Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Koper

Bancos, cartões de crédito e outras questões financeiras

Publicações recomendadas

Citação de Ego Sum, Em 08/04/2021 at 16:50:

Olhando de um ponto de vista estático, sim, pq 0.5% é menor do que ~1% de juro.

Se olhares para o que podes fazer com o dinheiro, não. Se tiver 20.000 € parados, pq hei-de usar para amortizar o crédito e poupar 1% de juros mensal em vez de aplicar esse mesmo dinheiro e meter num fundo qualquer e receber 5%?

Para além do que já referiram, acrescento outro motivo, vindo de alguém bastante avesso ao risco: precaver um cenário hipotético de forte aumento da Euribor.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de challenger, Em 08/04/2021 at 12:59:

Passado 1 ou 2 meses podes amortizar o crédito todo. Normalmente compensa. 

Eu ia comprar o carro a pronto mas comprei a crédito porque o desconto que me faziam compensava largamente. Avancei com o máximo valor de entrada, acho que só paguei 1 prestação e depois amortizei o restante crédito. 

Era isto que queria dizer, pode compensar.

Citação de Ego Sum, Em 08/04/2021 at 16:50:

Olhando de um ponto de vista estático, sim, pq 0.5% é menor do que ~1% de juro.

Se olhares para o que podes fazer com o dinheiro, não. Se tiver 20.000 € parados, pq hei-de usar para amortizar o crédito e poupar 1% de juros mensal em vez de aplicar esse mesmo dinheiro e meter num fundo qualquer e receber 5%?

Ando a pensar numa situação destas mas não percebo o suficiente para me meter em fundos.

Alternativamente comprar uma casa (não com 20k obviamente) mas entre os 60k-70k e arrendar. Com a renda comprar um carro. Parece-me um negócio mais rentável porque não perco o dinheiro inicial e ainda valoriza com o passar do tempo.

Compartilhar este post

Link para o post

Acho os PPR mais interessantes exatamente quando não se usufrui dos benefícios fiscais à entrada, mas sim à saída. 

Se não os declararem, e ao fim de pelo menos 8 anos, a taxa de imposto é de apenas 8,6% (vs. os 28% da generalidade dos produtos de poupança). Em teoria, se surgisse um PPR que seguisse ETFs e apresentasse comissões de gestão aceitáveis, ao fim de 8 anos talvez se tornasse num produto engraçado. 

Claro que o benefício dos 400€ em IRS é muito bom, a mim é que me faz um bocado de comichão empatar hoje dinheiro até ter 60 anos. Em caso de resgate fora das condições previstas (e se todos tivermos uma vida normal, será o caso), não só se tem que devolver o benefício fiscal na totalidade como ainda pagar 10% adicionais de multa.

A utilização do PPR para pagar o CH não é desinteressante, mas pelos vistos não é tão fácil quanto parece. Tanto quanto já li, todos os meses é preciso pedir para utilizar o PPR, etc., e torna-se um processo chato. 

Compartilhar este post

Link para o post

Percebo quem não queira empatar dinheiro em PPR para poder usar para por exemplo investir em imóveis e depois receber uma renda passiva.

Tirando isso não vejo grandes argumentos contra. Mesmo que faça comichão poupar para a velhice e poder não chegar lá, só na parte do benefício fiscal dá para ir buscar por ano 400€ de 2000€, ou seja, 20% de retorno. É literalmente dinheiro que de outra maneira pagavam ao Estado. Não estou a par de nenhum investimento que dê 20% de retorno anualmente de forma certa + ~5% a longo prazo de forma mais incerta.

PS: atenção que estou sempre a falar do ponto de vista de investimento, ou seja, é dinheiro de sobra que não faz falta para viver o dia-a-dia.

• Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ego Sum, Em 10/04/2021 at 22:00:

Percebo quem não queira empatar dinheiro em PPR para poder usar para por exemplo investir em imóveis e depois receber uma renda passiva.

Tirando isso não vejo grandes argumentos contra. Mesmo que faça comichão poupar para a velhice e poder não chegar lá, só na parte do benefício fiscal dá para ir buscar por ano 400€ de 2000€, ou seja, 20% de retorno. É literalmente dinheiro que de outra maneira pagavam ao Estado. Não estou a par de nenhum investimento que dê 20% de retorno anualmente de forma certa + ~5% a longo prazo de forma mais incerta.

PS: atenção que estou sempre a falar do ponto de vista de investimento, ou seja, é dinheiro de sobra que não faz falta para viver o dia-a-dia.

Nota que o PPR não te dá 20% por ano. Dá-te 20% no 1º ano e depois ficas com o dinheiro lá parado pelo menos 5 anos. Simplificando, dá, no máximo, 4% ao ano.

Citação de Haz3, há 2 horas:

Entre PPR e um ETF do SP500 qual é melhor?

É impossível responder a isto de uma forma simplista.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Tio Hans, há 15 horas:

Nota que o PPR não te dá 20% por ano. Dá-te 20% no 1º ano e depois ficas com o dinheiro lá parado pelo menos 5 anos. Simplificando, dá, no máximo, 4% ao ano.

Se metermos 2000€ num só ano o retorno seria:

• Ano 1: 20% (poupança fiscal) + 4-5% (tx média de crescimento do fundo)
  • Ano 2+: 4-5% (tx média de crescimento do fundo)

Como faço reforços mensais automáticos estou a pensar do ponto de vista anual meter sempre 2000€ e ter sempre esses 400€ de retorno anualmente.

Compartilhar este post

Link para o post

Agora fiquei confuso com o que o @Tio Hansdisse.

Se criar um PPR a 01/01/2021 com 2000 e reforçar todos os anos no mesmo dia com os 2000 euros posso começar a usar para pagar a prestação a 01/01/2026? ou os 5 anos começam sempre que fazes algum reforço?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Mwangaza, há 2 horas:

os 5 anos começam sempre que fazes algum reforço?

por isso é que é o reforço mensal é mais útil neste caso

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de bobzz, há 27 minutos:

por isso é que é o reforço mensal é mais útil neste caso

mas a partir de que momento é que posso começar a usar para pagar a prestação da casa? 5 anos do inicio do PPR ou 5 anos após o último reforço?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Mwangaza, há 22 minutos:

mas a partir de que momento é que posso começar a usar para pagar a prestação da casa? 5 anos do inicio do PPR ou 5 anos após o último reforço?

será cinco anos a partir de cada investimento, neste caso a cada reforço

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ego Sum, Em 15/04/2021 at 09:29:

Se metermos 2000€ num só ano o retorno seria:

• Ano 1: 20% (poupança fiscal) + 4-5% (tx média de crescimento do fundo)
  • Ano 2+: 4-5% (tx média de crescimento do fundo)

Como faço reforços mensais automáticos estou a pensar do ponto de vista anual meter sempre 2000€ e ter sempre esses 400€ de retorno anualmente.

Sim, é verdade. Mas esses 2000€ ficam bloqueados por pelo menos 5 anos. Logo, se dividirmos os 20% por esses 5 anos dá 4% ao ano. A isto acresce a rentabilidade do fundo, obviamente, que até pode ser negativa.

Compartilhar este post

Link para o post

Conhecem algum cartão de crédito que dê algum cashback em todas as compras realizadas?, metia a pagar sempre a 100% e sempre ganhava algum %.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Kaz, há 17 minutos:

Conhecem algum cartão de crédito que dê algum cashback em todas as compras realizadas?, metia a pagar sempre a 100% e sempre ganhava algum %.

Não, mas conheço o Moey! Também queres conhecer? É espetacular 

• Like 2

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de trz, há 1 hora:

Não, mas conheço o Moey! Também queres conhecer? É espetacular 

Já ganhaste 10€ às minhas custas, não abuses! Lol

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Kaz, há 23 minutos:

Já ganhaste 10€ às minhas custas, não abuses! Lol

10? Deve ter sido 5 😅 obrigado 🤜🤛

Editado por trz

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de trz, há 13 horas:

10? Deve ter sido 5 😅 obrigado 🤜🤛

queres mais 10? manda o link

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Sandes., há 2 horas:

queres mais 10? manda o link

São 5 só. Para quem abrir conta é que são 10€ fáceis

Abre uma conta moey! com o meu código e ganha 10 €. Tens uma conta, um cartão, transferências MB WAY, tudo gratuito. Acede ao link e associa o teu número antes de abrires conta. https://moey.pt/campaigns/moeyapp2020?token=moey0em657

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Chandler, há 14 minutos:

É normal a Degiro demorar dias a validar uma conta?

Fui ver no meu histórico de emails e entre o email de registo e de validação foram 8 minutos...

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Chandler, Em 11/06/2021 at 23:11:

Na Uphold aconteceu-me demorar vários dias

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Kaz, Em 10/06/2021 at 18:25:

O Santander 123. 

Este mês deu-me 13.2€ em cashbacks.

Citação de Chandler, Em 11/06/2021 at 23:11:

Devias ter feito a barba antes de ir fazer o cartão de cidadão :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

Sou titular de uma conta Millennium e quando me casei juntei a minha mulher à minha conta. Acontece que com o divórcio ela foi viver para outra cidade e agora que queria fechar a conta dizem-me que apenas se tivermos os dois presentes o que é logicamente impossivel. Já perguntei se seria possivel eu pedir o encerramento na minha sucursal e eles enviarem o formulário para a sucursal perto da zona dela mas dizem que não pode ser. Que lógica é que isto tem? Haverá algum problema em manter a conta aberta visto que não tenho lá qualquer valor?

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Criar Novo...