Ir para conteúdo
What

Tópico da Política, Ambiente e Economia

Publicações recomendadas

Citação de kareca, há 8 minutos:

Ilídio à procura de fachos

infelizmente, hoje em dia não preciso de procurar. ☹️

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de pm2lp, há 6 horas:

E que achas do serviço? Vou fazer contrato de energia pra casa nova na próxima semana, em princípio, pelo simulador diz-me que a gold energy é a mais barata mas tenho ideia de já ter visto muita gente a reclamar deles. 

Alguém mais tem feedback? A EDP pode ser uma bosta mas nunca tive chatices, inclusive fiquei a dever mais de 100€ dum acerto há uns anos que só apareceu uns meses mais tarde e entretanto prescreveu e nunca mais me chatearam com isso.

Só vêm cá na segunda-feira efetivar a mudança, não me parece que o serviço de apoio ao cliente seja diferente da EDP. Da experiência que tive da mudança da EDP para a Galp, não tive razões de queixa.

Compartilhar este post


Link para o post

Hoje acordei e quis celebrar de algum modo Abril. Como este ano não pude ir para a rua gritar, nem brindar com amigos e desconhecidos, nem passar pela Queima do Facho do Ateneu, decidi construir qualquer coisa. É curto, nem a resumo chega, mas passei um pouco pelo que nos levou até à Revolução dos Cravos e pelo dia em si.

Entre cortes e recortes de reportagens, arquivos, documentários e músicas da revolução, há aqui trabalhos da RTP, da SIC, da Associação 25 de Abril, do Canal História, de anónimos, da TSF e de um grupo de estudantes de português na Sérvia, do Ary dos Santos, do Sérgio Godinho, do Chico Buarque, do José Mário Branco e do Zeca. Entre outros que me possam estar a escapar a olho. Para efeitos estéticos, até roubei uns gritos de liberdade ao Capitães de Abril (espero que não te importes, Maria de Medeiros).

Vale o que vale, não me roubou assim tanto tempo nem é nada que não se saiba. Mas foi a minha forma de celebrar, por isso partilho convosco. Também aqui, que é outra das minhas casas, já aqui vão muitos anos perdidos. 25 de Abril Sempre, amigos!

  • Like 16

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Rōnin, há 53 minutos:

Muito bom o Armas e o Povo que está a passar na RTP1. 

Se for o que estou a pensar, é muito interessante. Já anda por aí há alguns anos, pena nunca ter sido muito divulgado.

Há muito bons documentários sobre esta época.

PS: E para quem nunca viu, A Hora da Liberdade, que deu ontem e está a dar hoje na SIC, é excelente.

Editado por Vaart10
  • Like 1
  • Concordo! 1

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Puto Perdiz, há 1 hora:

o kim jong morreu ou está vivo?

Enquanto não se abre a caixa está, simultaneamente, morto e vivo.

  • Like 2

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de bmfpcdm, há 45 minutos:

Enquanto não se abre a caixa está, simultaneamente, morto e vivo.

Schrödinger's Kim

  • Like 4

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de antifa, há 1 hora:

Schrödinger's Kim

Santinho. Agasalha-te.

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Thierry Henry, há 13 horas:

Excelente discurso do Presidente da República.

 

  • Like 1

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Puto Perdiz, há 1 hora:

o kim jong morreu ou está vivo?

A emissão começou há bocadinho e a bacana estava de azul escuro e a sorrir. Tá tudo.

Compartilhar este post


Link para o post

Acho que nunca tinha visto A Hora da Liberdade do início ao fim, gostei dos últimos 15-20 minutos mas de resto achei bastante amador. Bem sei que a qualidade (e os orçamentos) do cinema português de há 20 anos não era a mesma de hoje, mas acho que faltou "sentimento" em várias atuações, houve algum desleixo nos textos dos diálogos e no guarda-roupa, dezenas de detalhes "modernos" nas ruas e edifícios que poderiam facilmente ser removidos ou disfarçados... Achei que é algo que não está ao nível da História que representa.

Ontem depois d'A Hora da Liberdade ainda vi uns minutos da entrevista ao Otelo Saraiva de Carvalho (tenho que ver o resto hoje) e fiquei claramente com a ideia de que precisamos de ter um filme/série documental sobre aqueles anos que faça jus à grandeza do que aconteceu. Em que sejam os protagonistas a falar na primeira pessoa, um Band of Brothers versão 25 de abril.

E temos que o fazer urgentemente, enquanto alguns dos protagonistas ainda são vivos. É absurdo que o momento mais importante da nossa história recente seja quase desconhecido para quem não se dedique a pesquisar proativamente sobre o assunto, isto para não falar no Verão Quente/25 de novembro, que parece que é um segredo nacional.

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Quan Chi, há 33 minutos:

Acho que nunca tinha visto A Hora da Liberdade do início ao fim, gostei dos últimos 15-20 minutos mas de resto achei bastante amador. Bem sei que a qualidade (e os orçamentos) do cinema português de há 20 anos não era a mesma de hoje, mas acho que faltou "sentimento" em várias atuações, houve algum desleixo nos textos dos diálogos e no guarda-roupa, dezenas de detalhes "modernos" nas ruas e edifícios que poderiam facilmente ser removidos ou disfarçados... Achei que é algo que não está ao nível da História que representa.

Ontem depois d'A Hora da Liberdade ainda vi uns minutos da entrevista ao Otelo Saraiva de Carvalho (tenho que ver o resto hoje) e fiquei claramente com a ideia de que precisamos de ter um filme/série documental sobre aqueles anos que faça jus à grandeza do que aconteceu. Em que sejam os protagonistas a falar na primeira pessoa, um Band of Brothers versão 25 de abril.

E temos que o fazer urgentemente, enquanto alguns dos protagonistas ainda são vivos. É absurdo que o momento mais importante da nossa história recente seja quase desconhecido para quem não se dedique a pesquisar proativamente sobre o assunto, isto para não falar no Verão Quente/25 de novembro, que parece que é um segredo nacional.

E nao só, mesmo os anos de ditadura, principalmente a guerra colonial tem muitas histórias que dariam excelentes filmes. Uma época que quase nao foi explorada. 

Quanto à guerra colonial felizmente tivemos o Joaquim Furtado a fazer a série documental A Guerra durante bastantes anos, o que permitiu ficarmos provavelmente com relatos únicos, de vários lados do conflito, do que aconteceu. Verdadeiro serviço público. 

Compartilhar este post


Link para o post

No outro dia houve uma Prova Oral de uma gaja que tem uns audios do Rádio Clube Portugues, muito interessante

Compartilhar este post


Link para o post

aut-rquicas.png

Tendência de força do PS em relação ao resto do país nas várias autárquicas, prevê-se que o PS continue a descer lá. Penso aplicar isto a todos os partidos em todos os municípios + resultados obtidos em sondagem real. 0,1613, significa que o PS teve 16,13% o seu resultado nacional, em Albergaria-a-Velha em 2017.

Editado por Ticampos

Compartilhar este post


Link para o post

 

Citação de Quan Chi, há 23 horas:

Ontem depois d'A Hora da Liberdade ainda vi uns minutos da entrevista ao Otelo Saraiva de Carvalho (tenho que ver o resto hoje) e fiquei claramente com a ideia de que precisamos de ter um filme/série documental sobre aqueles anos que faça jus à grandeza do que aconteceu. Em que sejam os protagonistas a falar na primeira pessoa, um Band of Brothers versão 25 de abril

 

Ajuda?

Editado por Vaart10
  • Like 1

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Quan Chi, Em 26/04/2020 at 10:29:

Acho que nunca tinha visto A Hora da Liberdade do início ao fim, gostei dos últimos 15-20 minutos mas de resto achei bastante amador. Bem sei que a qualidade (e os orçamentos) do cinema português de há 20 anos não era a mesma de hoje, mas acho que faltou "sentimento" em várias atuações, houve algum desleixo nos textos dos diálogos e no guarda-roupa, dezenas de detalhes "modernos" nas ruas e edifícios que poderiam facilmente ser removidos ou disfarçados... Achei que é algo que não está ao nível da História que representa.

Ontem depois d'A Hora da Liberdade ainda vi uns minutos da entrevista ao Otelo Saraiva de Carvalho (tenho que ver o resto hoje) e fiquei claramente com a ideia de que precisamos de ter um filme/série documental sobre aqueles anos que faça jus à grandeza do que aconteceu. Em que sejam os protagonistas a falar na primeira pessoa, um Band of Brothers versão 25 de abril.

E temos que o fazer urgentemente, enquanto alguns dos protagonistas ainda são vivos. É absurdo que o momento mais importante da nossa história recente seja quase desconhecido para quem não se dedique a pesquisar proativamente sobre o assunto, isto para não falar no Verão Quente/25 de novembro, que parece que é um segredo nacional.

Pois é, tens toda a razão. Mas é o que temos. E, ainda assim, está melhor filmado, na minha opinião de puro amador, que muitas séries e hoje em dia onde os cenários escuros aparecem em todo o lado.

Hoje em dia, a imagem é tudo. Para a maioria das pessoas que nasceu 20 ou mais anos pós-25 de Abril, a data pouco ou nada diz. Falta um esforço para levar às pessoas a informação da forma que as pessoas a consomem. Não é (só) com cerimónias na AR, muitas vezes aborrecidas e e pouco apelativas para jovens que se vai lá.

Já se devia ter feito uma Hora da Liberdade "em esteróides", uma espécie de Narcos da revolução. Mostrar o que levou à revolução, as reuniões conspiratórias, o golpe das Caldas, etc.

Compartilhar este post


Link para o post

A série "Conta-me Como Foi", apesar de ser muito "levezinha" lá foi mostrando algumas condicionantes que nos dias de hoje não existem.

Compartilhar este post


Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora

×
×
  • Criar Novo...