Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
w0

[Benfica] Direcção, SAD, Eleições & Assembleias

Publicações recomendadas

Peço desculpa, mas é preciso ter muita má vontade para espetar um "sócio de primeira e de segunda". Percebo a total frustração em ser difícil - mas não impossível - de ter participação num momento fulcral do passado recente do clube do qual se é sócio, mas terá sempre de existir um limite entre a frustração e a demagogia.

2020 foi o maior exemplo disso mesmo. E todos sabemos como acabou.

• Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de antifa, há 2 horas:

No Benfica só não há voto por correspondência porque as listas só fecham a 10 dias das eleições. Se no regulamento eleitoral dessem um prazo tipo um mês isso já daria. 

É algo que tem que ser revisto para o futuro.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu nas eleições legislativas votei através do Google survey. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Che, há 6 minutos:

Eu nas eleições legislativas votei através do Google survey. 

Isso era a sondagem do Ticampos

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de verY, há 6 horas:

Onde quero chegar como assim? Nas eleições também não és obrigado a deslocar-te para votares? É desconhecimento. Nunca fui emigrante não sei ao certo como funciona.

Não. O que está definido por default é por correspondência. Se as cartas chegam ou não é outra conversa. A possibilidade de ir votar presencialmente no dia das eleições a uma embaixada existe, mas apenas para quem abdica do outro método e se inscreve desta forma.

Citação de Robe, há 5 horas:

@pedropb13 paga masé as quotas e vai votar

image.png.91b0d1be149fc2871ae583f6bd8cfe55.png

Eu tenho sempre as quotas em dia. Aliás, quando emigrei, como já disse aí atrás, um dos maiores motivos que me fez continuar a pagar 100 paus sem ter qualquer tipo de retorno em troca foi poder dormir descansado a partir de outubro de 2025 que fiz tudo ao meu alcance para tirar o Vieirismo do clube.

Infelizmente não o poderei fazer e agora estou frustrado, sim.

Citação de Chazzy Chazz, há 1 hora:

Peço desculpa, mas é preciso ter muita má vontade para espetar um "sócio de primeira e de segunda". Percebo a total frustração em ser difícil - mas não impossível - de ter participação num momento fulcral do passado recente do clube do qual se é sócio, mas terá sempre de existir um limite entre a frustração e a demagogia.

2020 foi o maior exemplo disso mesmo. E todos sabemos como acabou.

Claro que há sócios de primeira e de segunda. Só porque moro num país com pouca presença portuguesa estou a ser tratado como um sócio de menor importância comparado a alguém que tem a sorte (ou azar) de morar em Paris ou em Genebra e que vai ter oportunidade de participar no ato eleitoral sem ter que se deslocar milhares de quilómetros. Acham aceitável o clube pedir esse esforço a alguém? Eu não acho. E piores do que eu estarão sócios na Austrália que até existirão em maior número, provavelmente. 

Só não engulo e nunca vou engolir a cartilha do "é assim porque tem que ser e chora que passa". 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de pedropb13, há 6 minutos:

Não. O que está definido por default é por correspondência. Se as cartas chegam ou não é outra conversa. A possibilidade de ir votar presencialmente no dia das eleições a uma embaixada existe, mas apenas para quem abdica do outro método e se inscreve desta forma.

Eu tenho sempre as quotas em dia. Aliás, quando emigrei, como já disse aí atrás, um dos maiores motivos que me fez continuar a pagar 100 paus sem ter qualquer tipo de retorno em troca foi poder dormir descansado a partir de outubro de 2025 que fiz tudo ao meu alcance para tirar o Vieirismo do clube.

Claro que há sócios de primeira e de segunda. Só porque moro num país com pouca presença portuguesa estou a ser tratado como um sócio de menor importância comparado a alguém que tem a sorte (ou azar) de morar em Paris ou em Genebra e que vai ter oportunidade de participar no ato eleitoral sem ter que se deslocar milhares de quilómetros. Acham aceitável o clube pedir esse esforço a alguém? Eu não acho. E piores do que eu estarão sócios na Austrália que até existirão em maior número, provavelmente. 

Só não engulo e nunca vou engolir a cartilha do "é assim porque tem que ser e chora que passa". 

Foi sugerido o voto por carta, pelo menos o Manteigas fê-lo. Carta DHL com envelope de retorno e 3 papeis.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de kareca, há 43 minutos:

Foi sugerido o voto por carta, pelo menos o Manteigas fê-lo. Carta DHL com envelope de retorno e 3 papeis.

E também já foi explicado que para isso ser viável já há muito que deveria ter sido iniciado o processo.

Citação de pedropb13, há 8 horas:

Parabéns a todos os envolvidos por terem criado sócios de primeira e de segunda

É este o resultado de 20 anos de vieirismo. Um sócio quer votar e tem de se sujeitar a um RE que torna o ato impraticável.

Só um pormenor: as categorias já estavam criadas desde a entrada em vigor dos estatutos anteriores, em que até as casas, o betão, valia tanto ou mais que um ser humano.

Ainda bem que podemos também dar graças aos envolvidos na reposição da justiça nos novos estatutos, não concordas?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de John Bonifácio, há 3 horas:

E também já foi explicado que para isso ser viável já há muito que deveria ter sido iniciado o processo.

É este o resultado de 20 anos de vieirismo. Um sócio quer votar e tem de se sujeitar a um RE que torna o ato impraticável.

Só um pormenor: as categorias já estavam criadas desde a entrada em vigor dos estatutos anteriores, em que até as casas, o betão, valia tanto ou mais que um ser humano.

Ainda bem que podemos também dar graças aos envolvidos na reposição da justiça nos novos estatutos, não concordas?

então mas ai a culpa não é do Noronha ou de quem votou contra isso. A culpa é exclusiva da MAG....

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de HIM, há 12 horas:

então mas ai a culpa não é do Noronha ou de quem votou contra isso. A culpa é exclusiva da MAG....

Isso é óbvio. Mesmo sem ter as listas definidas era possível emitir bolentins de voto por correspondência e indicar uma página web (de acesso apenas aos sócios) para ver que letra se associa a cada lista/candidato. Não é assim tão dificil criar isto.

Na melhor das hipóteses, a MAG é que não se quis dar ao trabalho ou , pior, quis criar uma narrativa.

• Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de pedropb13, há 17 horas:

Não tens que “engolir” nada. Percebo a frustração. Porém, não é por aqui que há sócios de primeira e de segunda ou de terceira.

Infelizmente - apesar de não todo inocente… -, as questões já estavam levantadas há demasiado tempo para o Presidente da MAG assobiar para o lado durante todo esse mesmo tempo.

Ainda assim, e para bem do clube - espero eu… -, é preferível ter uma eleição o mais transparente possível, ainda que alguns sócios tenham condições mais dificuldades para aceder a uma mesa de voto, do que algo completamente descabido e enviesado como o passado recente nos trouxe à vista.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de pedropb13, há 18 horas:

Eu entendo perfeitamente a frustração e deixa-me partilhar contigo aquilo que foram os vários momentos que nos trouxeram até aqui.

28 de Julho

• Reunião convocada pelo PMAG com as candidaturas (as que eram publicas à data)
  • Duas listas (JNL e JFL) comunicaram que não estariam dispostos para termos eleições com voto eletrónico
  • JNL propôs que fosse feito (i) voto físico e (ii) voto por correspondência para o estrangeiro
  • PMAG rejeitou, no imediato, essa possibilidade, alegando "questões logísticas". 

Durante as semanas que antecederam a reunião de 9 de setembro, foram testadas inúmeras soluções e ainda discutidas opções com outras candidaturas:

• A equipa de JNL (e seguramente outras) contactou parceiros logísticos (DHL, FedEx, CTT) para perceber se, efetivamente, o período de duas semanas era ou não passível de ser um problema. Para a Europa, Brasil e East Coast dos US, não seria um problema. Na West Coast, alguns Angola e Moçambique, e Austrália, não era garantido. 
  • Posteriormente, discutiu-se, e até acabou por ser apresentado pela candidatura de JDM, a possibilidade de serem enviados, previamente, boletins "genéricos" com a Lista A até ??, que depois, no dia 10 de Outubro, seria revelado a quem corresponderia (ex. A = JDM, B = RC, C = JNL e por ai em diante). Esta proposta foi rejeitada pelo PMAG. 
  • Mais tarde, procurou-se uma solução de envio "premium", com um custo acrescido, mas que pudesse garantir uma maior certeza quanto aos prazos. Foi ainda discutida a possibilidade de o Benfica devolver este valor em saldo virtual, seguramente mais barato que a operação logística por todo o país e mundo, mas acabou por esbarrar em nova recusa do PMAG (já na reunião de 9 de setembro).

9 de Setembro:

• PMAG informa que só há duas alternativas: voto físico ou voto eletrónico. 
  • Informa, pela primeira vez, que não admitirá voto por correspondência, em virtude, e passo a citar, "dos estatutos não preverem expressamente esta modalidade de voto". Nessa conformidade, o tema do voto por correspondência ficou totalmente abolido devido ao entendimento jurídico do PMAG. Andaram os vários intervenientes a perder tempo com uma solução que, infelizmente, o PMAG já saberia não ser viável. 

Infelizmente é o que temos à data de hoje. Tudo foi feito para garantir que todos os sócios, querendo, pudessem votar. Mas infelizmente esbarramos com um PMAG impreparado para a maior e mais importante eleição do nosso Clube.

Resta-me ser solidário com o que dizes e garantir que este e outros relatos serão ouvidos e são enviados para o PMAG. Não serve de muito, pois o teu direito de voto encontra-se prejudicado, mas infelizmente é aquilo que é possível nesta data.

Editado por w0
  • Like 3

Compartilhar este post

Link para o post

Para quem quiser acompanhar o Manteigas vai apresentar a equipa dele hoje a partir das 19h

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de w0, há 3 horas:

Mas infelizmente esbarramos com um PMAG impreparado para a maior e mais importante eleição do nosso Clube.

Eu acho é que ele está demasiado preparado mas veremos no dia 25 de Outubro

Compartilhar este post

Link para o post

Por falar em Manteigas, eu vi uma proposta dele para melhorar o acesso dos sócios aos bilhetes, mas na altura não tive tempo de ler e agora não encontro. 

Alguém sabe de alguma coisa?

É que para muita gente, o ser sócio, ou não, está dependente se aquilo servir para alguma coisa além de descontos na Repsol

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Petar Musa, há 3 minutos:

Por falar em Manteigas, eu vi uma proposta dele para melhorar o acesso dos sócios aos bilhetes, mas na altura não tive tempo de ler e agora não encontro. 

Alguém sabe de alguma coisa?

É que para muita gente, o ser sócio, ou não, está dependente se aquilo servir para alguma coisa além de descontos na Repsol

"Red Points: Um novo programa de benefícios onde os sócios acumulam pontos com cada interação com o clube. Estes pontos podem ser trocados por ofertas, produtos e, mais importante, na aquisição de bilhetes para jogos."

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de TreinadorB, há 20 minutos:

"Red Points: Um novo programa de benefícios onde os sócios acumulam pontos com cada interação com o clube. Estes pontos podem ser trocados por ofertas, produtos e, mais importante, na aquisição de bilhetes para jogos."

Isto era o que devia ser feito para premiar anos de sócio e não ter direito a 20 votos em votações

• Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de TreinadorB, há 31 minutos:

Meh... não era bem isso que queria que fosse feito.

Obrigado!

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de TreinadorB, há 38 minutos:

Por exemplo, ir à AG's dá direito a pontos nessa ideia do Manteigas. É pensar mais nos sócios de Lisboa do que nos outros.

A ideia dos Red Points, no entanto, está fixe. Precisa de ajustes mas o conceito em sim está porreiro. Acho que as melhores ideias do Manteigas são nessa área (embora tenha algumas lunáticas, como aquela dos voluntários). Na parte do associativismo, foi a candidatura que trouxe mais valor à campanha. O problema é que falta sumo sobre o mais importante, que é o futebol.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Tibraco, há 43 minutos:

Por exemplo, ir à AG's dá direito a pontos nessa ideia do Manteigas. É pensar mais nos sócios de Lisboa do que nos outros.

A ideia dos Red Points, no entanto, está fixe. Precisa de ajustes mas o conceito em sim está porreiro. Acho que as melhores ideias do Manteigas são nessa área (embora tenha algumas lunáticas, como aquela dos voluntários). Na parte do associativismo, foi a candidatura que trouxe mais valor à campanha. O problema é que falta sumo sobre o mais importante, que é o futebol.

O Manteigas vai realizar AGs no norte, no Algarve, etc. também irá realizar jogos na condição de visitado no norte, no centro e no Algarve.

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Tibraco, há 48 minutos:

epa...

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de F_Tex, Agora:

epa...

Então? Não é verdade? É mais fácil ir a uma AG para um sócio que viva nas Laranjeiras do que um que viva em Braga, certo?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Tibraco, há 4 minutos:

Então? Não é verdade? É mais fácil ir a uma AG para um sócio que viva nas Laranjeiras do que um que viva em Braga, certo?

Tens sempre a alternativa de não ser estarola e ser sócio do clube da terra. 

Pelo menos eu sou assim. 

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Tibraco, há 1 hora:

Que estupidez. Para ser justo, o ideal era em Janeiro sermos Sport Lisboa e Benfica, em Fevereiro Sport Porto e Benfica, em Março Sport Leiria e Benfica e por aí fora...

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de verY, há 3 minutos:

Que estupidez. Para ser justo, o ideal era em Janeiro sermos Sport Lisboa e Benfica, em Fevereiro Sport Porto e Benfica, em Março Sport Leiria e Benfica e por aí fora...

Claro. Então achas justo que a comparência nas AG's dê direito a regalias face aos sócios que não vão? Pá, estás no teu direito de achar isso, eu acho uma má ideia. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Tibraco, há 6 minutos:

Claro. Então achas justo que a comparência nas AG's dê direito a regalias face aos sócios que não vão? Pá, estás no teu direito de achar isso, eu acho uma má ideia. 

Depende das regalias.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...