Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Red

[Benfica] Futebol

Publicações recomendadas

Cá está! EU SOU UM DEUS!

Eu como treinador de futebol sinto-me magoado com esta história toda.

Primeiro porque acontece com o meu clube e aquele que represento profissionalmente e depois porque a mentalidade presente nestes momentos deixa-me triste.

O treinador não pode ser o bode expiatório de um clube!

Qualquer empresa de sucesso e respectivos responsáveis sabem e dirão que 3/4 anos num projecto é curto/médio prazo. E os projectos de sucesso são aqueles que enfrentam obstáculos e descobrem o progresso no colo da pressão e das dificuldades.

São os projectos a LONGO PRAZO!

O treinador, numa equipa de futebol, é a analogia do modelo empresarial. É o epíteto da estratégia do clube no seu percurso para o sucesso.

E todos os grandes homens de sucesso também sabem que o progresso advém das pequenas vitórias ("small-chunking") e que reestruturar, recuperar e construir a partir de uma plataforma de insucesso e erros graves e sucessivos de gestão é trabalhoso, vai ter tombos e dificuldades (afinal, é um desafio!) e no fundo: É MOROSO!

O Jorge Jesus no plano da minha analogia é uma estratégia competente para o sucesso. Estruturalmente o equilíbrio vem sendo feito e é visível!

O Benfica de Jorge Jesus é um Benfica ambicioso, que rentabiliza o seu produto que cresceu na execução das suas metas. Um Benfica que lutou 4 anos pelo campeonato nacional até ao fim, venceu um, encontrando competência do seu principal rival nestes 4 anos e a "empresa" mais experiente que vem num plano de sucesso continuado saiu vitoriosa noutros 3. Mas importa saber que este Benfica é neste momento o concorrente sério e em crescimento.

Além do mais os 2 anos posteriores ao campeonato vencido foram de clara reestruturação do modelo de jogo da equipa e consequentemente a procura de formula tem um empirismo vincado apesar de ser um processo lógico.

O futebol que jogámos e a filosofia desse futebol, na primeira época, é crasso, é diferente daquele que fomos jogando daí para a frente.

Não havia executantes para cumprir o modelo de jogo. A saída do Di Maria e do Ramires foram fulcrais para que fosse necessária uma mudança.

Se por um lado o Di Maria, apesar das suas qualidades, é, nas suas características, um elemento relativamente comum no mercado, já um jogador como o Ramires que era basilar no modelo, nem por isso.

E o facto de perdermos um dos melhores médios de equilíbrio do mundo determinou o fim de um futebol altamente ofensivo, com grande envolvimento dos laterais no ataque, com um médio como o Aimar a ser fulcral no ataque organizado e próprio lançamento das transições ofensivas, deixando um Javi mais solitário cá atrás, porque havia o monstro que era o Ramires para a transição defensiva.

Assim na época seguinte passou-se por um período de reformulação de uma ideia de sucesso com os passos comuns que ocorreriam em qualquer empresa. Se eu vendo e tenho sucesso com "X" procuro esse "X" na minha próxima abordagem. É clássico e chama-se "auto-seguidismo".

Começou assim e percebeu-se que sem Ramires era complicado, o Javi não chegava para o equilíbrio do processo e acabou por ser uma época de empirismo e evolução de uma filosofia. Ainda para mais houve super-Porto, um que estava equilibrado e oleado e é normal e aceitável o decorrer desta segunda época.

Encontrámos o rumo para uma nova forma de jogar, mais pragmática, menos "rolo-compressor", onde obrigatoriamente o equilíbrio teria de passar muito mais pelo colectivo do que na acção individual de determinados jogadores. Mas a perda do Coentrão é mais uma vez aqui fulcral!

Foi um contínuo da reestruturação da época transacta e mostramos progresso, O adversário esteve mais uma vez muito bem (só uma derrota), mas mostrámos progresso e adivinhava-se que corrigindo determinados erros de gestão o caminho seria positivo.

E foi!

Esta época demonstrou um futebol de grande qualidade, que foi o atar das pontas soltas dos dois anos anteriores e porque existiam soluções a pensar neste novo jogar conseguimos progredir e abrir caminho a um campeonato quase imaculado (atenção que o Porto é campeão invicto!), a uma final europeia e à final da taça interna.

O que se passou neste campeonato eu já discuti e em suma se perdemos campeonato e Liga Europa e porque só há um vencedor, porque fomos dignos e meritórios durante ambas as competições. Faltou plantel. É complicado ter só 12/13 jogadores ao nível para uma época inteira.

Agora naquilo que diz respeito ao Jesus que é o futebol e progresso da equipa, a equipa evoluiu, soube corresponder aos obstáculos do processo e o facto de hoje jogarmos de forma muito diferente do que jogávamos à 4 anos atrás só prova a capacidade de resposta do nosso treinador aos problemas e desafios propostos.

O Jesus não é menos treinador por perder uma final da Taça que até surge por erros individuais. E se hoje não demos mais foi porque certamente não houve folgo, porque por certo toda a equipa queria e queria muito. Não acredito em falta de atitude neste caso.

O jogo foi morno e mal jogado dos dois lados aliás... Reflexo de um final de época pesado.

Agora, o que eu quero realmente dizer é o seguinte:

O Jesus tem de ficar! Porque é competente e porque o clube segue em progresso continuo com ele. É o homem certo!

Eu vou pegar num cliché para demonstrar um exemplo de uma mentalidade e gestão correcta, mas é um caso claro portanto serve aqui o propósito da situação.

O Man. Utd. e Alex Ferguson.

O Ferguson entra para o Manchester e no seu primeiro ano completo termina 2º. Nas Taças nada de assinalável.

Aqui em Portugal, para um equipa que não vinha muito bem, pensar-se-ia:

"Ok. Trabalho competente! Agora para o ano é para ganhar!"

Pois...

Esse próximo ano, o seu 2º completo foi desastroso. 11º lugar (!) e eliminações madrugadoras das taças.

Seguiu-se um 13º lugar só salvo com a vitória da Taça de Inglaterra (que na realidade não salva grande coisa...)

E se um treinador nosso ficasse dois anos seguidos em lugares daquela estirpe é fácil pensar no que lhe acontecia não era?

E aqui começou, no seu 4º ano completo a viragem.

Um 6º lugar no campeonato não foi ótimo, mas mostrou progresso e a final perdida da Taça da Liga mostrou o mesmo progresso na competição, mas para quem tinha ganho a Taça de Inglaterra no ano anterior seria de esperar pelo menos uma vitória interna... Não aconteceu. Em sentido contrário veio e como que a abrir a porta para o que aí vinha, a vitória da Taça dos Vencedores das Taças (Taça das Taças). Um triunfo europeu caiu bem.

Ainda assim não creio que salvasse a pele do treinador aqui em Portugal.

Ok. 5ª época completa e veio finalmente o regresso ao pódio. Mas já sabemos nós que o 2º é o primeiro dos últimos, assim se pensa aqui em Portugal...

Recuperou Taça da Liga que lhe escapara no ano transacto e apesar da vitória da Supertaça Europeia, a fraca campanha na Taça das Taças após a vitória no ano anterior não parecia satisfatória.

Importante retirar no meio disto que em 5 anos e meio o homem NÃO ganhou nenhum campeonato e venceu umas meras duas Taças internas, salvando-se a Taça das Taças.

Mas é também importante retirar, meus amigos, que se fazia um trabalho em sentido ascendente, de reestruturação de um clube e de uma identidade e isso demora tempo.

Ao fim de 5 anos e meio, que foi o que demorou o sucesso neste caso, começou um período de inegável hegemonia do United e de Ferguson, com 13 campeonatos em 20 anos (sim, não se pode ganhar sempre), 4 segundos e 3 terceiros lugares. Várias Taças internas vencidas, várias finais perdidas também, como é óbvio, mas é preciso lá estar na final para perder!

E nestes 20 anos de sucesso ainda se conseguiram 2 Ligas dos Campeões (a primeira com 12 anos de casa para o Ferguson) e outras duas finais perdidas, mais duas semi-finais. Porque mais uma vez NÃO SE PODE GANHAR SEMPRE!!!!

O que eu quero dizer com isto é:

Que a direcção confie no seu treinador e que o proteja! É um homem que sabe o que faz! É o HOMEM CERTO!

O caminho para o sucesso é longo, mas estamos na rota certa.

Eu estou com o Jesus! E não sejamos cegos, porque foi bem visível que apesar do incidente do Cardozo, que tem de ser severamente punido (começa aqui a blindagem e o trabalho da direcção perante o treinador), muitos jogadores confortaram e falaram positivamente com o mesmo Jesus.

O Jesus não perdeu balneário coisa nenhuma. O Cardozo não é um tipo correcto isso é problema dele e dele só. Não é o Cardozo a imagem do balneário. Não acreditem nisso nem por um segundo!

FORÇA BENFICA! FORÇA JESUS! A CAMINHO DO SUCESSO!

Este post é giro também:

este ano nem em 4 ficamos :facepalm:

Editado por infinito

Compartilhar este post

Link para o post

E o futuro dos Benfiquistas no Porto está assegurado, muitas crianças ontem na rua, algumas a festejar o primeiro titulo de que se lembram.... Quase que chorava quando ao meu lado um gunão que andava aos saltos todo maluco com o filho de praí 6 anos às costas o pousa no chão e lhe pergunta "então filho, é bom não é?"

O meu sobrinho, que também tem 6 anos, estava deslumbrado. Ele foi ter à casa do Benfica com o meu pai. Estavam uns 100/200 à vontade, tudo a puxar pelo maior. Dou-lhe o cachecol para ele segurar, ele segura, beija e quando o Lima marca... vai à loucura. Passado uns minutos chega-se ao meu ouvido e diz 'tio, belisca-me'. :') tipo wtf <3

Depois à porta, já campeões, ele andava lá aos saltos e a dançar ao som do kuduro do Benfica, do somos benfica e etc. Coisa linda, este menino já não foge. 8) E o primeiro cachecol que lhe deram era do Sporting. Hoje tem um do Grazie Trap, e um do SL Benfica. Está munido.

Compartilhar este post

Link para o post

E mesmo no estádio vi montes de miúdos. Foi muito bom. Esta m*rda tem de ser toda nossa crl :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

A minha afilhada de quase 3 anos, hoje não quis sair de casa até a mãe a deixar levar o cachecol do SLB para a creche 8-)

Compartilhar este post

Link para o post

Não falem em miúdos que me dói a alma. Tenho 2 primos que são do Sporting, já tentei de tudo para lhes abrir os olhos mas sempre sem sucesso, influências do pai que é sportinguista e nem sequer liga muito a futebol. Ainda tenho esperanças no rapaz porque o tio dele disse-me que sempre que o vê só lhe fala do Markovic, Gaitan e Enzo e nunca dos jogadores do Sporting, esse talvez ainda tenha salvação. :(

Compartilhar este post

Link para o post

Não falem em miúdos que me dói a alma. Tenho 2 primos que são do Sporting, já tentei de tudo para lhes abrir os olhos mas sempre sem sucesso, influências do pai que é sportinguista e nem sequer liga muito a futebol. Ainda tenho esperanças no rapaz porque o tio dele disse-me que sempre que o vê só lhe fala do Markovic, Gaitan e Enzo e nunca dos jogadores do Sporting, esse talvez ainda tenha salvação. :(

Epá :lol:

Compartilhar este post

Link para o post

Livra-lhe desse mal :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

Como? Já estou sem ideias e ainda por cima vejo-os apenas uma ou duas vezes por ano. Ontem comprei um cachecol a mais a pensar neles mas tenho quase a certeza que se lhes o der o pai ainda é capaz de mandá-lo para o lixo. Mãe, tio e primos benfiquistas e deixam-se influenciar pelo pai que nem sequer liga muito a futebol. :angry: Mas ainda não perdi a esperança no puto, a miúda também não liga nada a futebol portanto é um mal menor.

Compartilhar este post

Link para o post

Como? Já estou sem ideias e ainda por cima vejo-os apenas uma ou duas vezes por ano. Ontem comprei um cachecol a mais a pensar neles mas tenho quase a certeza que se lhes o der o pai ainda é capaz de mandá-lo para o lixo. Mãe, tio e primos benfiquistas e deixam-se influenciar pelo pai que nem sequer liga muito a futebol. :angry: Mas ainda não perdi a esperança no puto, a miúda também não liga nada a futebol portanto é um mal menor.

Leva-lhe ao estádio 8)

Compartilhar este post

Link para o post

Se os meus filhos forem de outro clube que não seja o Benfica eu acho que só vim à terra comer e cagar, fdç!!

Editado por Diogo Miguel

Compartilhar este post

Link para o post

Leva-lhe ao estádio 8)

Livra-lhe... leva-lhe...

nawww.gif

Compartilhar este post

Link para o post

Serbenfiquista -> Fórum -> Audovisual

Procurem pelo tópico do OrangeOne. Por agora ainda só tem o jogo e cerca de 20 minutos do pós-jogo mas acho que ele ainda vai fazer upload do resto.

Já tem a festa com cerca de 6 horas de emissão.

Editado por Andrea Pirlo

Compartilhar este post

Link para o post

Se os meus filhos forem de outro clube que não seja o Benfica eu acho que só vim à terra comer e cagar, fdç!!

:lol: :prayer:

Compartilhar este post

Link para o post

Já estou a fazer download.

D8wNGpK.png

anda, anda :heart:

Compartilhar este post

Link para o post

O Jesus sair agora seria uma burrice ao nível da de 94 quando o Toni saiu depois de ser campeão e nós entramos no nosso periodo mais negro.

Compartilhar este post

Link para o post

LOL

Compartilhar este post

Link para o post

Silvio ; Salvio ; Fejsa e Gaitan não devem jogar na Quinta. Siqueira , Marko , AA/AG e Sulejmani no lugar deles.

Compartilhar este post

Link para o post

Ou então bota-se o Rodrigo a descair para a esquerda e mete-se o Amorim em campo.

Almeida

Amorim - Enzo

Markovic - Lima - Rodrigo

Compartilhar este post

Link para o post

Ou então bota-se o Rodrigo a descair para a esquerda e mete-se o Amorim em campo.

Almeida

Amorim - Enzo

Markovic - Lima - Rodrigo

Me gusta, o Rodrigo já passa a vida na esquerda mesmo, assim reforçava-se o meio campo.

Compartilhar este post

Link para o post

A Juventus esta a menosprezar-nos bastante. Para além das bojardas que já mandaram, agora dizem que vao dispensar o treino na Luz.

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...