Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Peplin

FC Porto - Presidência, Marketing, SAD e Relatórios & Contas

Publicações recomendadas

Comunicado de imprensa

15 de Janeiro de 2025 15:15

FC Porto apresenta conclusões da Auditoria Forense: um marco de transparência e um compromisso com o futuro

O Futebol Clube do Porto concluiu o projeto de auditoria forense, realizado pela Deloitte, que marca o cumprimento de um compromisso assumido pela atual Administração no início do mandato: identificar e corrigir irregularidades passadas para garantir uma gestão ética, responsável e transparente. Esta auditoria analisou um período de 10 épocas desportivas, de 2014/15 a 2023/24, com foco em três áreas críticas de gestão – bilhética, transferências de jogadores e despesas de representação – revelando práticas que impactaram negativamente a saúde financeira e a reputação do clube.

"A conclusão desta auditoria forense marca o início de uma nova era para o Futebol Clube do Porto. Este é um compromisso cumprido com os nossos sócios e adeptos, que merecem um clube transparente e exemplar na sua gestão. As evidências encontradas não só revelam desafios do passado, mas também permitem virar a página e construir um futuro mais sustentável e ético", afirmou André Villas-Boas, Presidente do FC Porto. "Estamos a implementar mudanças estruturais para garantir que estas práticas não se repetem e que o FC Porto continue a honrar a sua história. Este é o momento de olhar para o futuro com confiança e determinação".

As conclusões da auditoria serão disponibilizadas no Portal da Transparência, com acesso prioritário para os sócios do FC Porto no dia 15 de janeiro (depois das 16h30) e para os restantes stakeholders no dia seguinte. Este é mais um passo no reforço da confiança e proximidade com a nossa base associativa.

A Administração do FC Porto continuará a trabalhar para reforçar a governança e a sustentabilidade, orientada pelos valores que fizeram do clube uma referência internacional.

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

Bem jogado pelo André em lançar as conclusões uns dias antes da AG. Pode sempre refrescar a memória a alguns. 

Compartilhar este post

Link para o post

Algum sócio consegue disponibilizar alguma coisa?

Compartilhar este post

Link para o post

Parece-me que ainda não está disponível e até que o portal da transparência está com alguns problemas, devem estar a atualizar. Ou estou a ser cepo a entrar, o que é bem possível.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Bernas, há 3 minutos:

Parece-me que ainda não está disponível e até que o portal da transparência está com alguns problemas, devem estar a atualizar. Ou estou a ser cepo a entrar, o que é bem possível.

Eu entrei agora e está lá nos documentos.

Compartilhar este post

Link para o post

https://www.abola.pt/futebol/noticias/fc-porto-auditoria-revela-impacto-negativo-de-50meuro-resultante-de-comissoes-2025011516401497435

O FC Porto revelou esta quarta-feira os resultados da auditoria forense, levada a cabo nos últimos meses. Entre vários assuntos evidenciados no documento, entre questões relacionadas com bilhética, transferências de jogadores e despesas de representação, é explicado que as comissões tiveram um impacto financeiro muito acentuado nas contas da SAD, nomeadamente na ordem dos 50 milhões de euros, com 47% de comissões em excesso.

A análise incidiu sobre sobre 879 movimentos de transferências, que resultaram num total de 158M€ em comissões acordadas.

Ainda numa análise aprofundada de 55 jogadores, foi revelado que 51 das 55 transferências auditadas «não dispunham de documentação de suporte, como relatórios de scouting ou justificações para contratação», que 41 apresentaram «comissões acima dos referenciais FIFA e/ou dos standards de mercado», e que «foram identificados pagamentos de comissões pendentes relativos a 23 jogadores, representando obrigações financeiras críticas para um total em incumprimento de 15,8M€.»

No que concerne a comissões em renovações de contratos, o resultado apurado é de que 95% dos casos analisados ultrapassaram o limite de 3% do salário bruto, totalizando 11,5M€ de comissões excessivas. Além disso, 50% das comissões (80M€) foram atribuídas a apenas oito agentes (Gestifute, PP Sports e N1 Carreiras, ambas de Pedro Pinho) Bertolucci Assessoria, BMC Consulting e Yes Sports, ambas de Bruno Macedo, Passion Sports, Livesoccer, STV Soccer e North Fields), com 35% do total concentrado nos três principais intermediários. Foram também detetados 16 mandatos de exclusividade atribuídos a intermediários, alguns dos quais sobre jogadores-chave, restringindo a liberdade de negociação.

image.png.e4fbd991b91dc969985636324363e493.png

Editado por Su1
  • Like 5

Compartilhar este post

Link para o post

No zerozero lançam o valor de 58.6M€ em que o Porto foi lesado, em bilhética, transferências e despesas de representação

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de HappyKing, Em 03/12/2024 at 23:40:

"Gostava de terminar esta intervenção com uma homenagem a um homem que nos marcou a todos singularmente. Uma pessoa que transbordou portismo e que levou este clube, os seus atletas e as suas gentes, a transcender-se e a afirmar-se como melhor clube do mundo por duas vezes, como o mais alto representante do futebol português no mundo e como o clube português com maior número de títulos no futebol. 'Na sua perseverança temos um exemplo de vida! A nossa relação não foi enciclopédia! Foi muito mais do que isso! Foi emoção transmitida pelo olhar, pela confiança, pelo gesto e pela gratidão.' Assim foi em 2011 e assim foi ontem quando o visitei e falamos Porto", referiu, concretizando: "Na alegria contagiante do que significa o FC Porto para ele e para nós. Na certeza que a sua obra deve ser dignificada ontem lancei-lhe um desafio que espero sinceramente que ele aceite e os portistas também. Como sei que nos está a ver neste momento quero mandar-lhe um grande abraço, desejar-lhe uma pronta e rápida recuperação e dizer-lhe que a sua energia e paixão pela vida são também um exemplo para nós. A Jorge Nuno Pinto da Costa, os nossos votos de rápida recuperação."

Que desafio terá sido? Estátua no Dragão? Nome no Estádio? Digo isto partindo da expressão da obra ser dignificada. Estou a assumir que isso teria tradução material. 

E depois há um ponto extra que é como ficará este discurso quando saírem os resultados da auditoria em que são previstos danos significativos ao clube pela anterior direção.

Tenho curiosidade nisto. O discurso que foi sendo tido ao longo das últimas semanas parece-me contraproducente com as conclusões desta auditoria (que o André certamente conhecia em parte já, pelo menos). 

Compartilhar este post

Link para o post

O macaco tivesse cá fora e no campeonato do mundo de clubes ia arranjar maneira da direção lhe pagar uma viagem ao espaço. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de HappyKing, há 5 minutos:

Tenho curiosidade nisto. O discurso que foi sendo tido ao longo das últimas semanas parece-me contraproducente com as conclusões desta auditoria (que o André certamente conhecia em parte já, pelo menos). 

Acho possível separar as águas.

Vai-se homenagear o PdC, pessoa singular, por ter elevado o nome do FC Porto a nível mundial e por ser o responsável maior por quase tudo o que está no museu do clube.

Vai-se condenar a direção, portanto um conjunto de pessoas onde o PdC é uma delas, por terem lesado o clube em vários milhões de euros.

Não vejo necessidade de simplificar tudo a um "ou condena-se, ou condecora-se". Penso que o André está a ir por aí, aliás desde muito cedo que ele tem falado do PdC com bastante carinho mas depois rasga na anterior direção.

Haverá certamente quem não consiga desassociar ambos (e percebo perfeitamente), pelo que para esses qualquer homenagem será completamente escusada e até incoerente.

Para mim, e até por ter estado no museu recentemente, não conseguiria ver um nome melhor para ele. Praticamente tudo lá tem a mesma figura de fundo a fazer acontecer.

• Concordo! 4

Compartilhar este post

Link para o post

Tenho de ler com mais atenção mas pareceu-me ser um valor curto só de 50M em comissões em excesso em 898 transferências. 

E mesmo em viagens parece ser muito muito baixo, 2M em 10 anos? 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Banks29, há 1 minuto:

Tenho de ler com mais atenção mas pareceu-me ser um valor curto só de 50M em comissões em excesso em 898 transferências. 

E mesmo em viagens parece ser muito muito baixo, 2M em 10 anos? 

Sendo 1,5M indevidos, achas pouco 150mil ano em viagens? É um valor absurdo!

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Mica, há 12 minutos:

Vai-se homenagear o PdC, pessoa singular, por ter elevado o nome do FC Porto a nível mundial e por ser o responsável maior por quase tudo o que está no museu do clube.

Vai-se condenar a direção, portanto um conjunto de pessoas onde o PdC é uma delas, por terem lesado o clube em vários milhões de euros.

Não vale a pena entrarmos em eufemismos.

Estamos a condenar uma direção que roubou de forma mais direta ou menos, segundo esta auditoria, mais de 50M ao clube. 

Estamos a condenar uma direção que era liderada por ele e que iria levar o clube à ruina com estes dados hoje conhecidos porque se existiu este rombo em meia dúzia de épocas era inevitável que assim fosse a curto/médio prazo. 

Estamos a condenar esta direção e não outra. E portanto estaremos a condecorar alguém que foi o responsável máximo por isto dado que era o líder. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de HappyKing, há 12 minutos:

Não vale a pena entrarmos em eufemismos.

Estamos a condenar uma direção que roubou de forma mais direta ou menos, segundo esta auditoria, mais de 50M ao clube. 

Estamos a condenar uma direção que era liderada por ele e que iria levar o clube à ruina com estes dados hoje conhecidos porque se existiu este rombo em meia dúzia de épocas era inevitável que assim fosse a curto/médio prazo. 

Estamos a condenar esta direção e não outra. E portanto estaremos a condecorar alguém que foi o responsável máximo por isto dado que era o líder. 

Tudo isso é irrefutável.

Ao mesmo tempo, o legado do PdC vai muito para além da lesões que provocou ao clube nos últimos tempos e há um antes e um depois da sua estadia. E é isso que se quer homenagear. Para mim é muito simples olhar para as duas faces da mesma moeda, tenho livros dele cá em casa que guardo com muito gosto, é uma presidente a quem devo muito; por outro lado, fiz-me sócio em 2019 para poder votar noutra lista que não a dele, e repeti o feito em 2024.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Mesut Ozil, há 2 minutos:

Admito que esperava mais, muito mais, de prejuízo ao clube. 

E provavelmente é bem maior. Isto é o que foi encontrado em papeis do clube oficiais. Imagina o que andou por ai por baixo das mesas

Compartilhar este post

Link para o post

Vamos lá a ver uma coisa, os 100M era o máximo que devia ser pago se fizessem o normal de mercado / máximo FIFA. Esta direção fez vários negócios com 0 comissão. Por isso lesaram o clube no mínimo em 50M seguramente, mas em bastante mais na prática. 

Compartilhar este post

Link para o post

Samueis Portugais e afim, comprados para dar dinheiro aos amigos também não entram.

• Concordo! 2

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Popular Agora

• Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...