Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Peplin

Arquitectura, Urbanismo, Projectos, Transportes, Infraestruturas e Outras Coisas do Género

Publicações recomendadas

Citação de Ego Sum, há 5 horas:

Confirmo. Quando deixei o carro pós Covid quando chove apanho o autocarro e costuma estar à pinha.

Também não ajuda os horários serem imprevisíveis, eles raramente passam à hora marcada.

Consequência do excesso de trânsito. Só consegues diminuir o trânsito quando tiveres metro.

Compartilhar este post

Link para o post

Btw ainda em relação ao metro do Porto, era porreiro uma solução para o metro poder andar um bocadinho mais rápido em Matosinhos. Há ali partes em que é quase cómico.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de antifa, há 5 horas:

Btw ainda em relação ao metro do Porto, era porreiro uma solução para o metro poder andar um bocadinho mais rápido em Matosinhos. Há ali partes em que é quase cómico.

Não ajuda ter um montão de curvas.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de antifa, há 14 horas:

Citação de Ghelthon, há 8 horas:

Não ajuda ter um montão de curvas.

Para além disto, o metro de Matosinhos, como acontece na avenida da República, em Gaia, ou no troço Polo Universitário-São João, anda a superfície numa zona de fácil atravessamento. Para evitar acidentes tem que andar a uma velocidade mais reduzida. Como não dá para meter barreiras físicas que impeçam esse atravessamento, a única solução é enterrar o metro.

Compartilhar este post

Link para o post

https://www.campeaoprovincias.pt/noticia/coimbra-plano-para-estacao-de-comboios-com-foco-na-ligacao-pedonal-a-baixa

Citação

Um dos objectivos neste redesenho de toda a zona entre Coimbra-B e a Baixa estará a ideia de hierarquias no acesso à futura estação intermodal, com a intenção de tentar priorizar “quem vai a pé, depois quem vai de bicicleta, quem vai de autocarro ou Metrobus e, só em quarto, quem vai de veículo privado”.

Não sei como é que vão tornar aquele inferno urbanístico num espaço agradável para peões, mas é muito bom ler isto ❤️

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Rain Dog, há 15 horas:

https://www.campeaoprovincias.pt/noticia/coimbra-plano-para-estacao-de-comboios-com-foco-na-ligacao-pedonal-a-baixa

Não sei como é que vão tornar aquele inferno urbanístico num espaço agradável para peões, mas é muito bom ler isto ❤️

também não estou a ver como vão redesenhar a rotunda da casa do sal tendo em conta o trânsito que passa por lá e principalmente a confusão que fica/acidentes quando chove

Compartilhar este post

Link para o post

Ao que parece o projeto the line ($500b) arrancou: https://www.neom.com/en-us/regions/theline

No roads, cars or emissions, it will run on 100% renewable energy and 95% of land will be preserved for nature. People's health and wellbeing will be prioritized over transportation and infrastructure, unlike traditional cities. Only 200 meters wide, but 170 kilometers long and 500 meters above sea level.

Talvez seja mais um projeto megalomano que nunca sera concretizado e à custa de escravidão. Mas é interessante o conceito.

Compartilhar este post

Link para o post

Um edifício com 170km de comprimento, jasus sinhor.

Editado por Ghelthon

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ghelthon, há 23 minutos:

Um edifício com 170km de comprimento, jasus sinhor.

Essa m*rda é tão ridícula. Isso nunca vai existir

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de joe, há 1 minuto:

Essa m*rda é tão ridícula. Isso nunca vai existir

já te esqueceste das ilhas artificiais no dudai?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Puto Perdiz, há 8 minutos:

É diferente, isto é muito mais megalómano.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Puto Perdiz, há 5 minutos:

Vai ver como é que elas estão.

E mesmo assim isso era infinitamente mais viável que a m*rda de uma cidade compactada numa linha de 200m x 170km. É tudo tão absurdo que não tem ponta por onde se pegue. Só podia ser fruto um poder absoluto onde todos à volta têm medo de contrariar o ditador megalómano. 

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ghelthon, há 10 horas:

É diferente, isto é muito mais megalómano.

Citação de joe, há 10 horas:

Vai ver como é que elas estão.

E mesmo assim isso era infinitamente mais viável que a m*rda de uma cidade compactada numa linha de 200m x 170km. É tudo tão absurdo que não tem ponta por onde se pegue. Só podia ser fruto um poder absoluto onde todos à volta têm medo de contrariar o ditador megalómano. 

pelo que me lembro estavam a afundar.

As obras megalómanas são sempre maiores, nunca menores.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu tenho muitas dificuldades em compreender o conceito, ok tudo bem que o transporte público está no centro de tudo mas um desenho destes aumenta artificialmente as distâncias entre as coisas. Por algum motivo as cidades naturalmente expandem-se de forma circular.

Também me parece um conceito francamente impingido pelo estado à sociedade, eu não sou radicalmente de direita, tenho algumas reservas em relação ao "mercado livre" resolver tudo, mas como é que um desenho destes consegue funcionar organicamente depois de estar em prática? Queres abrir um negócio do tipo X perto da zona Y que está com bastante movimento, mas tudo o que é real estate já está ocupado por outros tipos de actividade económica menos lucrativos. O governo impede que te estabeleças nas zonas circundantes pois iria acabar com o conceito de cidade linear, portanto a tua única alternativa é te mudares para 30km de distância onde o teu negócio é menos viável. Parece tudo muito ineficiente economicamente. 

Compartilhar este post

Link para o post

O projecto Saudita fisicamente simplesmente não faz sentido. Mas do ponto de vista académico/criativo essas cidades em linha parecem-me uma ideia saída dos conceitos do Fordismo, da linha de montagem industrial, em que se tenta gerar um modelo baseado somente na eficiência mas com nenhuma preocupação por uma forma de organização social orgânica. É um plano que só limita o ser humano às suas naturezas de produtor material e consumidor, em que a liberdade individual ou coletiva pouco interessa e és só um número reduzido às tuas necessidades básicas.

Se um Elon Musk ou um Jeff Bezos da vida se juntam a um príncipe Saudita este era um bom ponto de partida para uma distopia tecno-feudal.

Editado por antifa
  • Like 4
  • Concordo! 2

Compartilhar este post

Link para o post

Passou agora na rtp uma peça sobre um projecto, não percebi se na Póvoa do Varzim ou Viana do Castelo, da instalação de turbinas (?) para criação de energia através do movimento das ondas. Interessante. Mas esbarrará sempre no problema ambiental/pescas/peixes não? 
Pelo menos cá em França há um grande projeto de criação de parques eólicos marítimos porque em terra há sempre travões contra a energia eólica e os ambientalistas + associações estão a tentar bloquear também essas soluções. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Jimpo, há 9 horas:

Passou agora na rtp uma peça sobre um projecto, não percebi se na Póvoa do Varzim ou Viana do Castelo, da instalação de turbinas (?) para criação de energia através do movimento das ondas. Interessante. Mas esbarrará sempre no problema ambiental/pescas/peixes não? 
Pelo menos cá em França há um grande projeto de criação de parques eólicos marítimos porque em terra há sempre travões contra a energia eólica e os ambientalistas + associações estão a tentar bloquear também essas soluções. 

Acho que algo desse género já foi testado nessa zona. Pelo menos tenho ideia de haver uma eólica no meio do mar perto da Póvoa e de também colocarem algo para recolher energia das ondas nessa zona. 

Compartilhar este post

Link para o post

https://eco.sapo.pt/2022/10/24/alta-velocidade-portuguesa-pode-ficar-so-para-espanha/

Que país! 😍

Entretanto a TAP rescindiu o contrato que tinha com a White para a exploração dos aviões a hélice ATR, por estes estarem sempre a avariar. Sucede que a manutenção dos bichos estava a cargo da... Portugália. Entretanto, aparentemente, a TAP intervencionada pelo Estado porque era vital para a economia portuguesa vai, aparentemente, trocar a White por uma empresa da Estónia...

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Criar Novo...