Flexíveis não, vigaristas.

Fui 'vigarado' entao.

Btw, a carta chegou-me a casa. Passado (quase) 2 meses. Tenho gente conhecida que esperaram 9 meses e ainda nao a teem :estrelas:

Compartilhar este post

Link para o post

E o código está feito. Ver se agora tiro a carta até Janeiro :biggrin:

Compartilhar este post

Link para o post

E o código está feito. Ver se agora tiro a carta até Janeiro :biggrin:

Parabens! :compinchas: Deves tirar o resto da carta bem antes, acho que ate janeiro é muito tempo

Compartilhar este post

Link para o post

Escola mais acessível em termos de preço na cidade do Porto? Isto já deve ter sido perguntado aqui um milhão de vezes, mas pronto.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...