Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
John Bonifácio

IRS - Truques e Dicas

Publicações recomendadas

Citação de Shark, há 1 hora:

Em 2024 paralelamente à minha atividade profissional, comecei a emitir recibos verdes a meio do ano.

Supostamente terei de preencher o anexo relativo aos rendimentos d categoria B certo? E não percebo patavina dessa parte.

supostamente deveria receber e estou para pagar ainda um valor substancial (para mim, claro)

Sim, tens. Adicionalmente, tira uma lista do portal das finanças com os recibos emitidos e compara com o que te aparece na declaração de IRS. É normalíssimo haver retenções na fonte em falta.

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

Este ano finalmente vou juntar-me com a patroa e já faz uma bela diferença.

• Like 3

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Almeno, há 5 horas:

Fazendo eu a declaração manual, indo buscar o valor do E-Fatura e das rendas do meu arrendamento

Como? 

Anexo H? Só me aparece o valor de saúde e rendas.

Citação de Robe, há 5 horas:

Porquê? É literalmente assim que funciona a retenção na fonte. Se baixaste a retenção em dois meses, vais ter um reembolso menor porque esse valor já te foi disponibilizado antes.

Quem me dera que fosse sempre assim lol

Diria que o problema é as pessoas não terem sentido o efeito "positivo" na mexida dos escalões, nem mesmo naqueles meses de Outubro e Novembro porque aumento do custo de vida e inflação...

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Mayday, há 9 minutos:

Anexo H? Só me aparece o valor de saúde e rendas.

Sim é isso. Tens a opção de carregar esses valores na opção do agregado familiar.

Tenho sempre que fazer isso para poder meter o valor da renda de casa.

Compartilhar este post

Link para o post

eRCPy78.png

Gente, sobre o IRS jovem, aqui não tem opção de Portugal no código de país.
É coisa normal pela UA já ser em Portugal, assumo?

Compartilhar este post

Link para o post

Pergunta de quem não sabe. O valor do E-Faturas entra logo no portal das finanças ou é preciso ir buscar a algum lado?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de rcoelho14, Em 02/04/2025 at 19:43:

eRCPy78.png

Gente, sobre o IRS jovem, aqui não tem opção de Portugal no código de país.
É coisa normal pela UA já ser em Portugal, assumo?

Sim, não precisas de colocar o país.

Compartilhar este post

Link para o post

Como proceder no caso de não terem sido declaradas menos-valias em anos anteriores? Ou melhor, há alguma coisa a fazer? Acho que preciso de um contabilista.

Compartilhar este post

Link para o post

Declarei pela 1ª vez os juros recebidos da TR e apareceu-me este alerta:

image.thumb.png.62835a5aa552ad4a15c5072f8292a661.png

Simplesmente calculei o que recebi de juros no início de cada mês. Alguém tem algum insight?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Robe, há 16 minutos:

Declarei pela 1ª vez os juros recebidos da TR e apareceu-me este alerta:

image.thumb.png.62835a5aa552ad4a15c5072f8292a661.png

Simplesmente calculei o que recebi de juros no início de cada mês. Alguém tem algum insight?

experimentei agora e deu tudo ok. 

confirma novamente os valores, pode ser que tenhas duplicado algum valor.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de whatever, Em 03/04/2025 at 19:54:

Como proceder no caso de não terem sido declaradas menos-valias em anos anteriores? Ou melhor, há alguma coisa a fazer? Acho que preciso de um contabilista.

Não declaraste e devias ter declarado? É isso?

Podes fazer uma correcção à tua declaração de IRS do ano correspondente. E dessa maneira passas a ter as menos valias para abater nos 5 anos seguintes.

Mas não te esqueças que para fazer isso tens que englobar.

Editado por Castor

Compartilhar este post

Link para o post

depois de ter recebido 1.4 milhões no ano passado, agora vou ter de pagar 200 paus. Tragam de volta o Sr. António Costa por favor

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Castor, há 42 minutos:

Não declaraste e devias ter declarado? É isso?

Podes fazer uma correcção à tua declaração de IRS do ano correspondente. E dessa maneira passas a ter as menos valias para abater nos 5 anos seguintes.

Mas não te esqueças que para fazer isso tens que englobar.

Muito obrigado!

Sim, não declarei e devia ter declarado. Quantos anos para trás é que se pode corrigir as declarações já entregues?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de whatever, há 5 horas:

Muito obrigado!

Sim, não declarei e devia ter declarado. Quantos anos para trás é que se pode corrigir as declarações já entregues?

Aparentemente até 4 anos, assumindo que o teu caso bate nos 4 anos, porque não é por essa correcção que vais pagar mais ou menos IRS nesse ano em particular. Se estiveres mesmo no limite do período dos 4 anos se calhar convinha confirmares com alguém com mais conhecimentos da área.

https://www.comparaja.pt/blog/enganei-me-a-preencher-o-irs

Até quando posso corrigir a declaração de IRS?

O artigo 59.º do Código de Procedimento e de Processo Tributário (CPPT) define os prazos para a entrega da declaração de substituição. Estes variam conforme a situação:

• Até 30 dias após o prazo legal de entrega podes submeter a declaração de substituição sem grandes complicações.

• Se pagaste mais imposto do que devias tens até 120 dias para pedir às Finanças que te devolvam o valor a mais (reclamação graciosa) ou 90 dias se quiseres contestar a situação em tribunal (impugnação judicial).

• Se pagaste menos imposto do que devias tens até 60 dias antes de acabar o prazo de 4 anos para corrigir a declaração e pagar a diferença sem complicações.

Compartilhar este post

Link para o post

Até tinha a ideia que eram 5 anos, mas se calhar são correções de 5 anos, já com o ano corrente incluido. Pelo menos o Contas Poupanças de vez em quando refere isso.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Castor, há 3 horas:

Aparentemente até 4 anos, assumindo que o teu caso bate nos 4 anos, porque não é por essa correcção que vais pagar mais ou menos IRS nesse ano em particular. Se estiveres mesmo no limite do período dos 4 anos se calhar convinha confirmares com alguém com mais conhecimentos da área.

https://www.comparaja.pt/blog/enganei-me-a-preencher-o-irs

Até quando posso corrigir a declaração de IRS?

O artigo 59.º do Código de Procedimento e de Processo Tributário (CPPT) define os prazos para a entrega da declaração de substituição. Estes variam conforme a situação:

• Até 30 dias após o prazo legal de entrega podes submeter a declaração de substituição sem grandes complicações.

• Se pagaste mais imposto do que devias tens até 120 dias para pedir às Finanças que te devolvam o valor a mais (reclamação graciosa) ou 90 dias se quiseres contestar a situação em tribunal (impugnação judicial).

• Se pagaste menos imposto do que devias tens até 60 dias antes de acabar o prazo de 4 anos para corrigir a declaração e pagar a diferença sem complicações.

Obrigado! Se tiver algo a corrigir diz respeito às declarações de 2022 e 2023 por isso estou dentro do período. 

Compartilhar este post

Link para o post

Estou a tentar fazer o meu, iniciei sessão com a chave móvel, ia entrar no irs automático, quando vou a iniciar sessão com a minha mulher para fazer em conjunto (também com chave movel) aquilo redireciona para a home page do autenticação.gov ao invés de me mandar de volta para a cena do irs. Quando volto a entrar no irs, tenho que voltar a entrar na conta dela e é um loop infinito.

Alguém mais nesta situação? 😂

Compartilhar este post

Link para o post

Experimentar entrar com a autenticação normal

Fiz isso com os meus avós e deu sem problemas

Compartilhar este post

Link para o post

Fui agora ver o valor de IMI, contudo no estado aparece pendente de emissão mas tem a referência multibanco. Já posso pagar? Este pendente de emissão deve-se a não ter recebido versão papel?

Compartilhar este post

Link para o post

Este ano deu-me a pagar pela primeira vez.

Como é que é suposto liquidar isto? No portal o status está como LIQUIDAÇÃO PROCESSADA mas não paguei nem encontrei em lado nenhum referência para pagar.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ego Sum, há 1 hora:

Como é que é suposto liquidar isto? No portal o status está como LIQUIDAÇÃO PROCESSADA mas não paguei nem encontrei em lado nenhum referência para pagar.

Acho que ainda falta um passo até darem-te a referência.

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ego Sum, há 1 hora:

Tem de passar para notificação emitida.

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ego Sum, há 12 horas:

Bom, pagar pagas sempre e pagamos todos. O IRS é um imposto, não dá para fazer outra coisa que não pagar. 😁

Eu pessoalmente prefiro assim, antes isto que andar a emprestar dinheiro ao estado.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de NIkeL, há 11 horas:

Bom, pagar pagas sempre e pagamos todos. O IRS é um imposto, não dá para fazer outra coisa que não pagar. 😁

Eu pessoalmente prefiro assim, antes isto que andar a emprestar dinheiro ao estado.

Sinto que estou a emprestar à mesma.

Não me faz sentido nenhum taxar VRSUs recebidas no momento da sua libertação em vez da venda em conjunto com as mais valias.

Se a empresa fosse à falência este ano e eu não tiver vendido fico a arder. Que foi o que aconteceu com centenas de pessoas na Farfetch, andaram a receber bonus em VRSUs, a pagar imposto sobre elas quando libertavam, para no final ficar a arder.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Criar Novo...