Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Luís Silvares

«Renato Sanches vai ter de provar que é jogador de Seleção»

Publicações recomendadas

e ir buscar o Pogba para dizer que com a idade do Renato já era muito melhor, onde? nas reservas do United? :lol:

Compartilhar este post

Link para o post

O Inácio é sportinguista e funcionário do Sporting. Não vejo grande necessidade de falar do Renato, mas de resto faz todo o sentido dizer o que diz na óptica dele.

Compartilhar este post

Link para o post

Não sei como reagir.

Nopla... :mrgreen:

Eu estava a brincar...! Daí a entoação dada pelos três pontos de exclamação... Depois corroborei o post do Poeira para reafirmar a grande época dele, mas COMO É ÓBVIO há nomes à sua frente.

Vocês...

Compartilhar este post

Link para o post

e ir buscar o Pogba para dizer que com a idade do Renato já era muito melhor, onde? nas reservas do United? :lol:

só falta não tirar frases do contexto e ler o post como um todo, de resto é isso tudo.

gostava de ler uma resposta do andré sousa ao refutador, podendo. isto porque a minha visão da questão se aproxima mais da do refutador, e acho que o sousa não concorda muito com isto.

Editado por P. Chagas Freitas

Compartilhar este post

Link para o post

Para mim, médios com o perfil do Renato Sanches, para poderem jogar regularmente em grandes equipas, precisam de compensar a falta de qualidade na decisão com outros argumentos, quer defensivos, quer mesmo técnicos. Há quem diga que o Renato é "verdinho" e que ainda tem muito que evoluir. Eu também acho que ele vai evoluir muito, mas não lhe chamaria propriamente "verdinho"...Eu diria antes "selvagem". É mesmo o melhor adjectivo para o caracterizar. Além da inteligência, evidentemente, não ser o seu ponto forte, é displicente, desconcentrado, precipitado, faz tudo à base do instinto e da cavalice, quer ofensiva, quer defensivamente. Parece que saiu directamente do pátio da escola para a primeira liga e isso, num miúdo de 18/19 anos, não é assim tão vulgar quanto isso. É atrevido, não tem medo de ter a bola e tudo o mais, mas, com a qualidade que se trabalha agora na formação e com aquilo que se exige actualmente aos jogadores que jogam no meio-campo, na minha opinião, já devia ter outro entendimento do jogo. Nem o Manuel Fernandes nem muito menos o Pogba, jogadores com quem é frequentemente comparado, eram tão "crus" com a idade dele. Já para não falar que tecnicamente eram e são muitíssimo superiores. É outra relação com a bola, outro talento, não tem comparação sequer.

É essencialmente por isto (e não por qualquer embirração gratuita) que, apesar de lhe reconhecer valor, não me admirava nada se acabasse por ter uma carreira bem mais modesta do que se prevê agora.

Posto isto, porque não levá-lo ao Europeu? Na minha convocatória, seria entre ele e o Adrien, é uma questão de ver quem chega com mais andamento a Maio/Junho. Tem tudo para ser um bom jogador para o Benfica e para a selecção.

eu li tudo, só achei piada a isto

a não ser que ele seguisse as reservas do United. mesmo assim não acredito que o Pogba não fosse tão 'cru' como o Renato, para jogar nas reservas do campeonato inglês, raramente jogou na equipa principal do Manchester. só é um bocado descabido

Editado por Ruas

Compartilhar este post

Link para o post

Este comentário é tão parvo...O Renato faz 19 anos em Agosto. Portanto, para simplificar, considerei que tem 18/19 anos. Nesse período, o Pogba começou a aparecer na equipa principal do United e foi transferido para a Juventus, já para não falar que é internacional pelas selecções jovens de França desde cedo. Falei dele, porque partilha algumas características com o Renato e porque se diz que o Renato tem potencial para jogar a um nível semelhante. O que é que te está a fazer tanta confusão? Não estou a perceber.

Compartilhar este post

Link para o post

Este comentário é tão parvo...O Renato faz 19 anos em Agosto. Portanto, para simplificar, considerei que tem 18/19 anos. Nesse período, o Pogba começou a aparecer na equipa principal do United e foi transferido para a Juventus, já para não falar que é internacional pelas selecções jovens de França desde cedo. Falei dele, porque partilha algumas características com o Renato e porque se diz que o Renato tem potencial para jogar a um nível semelhante. O que é que te está a fazer tanta confusão? Não estou a perceber.

convinha era isso ser verdade, o Pogba fez 3 jogos pelo United, todos na taça da liga, com a idade do Renato. depois saiu para a Juve e explodiu, mais velho que o Renato. só gostava de saber como é que dá para perceber que o Pogba não era tão cru com a idade dele quando só fez 3 jogos na grande taça da liga inglesa

Compartilhar este post

Link para o post

Bem o Pogba foi para a Juventus com 19 anos, e demonstrou toda a sua qualidade. Por acaso o seu nível técnico deixa-me completamente fascinado, ainda por cima um bicho fisico daqueles.

O Renato pode ser um jogador importante para ser lançado a 30 minutos do fim, sobretudo porque é um puto com qualidade e que não tem "medo" de jogar e arriscar independentemente do adversário. É aquele gajo que é capaz de mandar um bomba a 40 metros da baliza quando ninguém espera, aquela arrogância positiva de quem está ali para tentar dar a volta à situação. É sempre possível um momento à Kelvin com jogadores deste tipo, que façam a diferença saindo do banco. Agora, a questão dos médios vai ter uma influência grande no número de extremos/avançados. Estou a ver Nani, Quaresma, Danny, Rafa, Bernardo, Cr7 e Eder. Parece-me curto e aí estão 7 opções, porque contei 6 médios. Acho que o Bernardo ás tantas não é convocado para o Europeu.

Compartilhar este post

Link para o post

Por aquilo que está no primeiro post, não encontro muitos motivos para discordar do Inácio. O Renato Sanches, efectivamente, não entrou bem no jogo (independentemente de os outros também não terem jogado grande coisa) e terá de provar que é jogador para integrar a selecção no presente. Faltou apenas acrescentar que isso vale para todos os miúdos que chegam à selecção, mas julgo que isso é evidente e nem precisa ser referido.

Por outro lado, espanta-me a quantidade de malta a acreditar que a selecção deve ser composta pelos jogadores que se vão destacando num determinado período da temporada. Uma selecção nacional não passa de uma equipa de futebol. Não faz sentido revolucionar-se a lista de convocados de um jogo para o outro. É meio caminho andado para acontecer o que se tem visto: uma equipa completamente perdida em campo e jogadores a dizer que não fazem puto de ideia de como o Fernando Santos quer colocá-los a jogar. Tem de haver alguma continuidade nas convocatórias com apenas algumas alterações pontuais. E, acima de tudo, alguns dos jogadores que vão sendo referidos simplesmente não têm qualidade para integrar a selecção, por melhor que estejam a jogar nos seus clubes.

O Scolari, por exemplo, percebeu isto melhor do que ninguém, com os resultados que conhecemos. Não deixou de ir acrescentando alguns jogadores que julgava serem mais-valias (alguns a curto prazo, outros para o futuro) mas sem desfazer o ADN da selecção, que é aquilo que o Fernando Santos vem fazendo quando altera cinco, seis ou mais jogadores no onze inicial de um jogo para o outro.

De resto, o Renato tem qualidades, julgo que isso é indesmentível, e integra o lote de jogadores que poderão ser acrescentados a esta selecção. Assim continue a evoluir.

Compartilhar este post

Link para o post

O Renato quando jogava com os da idade dele chegou a pegar na bola na defesa, fintar todos e metê-la dentro da baliza. Aliás, nem precisava de ser com os da idade dele, já na segunda liga tinha lances em que fazia os adversários parecerem pinos. Depois chega a uma realidade nova, mais competitiva, em que já não consegue fazer isso. Sente-se frustrado, percebe que tem que soltar a bola mais depressa e com maior frequência. Não está habituado, a responsabilidade é maior e acaba por precipitar-se. Ele é melhor tecnicamente do que tem demonstrado, e não é tão burro como parece. É óbvio que nunca será um prodígio técnico mas é acima da média (talvez não a um nível top mas para a nossa realidade, sim), as precipitações com o tempo vão desaparecer. Convém relembrar que tem 18 anos. Com 20/21 anos o João Mário chegou a ser suplente do Sporting B. Sim, o treinador devia ser uma abécula, mas isso já são outros quinhentos.

Não estou preocupado com esses aspectos, com o tempo as coisas vão fluir mais naturalmente. Estou mais preocupado com o momento defensivo, com o posicionamento. Isso sim, é que ele precisa de melhorar.

Editado por Enzo Dios Perez

Compartilhar este post

Link para o post

gostava de ler uma resposta do andré sousa ao refutador, podendo. isto porque a minha visão da questão se aproxima mais da do refutador, e acho que o sousa não concorda muito com isto.

Também gostava de ler a opinião dele.

E só para esclarecer, quando digo que o Renato não é lá muito inteligente e que faz tudo à base do instinto e da cavalice, não é para interpretar em sentido literal. Não estou evidentemente a compará-lo ao Binya. Estou a falar do perfil de decisão dele, do tipo de decisões que toma mais frequentemente. Não quer dizer que ele não seja capaz de gerir o ritmo de jogo, de tabelar, de guardar a bola sob pressão, etc, etc e é por já o ter visto fazer isso, que acho que ele pode tornar-se um jogador de bom nível, à medida que for evoluindo e ganhando experiência. De nível mundial, já tenho as minhas dúvidas, mas vai depender de muita coisa.

convinha era isso ser verdade, o Pogba fez 3 jogos pelo United, todos na taça da liga, com a idade do Renato. depois saiu para a Juve e explodiu, mais velho que o Renato. só gostava de saber como é que dá para perceber que o Pogba não era tão cru com a idade dele quando só fez 3 jogos na grande taça da liga inglesa

Que parte é que não é verdade?

Acho que qualquer pessoa de boa fé e que queira discutir o essencial e não o acessório percebe onde é que eu quis chegar.

Editado por Refutador

Compartilhar este post

Link para o post

Que parte é que não é verdade?

Acho que qualquer pessoa de boa fé e que queira discutir o essencial e não o acessório percebe onde é que eu quis chegar.

ele não começou a aparecer na equipa do Manchester com 18 anos, fez 3 jogos, se calhar nenhum completo, na taça da liga.

só achei a escolho do Pogba 'pobre'. ele com a idade do Renato não era ninguém e provavelmente o United andava a ver para onde o despachava no final da época.

Compartilhar este post

Link para o post

O Scolari, por exemplo, percebeu isto melhor do que ninguém, com os resultados que conhecemos. Não deixou de ir acrescentando alguns jogadores que julgava serem mais-valias (alguns a curto prazo, outros para o futuro) mas sem desfazer o ADN da selecção, que é aquilo que o Fernando Santos vem fazendo quando altera cinco, seis ou mais jogadores no onze inicial de um jogo para o outro.

De resto, o Renato tem qualidades, julgo que isso é indesmentível, e integra o lote de jogadores que poderão ser acrescentados a esta selecção. Assim continue a evoluir.

Parece-me um bocado injusto estar a falar do Scolari porque, além de ter tido uma selecção qualitativamente superior, grande parte dos jogadores estiveram quase sempre em forma, seja na selecção como no clube. Quem também optou por isso foi o Paulo Bento, insistindo em jogadores que pouco rendiam, como o Raul Meireles, e isso a médio-prazo não correu propriamente bem.

Compartilhar este post

Link para o post

o Scolari tinha o núcleo duro do Porto. Carvalho, PF, Valente, Costinha, Maniche, Deco e depois ainda tinha Figo, Rui Costa, Pauleta

Editado por Ruas

Compartilhar este post

Link para o post

E não só. Ricardo Carvalho numa forma fantástica, Ronaldo a crescer na carreira... Mesmo o Simão Sabrosa jogava de crl na altura. Pá, não tem sequer comparação.

Esquece. Nem tinha reparado que mencionaste o Carvalho.

Editado por Eden Hazard

Compartilhar este post

Link para o post

vê lá a sorte do Scolari que na altura tinha entre Paulo Ferreira e Miguel para DD. hoje andavamos a ver se deve ir o JP ou o Cedric :lol:

Compartilhar este post

Link para o post

Por aquilo que está no primeiro post, não encontro muitos motivos para discordar do Inácio. O Renato Sanches, efectivamente, não entrou bem no jogo (independentemente de os outros também não terem jogado grande coisa) e terá de provar que é jogador para integrar a selecção no presente. Faltou apenas acrescentar que isso vale para todos os miúdos que chegam à selecção, mas julgo que isso é evidente e nem precisa ser referido.

Por outro lado, espanta-me a quantidade de malta a acreditar que a selecção deve ser composta pelos jogadores que se vão destacando num determinado período da temporada. Uma selecção nacional não passa de uma equipa de futebol. Não faz sentido revolucionar-se a lista de convocados de um jogo para o outro. É meio caminho andado para acontecer o que se tem visto: uma equipa completamente perdida em campo e jogadores a dizer que não fazem puto de ideia de como o Fernando Santos quer colocá-los a jogar. Tem de haver alguma continuidade nas convocatórias com apenas algumas alterações pontuais. E, acima de tudo, alguns dos jogadores que vão sendo referidos simplesmente não têm qualidade para integrar a selecção, por melhor que estejam a jogar nos seus clubes.

Seu herege. Queres convocar jogadores por estatuto e qualidade, em vez de convocares os que estão em melhor forma?!

Compartilhar este post

Link para o post

vê lá a sorte do Scolari que na altura tinha entre Paulo Ferreira e Miguel para DD. hoje andavamos a ver se deve ir o JP ou o Cedric :lol:

No Euro 2004 e no Mundial 2006 o Miguel foi verdadeiramente inacreditável.

Seu herege. Queres convocar jogadores por estatuto e qualidade, em vez de convocares os que estão em melhor forma?!

É uma questão delicada. Sinceramente, tem de haver um equilíbrio entre essas duas opções.

Compartilhar este post

Link para o post

O Scolari também era casmurro e teve a sua quota de decisões absurdas. A diferença entre ele e o PB residiu essencialmente em 2 aspectos: apanhou uma geração muito superior, tal como já referiram, e tinha outra capacidade para motivar e unir os jogadores em torno dos objectivos. Claro que o método ideal estará mais próximo do utilizado pelo Scolari do que o do Fernando Santos, mas o ideal estará aí algures entre os 2. O 11 base deve estar mais ou menos definido e deve ser utilizado na maior parte dos jogos para criar as rotinas necessárias, sendo que os outros têm que lutar por um lugar nas convocatórias. Se um jogador cresce substancialmente num curto espaço de tempo, isso deve ser tido em conta. Se um dos jogadores apontados ao 11 apresentar um rendimento paupérrimo, isso também deve ser tido em conta. Os jogadores devem esforçar-se constantemente para lutar ou preservar o seu lugar na equipa, e quem não o faz não deve ter outro remédio que não receber guia de marcha, seja ele quem for.

Editado por Enzo Dios Perez

Compartilhar este post

Link para o post

o estatuto por si só não significa nada, se não houver qualidade que se f*da se é o Nani ou o Ronaldo (sim este não senta)

Compartilhar este post

Link para o post

O caso mais gritante é mesmo o do Meireles. Desde sensivelmente 2011 que não acrescentou rigorosamente nada e tivemos de levar com ele até 2014. Tenho pena porque era um jogador que gostava bastante e de 2008 até 2010 apresentou um rendimento muito interessante. É incrível como o seu desempenho quebrou de forma inacreditável.

Acrescentando ao que estava a dizer no outro post, mesmo a geração de 2008 era muito interessante. O Pepe jogou imenso, o Meireles ainda era jogador de futebol e mesmo o Nuno Gomes, tendo apenas feito um golo no Euro, esteve muito bem. Alias, o jogo contra a Alemanha podia ter corrido bem melhor se simplesmente o Ricardo não tivesse claudicado daquela forma.

Compartilhar este post

Link para o post

o próximo vai ser o BA, ou o Nani. depende de quem deixar de ser convocado primeiro

Compartilhar este post

Link para o post

Parece-me um bocado injusto estar a falar do Scolari porque, além de ter tido uma selecção qualitativamente superior, grande parte dos jogadores estiveram quase sempre em forma, seja na selecção como no clube. Quem também optou por isso foi o Paulo Bento, insistindo em jogadores que pouco rendiam, como o Raul Meireles, e isso a médio-prazo não correu propriamente bem.

Mas a questão qualitativa é acessória no argumento. O que referi serve para a selecção portuguesa, a albanesa ou até para o Amora. O importante a realçar é que o homem procurou um equilíbrio proporcionado pela construção de uma espinha dorsal à qual foi fazendo alterações conforme as necessidades. A certa altura o Miguel eclipsou-se e foi necessário substituí-lo; o Jorge Andrade também desapareceu pelas lesões; o Pauleta terminou a carreira internacional; o Figo também saiu, voltou e voltou a sair; no entanto, procurou sempre não quebrar demasiado com aquilo que vinha sendo a estrutura base da equipa.

Ainda assim, isso (o que está no bold) não é bem verdade. O Costinha chegou ao Mundial 2006 sem qualquer ritmo competitivo, e no entanto não foi deixado de fora. Isto só para pegar num exemplo. O Paulo Bento, bem, esse já foi outra história. O que eu defendo é que se deve manter uma estrutura que seja a face da equipa mas sem que existam "vacas sagradas", isto é, desde que mantenham a qualidade exibicional; o Paulo Bento, tal como já fizera no Sporting, apostava nos jogadores independentemente desta.

Pegando nesta selecção, eu não acho concebível que após ano e meio ainda não exista um conjunto de seis ou sete jogadores que sejam a base da equipa inicial. Era suposto, nesta fase, já existir uma equipa tipo apenas com dúvidas pontuais em duas ou três posições, decorrentes, aí sim, de momentos de forma ou das diferentes características que os jogadores possam acrescentar em relação a outros. Actualmente, eu só tenho a certeza que Pepe, Moutinho, Ronaldo e Nani serão titulares. Tudo o resto está envolto num nevoeiro denso. Isto não é normal na fase avançada da preparação em que já nos encontramos.

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
Entre para seguir isso  

• Criar Novo...