Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Gavazzo

[Arrendar] Casas/Apartamentos/Quartos

Publicações recomendadas

Citação de Casual 1904, Em 13/02/2019 at 11:05:

O melhor é não sair de casa. Eu moro há mais de 10 anos na linha de Sintra, sempre andei de comboio para ir para a faculdade em Lisboa, sempre sai à noite a pé, ou de transportes e fui uma única vez assaltado. Curiosamente fui assaltado em Lisboa.

A zona de Oeiras, Estoril, Cascais, Linda-a-Velha, Carnaxide e até Massamá estão caríssimas.

É um bocadinho isto. É como tudo na vida, aprende-se a saber o que evitar e quando. Mas sempre vivi e fiz a linha de sintra inteira, estudei aqui até ir para a Faculdade e nunca tive qualquer stress. Mas tive amigos que tiveram, em sítios onde passo diariamente. 

É óbvio que se me perguntarem se preferia viver no Cacém, nas Mercês, em Rio de Mouro ou em Cascais, no Estoril ou na Parede diria sempre as ultimas opções. E vai na volta era lá que ia ser assaltado pela primeira vez :lol: 

Quanto aos preços, pa, eu abstenho-me de comentar. O que se vê já é pra lá de desumano, custa-me muito comer isto. É acendermos velas para termos todos sorte na busca. 

Citação de Chandler, há 21 minutos:

Já não vivo lá há uns anos, mas a Amadora não é o Bairro da Jamaica... Além de estares a comparar um bairro a uma cidade de dimensão considerável, existem muitas zonas da cidade seguras e com baixíssimo historial de problemas.

Confere. Amadora tem muuuuita zona bem porreira até. Soube desenvolver-se muito "dentro de portas", e tem um ambiente bem saudável até, contrariamente ao que ainda se pensa. 

Editado por Modulor

Compartilhar este post

Link para o post

Estamos, finalmente, a pagar a peso de ouro o disparate do Salazar de congelar as rendas em Lisboa e no Porto, agravado pela decisão pós 25 de abril de alargar a palermice ao país inteiro.

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Chandler, há 4 horas:

Já não vivo lá há uns anos, mas a Amadora não é o Bairro da Jamaica... Além de estares a comparar um bairro a uma cidade de dimensão considerável, existem muitas zonas da cidade seguras e com baixíssimo historial de problemas.

Não quis de forma alguma atacar a cidade. :10_wink: Como disse, é um preconceito que se constrói ao longo dos anos, com um gajo a ver notícias, sketchs do Gato Fedorento, até anedotas, etc., sem realmente conhecer as zonas. 

Compartilhar este post

Link para o post

Vi no outro dia, no OLX, um anúncio para um T2 no Pinhal Novo (~40km de Lisboa) a 400€. Até aqui, "tudo bem", é o normal, mas depois leio a descrição:

• Para arrendar o imóvel tem que ter um rendimento superior a 20mil€ anuais;
  • O fiador também tem que ter um rendimento superior a 20mil€ anuais;
  • Entrada de um mês de renda + 1000€ de caução;
  • Tem que mandar todos os comprovativos de rendimentos, + nota de liquidação, IRS, etc. para visitar a casa. Caso não se mande estes comprovativos, pode-se visitar a casa, mas tem que se pagar 10€ + iva.

Isto é normal?

Edit: Link

Editado por Inkie

Compartilhar este post

Link para o post

Achei piada ao cepo do @UnReal dizer que pode ir trabalhar para Sintra/Oeiras (dois concelhos) e que por isso precisa de se mudar para o concelho de Lisboa. 😅

Sobre o assunto do tópico, dou graças por me ter mudado há dois anos e ter conseguido arranjar um negócio que, embora na altura tenha parecido um valor relativamente assustador, agora vejo que foi quase um achado. O contrato termina a 30 de abril, mas como não fui informado de nada por parte do senhorio, já estou a contar ter casa por mais um ano. 😎

Compartilhar este post

Link para o post

Uma dúvida para quem não percebe absolutamente nada do assunto.

Um casal que tem rendimento líquido de 800€ cada um. Se pretender comprar casa e ter uma prestação a rondar os 500€ e tiver 10k para dar de entrada consegue comprar uma casa dentro de que valores ?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Lavrador, há 1 minuto:

Uma dúvida para quem não percebe absolutamente nada do assunto.

Um casal que tem rendimento líquido de 800€ cada um. Se pretender comprar casa e ter uma prestação a rondar os 500€ e tiver 10k para dar de entrada consegue comprar uma casa dentro de que valores ?

500 euros não é muito dinheiro para uma prestação?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Hammerfall, há 4 minutos:

500 euros não é muito dinheiro para uma prestação?

Como disse é algo que pouco ou nada percebo, mas pelos simuladoras qe vi na net dava para uma casa até 150k

Compartilhar este post

Link para o post

O problema aqui é perceber como é que o casal sobrevive, nem digo vive, com apenas 300 Euros para o resto das despesas.

Citação de Inkie, há 2 horas:

Vi no outro dia, no OLX, um anúncio para um T2 no Pinhal Novo (~40km de Lisboa) a 400€. Até aqui, "tudo bem", é o normal, mas depois leio a descrição:

• Para arrendar o imóvel tem que ter um rendimento superior a 20mil€ anuais;
  • O fiador também tem que ter um rendimento superior a 20mil€ anuais;
  • Entrada de um mês de renda + 1000€ de caução;
  • Tem que mandar todos os comprovativos de rendimentos, + nota de liquidação, IRS, etc. para visitar a casa. Caso não se mande estes comprovativos, pode-se visitar a casa, mas tem que se pagar 10€ + iva.

Isto é normal?

Edit: Link

É o ridiculo a que se chegou. Eu já vi pessoas pedirem "carta de motivação", portanto...nada de demasiado surpreendente. Agora para visitar a casa precisas de enviar toda a documentação - repara, sem saberes bem se é o que queres, qual o verdadeiro estado, etc., ou pagar 10€ + IVA, essa sim, é de génio.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu deduzo que o Lavrador estivesse a fazer contas aos 500€ a dividir pelos dois...ou seja, dos 800€ de cada um tirava-se 250€ a cada. Caso contrário isso vai ser uma ginástica bem complexa.

Compartilhar este post

Link para o post

Ele disse que cada um ganhava 800, dá um orçamento de 1600.

Com uma prestação de 500 euros, em 20 anos pagas uma casa de 120k, fora juros. Ou uma habitação mais barata mas com os juros a chegar a esse valor. Mas se vires que conseguem pagar uma prestação de 500 euros, porreiro.

Compartilhar este post

Link para o post

Desculpem, li mal. Faltou-me ler o cada um. Portanto num orçamento familiar de 1600 Euros vais gastar perto de 1/3 na habitação. Compensa-te mais comprar nesta fase?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de w0, há 3 minutos:

Desculpem, li mal. Faltou-me ler o cada um. Portanto num orçamento familiar de 1600 Euros vais gastar perto de 1/3 na habitação. Compensa-te mais comprar nesta fase?

Não faz sentido comprar de que andar a dar dinheiro a senhorios?

Se me apanhar numa situação laboral estável + a rapariga é errado comprar asap ou devo esperar? Isto sou eu a perguntar porque tenciono fazer isso daqui a uns 2, 3 anos max. E pergunto porque sei que as casas, atualmente, estão inflacionadíssimas. Achas que compensa estar a esperar para que o valor desça e depois comprar ou não?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Hammerfall, Agora:

Não faz sentido comprar de que andar a dar dinheiro a senhorios?

Se me apanhar numa situação laboral estável + a rapariga é errado comprar asap ou devo esperar? Isto sou eu a perguntar porque tenciono fazer isso daqui a uns 2, 3 anos max. E pergunto porque sei que as casas, atualmente, estão inflacionadíssimas. Achas que compensa estar a esperar para que o valor desça e depois comprar ou não?

São tudo questões válidas, para as quais acho que não existe uma só resposta, uma verdade absoluta. É inegável que os preços dispararam e há quem defenda que a bolha deverá rebentar. Há quem defenda que, mesmo rebentando, os valores vão continuar bastante mais altos do que o momento imediatamente anterior à subida desenfreada dos preços. 

Quanto à primeira pergunta, julgo que é uma questão de filosofia de vida, pelo que vou deixar algumas ideias de como eu olho para essa questão. Um empréstimo a 30 ou 40 anos amarrar-me-ia para a vida. Com 31 anos só acabaria por pagar o empréstimo aos 61 ou 71 anos. Hoje não tenho filhos. Amanhã posso vir a ter um, dois, três ou nenhum. Ou seja, a casa que hoje responde às minhas necessidades pode não ser suficiente para responder a necessidades futuras. 

Adicionalmente, hoje tenho o trabalho X. A pessoa com quem vivo tem o trabalho Y. Mesmo que estejamos lá 10 anos, nada garante que, de um momento para o outro, tudo não desvanece. A volatilidade do mercado laboral é algo de positivo e negativo. Negativo para quem tem determinadas amarras. Positivo pois oferece endless possibilities. Vivemos numa aldeia global e raros são os casos onde não podemos vir a trabalhar para uma multinacional, para uma empresa com mercado no estrangeiro, e tudo isso pode implicar mudanças. Mudanças que ficam bastante mais complicadas com uma casa às costas, ou nesta caso, à perna, pois terá de ser religiosamente paga todos os meses.

Como não sou o Ramses II, não tenciono levar para a cova uma arca cheia de ouro e pedras preciosas. E quando penso na compra de uma casa com recurso a um crédito por 30 ou 40 anos, sinto que estaria a prender uma âncora enorme ao pé, que me obrigaria a viver permanentemente a viver com muitas cautelas. Acho que me tirava o conforto que tenho atualmente. A verdade é que, só nos meus piores anos, pós-70, é que a casa seria verdadeiramente minha. No fundo era algo que ia deixar aos meus filhos, que não tenho à data de hoje, portanto já estaria a assumir um sacrificio de 30 ou 40 anos para isso.

Ademais, o mundo de ser proprietário de algo está em crise. Tem havido uma alteração desse paradigma e, nesse aspeto em particular, sou muito desprendido. Prefiro uma solução de renting, por exemplo, a uma da compra de um carro a crédito durante 60 meses. Prefiro, ainda mais, um car sharing, por exemplo. 

Para voltar à tua primeira questão. Durante 30 ou 40 anos estás a dar dinheiro ao banco. Se falhares, a casa ardeu. Certo que, no final desse período, a casa é tua. Em movimento inverso, pagar aos senhorios nunca vai fazer da casa tua. Mas oferece-te tantas outras possibilidades. Repara que eu posso nunca comprar casa, e no fim se calhar pensas: porra, este gajo gastou 1M de Euros ao longo da vida e nunca teve uma casa. Mas a verdade é que o gozo que teria dessa casa seriam os últimos anos de vida e provavelmente mamava com uma casa obsoleta que, 40 anos depois, já não responderia às minhas necessidades.

Caso diferente seria se tivesse uma conta com uns bons milhões. Ai consigo concordar. Porque ai entraria o paradigma do comprar uma casa como eu hoje compro uma pastilha elástica, isto é, sem pensar se isso me vai ou não fazer diferença no meu dia-a-dia (economicamente falando).

• Like 2
  • Concordo! 2

Compartilhar este post

Link para o post

Consigo entender o teu ponto de vista quando falas de filosofia de vida. E obrigado pelo input, dá sempre para pensar as coisas de outra maneira.

Compartilhar este post

Link para o post

Antes de mais obrigado a todos pelas respostas! Sim efectivamente o orçamento total líquido é 1600€. Não tenciono para já comprar, talvez daqui a 2/3 anos, foi apenas por uma questão de curiosidade.

Mas efectivamente é como dizem, o mercado está super inflacionado, lógico que gostaria de quando comprasse casa fosse uma casa nova e de preferência um t3, pois acredito que seja um investimento para a vida e planeio ter 2 filhos , apenas me queria ajustar dentro da realidade dos empréstimos pois é algo que nunca fui a favor, tanto que andei uns bons anos de transportes porque sempre me recusei a fazer um crédito automóvel, mas crédito habitação infelizmente será algo que quando chegar a altura me tenho de sujeitar.

obrigado a todos !

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Lavrador, há 21 minutos:

Antes de mais obrigado a todos pelas respostas! Sim efectivamente o orçamento total líquido é 1600€. Não tenciono para já comprar, talvez daqui a 2/3 anos, foi apenas por uma questão de curiosidade.

Mas efectivamente é como dizem, o mercado está super inflacionado, lógico que gostaria de quando comprasse casa fosse uma casa nova e de preferência um t3, pois acredito que seja um investimento para a vida e planeio ter 2 filhos , apenas me queria ajustar dentro da realidade dos empréstimos pois é algo que nunca fui a favor, tanto que andei uns bons anos de transportes porque sempre me recusei a fazer um crédito automóvel, mas crédito habitação infelizmente será algo que quando chegar a altura me tenho de sujeitar.

obrigado a todos !

Eu comprei uma casa por 112k , demos 17k de entrada, mas o nosso rendimento liquido tambem é mais baixo. É uma questao de ires ao banco fazer a simulação e veres quanto dá a prestação para teres ideia aquilo que podes apontar.

Eu gasto cerca de 1/4 do rendimento na prestação da casa, porque o emprestimo foi feito a 40 anos. No entanto so estou a espera de saber se passo a efetivo ou nao para ir ao banco renegociar o empréstimo para ver se consigo pagar a casa em menos tempo, saindo me mais barata. A questao aqui é que nos temos outros rendimentos por fora, daí estar a vontade em tomar esta opção. Tu tens que olhar para o que tens, olhar para os valores e fazer contas..

Compartilhar este post

Link para o post

10 mil para a entrada condiciona-te, desde logo, no valor da casa a que podes aspirar. Pessoalmente procuraria tentar ter um valor superior.

Citação de w0, há 2 horas:

Ademais, o mundo de ser proprietário de algo está em crise. Tem havido uma alteração desse paradigma e, nesse aspeto em particular, sou muito desprendido. Prefiro uma solução de renting, por exemplo, a uma da compra de um carro a crédito durante 60 meses. Prefiro, ainda mais, um car sharing, por exemplo.

Eu diria que a não acumulação de riqueza através da propriedade poderá ser um dos grandes problemas das classes médias/baixas no futuro, porque acaba por funcionar também como um elevador social.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Lavrador, há 1 hora:

obrigado a todos !

Estou a citar te outra vez porque o perep citou um ponto importante. Os bancos agora so oferecem 80% do valor da compra ou da avaliação da casa ( o que for mais baixo ) portanto isso condiciona te um bocado para o valor de entrada. Para uma casa que custe 150k por exemplo, teras que dar 30k de entrada..

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de FabioK, há 4 minutos:

Estou a citar te outra vez porque o perep citou um ponto importante. Os bancos agora so oferecem 80% do valor da compra ou da avaliação da casa ( o que for mais baixo ) portanto isso condiciona te um bocado para o valor de entrada. Para uma casa que custe 150k por exemplo, teras que dar 30k de entrada..

Depende dos bancos, muitos emprestam 90%.

Btw, os preços em Braga estão absurdos, também ando à procura e está a ser extremamente difícil arranjar algo ao nosso gosto e que tenha um preço acessível. Isto quer para arrendar quer para comprar.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de verY, há 5 horas:

Achei piada ao cepo do @UnReal dizer que pode ir trabalhar para Sintra/Oeiras (dois concelhos) e que por isso precisa de se mudar para o concelho de Lisboa. 😅

Amigo, isto abaixo do Douro é tudo Marrocos, sei lá eu diferenciar. 😄

Mas já que falaste nisso, já cá estou na segunda semana de trabalho e a viver em Oeiras.

• Like 2

Compartilhar este post

Link para o post

Emprestam 90% mas tens que ter uma avaliação superior ao valor da escritura.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...