Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Varela

FC Porto 13/14 - Rumores & Transferências

Publicações recomendadas

O exemplo perfeito do 4x4x2 losango é o Liverpool.

Não é por não utilizar extremos que deixa de ter jogadores a dar profundidade, é preciso é imprimir as mecânicas certas à equipa.

Ia dar esse exemplo também. Se bem que o Liverpool tem um modelo de jogo com dinâmicas bastante complexas. Dando um exemplo, a profundidade é dada de forma diferente nos corredores. Pelo lateral no lado direito, e por um dos avançados/"10" no lado esquerdo.

Mas obviamente que o facto de não ter extremos não é sinal de falta de profundidade. Essa, tipicamente e num losango básico, é dada pelos laterais.

Compartilhar este post

Link para o post

É pena. Acho que seria uma boa adição ao plantel.

O exemplo perfeito do 4x4x2 losango é o Liverpool.

Não é por não utilizar extremos que deixa de ter jogadores a dar profundidade, é preciso é imprimir as mecânicas certas à equipa.

Percebo o que queres dizer, mas não é bem assim. O Liverpool joga com extremos, não joga é com extremos assumidos.

Mas é um caso especial porque os jogadores da frente permitem qualquer que seja a estrutura. Qualquer um pode jogar a extremo, avançado, segundo avançado ou a 10.

Ou seja, não estás a dizer mal, estás é a usar mal as palavras, imo.

Editado por Klebergol

Compartilhar este post

Link para o post

O que essa imagem diz mais me razão dá.

Mas não queria invalidar o que tu disseste, queria mostrar que com as dinâmicas empregues no Porto, muitas vezes era um losango.

Compartilhar este post

Link para o post

As dinâmicas do Porto tinham com objectivo criar superioridade numerica e circulação da posse da bola no ultimo terço do terreno assim como pressionar alto no campo. E se por alguma razão aquilo formava um losango por causa dos movimentos do James, aposto que não era algo ensaiado nos treinos porque o colombiano era o unico com liberdade para andar por onde bem queria e por onde o jogo passava, sejam no meio ou nos flancos.

A questão é, que os losangos impostos por alguns users são extremamente limitados, quer em termos tacticos quer em termos de recursos humanos. É tudo muito bonito, mas na realidade actual, só existe um punhado de treinadores com qualidade para juntar as suas ideias às caracteristicas do plantel, como tambem a realidade actual do clube, "não permite" meter a carne toda no assador.

Editado por Kimi Raikkonen

Compartilhar este post

Link para o post

É pena. Acho que seria uma boa adição ao plantel.

Percebo o que queres dizer, mas não é bem assim. O Liverpool joga com extremos, não joga é com extremos assumidos.

Mas é um caso especial porque os jogadores da frente permitem qualquer que seja a estrutura. Qualquer um pode jogar a extremo, avançado, segundo avançado ou a 10.

Ou seja, não estás a dizer mal, estás é a usar mal as palavras, imo.

Para mim um extremo é um jogador que joga a maior parte do tempo descaido numa das alas, sendo que no Liverpool isso não contece.

O que tens é a movimentação de um dos avançados para as alas (principalmente quando a ponta do losango é o Coutinho), a movimentação do 10 para uma ala (quando o Sterling lá joga sendo que mesmo assim vai variando com o descair de um dos avançados) ou até mesmo com o Hendo a descair igualmente para uma das alas. Sendo que para além disto ainda há as constantes incursões do Glen pela ala direita.

Ou seja, para mim não há um verdadeiro extremo. Existem jogadores a fazer o papel de extremos no plano da procura da profundidade, mas pouco mais do que isso.

Compartilhar este post

Link para o post

O modelo do Rodgers no Liverpool é a prova de que não é preciso jogar com extremos para se obter largura e profundidade, e de que também não é necessário levar o jogo para os corredores laterais para se conseguir desmontar organizações defensivas e criar oportunidades de golo.

Compartilhar este post

Link para o post

O Porto com o plantel que tem ia-me exigir alguma adaptação a nível de dinâmicas no meu sistema.

Mas ia assim:

porto.png

Compartilhar este post

Link para o post

Não seria mais o Josué no meio e o Danilo como ala?

Compartilhar este post

Link para o post

infinito, o que achas do Castro?

Adoro o Castro. Precisa de um treinador que puxe por ele. Muito potencial ali.

Não seria mais o Josué no meio e o Danilo como ala?

O Danilo é mais criativo. E o Josué é esquerdino.

Compartilhar este post

Link para o post

Bom troll infinito.

Népia. A malta aqui já devia saber como é que eu gosto de jogar...

f*da-se infinito, quase a usar o sistema que idealizo.

Idealmente seriam dois avançados abertos e um médio ofensivo, mas como o Porto tem o Jackson vale mais jogar com o Jackson dentro da área e deixar o Quaresma e o Quintero atrás a criar.

Compartilhar este post

Link para o post

Idealmente seriam dois avançados abertos e um médio ofensivo, mas como o Porto tem o Jackson vale mais jogar com o Jackson dentro da área e deixar o Quaresma e o Quintero atrás a criar.

Não podia ser o Quintero como médio ofensivo e o Jackson ao lado do Ghilas?

Editado por Bernas

Compartilhar este post

Link para o post

Não podia ser o Quintero como médio ofensivo e o Jackson ao lado do Ghilas?

O Quaresma dá-me uma certa tesão para o deixar no banco...

E o Jackson e o Ghilas falta-lhes magia, capacidade para criarem o seu próprio espaço, imprevisibilidade para irem para cima. Podia ser, mas a equipa ia perder na qualidade da posse, ia perder na capacidade para criar desequilíbrios e ia ser tudo a jogar, a usar os dois só de tabelas e tentar fazer-lhes chegar a bola para a meter lá dentro. Prefiro que sejam gajos mais criativos a jogar aí...

Compartilhar este post

Link para o post

Ao Jackson não tem qualidade na posse? Não desequilibra?

Compartilhar este post

Link para o post

Népia. A malta aqui já devia saber como é que eu gosto de jogar...

Ok. É que para mim um onze que idealize o Quaresma e leve o Castro, que não tem potencial em lado nenhum, por muito que custe ler isto, perde parte da credibilidade.

Compartilhar este post

Link para o post

Ao Jackson não tem qualidade na posse? Não desequilibra?

Tem. E desequilibra.

Mas de formas que não servem da melhor forma a dinâmica do meu sistema.

O Jackson é um excelente pivot por exemplo. Joga bem de costas, recebe, toca, é forte na recepção, é cavalão. Se for preciso acelera, tira um da frente na cavalice, roda rápido, movimenta-se bem, trabalha bem o espaço.

Na prática ele encaixava bem ali, mas depois falta-lhe conseguir sacar um coelho da cartola, para além de que é um bicho do crl na área, porque é que o ia tirar de lá?

Compartilhar este post

Link para o post

Ok. É que para mim um onze que idealize o Quaresma e leve o Castro, que não tem potencial em lado nenhum, por muito que custe ler isto, perde parte da credibilidade.

O Quaresma deve estar a sofrer da mesma doença do Di Maria no ano do Quique.

Ninguém curtia do homem, mas era óbvio que era o único gajo que oferecia alguma coisa diferente ao jogo.

O Quaresma neste momento é só o jogador mais importante do vosso jogo com bola. Se ele não acelera, se ele não desequilibra quem é que o faz? Ele é que cria a incerteza crl! Se não está contextualizado com o sistema e com o modelo isso já é com o treinador, mas as caracteristicas estão lá...

O Quaresma nas mãos do Jesus é que era :prayer:

Compartilhar este post

Link para o post

O Quaresma não sofre de doenças do Di Maria nem coisa nenhuma, porque toda a gente sabe o que ele realmente vale e sabe o que pode fazer.

Outra coisa que toda a gente sabe são a sua atitude, a falta de colectivo e as suas limitações tecnicas, porque ele não passa de um extremo obsoleto (extremos do estilo do Lennon, Capel, Navas ou o Ronaldo do inicio do United por exemplo) em que as suas valências são o 1x1 e a velocidade. É verdade que ganhas lances de génio e dignos de memorias futuras, mas o que acontece quando isso deixa de funcionar? O que acontece, é aparecer uma equipa competente (olha o Benfica ontem), que basta cortar o espaço e, caput, torna-se menos 1.

E a vinda dele, mostra mais uma vez a m*rda de SAD que temos, porque o Porto precisava de um extremo mais completo e não de um remendo e que se tornou, dentro da banalidade, o melhor do plantel e serviu para iludir o adepto mais ignorante.

Posto isto, se achas que um jogador de 30 anos é o titularissimo e base do Porto da proxima época so porque te dá tesão e dá algo de diferente, porque se vai destacando dentro da banalidade de um plantel destruido em termos psicologicos e sem nenhuma rotina criada, é opinião tua, que felizmente não é a ideal :wink:

Compartilhar este post

Link para o post

É opinião dele porque ele é benfiquista, eu também gostava que o Maxi fosse o eterno lateral do Benfica, ou que o Cortez continuasse a jogar. É normal.

Compartilhar este post

Link para o post

limitações técnicas :lol:

estou contigo infinito, o Quaresma anda a ser desvalorizado pelos próprios portistas, neste Porto decadente fazer melhor do que ele faz era difícil, eu acredito que num Porto bem organizada defensiva e ofensivamente ele pode ser ainda mais influente, como se viu nas épocas em que ele cá andou.

Compartilhar este post

Link para o post

limitações técnicas :lol:

Pode ter soado mal, mas não me estava a referir ao jogo de pés, finta e demais coisas desse estilo. Era mais do que oferece à equipa.

Mas se tu achas que é dele que precisas para o ano :lol:

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Popular Agora

• Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...