Tio Hans Publicado 2 Abril 2025 Citação de Shark, há 1 hora: Em 2024 paralelamente à minha atividade profissional, comecei a emitir recibos verdes a meio do ano. Supostamente terei de preencher o anexo relativo aos rendimentos d categoria B certo? E não percebo patavina dessa parte. supostamente deveria receber e estou para pagar ainda um valor substancial (para mim, claro) Sim, tens. Adicionalmente, tira uma lista do portal das finanças com os recibos emitidos e compara com o que te aparece na declaração de IRS. É normalíssimo haver retenções na fonte em falta. 1 Compartilhar este post Link para o post
Solero Publicado 2 Abril 2025 Este ano finalmente vou juntar-me com a patroa e já faz uma bela diferença. 3 Compartilhar este post Link para o post
Mayday Publicado 2 Abril 2025 Citação de Almeno, há 5 horas: Fazendo eu a declaração manual, indo buscar o valor do E-Fatura e das rendas do meu arrendamento Como? Anexo H? Só me aparece o valor de saúde e rendas. Citação de Robe, há 5 horas: Porquê? É literalmente assim que funciona a retenção na fonte. Se baixaste a retenção em dois meses, vais ter um reembolso menor porque esse valor já te foi disponibilizado antes. Quem me dera que fosse sempre assim lol Diria que o problema é as pessoas não terem sentido o efeito "positivo" na mexida dos escalões, nem mesmo naqueles meses de Outubro e Novembro porque aumento do custo de vida e inflação... Compartilhar este post Link para o post
Almeno Publicado 2 Abril 2025 Citação de Mayday, há 9 minutos: Anexo H? Só me aparece o valor de saúde e rendas. Sim é isso. Tens a opção de carregar esses valores na opção do agregado familiar. Tenho sempre que fazer isso para poder meter o valor da renda de casa. Compartilhar este post Link para o post
rcoelho14 Publicado 2 Abril 2025 Gente, sobre o IRS jovem, aqui não tem opção de Portugal no código de país. É coisa normal pela UA já ser em Portugal, assumo? Compartilhar este post Link para o post
ZeLeitao Publicado 2 Abril 2025 Pergunta de quem não sabe. O valor do E-Faturas entra logo no portal das finanças ou é preciso ir buscar a algum lado? Compartilhar este post Link para o post
jFrost Publicado 3 Abril 2025 Segundo ano seguido a pagar 350 paus de IRS Compartilhar este post Link para o post
Roland Publicado 3 Abril 2025 Citação de rcoelho14, Em 02/04/2025 at 19:43: Gente, sobre o IRS jovem, aqui não tem opção de Portugal no código de país. É coisa normal pela UA já ser em Portugal, assumo? Sim, não precisas de colocar o país. Compartilhar este post Link para o post
whatever Publicado 3 Abril 2025 Como proceder no caso de não terem sido declaradas menos-valias em anos anteriores? Ou melhor, há alguma coisa a fazer? Acho que preciso de um contabilista. Compartilhar este post Link para o post
Robe Publicado 5 Abril 2025 Declarei pela 1ª vez os juros recebidos da TR e apareceu-me este alerta: Simplesmente calculei o que recebi de juros no início de cada mês. Alguém tem algum insight? Compartilhar este post Link para o post
depina Publicado 5 Abril 2025 Citação de Robe, há 16 minutos: Declarei pela 1ª vez os juros recebidos da TR e apareceu-me este alerta: Simplesmente calculei o que recebi de juros no início de cada mês. Alguém tem algum insight? experimentei agora e deu tudo ok. confirma novamente os valores, pode ser que tenhas duplicado algum valor. Compartilhar este post Link para o post
Castor Publicado 5 Abril 2025 (editado) Citação de whatever, Em 03/04/2025 at 19:54: Como proceder no caso de não terem sido declaradas menos-valias em anos anteriores? Ou melhor, há alguma coisa a fazer? Acho que preciso de um contabilista. Não declaraste e devias ter declarado? É isso? Podes fazer uma correcção à tua declaração de IRS do ano correspondente. E dessa maneira passas a ter as menos valias para abater nos 5 anos seguintes. Mas não te esqueças que para fazer isso tens que englobar. Editado 5 Abril 2025 por Castor Compartilhar este post Link para o post
Rain Dog Publicado 5 Abril 2025 depois de ter recebido 1.4 milhões no ano passado, agora vou ter de pagar 200 paus. Tragam de volta o Sr. António Costa por favor Compartilhar este post Link para o post
whatever Publicado 5 Abril 2025 Citação de Castor, há 42 minutos: Não declaraste e devias ter declarado? É isso? Podes fazer uma correcção à tua declaração de IRS do ano correspondente. E dessa maneira passas a ter as menos valias para abater nos 5 anos seguintes. Mas não te esqueças que para fazer isso tens que englobar. Muito obrigado! Sim, não declarei e devia ter declarado. Quantos anos para trás é que se pode corrigir as declarações já entregues? Compartilhar este post Link para o post
Castor Publicado 5 Abril 2025 Citação de whatever, há 5 horas: Muito obrigado! Sim, não declarei e devia ter declarado. Quantos anos para trás é que se pode corrigir as declarações já entregues? Aparentemente até 4 anos, assumindo que o teu caso bate nos 4 anos, porque não é por essa correcção que vais pagar mais ou menos IRS nesse ano em particular. Se estiveres mesmo no limite do período dos 4 anos se calhar convinha confirmares com alguém com mais conhecimentos da área. https://www.comparaja.pt/blog/enganei-me-a-preencher-o-irs Até quando posso corrigir a declaração de IRS? O artigo 59.º do Código de Procedimento e de Processo Tributário (CPPT) define os prazos para a entrega da declaração de substituição. Estes variam conforme a situação: Até 30 dias após o prazo legal de entrega podes submeter a declaração de substituição sem grandes complicações. Se pagaste mais imposto do que devias tens até 120 dias para pedir às Finanças que te devolvam o valor a mais (reclamação graciosa) ou 90 dias se quiseres contestar a situação em tribunal (impugnação judicial). Se pagaste menos imposto do que devias tens até 60 dias antes de acabar o prazo de 4 anos para corrigir a declaração e pagar a diferença sem complicações. Compartilhar este post Link para o post
Bashir Publicado 5 Abril 2025 Até tinha a ideia que eram 5 anos, mas se calhar são correções de 5 anos, já com o ano corrente incluido. Pelo menos o Contas Poupanças de vez em quando refere isso. Compartilhar este post Link para o post
whatever Publicado 5 Abril 2025 Citação de Castor, há 3 horas: Aparentemente até 4 anos, assumindo que o teu caso bate nos 4 anos, porque não é por essa correcção que vais pagar mais ou menos IRS nesse ano em particular. Se estiveres mesmo no limite do período dos 4 anos se calhar convinha confirmares com alguém com mais conhecimentos da área. https://www.comparaja.pt/blog/enganei-me-a-preencher-o-irs Até quando posso corrigir a declaração de IRS? O artigo 59.º do Código de Procedimento e de Processo Tributário (CPPT) define os prazos para a entrega da declaração de substituição. Estes variam conforme a situação: Até 30 dias após o prazo legal de entrega podes submeter a declaração de substituição sem grandes complicações. Se pagaste mais imposto do que devias tens até 120 dias para pedir às Finanças que te devolvam o valor a mais (reclamação graciosa) ou 90 dias se quiseres contestar a situação em tribunal (impugnação judicial). Se pagaste menos imposto do que devias tens até 60 dias antes de acabar o prazo de 4 anos para corrigir a declaração e pagar a diferença sem complicações. Obrigado! Se tiver algo a corrigir diz respeito às declarações de 2022 e 2023 por isso estou dentro do período. Compartilhar este post Link para o post
El Niño Publicado 7 Abril 2025 Estou a tentar fazer o meu, iniciei sessão com a chave móvel, ia entrar no irs automático, quando vou a iniciar sessão com a minha mulher para fazer em conjunto (também com chave movel) aquilo redireciona para a home page do autenticação.gov ao invés de me mandar de volta para a cena do irs. Quando volto a entrar no irs, tenho que voltar a entrar na conta dela e é um loop infinito. Alguém mais nesta situação? 😂 Compartilhar este post Link para o post
JPB Publicado 8 Abril 2025 Experimentar entrar com a autenticação normal Fiz isso com os meus avós e deu sem problemas Compartilhar este post Link para o post
Fajo Publicado 4 Maio 2025 Fui agora ver o valor de IMI, contudo no estado aparece pendente de emissão mas tem a referência multibanco. Já posso pagar? Este pendente de emissão deve-se a não ter recebido versão papel? Compartilhar este post Link para o post
Ego Sum Publicado 12 Junho 2025 Este ano deu-me a pagar pela primeira vez. Como é que é suposto liquidar isto? No portal o status está como LIQUIDAÇÃO PROCESSADA mas não paguei nem encontrei em lado nenhum referência para pagar. Compartilhar este post Link para o post
smashing_pumpkin Publicado 12 Junho 2025 Citação de Ego Sum, há 1 hora: Este ano deu-me a pagar pela primeira vez. Como é que é suposto liquidar isto? No portal o status está como LIQUIDAÇÃO PROCESSADA mas não paguei nem encontrei em lado nenhum referência para pagar. Acho que ainda falta um passo até darem-te a referência. 1 Compartilhar este post Link para o post
Peplin Publicado 12 Junho 2025 Citação de Ego Sum, há 1 hora: Este ano deu-me a pagar pela primeira vez. Como é que é suposto liquidar isto? No portal o status está como LIQUIDAÇÃO PROCESSADA mas não paguei nem encontrei em lado nenhum referência para pagar. Tem de passar para notificação emitida. 1 Compartilhar este post Link para o post
NIkeL Publicado 12 Junho 2025 Citação de Ego Sum, há 12 horas: Este ano deu-me a pagar pela primeira vez. Como é que é suposto liquidar isto? No portal o status está como LIQUIDAÇÃO PROCESSADA mas não paguei nem encontrei em lado nenhum referência para pagar. Bom, pagar pagas sempre e pagamos todos. O IRS é um imposto, não dá para fazer outra coisa que não pagar. 😁 Eu pessoalmente prefiro assim, antes isto que andar a emprestar dinheiro ao estado. Compartilhar este post Link para o post
Ego Sum Publicado 13 Junho 2025 Citação de NIkeL, há 11 horas: Bom, pagar pagas sempre e pagamos todos. O IRS é um imposto, não dá para fazer outra coisa que não pagar. 😁 Eu pessoalmente prefiro assim, antes isto que andar a emprestar dinheiro ao estado. Sinto que estou a emprestar à mesma. Não me faz sentido nenhum taxar VRSUs recebidas no momento da sua libertação em vez da venda em conjunto com as mais valias. Se a empresa fosse à falência este ano e eu não tiver vendido fico a arder. Que foi o que aconteceu com centenas de pessoas na Farfetch, andaram a receber bonus em VRSUs, a pagar imposto sobre elas quando libertavam, para no final ficar a arder. Compartilhar este post Link para o post