Ir para conteúdo
sinik

Dinheiro, investimentos e literacia financeira

Publicações recomendadas

Citação de Burkina2008, Em 23/02/2026 at 12:38:

Assim um bocado as 3 pancadas

20% - EFTs

30% - Mutual funds diversos incluindo commodities (20/40/40 risco alto/medio/baixo)

5% - Crypto

20% - RE

10% - Collectables/Others

10% - Depositos a prazo/T-Bills/Dividas do tesouro

5% - Liquidity

No segundo e terceiro sem nunca alavancar mais de 3

Citação de Plagio o Original, Em 23/02/2026 at 15:42:

esse portfolio é replicavel para o resto dos pobres como nós @Burkina2008? o que recomendarias para o resto da plebe?

Citação de Burkina2008, Em 23/02/2026 at 15:46:

"You'll own nothing and you'll be happy"

p*tas e vinho verde ou um mix de ETFs entre index funds, emerging markets e uma industria (armamento mas para ir rodando) e nao panicar quando vier o proximo ciclo negativo...ride the wave e estas a salvo passado 12-18 meses. Repeat ate a reforma e depois enfiar tudo em T-Bills ou o que existir la para a vossa velhice.

Ta aqui, podem fechar

Aproveitem os últimos anos em que ainda existe a classe media

Compartilhar este post

Link para o post

se comprarem agora só daqui a 15 anos é que saem do vermelho. Conselho de amigo

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Rain Dog, há 7 minutos:

se comprarem agora só daqui a 15 anos é que saem do vermelho. Conselho de amigo

Não me admirava nada com as circunstâncias atuais (não necessariamente as notícias do último mês, mas sim o tesão de mijo nos mercados os últimos 3 anos que subiram a pique e que obviamente é insustentável, para além da fragilidade sistémica que aparenta a situação económica e geopolítica mundial)... mas vou continuar a comprar na mesma

@Burkina2008 já agora porquê a necessidade daquele mix de tantas cenas para um gajo "normal" como nós, e não algo mais simples, tipo sei lá 60% um ETF all world e 40% certificados aforro, e ir abatendo o crédito habitação aqui e ali

Compartilhar este post

Link para o post

Com este clima tão instável que vivemos e para o pessoal mais experiente nestas coisas, devo manter os meus investimentos no ETF? 

Confesso que é algo assustador ver a quebra que tem tido, mas também como se costuma dizer: buy the dip

Compartilhar este post

Link para o post

só realizas as perdas se efetivamente resgatares. há anos assim, o normal não é que valorizem a toda a hora

em teoria seria uma boa altura para entrar, mas também pode ser melhor para a semana, ou daqui a 1 mês, depende um bocado da tua convicção sobre o tema

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de ComiC, há 1 hora:

Com este clima tão instável que vivemos e para o pessoal mais experiente nestas coisas, devo manter os meus investimentos no ETF? 

Confesso que é algo assustador ver a quebra que tem tido, mas também como se costuma dizer: buy the dip

Por norma, diria para manteres, basicamente é um ciclo, quando o mercado baixa, por norma, é a melhor altura para investir, agora se ainda vai descer mais ou se vai ficar mais ou menos estavel, é a questão

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de ComiC, há 2 horas:

Crise 

Duração 

Período 

Queda 

Tempo até recuperação 

Grande Depressão 

3 anos 

1929 – 1932 

-86% 

22 anos 

Crise Kennedy 

6 meses 

1961 – 1962 

-28% 

2 anos 

Estagflação / recessão 

1 ano e meio 

1968 – 1970 

-56% 

4 anos 

Crise do petróleo 

2 anos 

1973 – 1974 

-48% 

6 anos 

Recessão Volcker 

2 anos 

1980 – 1982 

-27% 

1 ano 

Black Monday 

3 meses 

1987 

-34% 

2 anos 

Bolha Dotcom 

2 anos e meio 

2000 – 2002 

-49% 

7 anos 

Crise financeira global 

1 ano e meio 

2007 – 2009 

-56% 

4 anos 

COVID-19 

1 mês 

2020 

-34% 

5 meses 

Guerra da Ucrânia 

10 meses 

2022 

-25% 

2 anos 

@noikeee

https://live.staticflickr.com/6045/6291774282_abd9ae0cce.jpg

• Haha 1

Compartilhar este post

Link para o post

DCA mensal num ETF mundial e esquecer, nao é preciso inventar

• Like 2

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de ComiC, há 15 horas:

O importante é dormir bem à noite. Se te assustas com esta mini queda, se calhar ETF não é para ti e o melhor será procurar outros investimentos como depósitos a prazo.

• Concordo! 2

Compartilhar este post

Link para o post

O vosso mal é não terem começado por crypto. Ficavam logo vacinados e riam-se de uma queda de 10%

Editado por Jimpo

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de challenger, Em 31/03/2026 at 00:10:

A melhor altura para comprar é quando há sangue nas ruas.

Diz isso em empresas estáveis como a Adobe ou Paypal.

Compartilhar este post

Link para o post
Publicado (editado)

Imaginando que muita gente aqui tem iPhone, este vídeo é bem interessante e mistura dinheiro e tecnologia - e mostra como a conveniência do nosso quotidiano é, às vezes, uma porta meio aberta para falhas.

Para quem não quiser ver: se usam Apple Wallet e Transit Mode (“Passe expresso” em português), é possível tirar dinheiro do iPhone sem limite e sem verificação (apesar de ser improvável, por obviamente exigir hardware específico e um ataque muito bem orquestrado).

Para mitigar isto, é desligar o Passe Expresso, ou usar nele um cartão que NÃO seja VISA.

Editado por Ghelthon

Compartilhar este post

Link para o post

Não tarda e as bolsas vêm todas por aí abaixo, né? Não me parece fazer grande sentido que, com a economia actual, tenhamos o S&P500 e outros a subir assim tanto.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ghelthon, há 59 minutos:

Não tarda e as bolsas vêm todas por aí abaixo, né? Não me parece fazer grande sentido que, com a economia actual, tenhamos o S&P500 e outros a subir assim tanto.

You sure about that?

684837755_902677552780663_81212245942617

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de fornix, há 7 minutos:

You sure about that?

684837755_902677552780663_81212245942617

Por mim devia estar a subir 100%, mas parece-me meio artificial, muito empolado pelas políticas do Trump.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ghelthon, há 6 horas:

Citação de Ghelthon, há 5 horas:

Por mim devia estar a subir 100%, mas parece-me meio artificial, muito empolado pelas políticas do Trump.

Os ativos financeiros estão sempre a subir há anos, e todos os anos se diz que as pessoas vivem pior. Se calhar o valor dos ativos financeiros não tem nada que ver com a vida das pessoas.

Eu acho que se explodir, pelo andar da coisa, parece que vai ser só quando chegar a um ponto em que as empresas não têm a quem vender. Vamos continuar a expremer a classe média, os pobres e o estado

Compartilhar este post

Link para o post

Alternativas ao Xetra-Gold (4GLD) na Degiro, agora que não está disponível. O Invesco Physical Gold (SGLD)?

Compartilhar este post

Link para o post

So alertas de crise na bolsa, padroes parecidos à bolha da dotcom com empresas a comprarem umas às outras para criarem falsos fluxos de caixa, esta entrada à força da SpaceX com obrigatoriedade de compras dos fundos.

Ja sei que o comentario de alguns é "meto sempre 20€" no SP500 

Mas qual a melhor forma de se preparar para isto? é impossivel que suba sempre, tenho algumas posiçoes abertas nas principais empresas de tecnologia e em uranio principalmente no que toca a energia. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Jimpo, há 13 minutos:

So alertas de crise na bolsa, padroes parecidos à bolha da dotcom com empresas a comprarem umas às outras para criarem falsos fluxos de caixa, esta entrada à força da SpaceX com obrigatoriedade de compras dos fundos.

Mas qual a melhor forma de se preparar para isto? é impossivel que suba sempre, tenho algumas posiçoes abertas nas principais empresas de tecnologia e em uranio principalmente no que toca a energia. 

Não acho que isso da SpaceX vá fazer cair os ETFs, pode é enganar alguma malta em termos de stocks. Agora claro, que cheira mal, isso cheira.

Em relação à preparação para o vermelho... Em termos de ETFs, o ideal é não mexer na estratégia e continuar a reforçar da mesma forma, ou até mais (porque, na verdade, estás a comprar mais barato). Do que vou lendo, o grande desafio do investimento é lidar com os gráficos em sentido descendente, portanto é preciso aguentar, basicamente.

Mas eu sou um leigo, a malta com mais experiência que venha comentar.

E já agora, estou curioso para ver se com a Anthropic não vai acontecer algo parecido. Claro que não têm o poder do Musk mas, ainda assim...

É que agora já abriram a caixa de pandora.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Jimpo, há 20 minutos:

Quem começou a investir no Nasdaq no pico da Dotcom e manteve a consistência está com 14-15% de retornos anuais aos dias de hoje. A palavra chave é consistência. Ver os investimentos a cair 30 ou 50% e ter estômago para continuar continuar a fazer tudo igual. Contra mim falo, que deixei de investir mas porque tenho obras para fazer e uma casa para mobilar nos próximos 2 anos.

Quanto à SpaceX, vai ser uma exit liquidity para os investidores privados saltarem fora.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Jimpo, há 1 hora:

Quem investe em SP500 é porque não se quer "preocupar" com um possível crash. Se não mais valia investir nos MAG7 que o retorno é maior.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...