Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
John Bonifácio

IRS - Truques e Dicas

Publicações recomendadas

Citação de Ghelthon, há 16 horas:

😅

Já é o segundo ano que faço com união de facto e não me pediram qualquer documento. Eu coloquei a 8/04 e ainda aguardo pela validação. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Mwangaza, há 1 hora:

Já é o segundo ano que faço com união de facto e não me pediram qualquer documento. Eu coloquei a 8/04 e ainda aguardo pela validação. 

Segundo sei, isso depende de há quanto tempo a morada fiscal está igual nos 2 membros do casal. No meu caso é recente, talvez uns 9-10 meses, o que é menos que os 2 anos que eles exigiam antes.

Ainda assim, já me disseram que ultimamente eles não pedem nada se a morada for a mesma há mais de 6 meses, portanto não sei.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ghelthon, há 34 minutos:

Segundo sei, isso depende de há quanto tempo a morada fiscal está igual nos 2 membros do casal. No meu caso é recente, talvez uns 9-10 meses, o que é menos que os 2 anos que eles exigiam antes.

Ainda assim, já me disseram que ultimamente eles não pedem nada se a morada for a mesma há mais de 6 meses, portanto não sei.

Eu não fiz o IRS em conjunto porque, a 31 de dezembro de 2021, ainda não tinha 2 anos com a mesma morada fiscal.

Perguntei no E-Balcao e foi isso que me disseram.

Compartilhar este post

Link para o post

No ano passado fiz e só tínhamos a mesma morada 9 meses antes. Apesar de vivermos juntos antes.  

Até ver não tive stress e não necessitei mostrar a declaração. Apesar de a ter. 

Editado por Mwangaza
  • Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Seferogol, há 17 minutos:

Eu não fiz o IRS em conjunto porque, a 31 de dezembro de 2021, ainda não tinha 2 anos com a mesma morada fiscal.

Perguntei no E-Balcao e foi isso que me disseram.

Teoricamente essa é a regra, sim. Contudo, caso seja necessário algum comprovativo (ou seja, nos casos que são marcados pelo sistema ou assim), basta a tal declaração da Junta de Freguesia, onde têm de ir os membros do casal e 2 testemunhas (não familiares do casal nem entre si), onde os 4 assinam sob compromisso de honra.

Pelo menos foi isto que me disseram vários contabilistas, portanto avancei e fiz em conjunto (porque me compensava, claro). Também porque, na verdade, o pior que pode acontecer é as Finanças não aceitarem e pronto, entrega-se em separado. Tentar não custa.

Editado por Ghelthon

Compartilhar este post

Link para o post

ajudem-me aqui sff, eu e a minha namorada temos a mesma residência há já alguns anos, no entanto sempre fizemos o irs separados porque nos era benéfico.

com esta treta dos censos somos considerados como união de facto, isto depois para o ano, se eu optar por fazer o irs sozinho não há problema?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Hammerfall, há 8 horas:

ajudem-me aqui sff, eu e a minha namorada temos a mesma residência há já alguns anos, no entanto sempre fizemos o irs separados porque nos era benéfico.

com esta treta dos censos somos considerados como união de facto, isto depois para o ano, se eu optar por fazer o irs sozinho não há problema?

Não há problema nenhum.

Tu até podes ser casado e fazer separado.

• Like 1
  • Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ego Sum, há 2 horas:

Não há problema nenhum.

Tu até podes ser casado e fazer separado.

Não sabia, obrigado!

Compartilhar este post

Link para o post

Já recebi o reembolso do IRS mas da primeira declaração que coloquei lá, apesar de ter metido uma de substituição uns dias depois. O que devo fazer? 

Compartilhar este post

Link para o post

Até quando tenho para preencher o IRS? É que eu ainda não o fiz e nem percebo a ponta de um corno daquilo. 

Compartilhar este post

Link para o post

Estou em declaração certa desde do dia 18, nunca mais avança disto 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Banks29, há 43 minutos:

Praticamente a mesma coisa. Passou a certa dia 21 e assim está 😅

Compartilhar este post

Link para o post

Ainda estou à espera do reembolso, mas a cada ano que passa a diferença entre o que se paga de irs e aquilo que é "devolvido" é maior. Não tenho propriamente grandes despesas, é verdade, mas ao ver todos os meses o meu recibo de vencimento e pensar o que poderia ser sem, pelo menos, o IRS....

Compartilhar este post

Link para o post

Para quem habitualmente emite recibos verdes, costuma optar por fazer retenção na fonte ou havendo possibilidade de dispensa opta por essa via?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Banks29, Em 05/05/2021 at 00:24:

tens mais sorte do que eu.

" RECEPCIONADA - AGUARDA VALID. " desde dia 6 de abril.

fds o ano passado não demorou tanto tempo.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de depina, há 6 minutos:

tens mais sorte do que eu.

" RECEPCIONADA - AGUARDA VALID. " desde dia 6 de abril.

fds o ano passado não demorou tanto tempo.

Igual desde dia 18 de Abril.

Compartilhar este post

Link para o post

A mim passou ontem para liquidação processada que nem sei bem em que ponto isto está. Cada vez recebo mais tarde mesmo que meta isto cedo. 

Compartilhar este post

Link para o post

Todos os anos se queixam. Vocês estão sempre à espera desse dinheiro para pagar contas? Se sim, estão a fazer algo de errado no vosso orçamento familiar.

• Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post

Eu cá recebi o dinheiro nem uma semana depois de ter feito o IRS, acho que nunca tinha recebido tão rapidamente.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de kareca, Em 08/05/2021 at 10:03:

Todos os anos se queixam. Vocês estão sempre à espera desse dinheiro para pagar contas? Se sim, estão a fazer algo de errado no vosso orçamento familiar.

Até pode não ser isso. Pode ser só um dinheiro 'extra' para umas férias, para uma compra não prioritária, para dogecoin. O ideal era não termos de adiantar dinheiro ao estado, ficarmos N tempo sem o receber e quando o recebemos nem com juros é. Isso sim, seria um cenário ideal.

• Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post

Acho que nem é bem isso, é mais o fator psicológico. Eu por exemplo felizmente não contava com esse dinheiro nem preciso dele para nada (foi todo diretamente para a poupança assim que o recebi, nem lhe toquei) mas há sempre aquela tendência de alguém te dizer "vou-te transferir dinheiro para a conta um dia destes" e tu andares a controlar quando cai. Acho que é mais uma reação natural do que uma necessidade de ter o dinheiro tbh. Falando por mim claro.

• Like 2

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de w0, há 2 horas:

Até pode não ser isso. Pode ser só um dinheiro 'extra' para umas férias, para uma compra não prioritária, para dogecoin. O ideal era não termos de adiantar dinheiro ao estado, ficarmos N tempo sem o receber e quando o recebemos nem com juros é. Isso sim, seria um cenário ideal.

Então é ansiedade.

Compartilhar este post

Link para o post

Deu-me este erro a preencher o IRS, como é que o posso corrigir e isto significa o que? 

"NIFS A OU B ASSINALDADO COMO DEP/DEP.GCONJ/AFILHADO EM OUTRAS DECL.(E63)"

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Popular Agora

• Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...