Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Koper

Bancos, cartões de crédito e outras questões financeiras

Publicações recomendadas

Citação de trz, há 9 minutos:

Uma dúvida ao CH: qual é o valor máximo de taxa de esforço que os bancos costumam aceitar para um CH?

As recomendações do Banco de Portugal acho que estão na linha dos 35%.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de whatever, há 1 minuto:

As recomendações do Banco de Portugal acho que estão na linha dos 35%.

Mas é uma recomendação ou obrigação?

E já agora, o que é que entra realmente para o cálculo da taxa de esforço? Já li que as contas luz, agua, net, etc, contam e já li que não, apenas créditos.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de trz, há 2 minutos:

Mas é uma recomendação ou obrigação?

E já agora, o que é que entra realmente para o cálculo da taxa de esforço? Já li que as contas luz, agua, net, etc, contam e já li que não, apenas créditos.

O cálculo da Taxa de esforço é o rendimento mensal liquido do agregado familiar com as despesas dos mesmos em termos de créditos, basicamente é o total das contas a dividir pelo rendimento mensal x 100. Tudo que seja contas da luz, agua e afins não entram

Neste momento os bancos tendem a que taxa de esforço não seja superior aos 33%, não existe obrigação mas sim recomendação nesse sentido. 

Compartilhar este post

Link para o post

Atenção que para a taxa de esforço entra o rendimento líquido, não o bruto, mas conta também ajudas de custo (subsídio alimentação, transporte etc)

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de RAG, há 5 horas:

já falaste com banco para aderires serviços mínimos bancários? 

https://www.bportugal.pt/page/o-que-sao-os-servicos-minimos-bancarios-smb

Sim já pensei nisso mas não sei se entro nas condições porque sou titular de uma conta MOEY pese embora tenho esta condição:

Uma pessoa singular que detenha outras contas de depósito à ordem pode ser contitular de uma conta de serviços mínimos bancários com uma pessoa com mais de 65 anos ou com um grau de invalidez permanente igual ou superior a 60% que não tenha outras contas.

A menos que encerre a Moey, não seria um problema pouco a uso.

Editado por Quillbeast

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Quillbeast, há 1 hora:

Sim já pensei nisso mas não sei se entro nas condições porque sou titular de uma conta MOEY pese embora tenho esta condição:

Uma pessoa singular que detenha outras contas de depósito à ordem pode ser contitular de uma conta de serviços mínimos bancários com uma pessoa com mais de 65 anos ou com um grau de invalidez permanente igual ou superior a 60% que não tenha outras contas.

A menos que encerre a Moey, não seria um problema pouco a uso.

Mas tens algum problema com o Moey? É que eu também tenho e gosto muito. Não pagas comissões.

Aliás, tenho conta no Moey e no ActivoBank, gosto dos dois.

Não consegues domiciliar o teu ordenado lá e simplesmente encerrar a conta no Millenium?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Mica, há 2 minutos:

Mas tens algum problema com o Moey? É que eu também tenho e gosto muito. Não pagas comissões.

Aliás, tenho conta no Moey e no ActivoBank, gosto dos dois.

Não consegues domiciliar o teu ordenado lá e simplesmente encerrar a conta no Millenium?

Posso fazer isso só implica retirar as minhas poupanças de lá e colocar nesses bancos (Não é fortuna nenhuma). Digo isto com aquele receio, mas deduzo que são bancos normais como outros quaisqueres. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Quillbeast, há 1 minuto:

Posso fazer isso só implica retirar as minhas poupanças de lá e colocar nesses bancos (Não é fortuna nenhuma). Digo isto com aquele receio, mas deduzo que são bancos normais como outros quaisqueres. 

Moey é Caixa Agrícola, o IBAN é português e com todos os beneficios que isso acarreta. É um banco normal, só não é o banco tradicional com sucursais em cada esquina. Qualquer pessoa literada na internet faz tudo o que faria num banco tradicional.

Podes criar uma conta ActivoBank, mover as tuas poupanças para lá e depois deitar abaixo a conta do Millenium. É um processo mais fácil, e ficas com duas boas contas com 0€ de custos de manutenção.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Mica, há 23 minutos:

Moey é Caixa Agrícola, o IBAN é português e com todos os beneficios que isso acarreta. É um banco normal, só não é o banco tradicional com sucursais em cada esquina. Qualquer pessoa literada na internet faz tudo o que faria num banco tradicional.

Podes criar uma conta ActivoBank, mover as tuas poupanças para lá e depois deitar abaixo a conta do Millenium. É um processo mais fácil, e ficas com duas boas contas com 0€ de custos de manutenção.

Obrigado pelo input, aqui em Aveiro por acaso temos sucursal activobank então vou me informar de todas as condições e se calhar ainda esta semana trato disso.

Compartilhar este post

Link para o post

No portal das finanças dizia "Aguarda Pagamento" agora diz "Aguarda confirmação do IBAN", quando vou à secção do IBAN diz "IBAN confirmado". Não preciso de fazer nada, correto ? 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de BrunoCardoso, há 12 minutos:

No portal das finanças dizia "Aguarda Pagamento" agora diz "Aguarda confirmação do IBAN", quando vou à secção do IBAN diz "IBAN confirmado". Não preciso de fazer nada, correto ? 

Precisas de votar PS.

Editado por Mayday

Compartilhar este post

Link para o post

um amigo meu não meteu o iban no portal e recebeu por correio o cheque dos 125€ ontem lol

Compartilhar este post

Link para o post

Uma questão aqui, alguém sabe quão fiável é o simulador de salário líquido do Doutor Finanças?

Caiu-me o aumento de salário pela primeira vez, e o simulador não bate com o que recebi por 20€, e pelas minhas contas manuais também dá essa diferença.
Mas como não sei se calculei bem, e se o simulador está bem, fiquei na dúvida.

E o recibo de vencimento não discrimina as percentagens de desconto, mas os duodécimos também não batem certos com as minhas contas nem com as do Doutor Finanças (salário bruto a dividir por 12, certo?), o que faz o salário bruto + duodécimos estar errado por 40€

Só quero confirmar que estou a fazer bem as contas antes de ir falar.

Editado por rcoelho14

Compartilhar este post

Link para o post

Para encerrar uma conta bancária só mesmo presencialmente? 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Mayday, há 25 minutos:

Para encerrar uma conta bancária só mesmo presencialmente? 

Depende do banco. No Moey fechei sem ser presencial.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Bashir, há 2 horas:

Millenium.

Não encontro nenhuma opção no site.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Bashir, há 2 horas:

uma questão: porque fechaste conta lá se é tudo gratuito?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Mayday, há 2 horas:

Millenium.

Não encontro nenhuma opção no site.

No Millennium só de forma presencial.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de nathanwilliams, há 6 horas:

Acabei por nunca usar, arrastou-se durante bastante tempo e um dia qualquer lembrei-me de cortar os laços.

Compartilhar este post

Link para o post

Para fechar contas bancárias tem que ser sempre ao balcão, no Moey não é necessário pois não há balcões. 🤣

Citação de nathanwilliams, há 15 horas:

Se ele não usava, para quê ter mesmo sendo tudo gratuito.

Também tive no início, fechei numa altura que não usava e voltei a reabrir quando voltei a achar ser necessário. 

Compartilhar este post

Link para o post

Quem já mudou de banco no crédito habitação para melhorar as condições, como fez? Que conselhos pode dar?

Tenho o spread alto e estou com receio da traulitada que vou levar em cima disso com a subida da Euribor.

Editado por Chandler

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Popular Agora

• Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...