Erwin Publicado 7 Julho 2015 Exacto, é mais por aí que penso, também. E quanto a isto? Nunca parece mal regatear condições se a situação mudou. Tens é que demonstrar que preferes essa empresa às demais. O que podes fazer é mandar um mail para lá a dizer que não ficaste totalmente esclarecido nessa questão da proposta e mediante a resposta deles, perguntar se há hipótese (ou não) de alterar pq recebeste outras propostas. É tudo uma questão de colocar as coisas de maneira correta . Eu também estou a receber mais que as pessoas que entraram ao mesmo tempo que eu exatamente porque tinha muito mais propostas por onde escolher. Compartilhar este post Link para o post
JohnyM Publicado 7 Julho 2015 E quanto a isto? Dinheiro não é tudo. Sendo uma empresa informal (como tu referiste) provavelmente levavam a mal essa questão. Se é por estágio do IEFP, quando ele terminar logo fazes o negócio do contrato. Claro que podes semppre ser sincero como o Andersen disse e se calhar até te davas bem mas não convém ficares a ser visto como alguém que dá voltas assim Compartilhar este post Link para o post
Castor Publicado 7 Julho 2015 (editado) A minha opinião era que devias ligar para a primeira e dizer qual a possível proposta que tens na mesa da segunda empresa, e que queres saber se o salário líquido inclui subsídio de alimentação ou não, porque o da outra empresa é x+y. Diria que eles fazem uma proposta exactamente do mesmo valor. Suponho que não possas inventar valor se o salário da segunda empresa é standard. Ah e também podes saber como é pago o subsídio de alimentação por curiosidade. Eu neste momento faria isto porque em negócios não há borlas para ninguém, e senão és tu a fazer pela tua vida e a lutar por ti não vão ser os donos a fazer por ti. E a empresa ser informal, não implica que levem a mal que te estejas a defender. Eles também foram bem "agressivos" na negociação ao te apresentarem logo uma proposta e a quererem que respondesses em 3 dias. Editado 7 Julho 2015 por Castor Compartilhar este post Link para o post
Boo Riquelme Publicado 8 Julho 2015 primeiro que tudo: uma empresa com 100 funcionários não é pequena ou média lol (só para teres ideia, aí uns 93% do tecido empresarial português é constituído por PME's - empresas com menos de 25 colaboradores). se a 2ª for uma consultora, vai para a 1ª. de qlq forma, podes dizer nomes lol não há problema nisso. Pode ser que alguém conheça as empresas e te dê referências ainda mais concretas. Compartilhar este post Link para o post
Bashir Publicado 8 Julho 2015 primeiro que tudo: uma empresa com 100 funcionários não é pequena ou média lol (só para teres ideia, aí uns 93% do tecido empresarial português é constituído por PME's - empresas com menos de 25 colaboradores). se a 2ª for uma consultora, vai para a 1ª. de qlq forma, podes dizer nomes lol não há problema nisso. Pode ser que alguém conheça as empresas e te dê referências ainda mais concretas. Exato. Ias melhor servido de referências. Compartilhar este post Link para o post
JackBauerPT Publicado 8 Julho 2015 (editado) Também escolhi uma empresa do 1º tipo e era a que escolhia no teu caso mesmo que perdesse algum dinheiro. Grandes empresas com ambientes demasiado formais "irritam-me". :mrgreen: Editado 8 Julho 2015 por JackBauerPT Compartilhar este post Link para o post
rozas Publicado 8 Julho 2015 Por falar em formal/informal, pessoal que trabalha em empresas que tenham "dress code", são muito rígidos nesse aspecto ou é apenas uma linha orientadora? Compartilhar este post Link para o post
Kratosthegod Publicado 8 Julho 2015 Depende da empresa mas nas big four e companhia são rígidas nesse aspecto, depois se fores trabalhar para o cliente convém usar o dress code deles. Compartilhar este post Link para o post
rozas Publicado 8 Julho 2015 Sim, na área da Informática, nas consultoras já me disseram que andam de fato, ainda para mais quando estão nos clientes. Mas até estou a falar fora dessas. Compartilhar este post Link para o post
verY Publicado 8 Julho 2015 Quem não trabalha diretamente com clientes (seja no cliente ou num trabalho que exija ter reuniões com clientes/fornecedores frequentes) acho ridículo haver dress code. Compartilhar este post Link para o post
doom_master Publicado 8 Julho 2015 primeiro que tudo: uma empresa com 100 funcionários não é pequena ou média lol (só para teres ideia, aí uns 93% do tecido empresarial português é constituído por PME's - empresas com menos de 25 colaboradores). se a 2ª for uma consultora, vai para a 1ª. de qlq forma, podes dizer nomes lol não há problema nisso. Pode ser que alguém conheça as empresas e te dê referências ainda mais concretas. Sim, é pequena/média comparada com a outra, que é uma grande multinacional :mrgreen: Exato. Ias melhor servido de referências. Ok, a primeira é a Xpand IT e a segunda é a Capgemini. Compartilhar este post Link para o post
Kratosthegod Publicado 8 Julho 2015 Sim, na área da Informática, nas consultoras já me disseram que andam de fato, ainda para mais quando estão nos clientes. Mas até estou a falar fora dessas. Pá, convém seguires, algumas têm o tal casual friday, mas se não fores obrigado a usar fato, duvido que alguém te despeça se algum dia fores mais à babuje, a não ser que vás para o SCP. Compartilhar este post Link para o post
Erwin Publicado 8 Julho 2015 Só tenho dress code quando estou nos clientes. No escritório da empresa propriamente dita (também não passo lá muito tempo) só me pedem para não ir de calções. Compartilhar este post Link para o post
rozas Publicado 8 Julho 2015 Pronto, era mais ou menos isso. O que me disseram é que, apesar de não interagir directamente com clientes, posso ter clientes a passar perto do meu posto de trabalho. Portanto, nada de t-shirts, nem hoodies, nada com muitos símbolos, etc.. Compartilhar este post Link para o post
Kratosthegod Publicado 8 Julho 2015 Isso depende da empresa e onde vais trabalhar. Há pessoal que vai trabalhar para caves, aí ninguém te vê nem tu vês ninguém lol. Mas regra geral, se não tiveres de usar fato ou assim, diria que pólo ou camisa e desde que não leves calções ou calças de ganga rasgadas, é tranquilo. Compartilhar este post Link para o post
Ego Sum Publicado 8 Julho 2015 Depende da empresa mas nas big four e companhia são rígidas nesse aspecto, depois se fores trabalhar para o cliente convém usar o dress code deles. São rígidas quando estás em cliente. Pelo menos no meu caso quando estás no escritório não tens de usar gravata. Aliás, no escritório no verão calças de fato e uma camisa qualquer tass bem. Quando se está em formação a malta de auditoria até costuma ir para lá de calças de ganga, mas eu não me sinto bem ir para o local de trabalho assim. A mim andar de fato não me faz comichão nenhuma, acho mais confortável que roupa normal, além disso tem a vantagem de manhã ser fácil saber o que se vestir. Como odeio andar só de fato e camisa, pq parece que se está a ir servir o leitão à mesa, acabo mesmo por andar sempre de fato e gravata. Compartilhar este post Link para o post
Kratosthegod Publicado 8 Julho 2015 Hoje em dia aos "informáticos" (pessoal de IT vá) geralmente já dão a opção de usar gravata ou não nessas empresas (pelo que os meus amigos que trabalham por lá dizem), não que eu ache que seja grande abébia para quem passa o dia todo enfiado em frente ao PC. Compartilhar este post Link para o post
ANOIRONE Publicado 8 Julho 2015 Lido diariamente com clientes e por cá nunca me exigiram dress code. Estar minimamente apresentável, uma camisa calça a condizer e está pronto. Além da roupa gosto de estar bem penteado. Não consigo perceber clientes e fornecedores que me aparecem aqui todos bem vestidos e que parecem que acabaram de sair da cama. Compartilhar este post Link para o post
verY Publicado 8 Julho 2015 Esse é um problema que nunca me afeta. 8) Compartilhar este post Link para o post
lastdance Publicado 8 Julho 2015 A mim andar de fato não me faz comichão nenhuma, acho mais confortável que roupa normal, além disso tem a vantagem de manhã ser fácil saber o que se vestir. É a minha opinião também. Compartilhar este post Link para o post
Khaddafi Publicado 8 Julho 2015 assusta-me um bocado ver o pessoal todo contente em ir trabalhar para consultorias e receber o 1k€ e depois ler por aqui a escravatura que lá se faz. Compartilhar este post Link para o post
w0 Publicado 8 Julho 2015 Doom, não conheço bem a área mas tenho boas referências da Capgemini. Olhando estritamente para o meu caso, das melhores decisões que tomei quando optei por regressar e dar uma oportunidade ao Direito foi escolher uma mega empresa multinacional. Pq? Pq te dá logo outra tarimba, dá-te mais/outras oportunidades que uma empresa mais familiar (ainda que tenha +100 funcionários, o que é muito!), dá-te outra estaleca, outro CV, outra escola e, de futuro, pode abrir-te mais portas (internamente ou saindo da estrutura da empresa). No limite vai do feitio de cada um, portanto só tu poderás decidir. Em todo o caso parabéns :) Compartilhar este post Link para o post
NIkeL Publicado 8 Julho 2015 Estou numa consultora mas a trabalhar num cliente e por sorte minha nesse cliente o dress code é informal, não convém ir de chinelos e calções, mas algo mais casual é o normal. Quanto a essas escolhas, abdicava na boa de uns quantos euros pela companhia com melhor ambiente. Ir todos os dias para um sítio onde nos sentimos mal é meio caminho andado para sermos completamente infelizes. Por isso não tenho pressa em sair de onde estou neste momento, o ambiente é óptimo e os horários são os regulares 9-18 e não há horas extraordinárias, só fico até mais tarde se estiver a fazer algo que não quero parar. Não vou andar à procura de mais 100 ou 150€ para ser menos feliz. Compartilhar este post Link para o post
Vaart10 Publicado 8 Julho 2015 (editado) Doom, no teu lugar escolhia a primeira empresa. Agora, uma coisa é verdade, uma multinacional dá-te logo outra estaleca. E vou-te dar o meu exemplo, ainda que seja numa área totalmente diferente. Quando acabei a licenciatura tive dois convites para fazer investigação em duas Universidades, uma pública e outra privada. Na altura, e aí o coração falou mais alto, fiquei na Universidade onde me licenciei, que era privada. O ambiente era mais familiar (isto ao nível das relações interpessoais), mas a formalidade era bastante rígida (especialmente, ao nível do dress code). Fiquei lá dois anos até ir para a minha atual Universidade/Centro de Investigação, pública(o). Posso-te dizer que numa Universidade pública, que é maior e exige uma maior formalidade em termos de relações interpessoais, tenho ganho uma maior estaleca e currículo, do que ganhei na Universidade privada. Claro que isso acarreta os seus riscos, muitas horas a trabalhar, incluindo fins-de-semana, todavia, se tenho ficado onde estava anteriormente, possivelmente não tinha a experiência, conhecimentos e currículo que tenho atualmente, nem de perto, nem de longe. A empresa maior pode-te abrir mais portas, mas a empresa mais pequena pode ajudar-te a tomar contacto, numa fase inicial, com o mercado de trabalho. Portanto, se estivesse no teu lugar, acho que optava por uma carreia mais progressiva ao invés de ser já lançado aos tubarões. Editado 8 Julho 2015 por Vaart Compartilhar este post Link para o post
doom_master Publicado 8 Julho 2015 Exacto, Vaart, essa última frase vai de encontro à minha ideia, apesar de conhecer pessoas que preferem fazer ao contrário. Às 18h tenho a tal entrevista, mas vou preparado para mandar um mail à outra assim que sair de lá a dizer que aceito. Compartilhar este post Link para o post