Ir para conteúdo
Donnie

[Núcleo] Selecção Nacional

Publicações recomendadas

fugir ás perguntas adoro isso :heart:

Uma pergunta subentende uma interrogação. Como não vejo nenhuma, não posso responder a nada.

Mas não te dês ao trabalho.

Sem dúvida. Posto isto, se tivesse um Makelele, obviamente que não lhe dizia que não. Mas idealmente, preferia outro médio para jogar lá. E Portugal, infelizmente, está longe de ter um Makelele.

Não digo que não. Mas o Rúben é mais jogador. Pela técnica, porque faz mais coisas com bola, e porque sabe melhor o que fazer com ela. É uma pena que esteja praticamente sem ritmo de jogo.

O mais próximo é o Danilo. Fora isso, tem o Rúben Neves, que não tem tido minutos de relevo e o William, que tem estado muito abaixo do Danilo. E há o Veloso que... não.

O Danilo, atualmente, é a melhor opção para o lugar. O Rúben é um excelente prospect e um jogador com imensa qualidade, sem dúvida, mas ainda é sobretudo isso, um excelente prospect.

Compartilhar este post

Link para o post

Uma pergunta subentende uma interrogação. Como não vejo nenhuma, não posso responder a nada.

Mas não te dês ao trabalho.

mas pk que o Danilo é inferior ao Fejsa? o que servio tem o que o portugues não tem?

Compartilhar este post

Link para o post

Se tivesses a falar dum Matic percebia

Mas pls o Fejsa pode ser bom mas não vamos exagerar... não e nenhum craque de classe mundial ,não é superior em nada ao Danilo

Também acho que o Ruben tem tudo para ser superior aos 2 mas ainda assim o Danilo a nivel tecnico é muito underrated...

Por acaso ja viste os jogos do Fejsa qual ele joga que é raramente? O rapaz se nao tivesse bicho ja tinha saido do Benfica à muito. É um trator e eu gosto imenso do Danilo

Compartilhar este post

Link para o post

Eu sou apenas coerente. Se digo que não valorizo o rendimento em detrimento da qualidade efectiva do jogador, não vou dizer que convocava jogadores apenas porque estão em boa forma, mesmo que eu não me identifique nada com a forma como eles jogam.

Não interpretes como uma provocação mas o que é que o Danilo não consegue dar no teu modelo?

E eu nem sou o maior fã dele, mas o rapaz tá numa forma abismal.

Compartilhar este post

Link para o post

Por acaso ja viste os jogos do Fejsa qual ele joga que é raramente? O rapaz se nao tivesse bicho ja tinha saido do Benfica à muito. É um trator e eu gosto imenso do Danilo

la está ele pode ser bom na realidade do nosso campeonato agora tão a mete-lo num pedestal que na realidade ele não tá... por exemplo não vejo o Fejsa a ser metade dum Matic ou a ser assim tão "necessario" para ser o MD titular na seleção se fosse portugues

trincos que limpam tudo e tem uma tecnica q.b á muitos por ai agora conjugar isso com uma qualidade tecnica e passe de outro mundo só existe 1%...

Ceavq_JWQAEJ7wQ.jpg

William e o BA em vez do Danilo e do Fonte e só anedotico :funny:

Editado por El Shourito97

Compartilhar este post

Link para o post

O mais próximo é o Danilo. Fora isso, tem o Rúben Neves, que não tem tido minutos de relevo e o William, que tem estado muito abaixo do Danilo. E há o Veloso que... não.

O Danilo, atualmente, é a melhor opção para o lugar. O Rúben é um excelente prospect e um jogador com imensa qualidade, sem dúvida, mas ainda é sobretudo isso, um excelente prospect.

Discordo. Eu acho que o mais próximo é o William. Por muito que esteja a ter uma época irregular, e que nem sequer tenha evoluído como eu esperava, por esta altura da carreira. Para mim é indiscutível, na convocatória e no 11.

Não interpretes como uma provocação mas o que é que o Danilo não consegue dar no teu modelo?

E eu nem sou o maior fã dele, mas o rapaz tá numa forma abismal.

É um 6 que recupera bem a bola e que defende bem, regra geral, mas que com bola não oferece muito. Vai variando o jogo de um lado para o outro e vai jogando curto e simples. Volta e meia tenta um passe vertical, ou um passe mais longo, mas a eficácia dele nesses passes não é propriamente a melhor. Já no Marítimo era assim, e no Porto tem continuado. Dá jeito nas bolas paradas, mas isso é um bónus, não uma característica de grande relevância.

Dali, espero mais com bola. Espero mais progressão, mais visão de jogo, mais transporte de bola, mais presença perto da área adversária. O William, não sendo um portento nesses aspectos (porque o modelo do Sporting não lhe pede isso, mas também porque ele não tem evoluído como devia nesses aspectos), é melhor que o Danilo. E o Rúben, se voltar a jogar regularmente, tem o potencial para chegar ao nível seguinte, acima do William ou do Danilo.

E outro jogador que, pelo que tem demonstrado, podia dar uma boa opção para aquele lugar, é o Sanches. Mas como a amostra que tenho dele são 4/5 meses, vou esperar mais uns tempos para desenvolver essa ideia.

Compartilhar este post

Link para o post

Rui Patricio, Anthony Lopes, Marafona

Vieirinha, Nelson Semedo

Pepe, Fonte, Carvalho

Coentrão, Eliseu

William, Danilo

Moutinho, André Gomes, Adrien

João Mário, Pizzi

Rafa, Quaresma

Bernardo, Nani

Ronaldo, André Silva

4-4-2 à Jesus.

Compartilhar este post

Link para o post
Guest Lotterer.

Estás a enumerar características físicas ou defensivas. E a questão aqui não é saber sair a jogar. O Danilo também tem qualidade na saída de bola. Mas fica-se um pouco por aí. É um médio defensivo que recupera e solta logo, sim. Mas por acaso, levá-lo como central nem era mal pensado, caso haja alguma lesão entre aqueles 4 (porque mais depressa levava o Éder do que o Bruno Alves para central).

Enumerei a finalização :mrgreen: Eu concordo contigo, em que o William é melhor na saida de bola mas penso que limitas um bocado o Danilo nesse aspecto. Como te disse no inicio até podia concordar contigo, agora, já não, vou repetir o que disse atrás mas ele evoluiu nesse sentido.

Eu até percebo e concordo que tenhas um perfil para um jogador jogar a m.def. e que a tua preferência na titularidade seja por um jogador nesse mesmo perfil mas não consigo perceber como é que não levavas o Danilo apenas pelo gajo não sair tão bem como o William.

Compartilhar este post

Link para o post

Da mesma forma que não levava o Hugo Almeida, por muito que ele andasse a fazer hattricks de forma regular. Se eu procuraria jogar de forma completamente diferente daquela em que o Almeida se sente mais à vontade, para quê levá-lo? Um exemplo: a Espanha, mesmo no seu melhor período, só usava o Llorente (que é muito superior ao Almeida) em certas situações. Muitas vezes, ele era preterido para jogar lá o Fàbregas, como avançado-centro. Porquê? Porque era o que fazia sentido para a forma como jogavam.

Mas volto a dizer: não tinha pensado em levar o Danilo como central. Até estou desiludido comigo próprio, que normalmente vejo adaptações em todo o lado. Era capaz de ser algo a ponderar :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

É um 6 que recupera bem a bola e que defende bem, regra geral, mas que com bola não oferece muito. Vai variando o jogo de um lado para o outro e vai jogando curto e simples. Volta e meia tenta um passe vertical, ou um passe mais longo, mas a eficácia dele nesses passes não é propriamente a melhor. Já no Marítimo era assim, e no Porto tem continuado. Dá jeito nas bolas paradas, mas isso é um bónus, não uma característica de grande relevância.

Dali, espero mais com bola. Espero mais progressão, mais visão de jogo, mais transporte de bola, mais presença perto da área adversária. O William, não sendo um portento nesses aspectos (porque o modelo do Sporting não lhe pede isso, mas também porque ele não tem evoluído como devia nesses aspectos), é melhor que o Danilo. E o Rúben, se voltar a jogar regularmente, tem o potencial para chegar ao nível seguinte, acima do William ou do Danilo.

E outro jogador que, pelo que tem demonstrado, podia dar uma boa opção para aquele lugar, é o Sanches. Mas como a amostra que tenho dele são 4/5 meses, vou esperar mais uns tempos para desenvolver essa ideia.

Não é nenhum Weigl mas para a primeira fase de construção chega perfeitamente jogar simples e para o lado ou variar o flanco. Principalmente se tiveres centrais bons com bola não precisas assim tanto do 6. E ele ainda é novo, pode muito bem evoluir nesse aspecto. É claro que seria muito melhor se ele tivesse o passe vertical. Assim como o William seria muito melhor, se tivesse mais intensidade, mais agilidade ou ocupasse melhor os espaços à frente dos centrais. Nisto o Danilo ganha "de cebolada". E as bolas paradas não são bónus nenhum, são fulcrais principalmente em competições a eliminar.

Depois cometes o erro de cair na tentação de colar o Danilo a um estereótipo daqueles trincos pretos que lavram tudo mas que não acrescentam nada ofensivamente. Um trinco no verdadeiro sentido da palavra vá (sem querendo ser racista :mrgreen: ). E digo que é um erro pq, por exemplo, o Danilo transporta muito bem a bola. Não se viu muito isso este ano porque o Lopetegui é alérgico a ver os médios a transportar, mas ele faz isso muito bem. No Marítimo então era um festival. E ele pode aprender a ter presença na área. Principalmente um jogador que como tu dizes e bem, não tem tanta visão de jogo ou qualidade de passe. Lembro-me do Fernando no Porto do AVB que fazia uns movimentos sem bola muito interessantes, verticalmente pelo meio dos 2 interiores. O Danilo pode perfeitamente aprender isso, falta é treinador também.

Depois quando falas do Ruben, sinto-me obrigado a concordar. É um craque e esse sim com potencial para ser um 6 completo e de classe mundial. Já o Sanches para mim não tem o critério para jogar ali, tem de jogar a 8 e livre. Gosto bastante é da capacidade dele de tanto jogar num meio campo a 3 ou a 2.

Mas isso são outras conversas, a pergunta original era pq é que o Danilo não cabia no teu modelo. No meu tbm não era ele que escolhia mas um jogador desta qualidade dá sempre para "encaixar".

Compartilhar este post

Link para o post

Olha que não é bem assim, Poeira. O Danilo tem progredido com bola, tem variado o jogo, tem aparecido bem perto da área adversária e a sua eficácia de passe até nem é má (90% na UCL). Ainda no jogo que foste ver contra o Dortmund deve ter sido o jogador com mais remates. Para além dos golos que marca, também tem criado algumas situações claras de golo. Isso de considerares as bolas paradas como um bónus, eu considero um detalhe. E muitos jogos decidem-se em... detalhes.

Compartilhar este post

Link para o post

Não é nenhum Weigl mas para a primeira fase de construção chega perfeitamente jogar simples e para o lado ou variar o flanco. Principalmente se tiveres centrais bons com bola não precisas assim tanto do 6. E ele ainda é novo, pode muito bem evoluir nesse aspecto. É claro que seria muito melhor se ele tivesse o passe vertical. Assim como o William seria muito melhor, se tivesse mais intensidade, mais agilidade ou ocupasse melhor os espaços à frente dos centrais. Nisto o Danilo ganha "de cebolada". E as bolas paradas não são bónus nenhum, são fulcrais principalmente em competições a eliminar.

Depois cometes o erro de cair na tentação de colar o Danilo a um estereótipo daqueles trincos pretos que lavram tudo mas que não acrescentam nada ofensivamente. Um trinco no verdadeiro sentido da palavra vá (sem querendo ser racista :mrgreen: ). E digo que é um erro pq, por exemplo, o Danilo transporta muito bem a bola. Não se viu muito isso este ano porque o Lopetegui é alérgico a ver os médios a transportar, mas ele faz isso muito bem. No Marítimo então era um festival. E ele pode aprender a ter presença na área. Principalmente um jogador que como tu dizes e bem, não tem tanta visão de jogo ou qualidade de passe. Lembro-me do Fernando no Porto do AVB que fazia uns movimentos sem bola muito interessantes, verticalmente pelo meio dos 2 interiores. O Danilo pode perfeitamente aprender isso, falta é treinador também.

Depois quando falas do Ruben, sinto-me obrigado a concordar. É um craque e esse sim com potencial para ser um 6 completo e de classe mundial. Já o Sanches para mim não tem o critério para jogar ali, tem de jogar a 8 e livre. Gosto bastante é da capacidade dele de tanto jogar num meio campo a 3 ou a 2.

Mas isso são outras conversas, a pergunta original era pq é que o Danilo não cabia no teu modelo. No meu tbm não era ele que escolhia mas um jogador desta qualidade dá sempre para "encaixar".

Precisas de todos. Se eu fosse ao detalhe, até no guarda-redes estaria atento a isso. Mas esse dou de barato. Nos centrais, no limite, também dou de barato a qualidade com bola, se ele compensar no resto (um bom exemplo é o Paulo Oliveira, que com a bola nos pés é bem fraquinho).

A partir daí já não. Reconheço-lhe utilidade, reconheço-lhe qualidade dentro do estilo, reconheço-lhe rendimento esta época no Porto, maioritariamente em termos defensivos. Não gosto é do estilo. O próprio Fernando tem um estilo que não me agrada muito. Em termos defensivos, era outro nível totalmente diferente. Do melhor que já vi em Portugal. Mesmo assim, só comecei a gostar mais dele com essa evolução ofensiva na época do AVB. Até lá, era um "tampão" no meio-campo, mas não era um médio completo, nem perto disso. E eu espero sempre de um médio que seja completo, pelo menos com bola.

Já o Sanches é uma questão complicada. Estou com o feeling que ele vai ser daqueles jogadores com muita qualidade, mas que também não me vai agradar muito. A menos que controle aquela "cavalice" natural que tem, e que muitas vezes o impede de tomar boas decisões ou decisões de maior qualidade. Se o conseguir fazer bem, será um grande médio.

Olha que não é bem assim, Poeira. O Danilo tem progredido com bola, tem variado o jogo, tem aparecido bem perto da área adversária e a sua eficácia de passe até nem é má (90% na UCL). Ainda no jogo que foste ver contra o Dortmund deve ter sido o jogador com mais remates. Para além dos golos que marca, também tem criado algumas situações claras de golo. Isso de considerares as bolas paradas como um bónus, eu considero um detalhe. E muitos jogos decidem-se em... detalhes.

Remates de meia distância. Ele arriscar, arrisca. Não vai é tirando nada disso. E a eficácia de passe era para os passes verticais, os passes para a frente, os passes longos. Aqueles que não servem apenas para manter a bola. Não que isso seja mau, mas nesses, em princípio, qualquer médio tem uma grande eficácia. O William também a teve em vários jogos esta época. Vários jogos em que jogou mal, porque nada mais fazia e ainda falhava um par de passes mais acessíveis. E outros jogos teve em que jogou bem, e a eficácia não foi a melhor. Mas acertou os melhores passes, e os de maior dificuldade.

Faz parte dos riscos que eles também têm que assumir, cada vez mais. Até porque nenhum deles é especialmente inteligente a perceber o jogo, por exemplo. Não podem compensar por aí.

Compartilhar este post

Link para o post

Acho que estás a limitar o Danilo mais do que ele é na realidade, mas compreendo perfeitamente a msg que queres passar. E até concordo.

Eu não gosto nada do Fernando. Só peguei nele pq parece um jogador de características parecidas com as do Danilo e realmente ele subiu uns degraus ofensivamente.

Compartilhar este post

Link para o post

o futebol é bué cenas. o william não pode ser titular à frente do danilo, ponto. é defender o indefensável, deixa isso para os infinitos da vida

Compartilhar este post

Link para o post

Deixamo-nos empatar agora no fim

Temos de vencer a Eslovénia

Foi pena esse golo no fim. Agora vai ser mais complicado, mas vamos ver como corre Segunda.

Compartilhar este post

Link para o post

Estive aqui a pensar nos 23 que levava ao Europeu e acho que seria qualquer coisa como isto:

Guarda-redes: Rui Patrício, Anthony Lopes e Marafona.

Defesas: Vieirinha, Nélson Semedo, Ricardo Carvalho, Pepe, José Fonte, Paulo Oliveira, Coentrão (se não estiver apto, Eliseu) e Raphael Guerreiro.

Médios: William, Danilo, Moutinho, André Gomes, Adrien (ou Renato Sanches), Bernardo Silva, Nani, Rafa e Iuri Medeiros (ou Josué).

Avançados: Ronaldo, João Mário e Nélson Oliveira.

4x4x2 losango. Patrício na baliza. Defesa com Vieirinha, Ricardo Carvalho, Pepe e Coentrão, se estiver apto. Meio-campo com William ou Danilo como 6, Moutinho e Rafa como interiores e Bernardo como 10. Ronaldo e João Mário na frente. Ainda tenho algumas dúvidas aqui e ali, mas não havia de fugir muito disto.

Compartilhar este post

Link para o post

Porque o João na frente? não achavas melhor trocá-lo com o Rafa

Compartilhar este post

Link para o post

João Mário na frente? :rolleyes:

Eu levava Patrício, Anthony, Marafona, Pepe, Fonte, Carvalho, Neto, Cédric, Vieirinha, Eliseu, Coentrão, William, Danilo, Moutinho, Adrien, André André, João Mário, Ronaldo, Nani, Bernardo, Rafa, Pizzi e um PL qualquer.

Depois ou 4-3-3 com falso 9 com Patrício, Pepe, Fonte, Cédric, Coentrão, William, Moutinho, JM, Rafa, Bernardo e Ronaldo ou 4-4-2 com a mesma defesa, Moutinho, João Mário, Nani, Bernardo, Ronaldo e o PL.

Editado por Wincing Hálldor

Compartilhar este post

Link para o post

Porque o João na frente? não achavas melhor trocá-lo com o Rafa

Podia ser, sim.

O João Mário seria o meu joker, pela qualidade que tem. Ia ocupar várias posições consoante o sistema táctico, o adversário, os colegas que jogavam, etc.

João Mário na frente? :rolleyes:

Nunca aconteceu realmente...O que é que tem de especial?

Editado por Refutador

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Popular Agora

• Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...