pm2lp Publicado 13 Dezembro 2022 Citação de kareca, há 9 minutos: Não podem porquê? O que disseram? Não fui eu que falei com eles, foi a minha irmã, ela só me disse que o meu pai tinha que lá ir pessoalmente amanhã ao abrir, que não conseguiu cancelar nada pelo telefone. Citação de Montero, há 32 minutos: Se fores a polícia, com o nome todo devem ajudar… se amanhã não te ajudarem na caixa diz-me que eu tento ver e ligo para o helpdesk a explicar a situação Obrigado, ele vai à caixa primeiro e depois sim vemos a questão da queixa. Compartilhar este post Link para o post
migxstoper Publicado 13 Dezembro 2022 Com o IBAN uma queixa na polícia resolve o assunto, pode é demorar algum tempo. Compartilhar este post Link para o post
pm2lp Publicado 13 Dezembro 2022 Digam-me uma coisa, o nome não é português e aparece ligado a alguns negócios no estrangeiro, é possível ter conta num banco em Portugal sem ter morada e nif cá? Compartilhar este post Link para o post
Montero Publicado 14 Dezembro 2022 Citação de pm2lp, há 9 horas: Digam-me uma coisa, o nome não é português e aparece ligado a alguns negócios no estrangeiro, é possível ter conta num banco em Portugal sem ter morada e nif cá? Morada pode ser estrangeira mas NIF tem que ter obrigatoriamente Compartilhar este post Link para o post
Rain Dog Publicado 14 Dezembro 2022 por curiosidade, como é que ele caiu nisso? Foi por mensagem? Sei que há scams do género nos Estados Unidos onde o fazem mesmo por chamada, ligam aos velhotes a dizer que um filho/neto esteve num acidente e foi preso ou hospitalizado e precisa de dinheiro. Mas é a primeira vez que ouço falar disso em Portugal Compartilhar este post Link para o post
Sumudica by Night Publicado 14 Dezembro 2022 Citação de Rain Dog, há 3 minutos: por curiosidade, como é que ele caiu nisso? Foi por mensagem? Sei que há scams do género nos Estados Unidos onde o fazem mesmo por chamada, ligam aos velhotes a dizer que um filho/neto esteve num acidente e foi preso ou hospitalizado e precisa de dinheiro. Mas é a primeira vez que ouço falar disso em Portugal https://www.jn.pt/justica/ola-mae-e-ola-pai-a-nova-burla-no-whatsapp-15281893.html Compartilhar este post Link para o post
Ego Sum Publicado 14 Dezembro 2022 Citação de Rain Dog, há 13 minutos: por curiosidade, como é que ele caiu nisso? Foi por mensagem? Sei que há scams do género nos Estados Unidos onde o fazem mesmo por chamada, ligam aos velhotes a dizer que um filho/neto esteve num acidente e foi preso ou hospitalizado e precisa de dinheiro. Mas é a primeira vez que ouço falar disso em Portugal O pai de uma amiga tb caiu nisso. Até podemos pensar como raio é que um pai não liga ao filho antes de o fazer ou confirma o IBAN, mas por vezes há situações que propiciam isso e aflição de um pai leva a melhor. No caso dessa minha amiga ela estava com 3 trabalhos em simultâneo precisamente pq precisava de dinheiro, portanto era credível que estivesse com a corda na garganta. Compartilhar este post Link para o post
Ghelthon Publicado 14 Dezembro 2022 Citação de Rain Dog, há 10 minutos: por curiosidade, como é que ele caiu nisso? Foi por mensagem? Sei que há scams do género nos Estados Unidos onde o fazem mesmo por chamada, ligam aos velhotes a dizer que um filho/neto esteve num acidente e foi preso ou hospitalizado e precisa de dinheiro. Mas é a primeira vez que ouço falar disso em Portugal Tens de ver mais notícias, então. 😬 Também tentaram apanhar o meu pai, inicialmente ele estava para cair mas depois lá reparou que o texto era meio abrasileirado e lembrou-se que tinha visto uma reportagem sobre o assunto, ligou-me e depois mandou a pessoa à m*rda, literalmente. Notei que depois ficou meio abalado, nem tanto por ser alvo mas mais por quase ter caído. Entretanto já o avisei (novamente, porque já o tinha feito antes) para, se tiver dúvidas em relação a isso, me ligar ou assim. E nunca, mas nunca nunca, dar PINs ou outros códigos por telefone, mesmo que "seja o banco" e mesmo que a pessoa até saiba detalhes que normalmente só alguém com acesso à conta saberia. Já me contaram uma história assim, em que ligaram a dar informações bastante precisas sobre os últimos movimentos, nomes e etc., e a pessoa descaiu-se em tudo, depois ficou sem uns 4 mil euros ou assim. Compartilhar este post Link para o post
Floribello Publicado 14 Dezembro 2022 Citação de Ghelthon, há 29 minutos: Entretanto já o avisei (novamente, porque já o tinha feito antes) para, se tiver dúvidas em relação a isso, me ligar ou assim. E nunca, mas nunca nunca, dar PINs ou outros códigos por telefone, mesmo que "seja o banco" e mesmo que a pessoa até saiba detalhes que normalmente só alguém com acesso à conta saberia. Já me contaram uma história assim, em que ligaram a dar informações bastante precisas sobre os últimos movimentos, nomes e etc., e a pessoa descaiu-se em tudo, depois ficou sem uns 4 mil euros ou assim. O meu pai caiu nessa, tiveram acesso ao homebanking dele e tiveram acesso a toda a informação dele, pediram-lhe as coordenadas do cartão matriz só para validar as atualizações efetuadas, ele inocentemente deu. Valeu que a gestora do banco achou estranha a transferência e ligou-lhe a confirmar se estaria correta, os ladrões foram gulosos e queriam transferir a totalidade do valor à ordem e deu alerta, caso contrário teriam conseguido. Compartilhar este post Link para o post
Ghelthon Publicado 14 Dezembro 2022 Citação de Floribello, há 3 minutos: O meu pai caiu nessa, tiveram acesso ao homebanking dele e tiveram acesso a toda a informação dele, pediram-lhe as coordenadas do cartão matriz só para validar as atualizações efetuadas, ele inocentemente deu. Valeu que a gestora do banco achou estranha a transferência e ligou-lhe a confirmar se estaria correta, os ladrões foram gulosos e queriam transferir a totalidade do valor à ordem e deu alerta, caso contrário teriam conseguido. Pois, provavelmente é assim que têm acesso aos dados, bem visto. Mas depois falta-lhes a matriz.. Compartilhar este post Link para o post
pm2lp Publicado 14 Dezembro 2022 Citação de Ghelthon, há 58 minutos: Tens de ver mais notícias, então. 😬 Também tentaram apanhar o meu pai, inicialmente ele estava para cair mas depois lá reparou que o texto era meio abrasileirado e lembrou-se que tinha visto uma reportagem sobre o assunto, ligou-me e depois mandou a pessoa à m*rda, literalmente. Notei que depois ficou meio abalado, nem tanto por ser alvo mas mais por quase ter caído. Entretanto já o avisei (novamente, porque já o tinha feito antes) para, se tiver dúvidas em relação a isso, me ligar ou assim. E nunca, mas nunca nunca, dar PINs ou outros códigos por telefone, mesmo que "seja o banco" e mesmo que a pessoa até saiba detalhes que normalmente só alguém com acesso à conta saberia. Já me contaram uma história assim, em que ligaram a dar informações bastante precisas sobre os últimos movimentos, nomes e etc., e a pessoa descaiu-se em tudo, depois ficou sem uns 4 mil euros ou assim. Pois, a mim só me incomodou a quantidade de red flags que havia (o português abrasileirado, o nome da pessoa, a forma como foi pedido, horas, etc) e o meu pai não ter desconfiado. E atenção que o meu pai ainda está bastante bem, ainda nem 70 anos tem e era professor até há pouco tempo. Se ele caiu muita gente deve cair, é aquela ânsia de ajudar os filhos, nem reparam em coisas que parecem bastante óbvias. Compartilhar este post Link para o post
RoMbA Publicado 14 Dezembro 2022 Citação de pm2lp, há 18 minutos: Pois, a mim só me incomodou a quantidade de red flags que havia (o português abrasileirado, o nome da pessoa, a forma como foi pedido, horas, etc) e o meu pai não ter desconfiado. E atenção que o meu pai ainda está bastante bem, ainda nem 70 anos tem e era professor até há pouco tempo. Se ele caiu muita gente deve cair, é aquela ânsia de ajudar os filhos, nem reparam em coisas que parecem bastante óbvias. O meu pai dizia logo: amanhã estou aí às 8h para vires trabalhar comigo e assim já tens dinheiro 😂 1 Compartilhar este post Link para o post
Ghelthon Publicado 14 Dezembro 2022 (editado) Citação de pm2lp, há 2 horas: Pois, a mim só me incomodou a quantidade de red flags que havia (o português abrasileirado, o nome da pessoa, a forma como foi pedido, horas, etc) e o meu pai não ter desconfiado. E atenção que o meu pai ainda está bastante bem, ainda nem 70 anos tem e era professor até há pouco tempo. Se ele caiu muita gente deve cair, é aquela ânsia de ajudar os filhos, nem reparam em coisas que parecem bastante óbvias. Sim, eu também estranhei que o meu estivesse inicialmente a cair no engodo. Acho que a narrativa era "fiquei sem carteira e preciso de dinheiro", mas ele sabe que eu sou uma pessoa bastante "tech-savvy" e desenvolta, portanto nunca lhe pediria ajuda por Whatsapp. Se isso me acontecesse, provavelmente ligaria para a minha namorada, para ela me dar um código MBWay para levantar dinheiro, e/ou para vir ter comigo. Aliás, ele podia facilmente ter ligado para a minha namorada para tentar confirmar a história, e se o tivesse feito ela ter-lhe-ia dito que eu estava em casa, como habitualmente, ainda para mais à hora que foi. Mas pronto, talvez isto seja um instinto que dispara quando eles pensam num filho em dificuldades e isso lhes tolda o raciocínio, não sei. Editado 14 Dezembro 2022 por Ghelthon 2 Compartilhar este post Link para o post
smashing_pumpkin Publicado 14 Dezembro 2022 A partir do momento em que uma familiar minha, perto dos 30 anos, com curso superior e com uma carreira sólida, cai numa burla do olx dando os dados do cartão de crédito para vender um bilhete, já acredito em todo o tipo de palermices e só fico a pensar no quão fácil é burlar meio país bastando ter algum contacto com a pessoa que se pretende burlar. Compartilhar este post Link para o post
migxstoper Publicado 14 Dezembro 2022 A maior parte das burlas é baseada em engenharia social. Cada pessoa tem os seus triggers que os faz ser mais inocentes do que seria expectável quer seja por confiarem no burlão, a aparência fidedigna da burla (cópias do design dos sites dos bancos por exemplo), certas fragilidades emocionais, etc. Acredito que um pai receber um suposto pedido de ajuda de um filho seja um desses triggers. Não é por acaso que o target desta burla é pais de meia idade e suponho que são a grande maioria das pessoas a serem contactadas. 2 Compartilhar este post Link para o post
Quintero Publicado 14 Dezembro 2022 No ano passado também recebi uma mensagem, que supostamente era oficial do NB ( vinha do remetente oficial) em que me pedia para atualizar a App… para isso tive de dar os dados do código matriz tendo-me dado erro três vezes… no dia seguinte não tinha dinheiro na conta, utilizaram-no como pagamento de serviços para uma empresa no Luxemburgo Compartilhar este post Link para o post
Mayday Publicado 14 Dezembro 2022 Citação de RoMbA, há 8 horas: O meu pai dizia logo: amanhã estou aí às 8h para vires trabalhar comigo e assim já tens dinheiro 😂 O meu pai dizia: quem és? 1 Compartilhar este post Link para o post
JohnyM Publicado 16 Dezembro 2022 A história da senhora burlada que deu ontem e hoje no extremamente desagradável de ontem e hoje é surreal. Oiçam porque vale a pena Compartilhar este post Link para o post
Ghelthon Publicado 16 Dezembro 2022 Citação de JohnyM, há 22 minutos: A história da senhora burlada que deu ontem e hoje no extremamente desagradável de ontem e hoje é surreal. Oiçam porque vale a pena Só ouvi a primeira parte, e já me deu calafrios. Faz lembrar esta: Woman Scammed by ‘Russian Astronaut’ Who Claimed to Need Money to Return to Earth (vice.com) Compartilhar este post Link para o post
Almeno Publicado 16 Dezembro 2022 Tenho um cartão de refeição da CGD, perdi o pin e não me lembro dele, bloqueando o cartão. Se ligar para a linha, eles resolvem isto? Compartilhar este post Link para o post
Joaninha Publicado 16 Dezembro 2022 Citação de Almeno, Agora: Tenho um cartão de refeição da CGD, perdi o pin e não me lembro dele, bloqueando o cartão. Se ligar para a linha, eles resolvem isto? Eu cheguei a perder o meu cartão mesmo (Que mais tarde apareceu :D) e tive de mandar vir uma segunda via. Não sei se aqui é o caso.. Compartilhar este post Link para o post
Almeno Publicado 16 Dezembro 2022 Citação de Joaninha, há 1 minuto: Eu cheguei a perder o meu cartão mesmo (Que mais tarde apareceu :D) e tive de mandar vir uma segunda via. Não sei se aqui é o caso.. Epá, no teu caso faz sentido isso, no meu espero que resolvam de outra maneira. Estando bloqueado, nem pelo MBWay consigo usar, certo? Compartilhar este post Link para o post
a.lopes Publicado 16 Dezembro 2022 Citação de Quintero, Em 14/12/2022 at 18:55: No ano passado também recebi uma mensagem, que supostamente era oficial do NB ( vinha do remetente oficial) em que me pedia para atualizar a App… para isso tive de dar os dados do código matriz tendo-me dado erro três vezes… no dia seguinte não tinha dinheiro na conta, utilizaram-no como pagamento de serviços para uma empresa no Luxemburgo E recuperaste? Epah desculpa mas esta foi a maior nabice que ja li 😳 Compartilhar este post Link para o post
kareca Publicado 16 Dezembro 2022 Se acham isso nabice, vejam só o 1º episódio de Não Atendas, na Netflix. Deixa um gajo em choque. Compartilhar este post Link para o post
Quintero Publicado 16 Dezembro 2022 Citação de a.lopes, há 5 horas: E recuperaste? Epah desculpa mas esta foi a maior nabice que ja li 😳 Nop Opa eu confiei que como a mensagem vinha do remetente oficial do Banco aquilo fosse fidedigno, tinha lá no histórico da conversa todas as mensagens do Banco Compartilhar este post Link para o post