Ir para conteúdo
What

Tópico da Política, Ambiente e Economia

Publicações recomendadas

Com o Ventura na assembleia, vão tomar um gostinho daquilo que se costuma ver por aqui na Madeira. Vai ser sempre a descer a partir daqui. 

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

Não estou convencido que o IL e o Chega são modas passageiras, na verdade estes partidos oferecem algo que, para o bem ou para o mal não existe em Portugal. Agora vão ter mais visibilidade e dinheiro(A IL vai rejeitar a subvenção mas seguramente que a fandom deles vai continuar a dar-lhes dinheiro).

Para os mais curiosos, vamos a partir de agora, começar a perceber quem financia estes partidos.

Cada vez mais acredito numa direita balcanizada.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu acho que o CDS perdeu muito eleitorado para a IL e para o Chega e estes partidos n conseguem ir buscar muito mais votos (apenas algum eleitorado mais radical do PSD).Nao acho que cresçam muito no futuro próximo.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de D'artagnaN, há 9 minutos:

Eu acho que o CDS perdeu muito eleitorado para a IL e para o Chega e estes partidos n conseguem ir buscar muito mais votos (apenas algum eleitorado mais radical do PSD).Nao acho que cresçam muito no futuro próximo.

A CDU também perdeu indiretamente votos para o Chega. Sobretudo no Sul alentejano (é assim em muitos países, ex. Itália, França etc... Partidos de extrema direita a ganharem onde os comunistas tinham força histórica) . Há muito espaço na abstenção e na esquerda para crescerem (não suponho que a esquerda mantenha uma votação tão elevada Ad eternum). Basta a esquerda abster-se e os abstencionistas votarem no Chega. 

Editado por Ticampos
  • Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de D'artagnaN, há 4 minutos:

A IL pode ainda ir buscar muita gente ao PSD penso, e penso que é o que vai acontecer nas próximas sondagens. O Chega tem menos capacidade mas existe quase metade do eleitorado que não votou, atenção a isso. Muitas das pessoas que não votam, fazem-no porque não encontram representação no sistema.

Compartilhar este post

Link para o post

A maioria das pessoas que não votam acho que o fazem mesmo por ignorância política.Nao e agora que vão começar a interessar-se pelo o tema.

Agora interessante será os votos nulos e brancos aí sim acredito que o chega poderá buscar alguns dos insatisfeitos.

A CDU, que elegeu apenas 3 deputados em Setúbal (numero mais baixo de sempre ??) perdeu muitos votos para o PS que elegeu 9 deputados.Se juntássemos o chega com o cds elegiam o deputado do pan por isso penso que foram buscar ao cds os votos ?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de D'artagnaN, há 3 minutos:

A maioria das pessoas que não votam acho que o fazem mesmo por ignorância política.Nao e agora que vão começar a interessar-se pelo o tema.

Agora interessante será os votos nulos e brancos aí sim acredito que o chega poderá buscar alguns dos insatisfeitos.

A CDU, que elegeu apenas 3 deputados em Setúbal (numero mais baixo de sempre ??) perdeu muitos votos para o PS que elegeu 9 deputados.Se juntássemos o chega com o cds elegiam o deputado do pan por isso penso que foram buscar ao cds os votos ?

Hum... Será que ignorância política rima com Ventura? Acho que sim. É preciso menos idealismo (o que deve ser) e mais pragmatismo político (o que vai ser). Eu quero que o Ventura saia da Ar daqui a 4 anos, como muitos diziam que não entraria agora, eu também não queria. Mas entrou, não me parece que vá Mais sair. 

Editado por Ticampos

Compartilhar este post

Link para o post

O Chega é uma coisa boçal. Enquanto que na FN e no Vox existem quadros e estudiosos da História de França e Espanha respetivamente, o Ventura só debita alarvidades.

Giro ver o resultado da IL em certas freguesias. 4,26% em Cascais-Estoril, 4ª força mais votada no Parque das Nações com 5,86%... 

Eu também acho que estão para ficar mas agora é que a maioria dos portugueses vão ter real noção das propostas deles. Cheira-me que a maioria não vai gostar muito.

Dou a mão à palmatória no que toca a projeções. 3 partidos pequenos conseguiram a eleição. Uau!

Compartilhar este post

Link para o post

Estou com medo, vou passar 4 anos a escolher o país pa emigrar que o Chega em 8 anos quer ser lider. Cruzes credo. Para já, e no meu concelho bateu inclusive CDS e PAN (foi a 5a) e em redor andou taco a taco com o PAN, mais vezes superior. Se isto se espalha. 

A Iniciativa Liberal é o que? O oposto ao Chega? Um diz "Não" e é contra tudo e o outro diz "ame os outros, é na paz"? Bom, pelo menos já amealharam cerca de 700mil euros pelo assento parlamentar (2,90€ x número de votos x duração do mandato (anos)). 

Editado por Genzo

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Genzo, há 2 minutos:

Estou com medo, vou passar 4 anos a escolher o país pa emigrar que o Chega em 8 anos quer ser lider. Cruzes credo. Para já, e no meu concelho bateu inclusive CDS e PAN (foi a 5a) e em redor andou taco a taco com o PAN, mais vezes superior. Se isto se espalha. 

A Iniciativa Liberal é o que? O oposto ao Chega? Um diz "Não" e é contra tudo e o outro diz "ame os outros, é na paz"? Bom, pelo menos já amealharam cerca de 700mil euros pelo assento parlamentar (2,90€ x número de votos x duração do mandato (anos)). 

economicamente são semelhantes, socialmente a IL é okay com tudo embora não foquem assim tanto a sua atividade quanto isso e o Chega é socialmente conservador.

Compartilhar este post

Link para o post

José Pinto Coelho desagradado com o resultado da IL.

EGPRmCHWkAAdq0U?format=jpg&name=900x900

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

Se houvesse apenas um círculo eleitoral nacional, com os resultados apurados e um universo de 226 deputados, a aplicação do Método de Hondt daria o seguinte:

• PS - 90 (106)
  • PSD - 69 (77)
  • BE - 23 (19)
  • CDU - 15 (12)
  • CDS - 10 (5)
  • PAN - 8 (4)
  • CH - 3 (1)
  • IL - 3 (1)
  • LIVRE - 2 (1)
  • ALIANÇA - 1 (0)
  • RIR - 1 (0)
  • PCTP - 1 (0)

Entre parêntesis estão os resultados oficiais. Dá para perceber porque é que é praticamente impossível mudar a lei eleitoral em Portugal....

Editado por Descartes
  • Like 9
  • Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post

Não tinha noção que até o PCTP conseguiria eleger, wow.

Citação de Ticampos, há 6 horas:

A CDU também perdeu indiretamente votos para o Chega. Sobretudo no Sul alentejano (é assim em muitos países, ex. Itália, França etc... Partidos de extrema direita a ganharem onde os comunistas tinham força histórica) . Há muito espaço na abstenção e na esquerda para crescerem (não suponho que a esquerda mantenha uma votação tão elevada Ad eternum). Basta a esquerda abster-se e os abstencionistas votarem no Chega. 

Também acho, o poder do Chega está nos abstencionistas.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Rōnin, há 6 horas:

Com o Ventura na assembleia, vão tomar um gostinho daquilo que se costuma ver por aqui na Madeira. Vai ser sempre a descer a partir daqui. 

"Podes tirar o Ventura da CMTV, mas não tiras a CMTV do Ventura."

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de O Pastel, há 7 horas:

Alguém sabe a razão para o Chega ter mais “sucesso” nas terras a sul, especialmente em distritos mais virados à esquerda como Faro e Évora? Mesmo dentro do distrito de Lisboa assistiu-se a esse fenómeno. Loures (expectável) e Sintra praticamente elegeram o André Ventura, concelhos onde o PS ultrapassa os 40%. 

Ciganos 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Black Hawk, há 7 horas:

Interessante é a subida do Livre. A Esquerda está em altas, o PS aumentou imenso o número de deputados e o Bloco manteve o que tinha. Acredito que o PS teve sacado muitos votos do Centrão ao PSD e alguns ao Bloco e até à CDU, e mesmo assim o Livre mete um deputado na Assembleia. Terá roubado eleitorado à CDU?

Não roubaram o eleitorado a ninguém, tiveram em Lisboa (no círculo que verdadeiramente importava) 21.666 votos nas Europeias em Maio e agora tiveram 22.807 em Outubro. É uma variação de 1.200 +/-, podemos até considerá-la nula porque em ambos os resultados elegeriam um deputado para a AR.

As verdadeiras subidas foram do IL e do Chega que aumentaram 16.000 e 8.000 votos em Lisboa (não esquecer que o Chega perdeu o PPM aqui, portanto ao invés de 16.000 votos das Europeias partia com 14.000).

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Peplin, há 7 horas:

A deputada eleita em Setúbal é um bom exemplo e infelizmente tenho uns quantos conhecidos que votaram PAN sem sequer conhecerem a peça que acabaram de eleger.

Conheço quem nem quisesse saber, queriam era votar PAN. Enfim

Compartilhar este post

Link para o post

É a primeira vez pós-25 de Abril com tantos partidos não é? Já agora, @Black Hawk conta aí à malta como é que caiu a Primeira República 🙂

• Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora

• Criar Novo...