Ir para conteúdo
What

Tópico da Política, Ambiente e Economia

Publicações recomendadas

Tenho a ideia que o I era do Álvaro Sobrinho. Mas não sei se entretanto ele vendeu aquilo

Compartilhar este post

Link para o post

Crónica do Duarte Marques no Expresso: TSUnami abala geringonça

Chamo a atenção para o primeiro parágrafo, que é digno de emoldurar e colocar nos corredores da AR:

A TSU voltou a estar no centro do debate público mas agora novos episódios que prometem não ficar por aqui e que revelam bem a hipocrisia política com que convivemos diariamente.

Vale dizer que o bold não é colocado por mim, está exactamente assim na crónica.

Ter alguém do PSD acusar outrem de hipocrisia sobre a TSU é, no mínimo, irónico. Que falta de vergonha e de memória, credo. :lol:

Deve ser, mas o i não é dos angolanos?

Tenho a ideia que o I era do Álvaro Sobrinho. Mas não sei se entretanto ele vendeu aquilo

Sim sim, fraseei mal - não estava a dizer que o i era da Sonae, estava só a dizer que é um saco sem fundo. :mrgreen:

EDIT: Parece que o Expresso está mesmo empenhado em descredibilizar a "Geringonça":

A91lAjXx.png

Editado por Ghelthon

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

^ Não sabia, mas não fico admirado.

Mas o que eu disse, em relação ao estado dos media, é uma crítica aos 2 lados da equação. Por um lado, à Direita por estar a fazer o que se sabe. Por outro, à Esquerda pela inactividade. É que o esquerda.net e o geringonca.com não são suficientes, como é evidente. É preciso mais.

Falando em "sacos sem fundo", o i também não o é?

Então o teu problema não é com alienação dos leitores por ideologias mascaradas de informação, é serem alienados pela Direita :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

Os jornais são máquinas de fazer dinheiro, era esperar o quê, que fossem de esquerda?

Esperar rigor e isenção também já seria pedir demais.

É uma bota que a esquerda e o centro vão ter que descalçar, porque são de facto poderosos instrumentos que facilmente influenciam e moldam a opinião da população, mas quanto a isso há pouco a fazer.

Compartilhar este post

Link para o post

O que é o rigor e isenção? Lá por vivermos actualmente num período post-político não quer dizer que não haja um enquadramento ideológico na informação que nos é transmitida.

Quem quebrará com este ciclo será a direita seja com fronteiras, xenofobia, etc, etc. Aí voltarão a existir dois pólos que não se limitam a diferir em taxas e taxinhas mas sim em diferenças qualitativas que de facto afectam as vidas das pessoas.

O Trump lançou a primeira pedra. A CNN e afins que eram o bastião do jornalismo são hoje fake-news que instigam as massas. Depois será a Le Pen. O Reino Unido não bastava ter um líder não eleito perpetuamente, tem outra lá que não foi eleita e governa e também rompe com o ciclo post-político. E por aí em diante. A eles o meu obrigado, vão pôr termo ao neoliberalismo e à sua construção enquanto realidade universal.

Compartilhar este post

Link para o post

Os jornais são máquinas de fazer dinheiro, era esperar o quê, que fossem de esquerda?

É uma bota que a esquerda e o centro vão ter que descalçar, porque são de facto poderosos instrumentos que facilmente influenciam e moldam a opinião da população, mas quanto a isso há pouco a fazer.

Epá ya, onde já se viu pedir aos media para fazer o que está no código deontológico.

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

A piada é que eles podem mesmo ser de esquerda. A maioria dos portugueses são de esquerda, porque é que os jornais não se podem alinhar com eles também? Eu acho que jornais generalistas e neutros (não confundir com isentos) são uma piada, porque depois dá sempre espaço para interpretações abusivas com base em notícias, à la truques, ou com base nos proprietários. No grosso dos países desenvolvidos, os jornais costumam estar orientados para um público alvo, como em qualquer outro negócio. E isto não quer dizer que não sejam isentos, mas dão mais destaque a determinados assuntos e cronistas, e menos a outro. E pelo menos aí não há espaço para segundas interpretações, se alguém é de esquerda e tem medo de ficar convertido depois de ler um jornal de direita, que leia então os jornais que são direccionados para a esquerda e que deixe os outros leitores em paz. Muito se critica aqui o Observador por ser de direita, mas onde é que o Observador alguma vez deixou de ser isento? Até é um bom jornal, e eu estou à vontade para o dizer porque não sou de esquerda, e leio tudo desde o Observador ao Esquerda.net ao CM ao Diabo (quando vou ao barbeiro :mrgreen:). Agora, se estou a ler o Observador e o grosso das notícias são assuntos económicos e os comentadores são todos de direita, isso faz parte do editorial do jornal, e só leio se quiser.

Aqui em Portugal temos um óptimo exemplo de um jornal orientado para uma fatia específica da população, e mesmo assim é o melhor jornal do género. O Jogo é claramente orientado para os portugueses do Norte do país, dá mais destaque ao Porto, está mais informado acerca do Porto, os cronistas são quase todos do Porto, etc. Mas não deixa de ser um jornal com excelente conteúdo, mesmo no que toca a outros clubes. Também já tivemos o Independente, claramente de direita, mas que foi a certa altura nos anos 90 o jornal com melhor cobertura política do país, e que avançava n notícias em primeira mão. Isto para dizer que é bom que os jornais sejam diferentes entre si, desde que sejam isentos e não estejam apoiados em nenhum partido.

Compartilhar este post

Link para o post

Então o teu problema não é com alienação dos leitores por ideologias mascaradas de informação, é serem alienados pela Direita :mrgreen:

Por alguma razão só falei naqueles 2 e não no jornal do PCTP/MRPP, por exemplo. Claro que, pessoalmente, o facto de ser Direita me irrita um pouco mais, mas é manifestamente errado haver essa alienação de que falas, independentemente do quadrante político por ela responsável.

Insurjo-me também contra o facto da esmagadora maioria dos media ter orientações/conotações/o que quiseres com a Direita. Até a RTP, que é pública e devia ser mais imparcial que todos os outros juntos.

Compartilhar este post

Link para o post

Ghelthon, eu percebi. A questão é que angolanos a serem donos de um jornal tem objectivos que são entendíveis. Ao contrário da Sonae.

Compartilhar este post

Link para o post

São mais é máquinas de enterrar dinheiro, principalmente se continuarem a seguir o rumo dos últimos anos.

Compartilhar este post

Link para o post

Última hora.

O Obama perdoou parte dos crimes da Chelsea Manning (ex Bradley Manning), whistleblower que divulgou crimes dos EUA no Iraque através do wikileaks. Será libertada no início de Março.

O Julian Assange garantiu que se entregaria caso isto acontecesse.

Editado por antifa

Compartilhar este post

Link para o post

Se alguém merece ser mártir do regime norte-americano, o Assange está no topo a par do Snowden.

Compartilhar este post

Link para o post

Está a ser mesmo giro ver esta transformação do PSD em CDS. Esta ginástica que fazem para se aliar ao BE e à CDU está ao nível de um Portas nos tempos áureos.

Mais triste se torna quando pegam em temas nos quais tomaram decisões diametralmente opostas há poucos anos. Já aconteceu com a TSU e repete-se agora com o tema dos bolseiros. O governo do Passos quase destruiu a investigação científica enquanto lá esteve, agora são virgens amarguradas com o sofrimento dos bolseiros. Esta demagogia mete nojo.

Eu até dou de barato que um líder de um partido vá contra decisões que os seus antecessores tomaram, agora um mesmo líder ir contra coisas defendidas pelo governo que o próprio chefiava... :lol: Nem sei.

Editado por Ghelthon

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

E está incompleto. Faltam terrenos na Ota...

Esses já não valem nada :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

O órgão de informação RT está a ser censurado em toda a escala. Twitter, Facebook, etc. Especula-se que só poderão ter acesso à liberdade de expressão após a inauguração da presidência do líder do regime norte-americano.

Compartilhar este post

Link para o post

O ISIS anda a espalhar este poster pelas províncias que controlam. É sobre gás Sarin, basicamente uma inforgrafia. Ou devem estar à espera de um ataque desse tipo por alguma das forças presentes ou eles mesmos vão fazer uma brincadeira, já que foi noticiado há uns tempos que eles deverão ter acesso a esse tipo de armas.

JARp0UTqcb5NptUgJyPnVjo5sdST9Izl3xNIRsQ-HVI.jpg?w=548

Editado por Lip Iverson

Compartilhar este post

Link para o post

E está incompleto. Faltam terrenos na Ota...

que agora nem para plantar batatas servem

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora

• Criar Novo...