Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Peplin

Arquitectura, Urbanismo, Projectos, Transportes, Infraestruturas e Outras Coisas do Género

Publicações recomendadas

Citação de Tio Hans, há 2 horas:

https://eco.sapo.pt/2022/10/24/alta-velocidade-portuguesa-pode-ficar-so-para-espanha/

Que país! 😍

Entretanto a TAP rescindiu o contrato que tinha com a White para a exploração dos aviões a hélice ATR, por estes estarem sempre a avariar. Sucede que a manutenção dos bichos estava a cargo da... Portugália. Entretanto, aparentemente, a TAP intervencionada pelo Estado porque era vital para a economia portuguesa vai, aparentemente, trocar a White por uma empresa da Estónia...

Ainda bem que ninguém fiquei esperançoso com uma ligação decente entre Lisboa e Porto. Os últimos 25 anos ensinaram-nos que são coisas que nunca passam do papel.

Em relação à TAP, os ATR não avariavam, precisam é de, como todos os aviões, de serem vistos de x em x horas. Como a Portugália estava entretida com os problemas com os seus Embraer (esses sim são problemáticos), não tinham tempo para os da White 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Gilberto Carlos, há 9 minutos:

Ainda bem que ninguém fiquei esperançoso com uma ligação decente entre Lisboa e Porto. Os últimos 25 anos ensinaram-nos que são coisas que nunca passam do papel.

Em relação à TAP, os ATR não avariavam, precisam é de, como todos os aviões, de serem vistos de x em x horas. Como a Portugália estava entretida com os problemas com os seus Embraer (esses sim são problemáticos), não tinham tempo para os da White 

Não é garantido que a CP fique a operar os TGV. Isso vai ter que ir a concurso público internacional. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Puto Perdiz, há 14 minutos:

incompetência ou guerra entre o Medina e o PNS para ver se lixam o outro?

Provavelmente, os 2

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Gilberto Carlos, há 37 minutos:

a notícia não põe em causa a ligação, apenas a empresa que lá vai operar. Se é a Renfe ou a CP, para os passageiros vai dar quase ao mesmo.

Para além disso, a CP já tem material que pode circular na linha AV, mesmo não usando o seu potencial todo. A compra de novo material não é condição necessária para a linha ser usada pela CP.

A mim essa notícia parece-me mais uma mão cheia de nada.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Rain Dog, Em 24/10/2022 at 11:51:

a notícia não põe em causa a ligação, apenas a empresa que lá vai operar. Se é a Renfe ou a CP, para os passageiros vai dar quase ao mesmo.

Para além disso, a CP já tem material que pode circular na linha AV, mesmo não usando o seu potencial todo. A compra de novo material não é condição necessária para a linha ser usada pela CP.

A mim essa notícia parece-me mais uma mão cheia de nada.

Sim e não. Repara, a linha é uma linha de comboio perfeitamente normal. A linha do Norte também dava para a alta velocidade se não estivesse sobrelotada e a precisar de manutenção (um dia alguém me vai explicar como a IP funciona tão mal). O Estado quer um serviço de alta velocidade entre o Porto e Lisboa, que garanta determinados parâmetros, em termos de tempos de deslocação e frequências. E a CP não tem comboios para isto, nem ao nível da velocidade, nem em quantidade suficiente. Para além disso, nós temos uma brutal falta de comboios, os que temos usam sistemas esquisitos e os alfas serão muito úteis nesse aspecto.

Um excelente exemplo é o comboio Celta, entre o Porto e Vigo. A linha do Minho, que este comboio usa, era muito má. Investiu-se dinheiro na sua remodelação e electrificação e os celtas andam a funcionar com locomotivas a diesel, tornando a operação mais lenta, dispendiosa e poluente. Porquê? Porque a linha do lado de Espanha usa uma tensão esquisita e Portugal não tem comboios eléctricos capazes de operar nesse troço. Espanha tem comboios capazes de operar nos dois países, mas como Portugal usa um sistema de controlo de velocidade obsoleto e que não está de acordo com os padrões europeus.

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de kareca, há 9 minutos:

Vão é estragar a dinamica da noite daquela zona 😒

Um pequeno desvio para as ruas junto à Capela e está o problema resolvido 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de JohnDoe, há 1 hora:

https://www.chronotrains.com/

Encontrei no Twitter, mostra onde se chega com 5h de comboio a partir das estações de comboio da Europa.

Por acaso fiz Barcelona - Madrid em 2h10 e fiquei rijo a ver a velocidade nos 301km/h e a imaginar que era bonito fazer Lisboa - Barcelona em 5h

Compartilhar este post

Link para o post

Jardim Gulbenkian vai ser ampliado de acordo com os ideais de Gonçalo Ribeiro Telles
Vladimir Djurovic venceu o concurso para a construção de um novo espaço. O arquiteto paisagístico libanês de ascendência montenegrina quer dar continuidade à obra idealizada nos anos de 1960.

https://www.dn.pt/local/jardim-gulbenkian-vai-ser-ampliado-de-acordo-com-os-ideais-de-goncalo-ribeiro-telles--15316053.html

Compartilhar este post

Link para o post

Ontem , o presidente da Metro do Porto foi falar da linha Rubi à Assembleia Municipal de Gaia e apresentou os planos futuros do Metro, o chamado Metro 3.0. à boa moda portuguesa, vai fazer-se metade do previsto e quando nós tivermos bisnetos, mas cá fica.

Para além dos já anunciados metrobus da Boavista e linha Rubi, entre a Casa da Música e Gaia, está previsto o seguinte:

• Linha de São Mamede, entre Matosinhos e o polo Universitário;
  • Linha Maia 2, entre o centro da Maia e a FEUP;
  • Segunda linha de Gondomar, entre Campanhã e o Souto;
  • Prolongamento da linha verde (atual linha da Maia até à Trofa);
  • Prolongamento da linha Rosa, atualmente em construção entre São Bento e Casa da Música, tornando-a numa linha circular do Porto, servindo, parece-me, entre outras zonas Carvalhido, Vale Formoso, Polo Universitário, Areosa, Antas e Poveiros
Editado por Tio Hans
  • Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

Não sei se é a primeira vez ou não, mas é o que menos interessa aqui. Agora o que é certo é que a linguagem que se usa para comunicar com os cidadãos tem de ser melhorada, eu dificilmente conseguia escrever uma pergunta menos clara que esta:

"Concorda que a Junta de Freguesia de Benfica emita um parecer favorável à colocação de parquímetros nas Zonas de Estacionamento de Duração Limitada de Benfica?"

Editado por whatever
  • Like 2

Compartilhar este post

Link para o post

"Porque é que não adquires jogar pelo futebol do Balasar? Mas quais?"

mqdefault.jpg

• Like 7

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de antifa, há 1 hora:

"Porque é que não adquires jogar pelo futebol do Balasar? Mas quais?"

mqdefault.jpg

Mas gostas quais? O motivo por tu consegues gostar do Balasar? Quais?

Não é o é e açanar com a cabeça, tens que dizer "sim, eu quero ser".

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Jamarcus, há 3 horas:

Parece-me clara a pergunta. 

Principalmente a parte das Zonas de Estacionamento de Duração Limitada.

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

O governo apresentou hoje o plano nacional ferroviário, a executar até... 2050.😂

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

https://pfn.gov.pt/wp-content/uploads/2022/11/plano-ferroviario-nacional-20221117.pdf

Aqui fica. Parece-me pouco ambicioso, dado o horizonte temporal. 

Principais destaques: AV até ao Algarve, linha de AV entre Aveiro e Vilar Formoso, servindo Viseu e Guarda. Terceira travessia do Tejo, Linha entre o Porto e Bragança.

b032172b-8391-4022-8bfd-b3a7744892bf-jpeg.4164461

Editado por Tio Hans
  • Like 2

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Popular Agora

• Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...