Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
andriy pereplyotkin

Ensino Superior - A Entrada, a Estadia, o Adeus

Publicações recomendadas

É impossível eu inscrever-me a 45 ECTS num semestre em vez dos 42 limite?

Não sei sinceramente, há essa possibilidade mas acho que tens de ver isso nos Serviços Académicos e tens de pagar por cada crédito a mais. (e são valores bem altos)

Não tenho a certeza do que estou a dizer, mas já tinha ouvido falar dessa opção.

Compartilhar este post

Link para o post

É impossível eu inscrever-me a 45 ECTS num semestre em vez dos 42 limite?

Isto é na FEUP:

- a tempo integral podem inscrever-se, na Universidade do Porto, no máximo a 75 ECTS no ano letivo, com um máximo de 42 ECTS por semestre (ver Regulamento "Número máximo de créditos a que cada estudante se pode inscrever em cada ano e semestre letivos").

Na FEUP, os estudantes poderão pedir, através de requerimento, a inscrição a unidades curriculares até ao limite de 81 ECTS em duas situações: para conclusão de ciclo de estudos e em inscrição em mais de um ciclo de estudos (não podendo ultrapassar o limite de 75 ECTS no seu ciclo de estudos da FEUP)".

- a tempo parcial podem inscrever-se no máximo a 37,5 ECTS no ano letivo (ver Regulamento do Regime de Estudante a Tempo Parcial da Universidade do Porto) e regras.

Excetuam-se do ponto anterior as inscrições em unidades curriculares relativas a dissertação, tese, ou projeto em que o número de ECTS é superior ao limite estipulado no ponto anterior. Atendendo a que não é possível o fracionamento de ECTS, o limite de 37,5 ECTS poderá ser ultrapassado, contando, no entanto, para efeitos de tempo mínimo para entrega de dissertação, tese, ou projeto, o correspondente a duas inscrições em tempo parcial por cada ano curricular.

Uma vez que o sistema não permite a inscrição a mais de 37,5 ECTS, deverá inscrever-se a tempo integral e entregar ou enviar por e-mail para [email protected] até 9 de Setembro o formulário de Alteração do Regime de Estudos, sendo os Serviços Académicos a garantir a alteração do regime.

Supostamente a tua faculdade tem de ter uma FAQ para as inscrições.

Compartilhar este post

Link para o post

O meu problema é desfazamento total de créditos entre 1º e 2º semestre... praticamente só tenho aulas no 2º semestre. O que vou fazer é estando em Gestão, a cadeiras como Marketing e ICont que são lecionadas no 2º semestre em Gestão, fazer requerimento para ser avaliado no curso de Economia a essas cadeiras, que estão no 1º semestre... a matéria é a mesma, simplesmente estão em semestre diferentes por estarem em cursos diferentes dentro da mesma faculdade. Nunca ultrapassaria os 75 ECTS e ajudava-me a equilibrar os créditos que tenho pendentes...

Compartilhar este post

Link para o post

Obrigado BreakTheRules e obrigado uma vez mais EgoSum e Gavazzo. No início de cada semestre venho sempre aqui à procura de opiniões e vocês estão sempre prontos a ajudar :)

Aproveito a deixa para voltar a chatear-vos, desta vez com a escolha dos profs :p

Obrigado!

Crescimento Económico

Mário da Graça Moura

Mário Moreira da Silva

Pedro Gil

Econometria

Anabela Carneiro

Francisco da Silva Martins

Luís Delfim dos Santos

Manuel José Mendes de Oliveira

Natércia Silva Fortuna

Seminário de Economia

Ana Paula Africano de Sousa e Silva

Carlos Pimenta

Maria do Pilar Gonzalez

Argentino da Silva Pessoa

Ana Lehmann

Maria Ramos

Comércio Internacional

Ana Lehmann

Óscar João Afonso

Rosa Maria Portela Forte

Compartilhar este post

Link para o post

Há a possibilidade do curso que ela quer ficar preenchido logo na primeira fase e assim ela já não poder?

Pode ter 0 vagas e entrares na mesma. Basta alguém sair na 1ª fase que "abre-se" vaga logo. Já vi casos com 0 vagas e entrarem 3 pessoas.

Compartilhar este post

Link para o post

Alguém anda no IPVC?

Ou conheça alguém que lá ande.

Editado por Joaninha

Compartilhar este post

Link para o post

Das que tive:

Ciência Política é muito interessante e o prof não está para complicar a vida a ninguém (mas também não dá as notas). Em contrapartida, não será das que dá menos trabalho.

Fiscalidade e Direito Fiscal dão trabalho mas poderão ser interessantes (mais a segunda, talvez). Se não te dás muito bem em direitos, talvez seja boa ideia ficar de lado.

Economia do Ambiente dá um trabalho do crl. Na altura foi das que me deu mais trabalho, que tinha uns 3 testes, se bem me lembro.

Outras:

CCCG não sei mas acredito que não seja muito difícil.

Mercados para a Cultura pelo que me contaram conhecidos na altura é facílimo, para tirar alta nota com empenho qb.

Economia de Recursos Humanos na altura falavam que era fácil e que no primeiro teste foi só boas notas sem grande trabalho.

Direito do Trabalho não sei mas uma colega na altura diz que foi o direito que mais gostou ao longo do curso.

Acho que é mais ou menos isto.

Economia ou Gestão?

Compartilhar este post

Link para o post

Obrigado BreakTheRules e obrigado uma vez mais EgoSum e Gavazzo. No início de cada semestre venho sempre aqui à procura de opiniões e vocês estão sempre prontos a ajudar :)

Aproveito a deixa para voltar a chatear-vos, desta vez com a escolha dos profs :p

Obrigado!

Crescimento Económico

Mário da Graça Moura

Mário Moreira da Silva

Pedro Gil

Econometria

Anabela Carneiro

Luís Delfim dos Santos

Natércia Silva Fortuna

Seminário de Economia

Carlos Pimenta

Maria do Pilar Gonzalez

Ana Lehmann

Maria Ramos

Comércio Internacional

Ana Lehmann

Óscar João Afonso

Rosa Maria Portela Forte

Crescimento

Mario Graça Moura, pq é o maior génio daquela faculdade, explica bem e dá dicas dos erros que os alunos dos anos anteriores costumam cometer. É exigente, eu gosto.

Pedro Gil tb é fixe.

Econometria

Mendes de Oliveira é top. O Delfim tb tem a mesma fama.

Seminário

Maria Ramos. Sacas boa nota na boa (pelo menos 15), enquanto que os dos outros profs. batalham para ter 10 por vezes.

Comércio

Eu tive a Rosa Forte em AP e gostei. Sendo que ela é a diretora ou algo do género do mestrado de economia e gestão internacional há de ser fixe nessa cadeira tb

Compartilhar este post

Link para o post

Para quem estava a pedir análise a professores do 1º ano de economia:

1º Ano - 1º Semestre - Economia - FEP

Cálculo e Instrumentos Financeiros (CIF)

- Tive o Pedro Cosme, não aprendes nada com ele, mas, pelo que ouço, com os outros também, para além disso é regente e isso é importante. A aconselhar, aconselho o Pedro Cosme, mas não é cadeira onde faças questão de ter o professor.

Introdução à Contabilidade (ICONT)

- O professor que eu tive já não dá a disciplina (não faço ideia porquê), sempre ouvi falar bem do José António Moreira e apenas os bons alunos gostam da Graça Amaro por ela ser, basicamente, uma besta de pessoa, pelo que dizem, mas que explica bem. A Maria Bianchi não conheço. Aconselho-te o José António Moreira, mas é como CIF, dá prioridade a outras disciplinas na escolha do professor.

Introdução às Ciências Sociais (ICS)

- Odiei. Tive a Helena Santos que até parece ser muito boa pessoa, mas a disciplina é intragável. Como não gosto do Augusto Santos Silva politicamente (se pesquisares "Santos Silva manifestação Chaves" percebes porquê) nunca fui a nenhuma aula dele, mas os meus colegas dizem que era muito melhor. Custa-me, mas aconselho o Santos Silva, no entanto, é outra que não deves dar prioridade.

Matemática I (MATI)

- A minha professora já não anda por aqui. Tive o Vítor Matos a Matemática II e gostei, no entanto não é, de todo, bom professor. É boa pessoa, explica q.b., mas perde-se imenso e, para um primeiro contacto com a universidade, é extremamente desaconselhável. Não conheço o regente, nem nunca ouvi falar nada dele, no entanto, toda a gente fala bem da Manuela Aguiar a Matemática II (era o que ela dava), creio que só tem uma turma, mas acho que é a melhor professora que podes escolher para esta disciplina, no entanto dá prioridade a MICI.

Microeconomia I (MICI)

- Esta é fácil de escolher. Tive a Susana Oliveira, mas não presta, eu até gostei dela, mas não vale a pena, é muito fraquinha. O Manuel Luís Guimarães parece que se perde imenso e tem bastantes problemas a explicar, também não. Sobra a Elvira Silva e a Isabel Mota Campos. Bem, sobre a Elvira costumam dizer que é boa professora e que explica bem, mas nunca a tive. Já a Isabel Mota Campos é, até hoje, a melhor professora que apanhei na FEP. Só que só dá aulas a uma turma e essa turma tem a Helena Santos a ICS, a Graça Amaro a ICONT e o João Oliveira a MATI. No entanto, as turmas da Elvira têm o Vítor Matos a MATI e também têm a Helena Coelho a ICS.

Resumindo:

Eu acho que vale a pena ires para a turma 4 e aturares a Graça Amaro, arriscando um bocado no João Oliveira, já que para teres a Elvira tens de apanhar o Vítor Matos. Portanto aconselho a turma 4. Se não quiseres arriscar nada na MATI e achares que te safas a MICI (para mim MICI foi mais fácil que MATI) podes sempre ir para a turma 2 em que apanhas também o José António Moreira a ICONT e levas na mesma com a Helena Santos a ICS.

2º Ano - 1º Semestre - Economia - FEP

Marketing (MARK)

- Nada a dizer, vais correr os professores todos se estiver como no ano passado.

Economia e Finanças Públicas (EFP)

- Tive o José Costa e gostei imenso dele. Pelo que ouvi dizer é o único que se aproveita desta cadeira, logo não é difícil escolher.

Estatística I (ESTI)

- A cadeira é, na minha opinião, fácil, logo não considero que haja prioridade em escolher este professor, no entanto, tive a Fernanda Figueiredo e gostei dela, não é um guru da pedagogia, mas é bom professora. Quanto ao Vítor Matos sobe um bocado e lê parte das recomendações que dou para MATI e os restantes conheço mal. Só te sei dizer que as outras duas mulheres não têm grande fama e que nunca ouvi falar do homem.

Macroeconomia I (MACI)

- Manuel Mota Freitas. Nem vale a pena dizer mais nada.

Direito dos Contratos e das Sociedades (DCS)

- Pior que isto só mesmo ICS, no entanto, se a Isabel Mota Campos era a melhor professora que apanhei na FEP, a Mariana Costa é a melhor pessoa que apanhei na FEP. Já ouvi falar bem de todos, não dava prioridade a esta disciplina, mas a Mariana Costa é fantástica.

Resumindo:

As turmas 3, 5 e 6 são as turmas do Manuel Mota Freitas, logo dei prioridade a essas, mas em nenhuma destas consegues ter 3 dos 4 professores recomendados, fui ver as outras e o drama repetia-se, portanto dava prioridade ao Manuel Mota Freitas. Depois olhava para EFP e escolhia o José Costa, dado que EFP não é difícil, mas é trabalhoso e ele ajuda-te em tudo o que puderes. Assim, ficava com a turma 6 e tinha o Noel Gomes a DCS e a Maria Eduarda Silva a ESTI. Como não há presenças e a professora Mariana Costa tem sempre as turmas em ordem, até podias ir às aulas de outra turma da professora Mariana e o problema estava resolvido.

Editado por Carlos Gouveia

Compartilhar este post

Link para o post

Crescimento

Mario Graça Moura, pq é o maior génio daquela faculdade, explica bem e dá dicas dos erros que os alunos dos anos anteriores costumam cometer. É exigente, eu gosto.

Pedro Gil tb é fixe.

Econometria

Mendes de Oliveira é top. O Delfim tb tem a mesma fama.

Seminário

Maria Ramos. Sacas boa nota na boa (pelo menos 15), enquanto que os dos outros profs. batalham para ter 10 por vezes.

Comércio

Eu tive a Rosa Forte em AP e gostei. Sendo que ela é a diretora ou algo do género do mestrado de economia e gestão internacional há de ser fixe nessa cadeira tb

Bold1: Isto depende muito de cada um... Eu tive o Carlos Pimenta e tive 15 e foi um dos 3 professores que mais me marcou na FEP.

Bold2: Tive o Óscar Afonso e gostei bastante. Escreve tudo no quadro, dá para ter bons apontamentos.

Quanto às outras duas concordo.

Compartilhar este post

Link para o post

Pessoal, alguém sabe onde posso procurar por pós-graduações/formações ou mestrados relacionados com assessoria desportiva? Não sei se este é o tópico certo para este tipo de pedidos :(

Compartilhar este post

Link para o post

Para quem estava a pedir análise a professores do 1º ano de economia:

1º Ano - 1º Semestre - Economia - FEP

Cálculo e Instrumentos Financeiros (CIF)

- Tive o Pedro Cosme, não aprendes nada com ele, mas, pelo que ouço, com os outros também, para além disso é regente e isso é importante. A aconselhar, aconselho o Pedro Cosme, mas não é cadeira onde faças questão de ter o professor.

Introdução à Contabilidade (ICONT)

- O professor que eu tive já não dá a disciplina (não faço ideia porquê), sempre ouvi falar bem do José António Moreira e apenas os bons alunos gostam da Graça Amaro por ela ser, basicamente, uma besta de pessoa, pelo que dizem, mas que explica bem. A Maria Bianchi não conheço. Aconselho-te o José António Moreira, mas é como CIF, dá prioridade a outras disciplinas na escolha do professor.

Introdução às Ciências Sociais (ICS)

- Odiei. Tive a Helena Santos que até parece ser muito boa pessoa, mas a disciplina é intragável. Como não gosto do Augusto Santos Silva politicamente (se pesquisares "Santos Silva manifestação Chaves" percebes porquê) nunca fui a nenhuma aula dele, mas os meus colegas dizem que era muito melhor. Custa-me, mas aconselho o Santos Silva, no entanto, é outra que não deves dar prioridade.

Matemática I (MATI)

- A minha professora já não anda por aqui. Tive o Vítor Matos a Matemática II e gostei, no entanto não é, de todo, bom professor. É boa pessoa, explica q.b., mas perde-se imenso e, para um primeiro contacto com a universidade, é extremamente desaconselhável. Não conheço o regente, nem nunca ouvi falar nada dele, no entanto, toda a gente fala bem da Manuela Aguiar a Matemática II (era o que ela dava), creio que só tem uma turma, mas acho que é a melhor professora que podes escolher para esta disciplina, no entanto dá prioridade a MICI.

Microeconomia I (MICI)

- Esta é fácil de escolher. Tive a Susana Oliveira, mas não presta, eu até gostei dela, mas não vale a pena, é muito fraquinha. O Manuel Luís Guimarães parece que se perde imenso e tem bastantes problemas a explicar, também não. Sobra a Elvira Silva e a Isabel Mota Campos. Bem, sobre a Elvira costumam dizer que é boa professora e que explica bem, mas nunca a tive. Já a Isabel Mota Campos é, até hoje, a melhor professora que apanhei na FEP. Só que só dá aulas a uma turma e essa turma tem a Helena Santos a ICS, a Graça Amaro a ICONT e o João Oliveira a MATI. No entanto, as turmas da Elvira têm o Vítor Matos a MATI e também têm a Helena Coelho a ICS.

Resumindo:

Eu acho que vale a pena ires para a turma 4 e aturares a Graça Amaro, arriscando um bocado no João Oliveira, já que para teres a Elvira tens de apanhar o Vítor Matos. Portanto aconselho a turma 4. Se não quiseres arriscar nada na MATI e achares que te safas a MICI (para mim MICI foi mais fácil que MATI) podes sempre ir para a turma 2 em que apanhas também o José António Moreira a ICONT e levas na mesma com a Helena Santos a ICS.

2º Ano - 1º Semestre - Economia - FEP

Marketing (MARK)

- Nada a dizer, vais correr os professores todos se estiver como no ano passado.

Economia e Finanças Públicas (EFP)

- Tive o José Costa e gostei imenso dele. Pelo que ouvi dizer é o único que se aproveita desta cadeira, logo não é difícil escolher.

Estatística I (ESTI)

- A cadeira é, na minha opinião, fácil, logo não considero que haja prioridade em escolher este professor, no entanto, tive a Fernanda Figueiredo e gostei dela, não é um guru da pedagogia, mas é bom professora. Quanto ao Vítor Matos sobe um bocado e lê parte das recomendações que dou para MATI e os restantes conheço mal. Só te sei dizer que as outras duas mulheres não têm grande fama e que nunca ouvi falar do homem.

Macroeconomia I (MACI)

- Manuel Mota Freitas. Nem vale a pena dizer mais nada.

Direito dos Contratos e das Sociedades (DCS)

- Pior que isto só mesmo ICS, no entanto, se a Isabel Mota Campos era a melhor professora que apanhei na FEP, a Mariana Costa é a melhor pessoa que apanhei na FEP. Já ouvi falar bem de todos, não dava prioridade a esta disciplina, mas a Mariana Costa é fantástica.

Resumindo:

As turmas 3, 5 e 6 são as turmas do Manuel Mota Freitas, logo dei prioridade a essas, mas em nenhuma destas consegues ter 3 dos 4 professores recomendados, fui ver as outras e o drama repetia-se, portanto dava prioridade ao Manuel Mota Freitas. Depois olhava para EFP e escolhia o José Costa, dado que EFP não é difícil, mas é trabalhoso e ele ajuda-te em tudo o que puderes. Assim, ficava com a turma 6 e tinha o Noel Gomes a DCS e a Maria Eduarda Silva a ESTI. Como não há presenças e a professora Mariana Costa tem sempre as turmas em ordem, até podias ir às aulas de outra turma da professora Mariana e o problema estava resolvido.

Pá, o Cosme não explica. Ponto final. É mt divertido, mas não explica. A Bianchi é fracota. A Graça Maciel é mesmo uma besta, mas sais de lá a perceber aquilo tudinho. É brilhante a explicar. Mas lá está, é realmente uma besta.

Compartilhar este post

Link para o post

Obrigado!

Crescimento Económico

Mário da Graça Moura

Mário Moreira da Silva

Pedro Gil

Econometria

Anabela Carneiro

Luís Delfim dos Santos

Natércia Silva Fortuna

Seminário de Economia

Carlos Pimenta

Maria do Pilar Gonzalez

Ana Lehmann

Maria Ramos

Comércio Internacional

Ana Lehmann

Óscar João Afonso

Rosa Maria Portela Forte

Crescimento. O Graça Moura tem tanto de génio como de louco. Mas sabe muito. Os outros não conheço.

Econometria. Delfim. Sem pensar duas vezes. O Mendes Oliveira tb é bom, mas é má pessoa.

Seminário. No meu tempo não existia esta cadeira, que é muito diferente das demais.

Comércio Internacional. A Lehmann tem um cv impressionante. O Óscar Afonso é razoável. A Rosa Forte nunca me deu aulas.

Compartilhar este post

Link para o post

Pá, o Cosme não explica. Ponto final. É mt divertido, mas não explica. A Bianchi é fracota. A Graça Maciel é mesmo uma besta, mas sais de lá a perceber aquilo tudinho. É brilhante a explicar. Mas lá está, é realmente uma besta.

E pelo que ouço dos meus colegas, os outros são iguais com a diferença que os alunos do Cosme costumam tirar mais um ou dois valores por magia.

Compartilhar este post

Link para o post

Dia 7 á meia-noite, ou seja, de sábado para domingo.

Isso não é de Domingo para Segunda? :estrelas:

Editado por PeMar

Compartilhar este post

Link para o post

Isso é tudo num semestre? :lol:

É, e no segundo só tenho menos uma cadeira. :(

Compartilhar este post

Link para o post

É, e no segundo só tenho menos uma cadeira. :(

Então está :lol: , fico à espera do teu horário para ver como é que isso vai ser. Teoricamente não deve ser problema porque as horas de aulas deviam estar relacionadas com o nº de créditos, mas...

Compartilhar este post

Link para o post
Guest Rumpas

Isso é tudo num semestre? :lol:

Pelo número de créditos, suponho que sim :mrgreen:

Este semestre tb tenho mais uma cadeira que o habitual. Porque tenho 4 de 4,5 e duas de 6.

Gestão da Produção, Gestão de Energia, Desenvolvimento de Produto e Empreendedorismo, Metrologia e Qualidade, Micro-Fabrico e por fim, Transformação de Polímeros e Fundição.

Compartilhar este post

Link para o post

Pelo número de créditos, suponho que sim :mrgreen:

Este semestre tb tenho mais uma cadeira que o habitual. Porque tenho 4 de 4,5 e duas de 6.

Gestão da Produção, Gestão de Energia, Desenvolvimento de Produto e Empreendedorismo, Metrologia e Qualidade, Micro-Fabrico e por fim, Transformação de Polímeros e Fundição.

Sim, mas 6 cadeiras fazem-se bem. Essas foram todas opcionais ou como é que funciona aí a escolha das cadeiras para o 1º semestre do 5º ano?

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Popular Agora

• Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...