Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Gavazzo

[Arrendar] Casas/Apartamentos/Quartos

Publicações recomendadas

Chama-se qualidade de vida (que é uma coisa relativa, depende sempre daquilo que a pessoa valoriza), e para muita gente passa por estar longe da confusão da cidade estar ao pé da praia e com vistas brutais que o nosso país tem.... Passa por estar em casa e sentir um ambiente e ritmo de vida bem menos stressante daquilo que é em Lisboa. E fora da cidade também consegues ter programas culturais, de lazer. Não é só na cidade. Pessoalmente como já disse se não fosse o facto de o meu trabalho implicasse não ter grandes horários e poder ser chamado a qualquer hora para trabalhar maioritariamente nas zonas mais centrais de Lisboa.... continuava a morar na Ericeira com os meus pais enquanto não conseguisse arranjar lá casa.

Editado por speedfire

Compartilhar este post

Link para o post

É sempre fácil estabelecer um juízo crítico de uma coisa ou de uma posição quando se parte do princípio logo na primeira frase que não há qualidade de vida na cidade ou que é stressante ou chavões do género.

É evidente que o grau de subjectividade é absurdo, mas para ti o menos stressante pode passar por ir para o meio do monte ouvir as ovelhas balir no fim do dia de trabalho, para mim pode passar pela possibilidade de tomar um café com pessoas com as quais me possa encontrar a pé, pela possibilidade de me deslocar a pé para um cinema, ou simplesmente pelo facto de não ter que conduzir 1h pelo meio do trânsito para voltar para casa.

É claro que cada um sabe de si, cada um sabe o que valoriza mais, mas desde que me mudei para o centro que sinto que tenho muito mais fácil acesso à generalidade das coisas, às horas que entender, e fundamentalmente podendo-me deslocar a pé entre elas, quase sem recurso ao carro ou a transportes.

E eu morei na periferia praticamente a vida toda, é só uma questão de perceber quais são as nossas necessidades mediante a fase da vida em que nos encontramos.

E claro que o trabalho é importante, é fundamental para o equilíbrio, mas é um bocadinho preocupante como pessoas numa faixa etária tão baixa conseguem estabelecer todo e qualquer raciocínio com ele no centro das preocupações. É transversal à sociedade, eu próprio como vocês preciso do meu para pagar a renda e comer, só custa a entender como pode ser o único factor de ponderação nesta questão.

Editado por Chandler

Compartilhar este post

Link para o post

Dai ter colocado aqui entre parênteses, depende do que cada um valoriza e entende por qualidade de vida.

Quanto ao trabalho passa por se quiser vir a sustentar-me e a fazer aquilo que quero fazer da vida, neste momento tenho de fazer sacrifícios. Não é uma área fácil de entrar e fácil de se sustentar logo de inicio. Dai neste momento as minhas necessidades passem por estar na cidade, não tenho metro à porta de casa mas a uns 15 minutos de autocarro.

Editado por speedfire

Compartilhar este post

Link para o post

Se conduzirem como Francisco Grilo Grilo, o Barreiro é a melhor localidade. 10 minutos estão em Lisboa

Compartilhar este post

Link para o post

Eu moro nos Clerigos, trabalho na Trindade e não me falta qualidade de vida nenhuma. Não ouço barulho em casa, não preciso de mexer no carro a semana toda, tenho metro a beira de casa, a beira do trabalho etc. Venho de uma vila pequena onde o sossego é considerado ouro e não sinto falta disso.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu moro nos Clerigos, trabalho na Trindade e não me falta qualidade de vida nenhuma. Não ouço barulho em casa, não preciso de mexer no carro a semana toda, tenho metro a beira de casa, a beira do trabalho etc. Venho de uma vila pequena onde o sossego é considerado ouro e não sinto falta disso.

Aí costumam é roubar os carros que estão na rua, tenho um amigo meu que estacionou perto do tribunal 2 vezes, voltou ao carro das duas vezes com os vidros partidos e sem rádio

Compartilhar este post

Link para o post

Só para dizer que já ninguém vai ao Fonte da Pipa.

Compartilhar este post

Link para o post

Aí costumam é roubar os carros que estão na rua, tenho um amigo meu que estacionou perto do tribunal 2 vezes, voltou ao carro das duas vezes com os vidros partidos e sem rádio

Já me abriram o carro mas isso é pq tenho um carro de 1504 que abre a porta com uma faca :mrgreen: Mas não estragaram nada.

Compartilhar este post

Link para o post

Gandins educados. Desses até dá gosto. Tenho um amigo, dos tempos da faculdade, que lhe 'assaltaram o carro', um mitico Renault Clio Bacara. Sucede, porém, que ele não tinha NADA de valor no carro. Pelo que, os gandins, de forma honesta e simática, deixaram uma nota a dizer: "Devias deixar um papel a dizer que não tens nada no carro, sempre perdíamos menos tempo e poupavas no vidro" e um smile no fim. Havia ftgs disso, tenho de ver se ele consegue arranjar. Mitico.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu compreendo perfeitamente quem prefira essa calmaria e tranquilidade que as zonas fora de Lisboa eventualmente oferecem.

A mim faz imensa confusão viver onde vivo, um completo dormitório onde não se passa nada. Um gajo quer sair um pouco depois do jantar ao dia de semana e vai aos mesmos sítios de sempre, banais e indistintos cafés ou bares que às 23h já convidam a ir para casa. Quer-se fazer um programa diferente a nível cultural e pouco mais se tem que o Joaquim Benite ou o Cine Incrível. O cinema é do circuito comercial, diz-me pouco. Para concertos, tira-se dois ou três bares com programação e é um vazio completo. Tenho um fórum cultural a 5 minutos de carro, que para além do Seixal Jazz deve receber mais meia-dúzia de concertos por ano quando podia ser perfeitamente um espaço capaz de receber regularmente artistas da nova geração que aí andam ou concertos de diferentes géneros musicais. Safa-se exibir de vez em quando um ou outro filme porreiro com uns anos de criação e nem sei se ainda é prática actual. Este fim-de-semana vem cá à Torre da Marinha a selecção de futsal jogar, duplo compromisso com a Rússia. Deve estar para acontecer algo de extraordinário neste Mundo para tal acontecimento ter aqui lugar.

Depois olho para Lisboa e morro por dentro. Um filmezinho no Ideal ao fim da tarde, uma tarde de folga aproveitada nos jardins da Gulbenkian à beira do lago a ler um livro. Um concerto de jazz à quinta à noite na Culturgest. Um bar/associação qualquer com concertos ou jam sessions. Um rooftop para levar a miúda a beber um copo. Uma exposição ao Domingo só para trabalhar a mente. Uma peça n'A Barraca ou no Maria Matos. Que se f*da, uma jarda ao fim da tarde no Arco do Cego com os colegas de trabalho. Tantas a tantas coisas para se fazer, é impossível cansar-se ou entrar na rotina.

i feel your pain. muito mais depois de ter vivido 5 meses numa grande cidade e poder andar a pé para todo o lado ou ter transportes a noite TODA.

oferta cultural também será sempre um dos meus primeiros requisitos quando equacionar morar sozinho. chateia-me ter de andar sempre por almada, cacilhas ou lisa. o que vale é que aguento bem até ao primeiro barco e consequente viagem de carro para casa, se não bem que f*dia e andava sempre pelo cbs ou assim :lol:

essa m*rda da rússia esgotou. ya, um evento no seixal esgotou em dois dias - 3 mil bilhetes levantados, f*da-se. deve estar para morrer alguém.

agora que aqui a zona se vai transformar numa metrópole (vá, até 2020 pelo menos) é que queres bazar? :lol: eu começo a notar melhorias mas o problema é que não tens população (em termos de mentalidade/pré-disposição, nunca em termos númericos) para desenvolver a cultura por aqui. o março jovem morreu porquê? organizavam concertos com artistas emergentes (ou não, tiveste kussondulola por exemplo) e tinham meia dúzia de marmelos a assistir o que não compensava. mesmo o seixaljazz tem estado às moscas - fui a dois concertos da passada edição e podia ter ido todos os dias à pala porque eles já ofereciam os bilhetes no face. é f*dido mobilizar a malta

Compartilhar este post

Link para o post

Uma vez em arroios partiram-me o vidro do carro tb durante uma noite. Até baixaram os bancos para ver se tinha coisas na mala. Deixaram para trás um saco com um ferro de engomar (deve ser o que suaram para partir o vidro) e um tupperware com carne de kebab.

Compartilhar este post

Link para o post

É impressão minha ou vocês estão a "chorar" as diferenças entre o Seixal e Lisboa como se estas localidades distassem 100km uma da outra?!

Compartilhar este post

Link para o post

É impressão minha ou vocês estão a "chorar" as diferenças entre o Seixal e Lisboa como se estas localidades distassem 100km uma da outra?!

estou a chorar o facto de, estando na periferia de lisboa, ter a mesma qualidade de vida que em freixo de espada à cinta ou o crl mais velho. as prioridades por aqui têm estado altamente desfasadas das necessidades da população. estamos a falar de 180k habitantes, não é propriamente um meio pequeno

e, mesmo estando tão perto de lisboa, é ridícula a dificuldade ou parca qualidade de acessos se não tiveres carro

Editado por Taj

Compartilhar este post

Link para o post

Uma vez em arroios partiram-me o vidro do carro tb durante uma noite. Até baixaram os bancos para ver se tinha coisas na mala. Deixaram para trás um saco com um ferro de engomar (deve ser o que suaram para partir o vidro) e um tupperware com carne de kebab.

A carne estava boa?

Compartilhar este post

Link para o post

estou a chorar o facto de, estando na periferia de lisboa, ter a mesma qualidade de vida que em freixo de espada à cinta ou o crl mais velho. as prioridades por aqui têm estado altamente desfasadas das necessidades da população. estamos a falar de 180k habitantes, não é propriamente um meio pequeno

e, mesmo estando tão perto de lisboa, é ridícula a dificuldade ou parca qualidade de acessos se não tiveres carro

;)

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

Se conduzirem como Francisco Grilo Grilo, o Barreiro é a melhor localidade. 10 minutos estão em Lisboa

Só se tiver um carro submarino, ainda hoje tive 1h30m na fila para a ponte. Desde 2010 que uso as duas pontes e sempre foi assim e ninguém faz nada.

Em dias muito bons vais gastar 2h só em movimentação, ao final da semana são quase 2 dias a mais de trabalho só nisso.

Compartilhar este post

Link para o post

Só se tiver um carro submarino, ainda hoje tive 1h30m na fila para a ponte. Desde 2010 que uso as duas pontes e sempre foi assim e ninguém faz nada.

Em dias muito bons vais gastar 2h só em movimentação, ao final da semana são quase 2 dias a mais de trabalho só nisso.

Barco + Metro :heart:

TST da Moita até ao Oriente + Metro :heart:

Compartilhar este post

Link para o post

Não duvides do carro de Francisco Grilo Grilo.

Compartilhar este post

Link para o post

Vai pela vdg, arranja via verde e arma-te em filho da p*ta nas filas, foi o que aprendi

Compartilhar este post

Link para o post

Há aqui pessoal que parece que legitima mais a satisfação com o sítio onde vive se disser que é o melhor sítio do mundo e que não quer ir para outro lado. :lol:

Carrazeda de Ansiães?! Melhor sítio do mundo, para mim era para sempre aqui, Lisboa nunca na vida!

É uma forma de legitimar a posição e transparecer uma opinião.

Tem worten e sportzone?

Tu puxaste o tópico do cinema, das bibliotecas, dos programas à noite. Eu só demonstrei que não é por morar numa área mais distante do centro de Lisboa que não tenho acesso a tais privilégios e enumerei uma série de factores que demonstrassem o ponto de vista

É sempre fácil estabelecer um juízo crítico de uma coisa ou de uma posição quando se parte do princípio logo na primeira frase que não há qualidade de vida na cidade ou que é stressante ou chavões do género.

É evidente que o grau de subjectividade é absurdo, mas para ti o menos stressante pode passar por ir para o meio do monte ouvir as ovelhas balir no fim do dia de trabalho, para mim pode passar pela possibilidade de tomar um café com pessoas com as quais me possa encontrar a pé, pela possibilidade de me deslocar a pé para um cinema, ou simplesmente pelo facto de não ter que conduzir 1h pelo meio do trânsito para voltar para casa.

É claro que cada um sabe de si, cada um sabe o que valoriza mais, mas desde que me mudei para o centro que sinto que tenho muito mais fácil acesso à generalidade das coisas, às horas que entender, e fundamentalmente podendo-me deslocar a pé entre elas, quase sem recurso ao carro ou a transportes.

E eu morei na periferia praticamente a vida toda, é só uma questão de perceber quais são as nossas necessidades mediante a fase da vida em que nos encontramos.

E claro que o trabalho é importante, é fundamental para o equilíbrio, mas é um bocadinho preocupante como pessoas numa faixa etária tão baixa conseguem estabelecer todo e qualquer raciocínio com ele no centro das preocupações. É transversal à sociedade, eu próprio como vocês preciso do meu para pagar a renda e comer, só custa a entender como pode ser o único factor de ponderação nesta questão.

E para mim, Lisboa é stressante, faz-me confusão toda a azáfama.

Será sempre subjectivo, isso é mais que óbvio mas eu não moro no meio de um monte onde a água não é potável e ainda cago no mato. Eu moro numa zona rural que conta com infraestruturas modernas, actualizadas e com ofertas bastantes interessantes. Eu posso chegar à noite e ir ali ao pé do Miradouro da Ferraria mamar umas tapas num Rooftop com uma vista muito boa, ou então vais ao Moinho D.Quixote e comes com esta vista.

E o trabalho não é o único factor de ponderação, aliás, acho que isso foi dos poucos assuntos que não foram tocados nesta troca de ideias. O que eu disse até aqui, e continuo a manter a mesma opinião, é a de que prefiro aquilo que esta zona me dá que aquilo que Lisboa me pode oferecer. Lisboa não me oferece nada que seja do meu interesse que eu não possa ter aqui, com o downside de ser uma zona mais cara e mais caótica.

Eu não sei qual é a impressão que o pessoal tem de Sintra mas tenho sempre a sensação que é tudo muito associado à Linha. Cacém, Mem-Martins, Massamá, Algueirão, Rio de Mouro. Se fosse para morar nessas zonas, preferia estar em Lisboa como é óbvio. É caótico estacionar o carro na Tapada, em Rio de Mouro, em Fitares porque é uma zona completamente sobrepovoada. O concelho de Sintra tem quase 400k habitantes. Eu tenho a felicidade de poder gozar de todas as regalias que foram necessárias criar para satisfazer as necessidades de uma população cada vez maior e mais jovem mas sem estar num sitio claramente sobrelotado.

E voltamos ao ponto em que toda a discussão se centrou, eu, atendendo às minhas prioridades, e à minha forma de estar na minha vida social e mesmo em termos de trabalho, prefiro morar nesta zona e pagar 600€ por uma casa com piscina que por um T1 em Lisboa, e se algum dia tiver de escolher entre ir ganhar mais 100€ para Lisboa ou ficar por aqui, eu fico por aqui.

É tudo relativo, e cada um deve procurar viver numa zona que lhe ofereça aquilo que necessita. Eu só estou a falar de Sintra porque gosto genuinamente de estar aqui, não sou natural daqui, mas é sem dúvida a minha zona preferida e acho que o pessoal tem uma ideia muito antiquada daquilo que é esta zona.

Não é Lisboa, certo, mas também não é de todo a zona que era em 2005 ou 2012. Sintra tem crescido muito.

E fds, é impossivel resistir a isto.

santuario-da-peninha-sintra-1024x576.jpg

Só para dizer que já ninguém vai ao Fonte da Pipa.

Com 40 anos como tu não.

Editado por Hugo Rapaport

Compartilhar este post

Link para o post

Nada como viver em Queluz de Baixo. Tão perto de Lisboa/Cascais/Sintra como o Cacem/Amadora/Massamá mas com a diferença de ter apenas meia duzia de predios (com poucos andares) e sem os preços exagerados e confusão tipica dessas mesmas zonas. Se não tivesse que sair daqui, só trocava por uma casa no centro de Lisboa com condições semelhantes.

Compartilhar este post

Link para o post

i feel your pain. muito mais depois de ter vivido 5 meses numa grande cidade e poder andar a pé para todo o lado ou ter transportes a noite TODA.

oferta cultural também será sempre um dos meus primeiros requisitos quando equacionar morar sozinho. chateia-me ter de andar sempre por almada, cacilhas ou lisa. o que vale é que aguento bem até ao primeiro barco e consequente viagem de carro para casa, se não bem que f*dia e andava sempre pelo cbs ou assim :lol:

essa m*rda da rússia esgotou. ya, um evento no seixal esgotou em dois dias - 3 mil bilhetes levantados, f*da-se. deve estar para morrer alguém.

agora que aqui a zona se vai transformar numa metrópole (vá, até 2020 pelo menos) é que queres bazar? :lol: eu começo a notar melhorias mas o problema é que não tens população (em termos de mentalidade/pré-disposição, nunca em termos númericos) para desenvolver a cultura por aqui. o março jovem morreu porquê? organizavam concertos com artistas emergentes (ou não, tiveste kussondulola por exemplo) e tinham meia dúzia de marmelos a assistir o que não compensava. mesmo o seixaljazz tem estado às moscas - fui a dois concertos da passada edição e podia ter ido todos os dias à pala porque eles já ofereciam os bilhetes no face. é f*dido mobilizar a malta

Vai transformar-se em algo estilo Cacilhas, quanto muito. O que já não seria mau, mas não é suficiente para mim. Passará até mais pelos conceitos de restauração importados de Lisboa (ver Hamburgueria do Rio ou a Mundet Factory :mrgreen:), do que propriamente por um aumento na oferta cultural.

E sim, tens razão quando dizes que a malta da zona se está um pouco a cagar para os poucos eventos culturais que temos na zona, a maioria do pessoal entre os 18 e 30 anos estão mais interessados em passar os fins-de-semana em Ondeados e m*rda do género. Pá, tenho amigos meus que até me faz confusão, estão todo o santo fim-de-semana no Sabores Torrados, às vezes até lá vão 2 ou 3 vezes por semana. Isso acaba por prejudicar a malta que gosta de ver um concerto bacano ou assistir a uma peça, a oferta é pouca porque a procura também não é suficiente.

Se contarmos com os concelhos de Almada, Seixal e Barreiro, estamos a falar de quase meio milhão de pessoas. É um absurdo o pouco que se tem para a quantidade de pessoas que aqui residem.

Compartilhar este post

Link para o post

Com 40 anos como tu não.

Certo, realmente aquilo é mais para malta de 12 :lol:

Compartilhar este post

Link para o post

Certo, realmente aquilo é mais para malta de 12 :lol:

Só porque foste lá em 1983... As coisas mudam.

Compartilhar este post

Link para o post

Tenho o Fórum Sintra a 7 minutos de casa, o Cascaishoping a 10 minutos, o Beloura a 8 minutos. Se me quiser esticar um pouco, meto-me do Strada em 20 minutos ou no Oeirasparque em 15. Tenho Cinemas NOS, Cinema City e Castelo Lopes num raio de 15km.

Tenho Decathlon, SportsDirect, Sportzone, Worten, MediaMarkt, Fnac, Rádio Popular. Tenho tudo o que é possível imaginar em termos de superficies comerciais quase à porta de casa. Depois ainda temos os espaços nocturnos que em Sintra ainda são alguns. Claro que não tens um Urban, Main ou Place mas também não faz o meu estilo. Prefiro ir à Mourisca ao pés do bombeiros de Sintra beber um copo e jogar snooker que estar no Urban.

f*dasse, deves ter uma vida espectacular...

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...