Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Koper

Bancos, cartões de crédito e outras questões financeiras

Publicações recomendadas

Fixar taxa agora que está no valor mais alto desde 2008? Qual é a lógica? 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de pm2lp, há 6 minutos:

Não continuar a subir? Esperar que daqui a 2 anos a Euribor estabilize ou comece a descer...

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de pm2lp, há 39 minutos:

Dormir em paz à noite?

Compartilhar este post

Link para o post

No fundo é apostar que a Euribor vai continuar a subir nos próximos 2 anos, o que não é necessariamente verdade.

Fora isso, não compensa de todo.

Bom negócio com taxas fixas faz-se em alturas de juros baixos.

Editado por Pedro_Y2J

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Pedro_Y2J, há 1 hora:

No fundo é apostar que a Euribor vai continuar a subir nos próximos 2 anos, o que não é necessariamente verdade.

E será que a atual não é uma taxa baixa? Sabe Deus...

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Pedro_Y2J, há 1 hora:

Não sei como é essa campanha da caixa mas normalmente a taxa fixa que eles oferecem a 2 anos é mais baixa que a variável.

Eu fiz cŕedito no ínicio do ano no Bakinter e fixei a minha durante 2 anos a 2,50%. Entretanto a Euribor mais baixa ronda os ~3% e mesmo com o melhor spread fica pelos ~3,8% neste momento. Mesmo que não suba mais durante estes dois anos posso estar relativamente descansado que fiz uma boa decisão e ao menos sei quanto vou ter que pagar no fim do mês todos os meses até lá. Num momento em que uma pessoa se desfaz das poupanças é bom não ter essa preocupação, na minha ótica claro.

• Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Pedro_Y2J, há 2 horas:

Claro que compensa. No meu caso o valor da fixa é menor que o da variavel (-80€ se não fizesse nada e mantivesse variavel a 12) e a euribor vai subir acima dos 4, portanto até atingir o pico, voltar a descer e passar o valor que está neste momento a fixa, não deve ser muito longe dos 2 anos.

Compartilhar este post

Link para o post

Depende do valor da taxa fixa, mas ao fixarem uma taxa numa altura em que estão elevadas, correm o risco de daqui a 1 ano e meio p.e. estarem a pagar mais. É uma questão de fazer contas, pode compensar como é óbvio.

Por outro lado, quem fixar a taxa numa altura de juros baixos, assumindo que vai pagar mais nessa fase, acaba por ganhar nestas alturas e com a tranquilidade que vai pagar sempre aquele valor.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Pedro_Y2J, há 6 minutos:

Depende do valor da taxa fixa, mas ao fixarem uma taxa numa altura em que estão elevadas, correm o risco de daqui a 1 ano e meio p.e. estarem a pagar mais. É uma questão de fazer contas, pode compensar como é óbvio.

Para fixa a 2 anos, a conta é muito simples.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de kareca, há 8 horas:

Para fixa a 2 anos, a conta é muito simples.

Pelo que vi também obriga aos seguros serem feitos com o Banco. 

Tudo depende do perfil de quem faz o CH. 

Agora se a taxa fixa é a 3.5 durante 2 anos penso que é uma boa aposta. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ghelthon, há 5 minutos:

E ao fim desses anos dá para mudar para outro banco, imagino?

Sim, ou renegociar spread. E até podes mudar antes, desde que mantenhas as condições do CH atual.

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

Quem está a mudar para taxa fixa de 3.5 baseia-se em que dados para assumir que nos próximos dois anos a taxa média da Euribor, seja 3/6 ou 12 meses vai estar acima desse valor. Digo isto sem conhecimento na matéria e mesmo para estudar uma possível mudança também.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de pm2lp, há 1 hora:

Quem está a mudar para taxa fixa de 3.5 baseia-se em que dados para assumir que nos próximos dois anos a taxa média da Euribor, seja 3/6 ou 12 meses vai estar acima desse valor. Digo isto sem conhecimento na matéria e mesmo para estudar uma possível mudança também.

No caso da variável, é Euribor + spread.

BCE: https://www.euractiv.com/section/economy-jobs/news/lagarde-confirms-ecb-will-raise-rates-again-in-march/
“Inflation is projected to remain too high for too long,”

Não subiu agora por causa dos problemas dos bancos que faliram, mas vai subir mais e não se sabe bem quanto (o Anderson e a Barbara Barroso dizem que deve chegar pelo menos aos 4).
E é óbvio que os bancos criam estes produtos projetando +/- expectavel e que ganhem mais dinheiro, nunca vão ficar a perder. Seja se a taxa baixe abruptamente ou por fidelizar clientes. E cada cliente escolhe aquilo que lhe deixa mais confortável para a sua vida.

Editado por kareca
  • Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de kareca, há 2 horas:

Não subiu agora por causa dos problemas dos bancos que faliram, mas vai subir mais e não se sabe bem quanto (o Anderson e a Barbara Barroso dizem que deve chegar pelo menos aos 4).

Já me disseram de várias fontes, relativamente seguras, que pode ir até aos 5.

Compartilhar este post

Link para o post

Eles estão a fazer isto de maneira que a taxa "normal" seja entre os 2 e 3% que antigamente era visto como alta.

Isto vai andar ali nos 5/6 para depois quando baixar para os 2/3 as pessoas terem a ilusão de que está baixo. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de kareca, há 5 horas:

No caso da variável, é Euribor + spread.

BCE: https://www.euractiv.com/section/economy-jobs/news/lagarde-confirms-ecb-will-raise-rates-again-in-march/
“Inflation is projected to remain too high for too long,”

E é óbvio que os bancos criam estes produtos projetando +/- expectavel e que ganhem mais dinheiro, nunca vão ficar a perder. Seja se a taxa baixe abruptamente ou por fidelizar clientes. E cada cliente escolhe aquilo que lhe deixa mais confortável para a sua vida.

Obrigado explicação. Então a taxa fixa que falam dos 3.5 seria equivalente a Euribor a 2.5 + spread de 1% por exemplo? Nesse caso fica mais apelativo sim.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Pedro_Y2J, há 15 horas:

WTF

Isto não é o tipo de coisa em que há uns gajos mais competentes, ou com inside information, e que dão dicas...

Não estou a argumentar a favor nem contra a taxa fixa. Mas acho que um bom ponto de partida é assumirmos que ninguém faz a mínima ideia do que vai acontecer daqui a 2 meses, quanto mais nos próximos 2 anos.

Ninguém fazia ideia que a guerra na Ucrania ia ter o impacto que teve, e ninguém fazia a mínima ideia que agora existe uma probabilidade forte dos bancos centrais puxarem o travão de mão para evitarem uma crise financeira.

Tudo o que se fala são probabilidades e cenários em contexto de muita incerteza. Por isso a escolha de taxa fixa vs. variável deve ser vista como um seguro que nos faz dormir mais descansados - pois é disso que se trata, um seguro - e nunca numa perspetiva de ganhar dinheiro.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Quan Chi, há 9 minutos:

e nunca numa perspetiva de ganhar dinheiro.

Ganhar dinheiro com um crédito?
O que o cidadão quer é perder menos dinheiro.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Pedro_Y2J, há 16 horas:

Até pode ir até aos 8. Isto não funciona assim, não existe um plano secreto para aumentar a Euribor porque sim.

Compartilhar este post

Link para o post

por isso é que evito de vir a este tópico, ler estas coisas é de uma agonia extrema

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de kareca, há 43 minutos:

Ganhar dinheiro com um crédito?
O que o cidadão quer é perder menos dinheiro.

Sim, queria dizer poupar dinheiro.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de migxstoper, há 1 hora:

Até pode ir até aos 8. Isto não funciona assim, não existe um plano secreto para aumentar a Euribor porque sim.

Como assim, a Nova Ordem Mundial não quer empobrecer as pessoas e assim mantê-las obedientes?

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Criar Novo...