Jan Oblak Publicado 21 Julho 2014 Sim, isso até é como está na nova legislação penso eu. Rotunda com 3 faixas, quero sair na 2ª saída: Entro na via do meio e assim que passo a 1ª saída mudo para a via mais à direita. Compartilhar este post Link para o post
dekap Publicado 21 Julho 2014 Se eu quiser sair na 2ª saída da rotunda tenho de entrar na via do meio e passar para a via mais à direita depois de passar a 1ª saída ou entro na via da direita logo? Eu nas aulas de condução sempre aprendi que: 1ª e 2ª saída vou na via da direita, nas restantes vou pelo meio. O problema é que isso da circulação nas rotundas mudou e penso que não é como aprendi. Outra coisa: há pouco entrei numa rotunda com três faixas e queria sair na 2ª saída. Entrei na via do meio e quando encontrei a 2ª saída fiz pisca e sai. A 2ª saída continuava com três faixas, ai devia entrar na via mais à direita certo? Mas como a via da direita era só para entrar no centro comercial a uns 500 metros, podia entrar logo na via do meio ou entrava na via da direita e depois mudava para a via do meio? Normalmente sais sempre o mais à direita possível. Assim que te apercebes que a via da direita não dá para ti mudas para a do meio. Pelo menos eu fazia assim nas aulas, agora tenho a carta e se tivesse numa situação dessas saía logo na do meio. Quanto às rotundas à o que a Joaninha disse. Compartilhar este post Link para o post
fns Publicado 21 Julho 2014 Se eu quiser sair na 2ª saída da rotunda tenho de entrar na via do meio e passar para a via mais à direita depois de passar a 1ª saída ou entro na via da direita logo? Eu nas aulas de condução sempre aprendi que: 1ª e 2ª saída vou na via da direita, nas restantes vou pelo meio. O problema é que isso da circulação nas rotundas mudou e penso que não é como aprendi. Outra coisa: há pouco entrei numa rotunda com três faixas e queria sair na 2ª saída. Entrei na via do meio e quando encontrei a 2ª saída fiz pisca e sai. A 2ª saída continuava com três faixas, ai devia entrar na via mais à direita certo? Mas como a via da direita era só para entrar no centro comercial a uns 500 metros, podia entrar logo na via do meio ou entrava na via da direita e depois mudava para a via do meio? 1ª saida: fazes tudo por fora; 2ª : entras, metes-te dentro e após a 1ª saída começas a mudar para a faixa mais à direita; 3ª; idem; Eu sempre aprendi assim. Até antes de "mudarem" o código é assim que se fazia. Nunca conheci ninguém que para sair na 2ª fosse fazer tudo para fora e se o fizesse era retardado. Compartilhar este post Link para o post
Kratosthegod Publicado 21 Julho 2014 (editado) 1ª saida: fazes tudo por fora; 2ª : entras, metes-te dentro e após a 1ª saída começas a mudar para a faixa mais à direita; 3ª; idem; Eu sempre aprendi assim. Até antes de "mudarem" o código é assim que se fazia. Nunca conheci ninguém que para sair na 2ª fosse fazer tudo para fora e se o fizesse era retardado. Quando tirei a carta, há menos de 2 anos, diziam-me sempre para ir sempre por fora se saísse na 2ª saída. E no exame também não reclamaram. Editado 21 Julho 2014 por Kratosthegod Compartilhar este post Link para o post
Shai Publicado 21 Julho 2014 Nunca circulei numa rotunda com 3 vias, como é que se deve fazer? Compartilhar este post Link para o post
fns Publicado 21 Julho 2014 Quando tirei a carta, há menos de 2 anos, diziam-me sempre para ir sempre por fora se saísse na 2ª saída. E no exame também não reclamaram. Como é possível? Até já falei com um policia e ele próprio confirmou que antigamente já se fazia assim as rotundas mas ninguém era "crucificado" por fazer por fora porque não estava nada no código/não era multado. Compartilhar este post Link para o post
André Sousa Publicado 21 Julho 2014 (editado) Sim, isso até é como está na nova legislação penso eu. Rotunda com 3 faixas, quero sair na 2ª saída: Entro na via do meio e assim que passo a 1ª saída mudo para a via mais à direita. Porra, vocês fizeram o código há pouco tempo e ainda dizem faixas quando se querem referir a vias de trânsito. :mrgreen: Editado 21 Julho 2014 por André Sousa Compartilhar este post Link para o post
André Sousa Publicado 21 Julho 2014 Quando tirei a carta, há menos de 2 anos, diziam-me sempre para ir sempre por fora se saísse na 2ª saída. E no exame também não reclamaram. Same. Primeira e segunda saída na via mais à direita, restantes saídas na via da esquerda. Nunca circulei numa rotunda com 3 vias, como é que se deve fazer? O que diz a legislação, sem ir consultar, por isso pode estar errado, é que uma rotunda com três vias implica três ou mais saídas disponíveis, por isso, segundo o código da estrada, vais pela via da direita se quiseres sair na primeira saída, pela via do meio se quiseres sair na segunda saída e pela terceira via se quiseres sair na terceira ou restantes saídas. Compartilhar este post Link para o post
Jan Oblak Publicado 21 Julho 2014 Quando tirei a carta, há menos de 2 anos, diziam-me sempre para ir sempre por fora se saísse na 2ª saída. E no exame também não reclamaram. Igual. No exame de condução devo ter feito quatro rotundas ou mais e fiz assim e o examinador não disse nada. Porra, vocês fizeram o código há pouco tempo e ainda dizem faixas quando se querem referir a vias de trânsito. :mrgreen: :lol: tens razão. Compartilhar este post Link para o post
joe Publicado 23 Julho 2014 (editado) Malta, isto é capaz de já ter sido perguntado antes por estes lados, maaaass... Qual é o tempo mínimo em que acham ser possível tirar a carta? Se me fosse inscrever agora, em Setembro já podia estar a acbar? :mrgreen: Editado 23 Julho 2014 por joe Compartilhar este post Link para o post
Kratosthegod Publicado 23 Julho 2014 (editado) Se tiveres lá os dias todos (porque é preciso ir às aulas de código) e o horário para as aulas condução estiver a jeito, sim dá para acabar em Setembro. Editado 23 Julho 2014 por Kratosthegod Compartilhar este post Link para o post
fns Publicado 23 Julho 2014 Depende da escola, da região, quantidades de alunos, etc. Eu estou desde Agosto passado e só agora vou a exame de código mas isso foi por opcção. Tive 1 mês à espera da licença e agora estive 1 mês e meio à espera do exame de código. Compartilhar este post Link para o post
dekap Publicado 23 Julho 2014 Depende da escola, da região, quantidades de alunos, etc. Eu estou desde Agosto passado e só agora vou a exame de código mas isso foi por opcção. Tive 1 mês à espera da licença e agora estive 1 mês e meio à espera do exame de código. :shock: Compartilhar este post Link para o post
fns Publicado 23 Julho 2014 :shock: Não acho grande choque porque dentro da minha região há muita malta de outras cidades que tiram a carta aqui por ser extremamente mais barata que na cidade deles (paguei 400€ com direito a 1 chumbo em código) e depois pedi em Junho em que é a "corrida" à carta. Compartilhar este post Link para o post
joe Publicado 23 Julho 2014 Por norma, quantas aulas de código e condução são necessárias? Compartilhar este post Link para o post
Kratosthegod Publicado 23 Julho 2014 (editado) Quando tirei a carta (menos de 2 anos) eram 28 aulas de código e 32 aulas de condução. Se mudou, foi ligeiramente (antes da altura que fiz era 30/30). Mas no caso das aulas de código, depois na altura de marcar exame, precisas de um X mínimo de aulas de cada capítulo, pelo menos na minha era assim. Mas também se te faltarem 3 ou 4, quase de certeza que te deixam assinar as que te faltam. Depois as de condução, é aproveitar ao máximo, mas se o teu instrutor não tiver muito ocupado, e a partir de uma altura fizeres 2 horas seguidas, em 1 mês ou mês e pouco deves despachar a parte prática. Mas também acho que pelo menos no início das aulas práticas, não deves marcar muitas num espaço curto de tempo, ir para casa e estar um ou outro dia sem conduzir, ajuda um bocado a assimilar as coisas e a refletir sobre o que podes melhorar na próxima aula. Editado 23 Julho 2014 por Kratosthegod Compartilhar este post Link para o post
Thierry Henry Publicado 23 Julho 2014 Na minha escola-se ia-se ao número de aulas de código que se quisesse. Podíamos ir a uma ou duas, assinávamos as 28 e estava tratado, eram bastante flexíveis. O exame de condução marquei-o com apenas 17 aulas dadas, para nas restantes ir treinando os percursos de exame. Acabei por dar 31 aulas. Passei à primeira em ambos. Compartilhar este post Link para o post
Taj Publicado 23 Julho 2014 (editado) 8) muito fácil. a gaja que ia comigo fez duas reduções de 5º para 2º, ficou parada no meio de um cruzamento por causa de um vermelho e passou. comigo foi sem espinhas, nem um erro crl só ia um pitz nervoso devido ao guito que tinha de largar se chumbasse em relação às rotundas com 3 vias também me parece que é: 1ª saída - via da direita 2ª - via do meio 3ª - via da esquerda se só tiver duas vias é: via da direita se quiseres sair na 1ª via da esquerda se quiseres sair nas restantes, tendo de mudar para a da direita quando passas a saída anterior à pretendida Editado 23 Julho 2014 por Taj Compartilhar este post Link para o post
fns Publicado 23 Julho 2014 8) muito fácil. a gaja que ia comigo fez duas reduções de 5º para 2º, ficou parada no meio de um cruzamento por causa de um vermelho e passou. comigo foi sem espinhas, nem um erro crl só ia um pitz nervoso devido ao guito que tinha de largar se chumbasse em relação às rotundas com 3 vias também me parece que é: 1ª saída - via da direita 2ª - via do meio 3ª - via da esquerda se só tiver duas vias é: via da direita se quiseres sair na 1ª via da esquerda se quiseres sair nas restantes, tendo de mudar para a da direita quando passas a saída anterior à pretendida :maluco: E as rotundas acho que é como tu dizes ;) Compartilhar este post Link para o post
whatever Publicado 23 Julho 2014 Na minha escola-se ia-se ao número de aulas de código que se quisesse. Podíamos ir a uma ou duas, assinávamos as 28 e estava tratado, eram bastante flexíveis. Flexíveis não, vigaristas. Compartilhar este post Link para o post
Hammerfall Publicado 23 Julho 2014 Flexíveis não, vigaristas. Fui 'vigarado' entao. Btw, a carta chegou-me a casa. Passado (quase) 2 meses. Tenho gente conhecida que esperaram 9 meses e ainda nao a teem :estrelas: Compartilhar este post Link para o post
fns Publicado 24 Julho 2014 E o código está feito. Ver se agora tiro a carta até Janeiro :biggrin: Compartilhar este post Link para o post
Hammerfall Publicado 24 Julho 2014 E o código está feito. Ver se agora tiro a carta até Janeiro :biggrin: Parabens! :compinchas: Deves tirar o resto da carta bem antes, acho que ate janeiro é muito tempo Compartilhar este post Link para o post
Varela Publicado 24 Julho 2014 Escola mais acessível em termos de preço na cidade do Porto? Isto já deve ter sido perguntado aqui um milhão de vezes, mas pronto. Compartilhar este post Link para o post