Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Varela

FC Porto 13/14 - Rumores & Transferências

Publicações recomendadas

Concordo com a ideia do infinito. Só que estamos a falar do Quaresma. Isto é mais complexo que fazer um levantamento das acções do jogador em campo, e falar da técnica que tem ou deixa de ter. É uma questão de personalidade. O Quaresma é como o Manuel Fernandes. Gostam do futebol, gostam de jogar à bola, mas têm alguma dificuldade em encarar o jogo de futebol como isso mesmo.

Isto também é uma consequência do talento, porque têm mais que a maioria dos jogadores que por aí andam, mas não são jogadores em quem eu confiasse a cem por cento.

Aquilo que o Quaresma faz ontem, depois de ser expulso é... Pois, não sei.

Compartilhar este post

Link para o post

Repare-se no Alex Sandro pré-Quaresma e no Alex Sandro pós-Quaresma. És lateral e sobes muito. Vais uma vez, vais duas, vais três. Em todas as vezes não recebes a bola.

Na quarta vais mas é no crl.

Excelente exemplo da falta de treinador que o Porto tem. Os jogadores decidem conforme lhes apetece e não de acordo com um modelo ou com princípios bem assinalados...

Compartilhar este post

Link para o post

Repare-se no Alex Sandro pré-Quaresma e no Alex Sandro pós-Quaresma. És lateral e sobes muito. Vais uma vez, vais duas, vais três. Em todas as vezes não recebes a bola.

E nos primeiros tempos salvo erro, também acontecia com o Danilo, lembro-me de ver o brasileiro reclamar muita vez por subir e o cigano lhe mandar para um certo sítio no que toca a passar-lhe a bola.

Compartilhar este post

Link para o post

Concordo com a ideia do infinito. Só que estamos a falar do Quaresma. Isto é mais complexo que fazer um levantamento das acções do jogador em campo, e falar da técnica que tem ou deixa de ter. É uma questão de personalidade. O Quaresma é como o Manuel Fernandes. Gostam do futebol, gostam de jogar à bola, mas têm alguma dificuldade em encarar o jogo de futebol como isso mesmo.

Isto também é uma consequência do talento, porque têm mais que a maioria dos jogadores que por aí andam, mas não são jogadores em quem eu confiasse a cem por cento.

Aquilo que o Quaresma faz ontem, depois de ser expulso é... Pois, não sei.

Ora aí está. Aquilo não é como o Domingo de manhã em que a malta se junta para mandar uns toques (jogar à bola) e a seguir vai enfardar mccdonald's. Ele gosta de jogar à bola, ele joga à bola, não joga futebol.

Compartilhar este post

Link para o post

Não.

Ponto 1.

O Quaresma se não fosse um gajo solidário e com vontade de ajudar a equipa ontem não tinha feito 50m em sprint atrás do Salvio para parar um contra-ataque.

Ponto 2.

O Quaresma ou teve treinadores de m*rda, ou treinadores que não gostam de anarquia.

Nos raros momentos em que teve treinadores que o perceberam esteve em grande plano. E nos seus bons anos no Porto, tirando os momentos em que o Porto tinha de resolver jogos à força (lembro-me de um jogo da Champions que acho que até foi a prolongamento que o Quaresma tentou resolver sozinho durante uns 45min), era um jogador que participava da acção colectiva com uma competência acima da média, inclusivé chegou a fazer alguns jogos a médio ofensivo.

Ponto 3.

Quem não quer ter Quaresmas na equipa, não quer ter aquilo que dá alma ao futebol e que acrescenta a uma equipa aquele "bocadinho a mais", aquele "qualquer coisa especial".

O Quaresma, mesmo neste horror desorganizado e incompetente que é o Porto é um gajo que pega na p*ta, sabe perfeitamente que colectivamente a equipa não tem armas e vai e faz a diferença!

O Di Maria também era inconsequente e estragava o futebol colectivo do Benfica nos anos anteriores à chegada do Jesus. Ninguém curtia do puto.

Mas quem estava atento via bem que ele não era o problema. O problema era a equipa não existir... Ser fraca. Ele era o único que puxava pela equipa porque sabia que podia fazer a diferença. E até o Chalana ter uma epifania tactica, por exemplo contra o SCP nos 5-3 ele fez a diferença!

O Quaresma vai na mesma linha. Ou tem uma estrutura competente ou claro que ele sente que tem mais qualidade que os outros e vai tentar puxar pela equipa sozinho... É uma consequência do talento....

Não digo que ele não queira ajudar a equipa. Mas não tenho dúvidas de que ele coloca o "eu" praticamente a par com o "nós". É claro que quer ajudar a equipa a ganhar, mas se por jogo tiver 50 oportunidades para resolver, ele vai arriscar individualmente em todas elas, porque quer ser ele a brilhar, quer ser ele a resolver, quer ser ele a figura. Mesmo que estrague 80% dessas oportunidades. Isso prejudica o jogo colectivo.

Esteve bem no Porto. De acordo. Era a figura. O cabeça de cartaz, o melhor jogador da equipa. É a única forma do Quaresma render. Também tinha muita bola, também arriscava muitas vezes a jogada individual. Mesmo assim, também estragava bastantes jogadas. Um pouco como agora.

O Quaresma é um exemplo claro de um miúdo que, por ter muito talento, qualidade técnica e criatividade, se habituou a resolver sozinho os problemas que lhe apareciam pela frente na formação e no 1/2º ano de sénior. Mas quando foi preciso dar o salto em termos de noção do colectivo e de objectividade, para se tornar num jogador de top, o Quaresma falhou. Nunca conseguiu dar esse salto. E já não vai a tempo de o conseguir. E o que não faltam são exemplos de jogadores que conseguem dar criatividade, imprevisibilidade, "magia" ao jogo, e no entanto têm também uma noção saudável do colectivo, são competentes nas tarefas defensivas, são competentes em termos tácticos e têm objectividade q.b.

Compartilhar este post

Link para o post

Há uma cena no Quaresma que eu também noto: torna-se melhor jogador nos últimos 10 minutos de jogo, ou seja, quando fisicamente está nas lonas.

Começa a respeitar as tabelas, os movimentos dos colegas, os apoios, não remata tantas vezes.

Compartilhar este post

Link para o post

Pois...

O que quero dizer com isto tudo é que como treinador, é sempre um gajo que vale a pena eu perder tempo com ele no treino.

O que ele me pode dar, não há assim tantos que oferecem. O Porto tem lá mais uns 5 ou 6 para o lugar e nenhum tem nem de perto o mesmo talento, por exemplo...

Compartilhar este post

Link para o post

O que quero dizer com isto tudo é que como treinador, é sempre um gajo que vale a pena eu perder tempo com ele no treino.

Costuma dizer-se que os piores não são os jogadores maus, são os jogadores maus que acham que são bons.

Compartilhar este post

Link para o post

Alguns notas dadas pelo Draconem:

PC considera que a árvore pode continuar a dar frutos, independentemente da raiz estar podre. Um melhor treinador, melhores jogadores, regresso aos bons resultados desportivos - tudo vai assentar nesta premissa no próximo ano.

Já todos perceberam que o cerne da questão é mais profundo que isso, mas em primeira e última instâncias o que um adepto mais quer é ver o seu clube ganhar. Prova disso são as épocas com Vítor Pereira. Choviam críticas ao longo do ano, mas no final houve título e a SAD foi ganhando balões de oxigénio.

Este ano, terminamos a época mais do que asfixiados. Está perdida. Mas Pinto da Costa não vai provocar quedas nos órgãos sociais, vai tentar recuperar os resultados desportivos, assegurar apenas um mínimo de estabilidade financeira para regressar aos títulos e a partir daí forma-se o clima mais favorável que a generalidade dos adeptos quer: títulos e que o rival não ganhe. Por outras palavras, não é ignorar os problemas, mas sim abafá-los e solucioná-los com títulos.

Ouvi coisas animadoras para a próxima época, mas quero ver para crer. Pode ser o portismo ou a ingenuidade a falar mais alto, mas independentemente de todas as dificuldades (que são enormes) que aí vem, tranquilizam-me que há um plano a seguir e que PC está mesmo a preparar a próxima época. Que produto vai sair dali, vamos ver.

Resumindo, presidente, esta época foi a mais miserável a que já tive o imprazer de assistir. Não só a nível de equipa técnica, plantel e SAD, mas sobretudo ao próprio trabalho e gestão do presidente. Tudo foi mau. Dito isto, tem o meu voto de confiança para a próxima época.

Daí que não se justifique a aposta no jovem treinador português. Nem em Marco Silva, nem em ninguém do nosso futebol. É uma incógnita neste momento e só se compreende o investimento em alguém com créditos firmados e provas dadas.

Num clube que tanto valoriza o jogador estrangeiro e que não se preocupa em que no balneário a língua portuguesa não seja a mais falada, acaba por fazer todo o sentido a escolha de um treinador estrangeiro para a época 2014-2015.

Torço para que se confirme a surpresa.

Digo que o próximo treinador será estrangeiro, mas quanto a mim só peço um treinador para o qual Pinto da Costa olhe e diga: «É neste homem que vale a pena eu depositar o crédito que acumulei ao longo de 30 anos e que já quase esgotei». Um treinador para formar jogadores e potenciar o clube e não um treinador para ser formado e formatado pelo clube.

Num campo passámos do 8 ao 80. Até aqui, ouvíamos que no FC Porto qualquer treinador é campeão. Hoje, e daí o optimismo que agora manifesto, pela primeira vez ouvi que a prioridade máxima da SAD é uma aposta forte no banco e a disponibilidade para fazer, pela primeira vez, um investimento a sério num treinador a sério.

No mercado português, na minha óptica, não há treinadores que justifiquem esse enorme investimento. Por isso a solução vem do estrangeiro. Que vai agradar a todos, não vai, nem pode. Nem o Mourinho consegue agradar a todos...

Compartilhar este post

Link para o post

Gosto muito de ler isso. É exactamente um treinador com esse perfil que acho indicado para a próxima época. Mas prefiro esperar para ver.

Compartilhar este post

Link para o post

Isso é o perfil que todos querem lol.

Btw não estou a ver o Porto a conseguir atrair alguém com créditos firmados mas pronto.

Compartilhar este post

Link para o post

Também, oh Kratos, no dia em que tu vires o Porto a fazer alguma coisa de jeito algo se passa...

Só para corroborar aí o post do Draconem, capa d'OJogo saída há 8 minutos no facebook:

10007518_770274339658367_6673613070161945950_n.jpg

Compartilhar este post

Link para o post

Adoro o Castro. Precisa de um treinador que puxe por ele. Muito potencial ali.

Eu até não desgosto do Castro, mas como médio ofensivo?

True :lol:

Esteve bem no Porto. De acordo. Era a figura. O cabeça de cartaz, o melhor jogador da equipa. É a única forma do Quaresma render. Também tinha muita bola, também arriscava muitas vezes a jogada individual. Mesmo assim, também estragava bastantes jogadas. Um pouco como agora.

Sim, o estilo é o mesmo, a eficácia é que substancialmente diferente. E é isso que algum pessoal não percebe ou não quer perceber. O melhor Quaresma que eu já vi era o jogador mais forte do campeonato, não só no 1x1, mas também no 1x2. Passava muitas vezes pelo lateral contrário e, se fosse preciso, pela cobertura. Conseguia ter sequências de jogos em que, a cada 10 tentativas, acertava 7 ou 8. Mas à vontade. Agora, a cada 10 tentativas, acerta 3 ou 4. E dessas 3 ou 4, 2 consegue passar pelo adversário, mas não consegue ficar em situação privilegiada para dar seguimento ao lance. Esta época, lembro-me de vários lances em que ele até ultrapassa o adversário, mas sem conseguir verdadeiramente ganhar espaço, ganhar metros, acabando por perder a bola logo a seguir. É muito, muito diferente. O Quaresma actual já não tem a eficácia nas acções que tinha e não foi inteligente o suficiente para se adaptar. Aliás, em relação à sua primeira passagem pelo Porto, eu até acho que ele está pior em termos de decisão. Está mais aplicado defensivamente, é certo, mas com bola, ainda "vê" menos do que via antes. Perde bolas que nunca mais acabam, com a diferença de que os ganhos agora são bem menores. Mas isso tem a ver com o rótulo de "salvador da pátria" que lhe colocaram. Noutro contexto, acho que seria um pouco diferente.

Como já disse mais para trás, eu acho muito arriscado o próximo treinador do Porto dar ao Quaresma o protagonismo que ele teve nesta meia época. Construir a equipa à volta dele, como se ele ainda fosse aquele jogador que resolve jogos e dá campeonatos, é um erro. Como opção de banco, a conversa é outra, obviamente. Mas isso ele não vai aceitar.

Compartilhar este post

Link para o post

Draconem:

Já partilhei o que posso.

Está escolhido, vem do estrangeiro. O resto saber-se-á a seu tempo.

Compartilhar este post

Link para o post

É o Mancini.

Benfica com Jesus ou com Marco Silva limpa isto para o ano também..

Compartilhar este post

Link para o post

Toda a gente sabe do feitio do Quaresma, não há nada a fazer, mas que é um jogador de qualidade e que está a melhorar esse aspecto, isso está, e isso viu se no jogo de ontem, onde o Quaresma fez fala, sim é verdade, mas nunca reagiu a provocações, houve algumas discussões, mas sem haver uma única agressão, da parte dele, como tal, eu vejo isso como uma clara melhoria, até porque o Quaresma é o jogador do Porto que mais provocado é.

Como? Contra o Benfica ficou mais provado que o Quaresma não pode fazer parte do plantel da próxima época. Quando a equipa precisa de marcar um golo e ele não consegue por o orgulho de lado e acaba por ser expulso, diz muito do que ele (não) pode oferecer ao jogo.

Compartilhar este post

Link para o post

Cheira-me a Bielsa... Ou não.

O Bielsa com esta sad ia dar faisca

Editado por Quintero

Compartilhar este post

Link para o post

O Bielsa com esta sad ia dar faisca

Por isso mesmo é que o Draconem diz que pode vir a ser passar do 8 ao 80...E um outro user disse que chegou-lhe aos ouvidos que o nome que estava em cima da mesa era alguém que foge ao perfil dos últimos tempos: o "yes man".

Compartilhar este post

Link para o post

Por isso mesmo é que o Draconem diz que pode vir a ser passar do 8 ao 80...E um outro user disse que chegou-lhe aos ouvidos que o nome que estava em cima da mesa era alguém que foge ao perfil dos últimos tempos: o "yes man".

Mais umas semanas e já devem haver novidades.

Se for o Bielsa, gosto!!

Compartilhar este post

Link para o post

É o Fernando Santos, uma vez que ele vem do estrangeiro

Ele noutro comentario disse que era estrangeiro.

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
Entre para seguir isso  

• Criar Novo...