Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Koper

Bancos, cartões de crédito e outras questões financeiras

Publicações recomendadas

Citação de Tio Hans, há 17 minutos:

Eu quando vou para o estrangeiro levo sempre cartão de débito, de crédito, o revolut e ainda levo o cartão de crédito da empresa, que não posso usar a título pessoal, obviamente, mas pelo menos em caso de emergência não fico descalço.

sim sim, convem, eu é que sou maluco

Compartilhar este post

Link para o post

Já eu acho que nunca houve tantos motivos como hoje para não ter cartão de crédito, pessoalmente tenho mas só uso o de débito ActivoBank e o Revolut (isto quando não me é permitido MBWAY) e ainda Paypal para certas compras (tipo mensalidade netflix e assim)

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Solero, há 19 minutos:

Já eu acho que nunca houve tantos motivos como hoje para não ter cartão de crédito, pessoalmente tenho mas só uso o de débito ActivoBank e o Revolut (isto quando não me é permitido MBWAY) e ainda Paypal para certas compras (tipo mensalidade netflix e assim)

Sim, hoje em dia tens muito mais alternativas ao Cartão de crédito tradicional com o aparecimento de MBWays, Revoluts e afins. Podendo fazer vida com essas alternativas, não vejo uma única razão para alguém ter cartão de crédito.

• Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de lastdance, há 29 minutos:

sim sim, convem, eu é que sou maluco

Eu deixei de ser desde que ia de férias com os meus pais e o cartão do meu pai ficou preso num MB do aeroporto de Lisboa. Valeu que eu levava o meu e deu para desenrascar.

Compartilhar este post

Link para o post

Já me aconteceu, enquanto estava no estrangeiro, ter que reservar um quarto de hotel, e fiz a reserva com um cartão virtual do MBNet. Depois ainda foram uns 10 minutos engraçados quando explicava no check-in que não tinha o cartão comigo e que o cartão não existia.

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Sumudica by Night, há 36 minutos:

Já me aconteceu, enquanto estava no estrangeiro, ter que reservar um quarto de hotel, e fiz a reserva com um cartão virtual do MBNet. Depois ainda foram uns 10 minutos engraçados quando explicava no check-in que não tinha o cartão comigo e que o cartão não existia.

Sim, eu nunca uso MBWay para hoteis e carros precisamente por isso. Acho que pode haver problemas se me pedirem o cartão para confirmar ou algo do género. Mas hoje em dia um Revolut já pode fazer o lugar disso acho eu.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de NIkeL, há 16 horas:

Sim, hoje em dia tens muito mais alternativas ao Cartão de crédito tradicional com o aparecimento de MBWays, Revoluts e afins. Podendo fazer vida com essas alternativas, não vejo uma única razão para alguém ter cartão de crédito.

Pelo contrário. Na premissa de que o saldo é pago a 100% (logo sem juros) e que o titular tem autocontrolo para não gastar o que não tem, não há razões para não usar o cartão de crédito para tudo. Facilmente os ganhos (cash back, ofertas, descontos, etc.) cobrem a anuidade, e para quem tem crédito à habitação então (logo não tem poder de decisão sobre ter/pagar cartão de crédito) nem há discussão possível.

Em relação à situação do @Activate não tenho moral nenhuma para falar, mas a experiência que tive na banca mostrou-me que, para o utilizador típico de cartões de crédito, estes são uma desgraça total. Gera-se um efeito bola de neve e depois fica cada vez mais difícil limpar os saldos.

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Quan Chi, há 2 minutos:

Pelo contrário. Na premissa de que o saldo é pago a 100% (logo sem juros) e que o titular tem autocontrolo para não gastar o que não tem, não há razões para não usar o cartão de crédito para tudo. Facilmente os ganhos (cash back, ofertas, descontos, etc.) cobrem a anuidade, e para quem tem crédito à habitação então (logo não tem poder de decisão sobre ter/pagar cartão de crédito) nem há discussão possível.

Em relação à situação do @Activate não tenho moral nenhuma para falar, mas a experiência que tive na banca mostrou-me que, para o utilizador típico de cartões de crédito, estes são uma desgraça total. Gera-se um efeito bola de neve e depois fica cada vez mais difícil limpar os saldos.

Certo. Este é o grande IF. Vamos ser honestos, boa parte da população não tem o auto-controlo suficiente para ter um plafond de 1000 ou 1500 euros extra para gastar ou sequer capacidade financeira para o pagar posteriormente. Aliás, provado pelo teu segundo parágrafo.

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

Também tenho quase exclusivamente para alugar carro. De vez em quando uso para fazer reservas de alojamento e mesmo muito de longe a longe para alguma compra, mas é tão raro que quando no mês seguinte levo o tombo fico sempre admirado.

Compartilhar este post

Link para o post

Uso como comodidade (ubers, voos, alojamentos, roupa, serviços digitais, etc). Mas no fim do mês é feita a transferencia automatica da conta corrente, do montante gasto, sem risco de pagar juros.

Editado por kareca

Compartilhar este post

Link para o post

Quanto é o cashback? 

E quanto é que se paga por ano para ter o cartão?

Compartilhar este post

Link para o post

Eu aderi ao unibanco, que dá 200€ de cashback no primeiro ano e tenho tb o universo para abastecer na galp. Sempre que uso um ou outro ao fim do dia faço o pagamento do valor usado. 

Edit: quer um quer outro não têm custos. 

Editado por Rei_Patricio

Compartilhar este post

Link para o post

Aderi aqui à uns anos ao WiZink pois na altura estavam a dar uma televisão LG 28”, de resto costumo usar às x, mas nada de especial.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Jimpo, Em 01/10/2021 at 21:33:

Quanto é o cashback? 

E quanto é que se paga por ano para ter o cartão?

Tenho o Santander 123, custa 1.5€ por mês.

O cashback depende de quanto e o que pagas com o cartão de crédito, nos últimos 4 meses deu-me entre 13 a 18€ por mês.

Editado por Ego Sum

Compartilhar este post

Link para o post

Cheguei a pesquisar isso do Santander 123 por causa do cashback, mas uma das condições era ter que ter um seguro qualquer, logo aí vai o valor que se recupera com o cashback.

Compartilhar este post

Link para o post

Falando ainda dos cartões de crédito, de há uns 2 meses para cá, tem-me dado erro com o 3Dsecure ao tentar fazer compras online e contactei a gestora de conta (NB) que respondeu

Citação

Desde do inicio deste ano, os sites de uma forma geral começaram a pedir uma segurança 3D secure adicional que por sua vez faz cruzamento com a plataforma do Mbway. Assim gostaria de confirmar consigo se tem a 3D secure ativa e a aplicação Mbway instalada. Caso algum destes pressupostos não tenha sido cumprido, o cartão de crédito não é aceite para o efeito.

Se estes requisitos foram ambos cumpridos, indique-me por favor, para poder validar com o nosso serviço de cartões o motivo do bloqueio de compras online.

Não estou a perceber a necessidade de ligação entre um cartão Visa com o mbway (que não tenho). É assim em todos os bancos?

Editado por kareca

Compartilhar este post

Link para o post

Uso o mbway devido ao ticket. De resto uso o mbway na APP do BPI pois cobram taxas nas transferências se usar o mbway (1€)

Editado por RoMbA

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de kareca, há 1 hora:

Falando ainda dos cartões de crédito, de há uns 2 meses para cá, tem-me dado erro com o 3Dsecure ao tentar fazer compras online e contactei a gestora de conta (NB) que respondeu

Não estou a perceber a necessidade de ligação entre um cartão Visa com o mbway (que não tenho). É assim em todos os bancos?

Na Caixa não é. O 3D secure somos nós que ativamos na agência sem ligação nenhuma ao mbway. Tenta ver pela app do teu banco se não consegues ativar o 3D Secure… 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Montero, há 6 minutos:

Na Caixa não é. O 3D secure somos nós que ativamos na agência sem ligação nenhuma ao mbway. Tenta ver pela app do teu banco se não consegues ativar o 3D Secure… 

O 3dsecure sim, está há algum tempo. Já há um ano por aí que recebo sms para confirmar pagamentos. Deixou de dar há uns 2 meses.
Mas ela diz que tenho de ter também o mbway instalado, por isso que acho estranho.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de kareca, há 3 minutos:

O 3dsecure sim, está há algum tempo. Já há um ano por aí que recebo sms para confirmar pagamentos. Deixou de dar há uns 2 meses.
Mas ela diz que tenho de ter também o mbway instalado, por isso que acho estranho.

Acho que isso tão estranho… mas cada banco com a sua pancada.

Fui ler no site do NB e na parte do 3D secure nada fala no MBWAY…

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ricardo Pinto, Em 04/10/2021 at 18:59:

Não é bem o tópico certo, mas em que site costumam comprar e vender ações?

Não te metas a comprar acções individuais, informa-te sobre ETF's.

Compartilhar este post

Link para o post

O Novo Banco já vai lançar as suas novas cores dia 25 deste mês, primeiro no site e na app, depois paulatinamente cada balcão vai mudar.

Segundo dizem para comemorar o primeiro semestre com lucros desde que existem e dar um sinal de virar de página para anos e anos nos prejuízos.

Editado por Kaz

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de kareca, Em 14/10/2021 at 21:09:

Tem a ver com as novas regras de autenticação forte nos pagamentos online que entraram este ano em vigor. Alguns bancos, não tenho a certeza se todos, adoptaram o mbway como metodo por isso agora sempre que fizeres uma compra tens de autenticar com a app do mbway.

Editado por stelfans
  • Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de stelfans, há 1 hora:

Tem a ver com as novas regras de autenticação forte nos pagamentos online que entraram este ano em vigor. Alguns bancos, não tenho a certeza se todos, adoptaram o mbway como metodo por isso agora sempre que fizeres uma compra tens de autenticar com a app do mbway.

Ainda que não percebendo o porquê, já que estava a funcionar antes o sms com o código, gostaria de ter recebido essa informação por parte do banco em vez do "é uma norma do Banco de Portugal".

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...