joe Publicado 30 Outubro 2020 Malta, ando aqui com uns dilemas morais em relação à partilha da casa onde moro. Há uns dois anos atrás mudei-me para um apartamento com mais 3 amigos. Como o senhorio não aceitou ter mais de uma pessoa no contrato acabei por ser eu a assumir a coisa e o contrato ficou em meu nome durante 3 anos. Sempre pagámos a renda a dividir por 4. Entretanto como a vida é bué cenas as outras 3 pessoas já foram à vida deles e agora são outros 3 lá em casa, sendo que uma vai sair e precisamos de a substituir. Mesmo depois dos 3 "originais" terem saído, as rendas continuaram iguais para todos. A minha intenção é subir a renda do quarto que vagou em 50€. Esses 50€ seriam 50€ a menos da minha parte da renda. Os outros 2 ficam a pagar o mesmo. Os outros 2 estão completamente contra esta decisão. Eu acho que ela faz sentido. Os meus argumentos: - O contrato está em meu nome. Os gajos nem sabem quem são os senhorios, não fizeram parte das negociações etc etc. - Sou eu que trato de tudo da casa, desde pagar a renda, contas, tratar de reparações (que ficam a cargo do senhorio, mas alguém tem que mexer o cu para as coisas aparecerem feitas), etc etc... - Em caso de alguma coisa correr muito mal lá em casa, tipo um incêndio, quem se f*de sou eu. - Ando a pagar uma renda mais elevada que o meu ordenado. No fundo estou a sub-alugar o espaço sem declarar nada. Imagino que a probabilidade das finanças refilarem com isto e perguntar de onde vem o dinheiro é extremamente reduzida, pois é uma prática bastante comum. Mas... O risco é sempre da minha parte. -A casa vinha sem mobília e sem eletrodomésticos. Entre todos equipámos a cozinha e comprámos um ou outro móvel. Cada um cá de casa tem uma quarta parte disso e vende a quem entra. Este valor (1/4) anda por volta dos 250/300e. Para além deste valor a minha mobília nos espaços comuns, alguns eletrodomésticos e afins fazem uns 900/1000e, mais alguma arte que não faço ideia quanto valha. Os outros dois têm praticamente 0. - O valor do quarto continua ajustado para o valor de mercado. Os argumentos deles: - É injusto. - O quarto é mais pequeno. - Estou a lucrar e a explorar os outros. - Não se sentem confortáveis a viver com alguém, sabendo que essa pessoa paga uma renda mais elevada que a deles. - Vai estragar o ambiente da casa. Honestamente, qual é a vossa opinião? Compartilhar este post Link para o post
FabioK Publicado 30 Outubro 2020 Presumo que aí então ainda achassem pior 😂 Compartilhar este post Link para o post
HappyKing Publicado 30 Outubro 2020 (editado) Citação de joe, há 16 minutos: - Vai estragar o ambiente da casa. Não me parece que seja por aqui porque neste momento acredito que esse ambiente já não esteja muito famoso devido a essa questão. Editado 30 Outubro 2020 por HappyKing Compartilhar este post Link para o post
jean-luc godard Publicado 30 Outubro 2020 eu vivia com a minha irma e mais um amigo. também lhe cobrávamos mais 50€ e retirávamos à nossa renda, pelas mesmas razões: nos espaços comuns era tudo nosso, o contrato estava no nosso nome, o valor do quarto continuava a ser adequado. não vejo qual é o mal. Compartilhar este post Link para o post
Ricardo Pinto Publicado 30 Outubro 2020 Fazes tu muito bem, e se eles quiserem sair, ainda é uma situação boa para ti, alugas depois os restantes quartos cada um por mais de 50€ 😂 A verdade é que tu é que tens a responsabilidade, só isso é suficiente. Compartilhar este post Link para o post
paladino77 Publicado 30 Outubro 2020 Fico surpreendido de não te terem chamado porco capitalista oh joe 1 Compartilhar este post Link para o post
Ego Sum Publicado 30 Outubro 2020 Citação de Ricardo Pinto, há 1 hora: Fazes tu muito bem, e se eles quiserem sair, ainda é uma situação boa para ti, alugas depois os restantes quartos cada um por mais de 50€ 😂 A verdade é que tu é que tens a responsabilidade, só isso é suficiente. Isto. Compartilhar este post Link para o post
Bumba Publicado 30 Outubro 2020 Citação de joe, há 2 horas: Honestamente, qual é a vossa opinião? Citação de bobzz, há 2 horas: Aumenta todos em 50/3. mas fácil Compartilhar este post Link para o post
Caviar Publicado 30 Outubro 2020 Dá 10 ou 15 dos 50 a cada um deles e fica com o restante. Compartilhar este post Link para o post
Fajo Publicado 31 Outubro 2020 Citação de Tio Hans, há 13 horas: Não sei se viram nas notícias mas os preços das casas já estão a cair. Novas? Compartilhar este post Link para o post
pm2lp Publicado 31 Outubro 2020 É aquela notícia da S&P da descida de 0.6%? É que quem não conseguia comprar uma casa por 200k também não vai conseguir por 198.8k. Tudo o que seja inferior a 15% é completamente inconsequente. Compartilhar este post Link para o post
Tio Hans Publicado 31 Outubro 2020 Citação de pm2lp, há 1 hora: É aquela notícia da S&P da descida de 0.6%? É que quem não conseguia comprar uma casa por 200k também não vai conseguir por 198.8k. Tudo o que seja inferior a 15% é completamente inconsequente. Tens noção que os preços não descem 15% por decreto, certo? Compartilhar este post Link para o post
Ghelthon Publicado 31 Outubro 2020 Também podiam descer as rendas, mas não vejo isso a acontecer. Mesmo que o mercado imobiliário desça os preços, não me parece que os senhorios queiram mexer nas rendas. Compartilhar este post Link para o post
Lebohang Publicado 31 Outubro 2020 Citação de paladino77, há 19 horas: Fico surpreendido de não te terem chamado porco capitalista oh joe Citação de joe, há 20 horas: Os argumentos deles: - Estou a lucrar e a explorar os outros. Olhe que não, olhe que não. Compartilhar este post Link para o post
Augusto Publicado 31 Outubro 2020 Citação de Rain Dog, há 17 minutos: eu se estivesse na situação deles também não aceitava, obviamente. Ou sobe para todos ou não sobe para nenhum Eu aceitava se fosse mesmo um inquilino de passagem, se fosse meu amigo fazia-lhe um manguito grande. Compartilhar este post Link para o post
Bumba Publicado 31 Outubro 2020 Citação de Ghelthon, há 2 horas: Também podiam descer as rendas, mas não vejo isso a acontecer. Mesmo que o mercado imobiliário desça os preços, não me parece que os senhorios queiram mexer nas rendas. procura vs demanda meu caro. Compartilhar este post Link para o post
pm2lp Publicado 31 Outubro 2020 Citação de Tio Hans, há 8 horas: Tens noção que os preços não descem 15% por decreto, certo? Primeiro, é muito complicado avaliar essas descidas de preço, mesmo se formos buscar a media de preço por m2 num sitio muito específico (de casas efetivamente vendidas, não anúncios) há muitas variáveis que podem influenciar. Quem estava ou esteve comprador nos ultimos anos e estudou o mercado a fundo, indo ver casas e fazendo propostas, consegue ter uma noção mais real da coisa, sei que há aqui pessoal que se deve enquadrar, digam sinceramente notam alguma descida de preço em casas que nao sejam refugo? Eu não noto, e a mim pouco importa se sobem ou descem, não vou comprar nem vender tão cedo, acho é um bocado de mau gosto andar a criar falsas ilusões ao pessoal com notícias sensacionalistas. Compartilhar este post Link para o post
Burkina2008 Publicado 31 Outubro 2020 Citação de pm2lp, há 53 minutos: Primeiro, é muito complicado avaliar essas descidas de preço, mesmo se formos buscar a media de preço por m2 num sitio muito específico (de casas efetivamente vendidas, não anúncios) há muitas variáveis que podem influenciar. Quem estava ou esteve comprador nos ultimos anos e estudou o mercado a fundo, indo ver casas e fazendo propostas, consegue ter uma noção mais real da coisa, sei que há aqui pessoal que se deve enquadrar, digam sinceramente notam alguma descida de preço em casas que nao sejam refugo? Eu não noto, e a mim pouco importa se sobem ou descem, não vou comprar nem vender tão cedo, acho é um bocado de mau gosto andar a criar falsas ilusões ao pessoal com notícias sensacionalistas. Economicamente faz todo o sentido que descam os precos...mais desemprego aliado a recessão economica, faz com que exista menos dinheiro a circular. Quem estava comprador percentualmente vai deixar de estar ou so vai poder pagar menos, enquanto que quem estava vendedor e necessite do dinheiro (ora porque esta a contar com a venda para pagar outra casa) ou porque deixou de receber de outras fontes de rendimento, tendencialmente vai aceitar vender por menos. Este efeito deve ser sobretudo sentido no arrendamento. Claro que isto é do ponto de vista teorico, mas historicamente em diversos mercados, tem se notado que as casas ficam mais baratas durante crises economicas (com excepcao das casas em zonas nobres que não são afectadas porque a crise raramente afecta a classe alta de forma debelitante). Pode ser que ainda não se sinta agora, mas este ciclo economico negativo vai ser longo e mais tarde ou mais cedo a queda dos precos vai-se fazer sentir. 1 Compartilhar este post Link para o post
Mafia_SCP Publicado 2 Novembro 2020 Citação de joe, Em 30/10/2020 at 19:06: Malta, ando aqui com uns dilemas morais em relação à partilha da casa onde moro. Há uns dois anos atrás mudei-me para um apartamento com mais 3 amigos. Como o senhorio não aceitou ter mais de uma pessoa no contrato acabei por ser eu a assumir a coisa e o contrato ficou em meu nome durante 3 anos. Sempre pagámos a renda a dividir por 4. Entretanto como a vida é bué cenas as outras 3 pessoas já foram à vida deles e agora são outros 3 lá em casa, sendo que uma vai sair e precisamos de a substituir. Mesmo depois dos 3 "originais" terem saído, as rendas continuaram iguais para todos. A minha intenção é subir a renda do quarto que vagou em 50€. Esses 50€ seriam 50€ a menos da minha parte da renda. Os outros 2 ficam a pagar o mesmo. Os outros 2 estão completamente contra esta decisão. Eu acho que ela faz sentido. Os meus argumentos: - O contrato está em meu nome. Os gajos nem sabem quem são os senhorios, não fizeram parte das negociações etc etc. - Sou eu que trato de tudo da casa, desde pagar a renda, contas, tratar de reparações (que ficam a cargo do senhorio, mas alguém tem que mexer o cu para as coisas aparecerem feitas), etc etc... - Em caso de alguma coisa correr muito mal lá em casa, tipo um incêndio, quem se f*de sou eu. - Ando a pagar uma renda mais elevada que o meu ordenado. No fundo estou a sub-alugar o espaço sem declarar nada. Imagino que a probabilidade das finanças refilarem com isto e perguntar de onde vem o dinheiro é extremamente reduzida, pois é uma prática bastante comum. Mas... O risco é sempre da minha parte. -A casa vinha sem mobília e sem eletrodomésticos. Entre todos equipámos a cozinha e comprámos um ou outro móvel. Cada um cá de casa tem uma quarta parte disso e vende a quem entra. Este valor (1/4) anda por volta dos 250/300e. Para além deste valor a minha mobília nos espaços comuns, alguns eletrodomésticos e afins fazem uns 900/1000e, mais alguma arte que não faço ideia quanto valha. Os outros dois têm praticamente 0. - O valor do quarto continua ajustado para o valor de mercado. Os argumentos deles: - É injusto. - O quarto é mais pequeno. - Estou a lucrar e a explorar os outros. - Não se sentem confortáveis a viver com alguém, sabendo que essa pessoa paga uma renda mais elevada que a deles. - Vai estragar o ambiente da casa. Honestamente, qual é a vossa opinião? Quando sai alguém, quem é que fica com a despesa desse quarto enquanto não é alugado? Se fores tu, aí tens o argumento mais forte Compartilhar este post Link para o post
Tio Hans Publicado 2 Novembro 2020 Citação de Ghelthon, Em 31/10/2020 at 15:27: Também podiam descer as rendas, mas não vejo isso a acontecer. Mesmo que o mercado imobiliário desça os preços, não me parece que os senhorios queiram mexer nas rendas. isso vai lá com o tempo. Se a prestação a pagar ao banco for significativamente menor que a renda a pagar ao senhorio, as pessoas que puderem, vão, inteligentemente, optar por comprar. O mercado de arrendamento vai ter défice de procura e as rendas ajustam-se em baixa. Não vai ser de hoje para amanhã, obviamente. Citação de pm2lp, Em 31/10/2020 at 22:37: Primeiro, é muito complicado avaliar essas descidas de preço, mesmo se formos buscar a media de preço por m2 num sitio muito específico (de casas efetivamente vendidas, não anúncios) há muitas variáveis que podem influenciar. Quem estava ou esteve comprador nos ultimos anos e estudou o mercado a fundo, indo ver casas e fazendo propostas, consegue ter uma noção mais real da coisa, sei que há aqui pessoal que se deve enquadrar, digam sinceramente notam alguma descida de preço em casas que nao sejam refugo? Eu não noto, e a mim pouco importa se sobem ou descem, não vou comprar nem vender tão cedo, acho é um bocado de mau gosto andar a criar falsas ilusões ao pessoal com notícias sensacionalistas. Estamos a falar em termos médios. Ninguém lançou notícias sensacionalistas. Os preços das casas baixaram pela primeira vez em dois períodos em cadeia em vários anos. Naturalmente que não vai baixar em todos os sítios ao mesmo tempo e da mesma forma. Agora, ainda não baixaram o suficiente para se notar significativamente e estão mais caras que há um ano. Mas não deixam de estar a começar a baixar. Não há qualquer sensacionalismo nisto. Citação de Burkina2008, Em 31/10/2020 at 23:39: Economicamente faz todo o sentido que descam os precos...mais desemprego aliado a recessão economica, faz com que exista menos dinheiro a circular. Quem estava comprador percentualmente vai deixar de estar ou so vai poder pagar menos, enquanto que quem estava vendedor e necessite do dinheiro (ora porque esta a contar com a venda para pagar outra casa) ou porque deixou de receber de outras fontes de rendimento, tendencialmente vai aceitar vender por menos. Este efeito deve ser sobretudo sentido no arrendamento. Claro que isto é do ponto de vista teorico, mas historicamente em diversos mercados, tem se notado que as casas ficam mais baratas durante crises economicas (com excepcao das casas em zonas nobres que não são afectadas porque a crise raramente afecta a classe alta de forma debelitante). Pode ser que ainda não se sinta agora, mas este ciclo economico negativo vai ser longo e mais tarde ou mais cedo a queda dos precos vai-se fazer sentir. Para mais, há outros factores que provavelmente vão influenciar os preços em baixa: 1 - O corte na emissão dos vistos gold; 2 - As casas entregues aos bancos por incumprimento dos créditos; 3 - As casas recuperadas para AirBnB que, provavelmente, agora, vão ser postas à venda ou no mercado de arrendamento tradicional. 1 Compartilhar este post Link para o post
Bumba Publicado 2 Novembro 2020 Citação de Burkina2008, Em 31/10/2020 at 23:39: Economicamente faz todo o sentido que descam os precos...mais desemprego aliado a recessão economica, faz com que exista menos dinheiro a circular. Quem estava comprador percentualmente vai deixar de estar ou so vai poder pagar menos, enquanto que quem estava vendedor e necessite do dinheiro (ora porque esta a contar com a venda para pagar outra casa) ou porque deixou de receber de outras fontes de rendimento, tendencialmente vai aceitar vender por menos. Este efeito deve ser sobretudo sentido no arrendamento. Claro que isto é do ponto de vista teorico, mas historicamente em diversos mercados, tem se notado que as casas ficam mais baratas durante crises economicas (com excepcao das casas em zonas nobres que não são afectadas porque a crise raramente afecta a classe alta de forma debelitante). Pode ser que ainda não se sinta agora, mas este ciclo economico negativo vai ser longo e mais tarde ou mais cedo a queda dos precos vai-se fazer sentir. #lisboaéumabolha A verdade em Lisboa é algo peculiar, porque os preços praticados são obviamente para non-portuguese na grande parte. E esse mercado dificilmente vai estagnar, mesmo com covid, há investimentos imobiliários, praticamente tudo estrangeiro cá, a investir para vender a quem vem de fora, ninguém quer saber se os Portugueses vivem bem ou mal devido ao mercado que existe. Que não é para portugueses, porque na média não têm dinheiro. A minha opinião, fundamentada pelo que conheço de Lisboa, é por aí. O nosso mercado que faz subir o preço, não é para nós, quem quiser viver em Lisboa, está sujeito aos preços praticados para estrangeiros endinheirados. Citação de Tio Hans, Agora: Para mais, há outros factores que provavelmente vão influenciar os preços em baixa: 1 - O corte na emissão dos vistos gold; 2 - As casas entregues aos bancos por incumprimento dos créditos; 3 - As casas recuperadas para AirBnB que, provavelmente, agora, vão ser postas à venda ou no mercado de arrendamento tradicional. Sabes que isso é mato por cá? Haja dinheiro. Que há sempre lugar. Para aqueles mais teimosos, fazem o investimento via terceiros, que muitos nem querem os vistos gold, só querem um bocado do bolo imobiliário. Mas sim, nº2, deve estar muito boa gente à rasca devido ao covid. Situação insustentável. número 3. Honestamente, dúvido, se 50% tiver esse destino já é muito. Compartilhar este post Link para o post
Tio Hans Publicado 2 Novembro 2020 Citação de Catota, há 4 minutos: #lisboaéumabolha A verdade em Lisboa é algo peculiar, porque os preços praticados são obviamente para non-portuguese na grande parte. E esse mercado dificilmente vai estagnar, mesmo com covid, há investimentos imobiliários, praticamente tudo estrangeiro cá, a investir para vender a quem vem de fora, ninguém quer saber se os Portugueses vivem bem ou mal devido ao mercado que existe. Que não é para portugueses, porque na média não têm dinheiro. A minha opinião, fundamentada pelo que conheço de Lisboa, é por aí. O nosso mercado que faz subir o preço, não é para nós, quem quiser viver em Lisboa, está sujeito aos preços praticados para estrangeiros endinheirados. Sabes que isso é mato por cá? Haja dinheiro. Que há sempre lugar. Para aqueles mais teimosos, fazem o investimento via terceiros, que muitos nem querem os vistos gold, só querem um bocado do bolo imobiliário. Mas sim, nº2, deve estar muito boa gente à rasca devido ao covid. Situação insustentável. número 3. Honestamente, dúvido, se 50% tiver esse destino já é muito. meu, o pessoal que investia por via dos vistos gold não investia para ganhar dinheiro com o investimento. Investia para receber o visto. Compartilhar este post Link para o post
Bumba Publicado 2 Novembro 2020 Citação de Tio Hans, Agora: meu, o pessoal que investia por via dos vistos gold não investia para ganhar dinheiro com o investimento. Investia para receber o visto. Sim, mas ganhava dinheiro. E o visto que se f*da. Montes de vistos gold, já voaram para fora daqui. O que deixaram foi as galinhas dos ovos. Compartilhar este post Link para o post
Plagio o Original Publicado 2 Novembro 2020 Está youtuber fez um vídeo engraçado sobre o assunto: A parte da agente imobiliária a falar das moratórias e da desgraça das pessoas ser bom para fazer o mercado descer sou eu de há uns meses para cá Compartilhar este post Link para o post