Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Mesut Ozil

Querido, vou mudar de casa

Publicações recomendadas

Citação de Thierry Henry, há 4 horas:

Alguém tem algum tipo de insight sobre casas em aço leve? Vi o anúncio de uma moradia que gostei, liguei para a agência e informaram-me que a construção é assim.

O único contacto que tenho é de um conhecido que fez uma extensão por cima da garagem em LSF, um quarto para aí de 20m2.

Vendo a casa de fora e estando lá dentro não diria que não era feita da maneira tradicional. Não te consigo ajudar mais do que isto infelizmente.

Compartilhar este post

Link para o post

Tens de ver se a compra incluí tudo porque há empresas que apenas "montam" a casa. Fundações, terreno, canalizações, ligações de gás e de luz ficam à tua conta. Ou seja, fica quase ela por ela. Como ainda não se sabe bem a durabilidade dessas construções, acho que o único ponto a favor que têm neste momento é a moradia ficar pronta em 6 meses.

Cá em Aveiro uma casa destas T3 ronda os 250k e os 300k chave na mão. É claro que se tiveres um terreno e quiseres "montar" uma, sai-te muito mais barato.

Esta é de Aveiro https://www.modiko.pt/

Editado por RoMbA

Compartilhar este post

Link para o post

Obrigado a todos.

Citação de RoMbA, há 12 horas:

Tens de ver se a compra incluí tudo porque há empresas que apenas "montam" a casa. Fundações, terreno, canalizações, ligações de gás e de luz ficam à tua conta. Ou seja, fica quase ela por ela. Como ainda não se sabe bem a durabilidade dessas construções, acho que o único ponto a favor que têm neste momento é a moradia ficar pronta em 6 meses.

Cá em Aveiro uma casa destas T3 ronda os 250k e os 300k chave na mão. É claro que se tiveres um terreno e quiseres "montar" uma, sai-te muito mais barato.

Esta é de Aveiro https://www.modiko.pt/

No caso seria já com tudo incluído, fica entre 225k e 245k chave na mão, dependendo se quero a casa já mobilada ou não. É um T2+1 (2 quartos e escritório), chamou-me a atenção porque não se arranjam moradias novas por esse preço.

Vou tentar explorar um pouco mais o assunto.

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Thierry Henry, há 20 minutos:

Obrigado a todos.

No caso seria já com tudo incluído, fica entre 225k e 245k chave na mão, dependendo se quero a casa já mobilada ou não. É um T2+1 (2 quartos e escritório), chamou-me a atenção porque não se arranjam moradias novas por esse preço.

Vou tentar explorar um pouco mais o assunto.

Vê também se a empresa te faz financiamento, pois os empréstimos para esse tipo de habitação é mais complicado. São poucos os bancos que emprestam. 

• Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de PMCC10, há 49 minutos:

Vê também se a empresa te faz financiamento, pois os empréstimos para esse tipo de habitação é mais complicado. São poucos os bancos que emprestam. 

Isto e alguns bancos só concedem crédito se a empresa "construtora" estiver na lista de parceiros deles. Conheço uma pessoa que já tinha um terreno apalavrado mas acabou por desistir por causa dessas exigências todas dos bancos.

Compartilhar este post

Link para o post

O problema principal dessas casas é o financiamento. 

Já pesquisei acerca desse assunto e acho que só a caixa geral de depósitos aceita. Mas acho que está dependente da empresa construtora tal como disse o @Quan Chi

Compartilhar este post

Link para o post

Alguém já se candidatou ao programa de Renda Acessivel da CM Lisboa? Fiz o registo e quando tento Iniciar Candidatura não me aparece nada, apenas um espaço em branco que não tem nada selecionavel. 

Compartilhar este post

Link para o post

Fogões, para utilização com gás natural, que marcas recomendam? Privilegia-se a relação qualidade-preço. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Vaart10, há 4 horas:

Fogões, para utilização com gás natural, que marcas recomendam? Privilegia-se a relação qualidade-preço. 

A minha cozinha está toda equipada desde 2009 com Balay e não tenho razão de queixa.

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

Caríssimos, estou num processo de aquisição de casa e por isso a negociar créditos habitação. 

Alguém entendido que me possa dar uma ajuda a rever as propostas para garantir que não sou ainda mais comido do que é suposto? 😅

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de RicardoBarbosa, há 6 horas:

Caríssimos, estou num processo de aquisição de casa e por isso a negociar créditos habitação. 

Alguém entendido que me possa dar uma ajuda a rever as propostas para garantir que não sou ainda mais comido do que é suposto? 😅

Boa noite, manda por mensagem privada.

Trabalho na CGD

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

Quanto é que fica +- construir uma moradia de alvenaria com dois andares e 150m2 no total? Fora de Lisboa, óbvio.
É possível gastar até 200mil com tudo incluído, burocracias, terreno, etc?

Não faço mesmo ideia dos valores, já li para contar com 1000€ por cada metro quadrado, isso daria +-150mil.

Compartilhar este post

Link para o post

A construção encareceu nos últimos meses, por isso não sei se os 200 mil não serão à justa.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de xicantonio, há 3 horas:

Quanto é que fica +- construir uma moradia de alvenaria com dois andares e 150m2 no total? Fora de Lisboa, óbvio.
É possível gastar até 200mil com tudo incluído, burocracias, terreno, etc?

Não faço mesmo ideia dos valores, já li para contar com 1000€ por cada metro quadrado, isso daria +-150mil.

Sempre fica mais barato do que comprar uma já pronta. Aqui em Aveiro com esse montante, fazias alto casarão que seria vendido aí por 350k 😅

Se tens tempo e paciência, vai em frente. Tens de ver o custo do terreno etc mas compensa sempre.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Peplin, há 3 horas:

A construção encareceu nos últimos meses, por isso não sei se os 200 mil não serão à justa.

Tenho um primo que é engenheiro civil e acabou agora de fazer casa e diz exatamente isto. O custo dos materiais está a aumentar muito. 

Compartilhar este post

Link para o post

Está a aumentar estupidamente, e não está a ajudar haver pouca mão de obra (qualificada, vá) com disponibilidade.

Isto dependerá sempre do target de cada um - não há impossíveis -, mas hoje em dia a conversa dos 1000€/m2 já é, na realidade, falar de valores mais próximos dos 2000€/m2 que outra coisa. Diria que uma coisa realista, sem grandes loucuras mas que evitaria surpresas desagradáveis, andará ali nos 1500/1700€/m2.  

Compartilhar este post

Link para o post

Mas o custo dos materiais é algo que pode vir a cair em 2022/2023 ou será sempre a subir?
Desde que não seja como a história das rendas que se anda há 10 anos a dizer que vai baixar e nunca baixa.

Compartilhar este post

Link para o post

Ficaria muito surpreendido, independentemente de quão desligados os valores da habitação possam estar da realidade orçamental dos portugueses, que algum dos custos associados à habitação venha a baixar nos próximos anos.

Isto à excepção de medidas de apoio avulsas, como a prometida isenção do IMT do Moedas (estou para ver...).

• Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de whatever, há 23 minutos:

Ficaria muito surpreendido, independentemente de quão desligados os valores da habitação possam estar da realidade orçamental dos portugueses, que algum dos custos associados à habitação venha a baixar nos próximos anos.

Isto à excepção de medidas de apoio avulsas, como a prometida isenção do IMT do Moedas (estou para ver...).

Sim, completamente. Só se a economia melhorasse muito e, por conseguinte, alguns impostos associados baixassem.

E o que o pessoal anda aí a dizer do aumento dos custos dos materiais de construção, além de ser verdade, de certeza que se vai manter também, mesmo depois de passar esta fase de maior falta de matéria-prima.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de xicantonio, há 16 minutos:

Mas o custo dos materiais é algo que pode vir a cair em 2022/2023 ou será sempre a subir?
Desde que não seja como a história das rendas que se anda há 10 anos a dizer que vai baixar e nunca baixa.

É imprevisível. 

Fazendo um pouco de "canal história" e, tentando explicar o porquê das casas estarem tão caras, durante décadas os sucessivos governos empurraram os portugueses para a compra de própria, com deduções de juros no IRS, isenções de não sei quantos anos de IMI, etc. Isto, na minha opinião, devia-se a vários factores: à falta de coragem para mexer nas rendas congeladas, para beneficiar as construtoras, desde sempre pejadas de boys e também porque as casas em Portugal eram muito más e, com novo edificado, promovia-se uma melhoria nas condições de habitabilidade. Os bancos foram atrás, concedendo crédito quase de borla, a qualquer pessoa que lá fosse pedir.

Isto gerou condições para uma tempestade perfeita no mercado da habitação. Com a crise do subprime, tudo explodiu. Foram demasiados choques no mercado da habitação e, tudo o que os mercados não gostam é de turbulência. De um momento para o outro, o crédito malparado disparou. Os bancos ficaram cheios de casas a valer uma fracção do que haviam custado, o Estado cortou nos benefícios que dava à compra de casa e o mercado da habitação bateu no fundo. O valor das casas, ali por volta de 2012, caiu a pique. O mercado da habitação estava hiperinflacionado, a funcionar sem sustentação, sem dinheiro que o justificasse. Para piorar, as obras públicas pararam e Angola, que estava a ser o escape para muitas construtoras portuguesas deu o estouro, com a crise do petróleo. De um momento para o outro, fecharam ou reduziram significativamente a sua operação imensas empresas de construção, desde pequenas empresas a grandes construtoras, como FDO, Soares da Costa, Edifer ou Novopca. Foi muita gente para o desemprego, muita gente que se reformou, que emigrou ou mudou de vida. Entretanto, o Estado tentou dar a volta à situação. Vieram os vistos gold, vieram os incentivos fiscais a não residentes para virem para Portugal, veio o boom do turismo. E então, em poucos anos, passamos de um mercado hiperinflacionado para um mercado desfeito, arrasado, morto, para um mercado super pujante de novo. Só que agora, faltam empresas, faltam profissionais, principalmente qualificados, há muita gente que adiou o sonho de ter casa própria, muito estrangeiro a querer vir para cá, muita casa a ser remodelada para turismo (airbnb, etc.). E os preços, logicamente, a subir. Excesso de procura e falta de oferta. A concentração de pessoas no litoral, junto aos grandes centros urbanos, também não ajuda.

Entretanto, veio o COVID. Até hoje, poucos impactos teve no mercado da habitação nacional devido às moratórias. Vamos ver a partir de amanhã. Mas o COVID mexeu com as cadeias de abastecimento. Morreu, infelizmente, muita gente no mundo, fecharam empresas, houve produções a parar devido a lockdowns, etc. o que faz disparar o preço dos materiais, etc. Nesta parte há pouco a fazer, é aguentar até o mundo voltar à normalidade. Se eu fosse o governo já tinha acabado com os vistos gold para investimentos em imobiliário. Já ajudava qualquer coisinha.

• Like 5
  • Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post

Mudei de casa, mantive a potência contratada que tinha antes 5.75kva porque tenho as mesmas coisas, uma ou outra vez que vou cozinhar, a luz vai a baixo, no quadro não dispara nada, só dispara mesmo lá fora o contador da edp que fica com erro a dizer para carregar no botao durante 2 segundos. Depois de o fazer a luz volta. Liguei para lá mas nem me sabiam dizer se pode ser da potência, de qualquer forma aumentei para 6.9 e experimento. Dentro de casa tem um disjuntor que diz disjuntor não diferencial, é tipo um disjuntor geral, e está para 15A, será que não está a limitar a potência para 15A(pelo que vi na net equivale a 3.45kva) e aí é indiferente a potência contratada sem resolver desse disjuntor.

Também caso não resolva com o aumento de potência, vou chamar um eletricista para ver se me arranja solução para isto

Compartilhar este post

Link para o post

Eu li que os vistos Gold iam acabar para o ano. Pelo menos nos moldes atuais. Vi mal? Além disso eu acredito que com o fim das moratórias se note diferença na habitação, porque acho que vai haver gente a ter de vender para ter liquidez. Vamos ver como as coisas estão daqui a 1 ano.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de NIkeL, há 10 minutos:

Além disso eu acredito que com o fim das moratórias se note diferença na habitação, porque acho que vai haver gente a ter de vender para ter liquidez. Vamos ver como as coisas estão daqui a 1 ano.

Até me custa dizer que estou à espera disso porque neste momento os preços estão elevados. Vai começar a haver malta a vender. Quero comprar uma moradia T4 e aqui estão a 300k no mínimo.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de NIkeL, há 15 minutos:

Eu li que os vistos Gold iam acabar para o ano. Pelo menos nos moldes atuais. Vi mal? Além disso eu acredito que com o fim das moratórias se note diferença na habitação, porque acho que vai haver gente a ter de vender para ter liquidez. Vamos ver como as coisas estão daqui a 1 ano.

Eu tenho ouvido esse argumento várias vezes, mas, mesmo sabendo que o que vou apresentar é um bocado lógica de merceeiro, a verdade é que me custa a acreditar que as casas, pelo menos, para o português comum se tornem mais acessíveis.

Digo isto porque as famílias que devido ao fim das moratórias tenham de as vender ou entregar ao banco vão ter de ir viver para algum lado, se conseguirem vender provavelmente vão aplicar o dinheiro na compra de outro imóvel, pelo que provavelmente a procura de imóveis a preços não exorbitantes vai aumentar.

Sim, infelizmente poderão haver várias famílias sem para cumprir com os créditos à habitação com o fim das moratórias, agora a verdade é que estas pessoas não vão desaparecer nem viver para um parque de campismo. Tendo em conta que uma renda no mercado actual é quase de certeza superior ao valor que pagam mensalmente ao banco pelo crédito não vejo grande alternativa à compra de uma outra habitação.

• Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de xicantonio, há 1 hora:

Será sempre a subir enquanto o valor das casas e rendas continuar como está porque toda a gente anda à procura dessa solução alternativa, que ainda assim é mais barata, mas a procura é muito grande e o mercado da construção civil não está preparado para esta procura da construção "individual" de casas. 

Então agora que os influencers e youtubers começaram a construir também...

Eu depois de passar pela experiênca de trabalho na construção civil não construiria nunca uma casa de forma barata (dentro dos valores praticados), neste momento.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...