Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
andriy pereplyotkin

Ensino Superior - A Entrada, a Estadia, o Adeus

Publicações recomendadas

Boas pessoal.

Alguém me sabe dizer qual o site para no Domingo à meia-noite ver em se entrei na faculdade?

Obrigado

A mim, o ano passado, mandaram-me um mail antes da meia-noite.

Na meia-noite, aparece a lista no site da DGES

Compartilhar este post

Link para o post

Também costuma aparecer um documento qualquer com isso no site da DGES, na tua página pessoal. Tipo no mesmo sitio onde vias quais eram as tuas provas de ingresso. Eu vi aí no ano passado bem antes da meia noite.

Compartilhar este post

Link para o post

Ajudem-me com 1 m*rda aqui. Eu inscrevi-me a tudo que estava em atraso de 2º semestre até ao limite de 42 ECTS. Posteriormente fiz a inscrição das cadeiras de 1º semestre, colocando a Mat I que está em atraso, as outras 2 que estavam em atraso de 2º ano e depois completei até aos 75 ECTS com cadeiras de 3º ano 1º semestre.

Esta m*rda contudo dá-me erro dizendo "tem q se inscrever a tudo em atraso"

O que eu pergunto é: Como raio me vou inscrever a tudo de 2º ano e 1º se para isso ultrapassaria os 42 ECTS num semestre? Não me posso inscrever a cadeiras de 3º ano 1º semestre, ficando cadeiras por inscrever de 2º ano no 2º semestre? É que se assim for eu praticamente não tenho aulas no 1º semestre e fico com 50 e tal ECTS... desaproveitando uma quantidade considerável de créditos aos quais tenho direito, dadas as condições, a meu ver...

Se não te inscreveres a tudo do 1º e 2º ano simplesmente não podes inscrever a cadeiras do 3º.

Tenho um amigo que o 1º semestre tinha para acabar em 4 anos mas o 2º estava todo rebentado para acabar em 5.

Conclusão: chegou ao 3º ano e no 1º semestre só teve 2 ou 3 cadeiras

Compartilhar este post

Link para o post

Se não te inscreveres a tudo do 1º e 2º ano simplesmente não podes inscrever a cadeiras do 3º.

Tenho um amigo que o 1º semestre tinha para acabar em 4 anos mas o 2º estava todo rebentado para acabar em 5.

Conclusão: chegou ao 3º ano e no 1º semestre só teve 2 ou 3 cadeiras

Mas com uns requerimentos e um bocado de insistência pode ser que me permitem ou ter as cadeiras de 3º no 1º semestre, ou ter ICont e Marketing com o curso de Economia, que decorrem no 1º semestre. É que eu desta forma só me consigo inscrever a 57 ECTS.

Olha, Ego Sum, no ano de finalista, imagina que me falta apenas 1 cadeira de 6 crétidos, ou seja, que precisava de 48 em vez dos 42. Com requerimento isso aceitam sempre certo? Ainda para mais não passava os 75 e não.

Compartilhar este post

Link para o post

Malta, tenho vivido um dilema em relação ao sítio onde morar caso entre no Porto na Faculdade de Ciências, a malta da invicta sabe que a FCUP está longe do polo universitário, onde fica por exemplo a FEUP, mas o problema aqui é que de todos os meus amigos, os que vão para o Porto vão todos para essa zona, essencialmente para a FEUP. Ora, como não queria de maneira nenhuma ficar sozinho/com pessoal desconhecido/whatever pensei em ir viver com eles e ter o sacrifício de vir todos os dias de autocarro (pelo menos, nos primeiros tempos, acho fundamental a ajuda de amigos na adaptação à cidade/curso), isto porque que o metro não pára muito perto. A minha pergunta é onde acham que devo ficar naquela zona universitária de modo a facilitar o meu deslocamento, o ideial seria à beira de uma estação de autocarros, mas como não conheço a zona não sei bem qual o melhor sítio, e já agora se alguém souber quanto tempo devo demorar era perfeito. Obrigado desde já.

Compartilhar este post

Link para o post

Mas com uns requerimentos e um bocado de insistência pode ser que me permitem ou ter as cadeiras de 3º no 1º semestre, ou ter ICont e Marketing com o curso de Economia, que decorrem no 1º semestre. É que eu desta forma só me consigo inscrever a 57 ECTS.

Olha, Ego Sum, no ano de finalista, imagina que me falta apenas 1 cadeira de 6 crétidos, ou seja, que precisava de 48 em vez dos 42. Com requerimento isso aceitam sempre certo? Ainda para mais não passava os 75 e não.

Os casos que conheço foram todos rejeitados. Pessoal que ficava com uma cadeira por inscrever para acabar o curso nesse ano...

Compartilhar este post

Link para o post

Os casos que conheço foram todos rejeitados. Pessoal que ficava com uma cadeira por inscrever para acabar o curso nesse ano...

Olha que a pessoal finalista eles dão sempre a cadeira extra. Ainda este ano conheço 1 gaja que teve inscrita a 48 ECTS no 2º semestre, para não ficar mais 1 ano só com 1 cadeira...

Compartilhar este post

Link para o post

Malta, tenho vivido um dilema em relação ao sítio onde morar caso entre no Porto na Faculdade de Ciências, a malta da invicta sabe que a FCUP está longe do polo universitário, onde fica por exemplo a FEUP, mas o problema aqui é que de todos os meus amigos, os que vão para o Porto vão todos para essa zona, essencialmente para a FEUP. Ora, como não queria de maneira nenhuma ficar sozinho/com pessoal desconhecido/whatever pensei em ir viver com eles e ter o sacrifício de vir todos os dias de autocarro (pelo menos, nos primeiros tempos, acho fundamental a ajuda de amigos na adaptação à cidade/curso), isto porque que o metro não pára muito perto. A minha pergunta é onde acham que devo ficar naquela zona universitária de modo a facilitar o meu deslocamento, o ideial seria à beira de uma estação de autocarros, mas como não conheço a zona não sei bem qual o melhor sítio, e já agora se alguém souber quanto tempo devo demorar era perfeito. Obrigado desde já.

O ideal é ficares perto da estação do metro do Pólo Universitário. Apanhas o metro até à casa da música (tens de sair na Trindade e apanhar outro metro, mas é rápido) e aí tens o autocarro 204 que em 10 minutos te põe da casa da música à faculdade de ciências. É um trajecto de +/- 30 minutos.

EDIT: Ou então podes simplesmente apanhar o autocarro 204 (direcção: Foz) na Faculdade de Economia (FEP) (paragem "Faculdade de Economia") ou na Faculdade de Engenharia (FEUP) (paragem: "Faculdade de Engenharia") e vais sossegado no autocarro que ele pára mesmo em frente à faculdade de ciências (paragem "Planetário"). Demora o mesmo tempo normalmente que fazer parte do caminho de metro, mas claro que é um trajecto mais influenciado pelo trânsito porque vais sempre de autocarro. Mas assim não te perdes que só tens de entrar num autocarro :mrgreen:

http://www.stcp.pt/pt/viajar/linhas/ (Selecciona a linha 204 e vê o trajecto)

EDIT2: Enquanto estudava na FLUP (que é na mesma rua da FCUP), tinha imensos colegas meus a viver perto do pólo universitário. Podes perfeitamente ficar com os teus colegas perto do pólo universitário e vires todos os dias para a FCUP sem problemas! :cool:

Editado por Sylvester

Compartilhar este post

Link para o post

O ideal é ficares perto da estação do metro do Pólo Universitário. Apanhas o metro até à casa da música (tens de sair na Trindade e apanhar outro metro, mas é rápido) e aí tens o autocarro 204 que em 10 minutos te põe da casa da música à faculdade de ciências. É um trajecto de +/- 30 minutos.

EDIT: Ou então podes simplesmente apanhar o autocarro 204 (direcção: Foz) na Faculdade de Economia (FEP) (paragem "Faculdade de Economia") ou na Faculdade de Engenharia (FEUP) (paragem: "Faculdade de Engenharia") e vais sossegado no autocarro que ele pára mesmo em frente à faculdade de ciências (paragem "Planetário"). Demora o mesmo tempo normalmente que fazer parte do caminho de metro, mas claro que é um trajecto mais influenciado pelo trânsito porque vais sempre de autocarro. Mas assim não te perdes que só tens de entrar num autocarro :mrgreen:

http://www.stcp.pt/pt/viajar/linhas/ (Selecciona a linha 204 e vê o trajecto)

EDIT2: Enquanto estudava na FLUP (que é na mesma rua da FCUP), tinha imensos colegas meus a viver perto do pólo universitário. Podes perfeitamente ficar com os teus colegas perto do pólo universitário e vires todos os dias para a FCUP sem problemas! :cool:

Exacto, segundo o site, são cerca de 30 min, que dá para fazer todos os dias sem grandes problemas, tava com relativo medo que me dissesem que não era exequível, apesar de conhecer minimamente a distância, não sei como são as coisas com trânsito pela manhã. :happy: Essencialmente, tenho é de ver se consigo ficar perto de uma paragem de autocarro no pólo, para evitar perder mais tempo, mas naquela zona há várias paragens. Anyway, vamos ver como correm as coisas, espero entrar realmente na FCUP e depois ainda vou ter de arranjar uma casa, que, tendo em conta a procura naquela zona também não deve ser fácil. Isto tudo para ficar a viver com bandalhos. :mrgreen:

BTW - É pena não ter uma paragem de metro naquela zona da FCUP, afinal de contas têm perto algumas faculdades importantes.

Compartilhar este post

Link para o post

Há algum tópico específico para estudantes que procuram casa/quarto?

Compartilhar este post

Link para o post

Exacto, segundo o site, são cerca de 30 min, que dá para fazer todos os dias sem grandes problemas, tava com relativo medo que me dissesem que não era exequível, apesar de conhecer minimamente a distância, não sei como são as coisas com trânsito pela manhã. :happy: Essencialmente, tenho é de ver se consigo ficar perto de uma paragem de autocarro no pólo, para evitar perder mais tempo, mas naquela zona há várias paragens. Anyway, vamos ver como correm as coisas, espero entrar realmente na FCUP e depois ainda vou ter de arranjar uma casa, que, tendo em conta a procura naquela zona também não deve ser fácil. Isto tudo para ficar a viver com bandalhos. :mrgreen:

BTW - É pena não ter uma paragem de metro naquela zona da FCUP, afinal de contas têm perto algumas faculdades importantes.

Queixa-te ao Governo que era suposto numa das últimas fases do metro do Porto existir metro aí no Campo Alegre, mas eles cancelaram o financiamento! :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

Olha que a pessoal finalista eles dão sempre a cadeira extra. Ainda este ano conheço 1 gaja que teve inscrita a 48 ECTS no 2º semestre, para não ficar mais 1 ano só com 1 cadeira...

Isto. Fala com o Rui Alves mais velho que ele é um porreiro e ajuda-te nessa questão.

Compartilhar este post

Link para o post
Dear mr. Almeida,

I have a question.

You told me you are a fourth year student. I told you briefly I studied in Coimbra. A year ago I started writing on a comparative law article on the Brasilian 'reserva do dominio', which would be a 'reserva de propriedade' in Portuguese law. It is interesting comparing Brasilian, Portuguese and Dutch law.

My most recent articles were in famous Dutch law reviews and one in a Brasilian consumer law book, so I am aiming at publishing it somewhere of scientific quality.

Would you be interested in co-writing with me?

The point is: I made the setup of the article and the Dutch part and have lots of materials on Brazilian law, but could use help in making a selection on those materials. I would be very grateful if a Portuguese native speaker would do that. I speak and read Portuguese but would be a insecure in getting it perfect and in the right perspective.

You do not have to do it of course, but I thought maybe you need a 'challenge' at your level.

If you do have time and want to get into comparative private law analyses, I will be welcome to tell you what focus and goal the article purports.

:D :D

Compartilhar este post

Link para o post

Cá vai uma pergunta estúpida! Eu vou entrar na 1 fase em Contabilidade e tenho de pagar a inscricão inicial ou assim. Caso eu entre noutro curso na segunda fase noutra Universidade eles devolvem esse dinheiro?

Compartilhar este post

Link para o post

Cá vai uma pergunta estúpida! Eu vou entrar na 1 fase em Contabilidade e tenho de pagar a inscricão inicial ou assim. Caso eu entre noutro curso na segunda fase noutra Universidade eles devolvem esse dinheiro?

Tenho a ideia que não.

Compartilhar este post

Link para o post

Sendo menor de idade posso fazer eu sozinho a matrícula?

Na minha altura eu tinha 17 anos e fui só com amigos.

5 anos já :cry:

Compartilhar este post

Link para o post

Sem ter a certeza, acho que eles transferem o dinheiro para a nova Universidade, acho !

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Popular Agora

• Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...