Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Koper

Bancos, cartões de crédito e outras questões financeiras

Publicações recomendadas

Citação de Ego Sum, há 13 horas:

Está bonito.

A prestação da casa renova agora em Julho, pelas minhas contas já estava a ir para praticamente o dobro comparativamente com 2021, com isso ainda mais será.

Damn. 😕 Deve ser um rombo jeitoso.

Compartilhar este post

Link para o post

Alguém usa a app Plum, em teoria parece ser interessante, mas não se encontra muito feedback na internet.

Compartilhar este post

Link para o post

Acabou a Série E dos certificados de aforro.

Foi lançada a série F, com taxa máxima de 2.5%, a 15 anos.

A E estava a dar 3,5% a 10 anos.

Os bancos fizeram muita pressão no governo dado que estavam a perder os depósitos todos para os certificados 

• Triste 1

Compartilhar este post

Link para o post

Isto cada vez mais parece uma distopia em que temos um executivo a governar contra os cidadãos.

• Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post

Uma vergonha. Em vez de "obrigarem" a banca a acompanhar estas taxas de juro, como o próprio presidente da CGD defendeu, tomam uma medida destas sem qq aviso prévio. Palhaçada

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Boitswana , há 29 minutos:

Uma vergonha. Em vez de "obrigarem" a banca a acompanhar estas taxas de juro, como o próprio presidente da CGD defendeu, tomam uma medida destas sem qq aviso prévio. Palhaçada

Acho que já a última série foi criada assim. Nunca iriam avisar antes, senão a corrida aos certificados seria ainda maior.

Mas é óbvio que isto foi uma cedência aos bancos, não sei a que taxas o estado se está a financiar nos mercados, mas será assim tão diferentes desta última série?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de whatever, há 1 hora:

Então não consigo perceber. O único problema que vejo nos certificados é a instabilidade, uma vez que as pessoas podem tirar o dinheiro quando querem. A taxa é mais baixa, e na pior das hipóteses o estado tinha que pagar 4.5%, sendo que líquida era só 3.24%

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Castor, há 8 minutos:

Então não consigo perceber. O único problema que vejo nos certificados é a instabilidade, uma vez que as pessoas podem tirar o dinheiro quando querem. A taxa é mais baixa, e na pior das hipóteses o estado tinha que pagar 4.5%, sendo que líquida era só 3.24%

O que isto me diz é que há bancos a ameaçar com problemas de solvabilidade, o que é absurdo tendo em conta os testes de stress a que estão obrigados.

A mensagem aqui é: as poucas pessoas que conseguem poupar não poupem, comprem mas é um carro ou marquem umas férias valentes. 

Editado por whatever

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de whatever, há 15 minutos:

O que isto me diz é que há bancos a ameaçar com problemas de solvabilidade, o que é absurdo tendo em conta os testes de stress a que estão obrigados.

A mensagem aqui é: as poucas pessoas que conseguem poupar não poupem, comprem mas é um carro ou marquem umas férias valentes. 

https://eco.sapo.pt/2023/02/06/ha-25-anos-que-a-banca-portuguesa-nao-estava-tao-confortavel/

Aparentemente - e a banca é um setor em que as aparências podem iludir muito - os bancos estão numa posição bastante confortável de rácio de transformação (crédito vs. depósitos). Juntando a isso os lucros simpáticos do último ano, e sem ter pensado muito no assunto, diria que é mesmo só efeito de lobby, mais nada.

O argumento de que "quem paga os juros dos certificados de aforro somos todos nós" cai por terra enquanto, como mostraram acima, a taxa média de financiamento do país for superior à dos CA. E este desincentivo à poupança ainda é menos compreensível no atual contexto de inflação elevada. Não estou para já a ver nenhuma linha de raciocínio para esta decisão.

Compartilhar este post

Link para o post

Eles ali no artigo falam num limite de 15 mil milhões que supostamente já deve ter sido atingido. Mas como o governo comunica desta forma, parece que é mesmo propositado para deixar o povo à nora.

Compartilhar este post

Link para o post

Aqui em casa estávamos para fazer outra subscrição na série E nos últimos dias ou mais tardar na próxima semana, mas temos vindo a adiar por procrastinação. Agora bem que nos f*demos. A série F só entra em vigor na 2ª feira, mas deduzo que a série E já tenha sido efetivamente cancelada e não dê para subscrever até lá, caso contrário seria uma corrida ao ouro durante este fim de semana. A mulher bem que dizia que esta série não iria durar muito mais tempo, aparentemente já havia uns rumores de que estaria para ser terminada.

Cortam no limite da taxa base, no acréscimo de 1% à taxa base, e nos prémios de permanência. Obrigado Medina, estimo que te nasça um piaçaba onde o sol não brilha.

Compartilhar este post

Link para o post

A verdade é que tem havido uma sangria grande dos depositos, dai a bancos estarem em dificuldades é que ja me parece um salto gigantesco.

Parece-me mais um jeitinho, ate porque os bancos tem feito muita m*rda que nao lembra o diabo para poder implementar todas as medidas de que o governo se lembra.

Compartilhar este post

Link para o post

Os bancos que vão levar onde o Sol não brilha. Se querem o regresso dos depósitos, que ofereçam juros competitivos, é fácil.

A sorte deles é haver pouca literacia financeira, porque o que não falta aí é soluções melhores.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Quan Chi, há 8 horas:

O argumento de que "quem paga os juros dos certificados de aforro somos todos nós" cai por terra enquanto, como mostraram acima, a taxa média de financiamento do país for superior à dos CA. E este desincentivo à poupança ainda é menos compreensível no atual contexto de inflação elevada. Não estou para já a ver nenhuma linha de raciocínio para esta decisão.

O spin 'liberal' é que esta medida ainda está a ajudar os contribuintes: https://www.tsf.pt/portugal/economia/nova-serie-de-certificados-de-aforro-governo-quer-poupar-dinheiro-aos-contribuintes-16470916.html

Vê-se bem que este pessoal até fica atrapalhado pelo governo lhes ter saído melhor que a encomenda, uma pessoa por mais que se esforce nem mal consegue dizer. 

E gosto da parte do valor máximo de subscrição agora ser 50k e não poder exceder os 250k em conjunto com as da série anterior, regras que nunca existiram e que se lembraram de meter em prática numa sexta-feira ao final do dia.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Criar Novo...