Ir para conteúdo
What

Tópico da Política, Ambiente e Economia

Publicações recomendadas

Citação de What, Agora:

O que é que diz o tal áudio de 7 segundos?

Costa: "É que o presidente da ARS mandou para lá os médicos fazer o que lhes competia e os gajos, cobardes, não o fizeram."

  • Like 1

Compartilhar este post


Link para o post

Alguém, nesta era de extremismos, colocou a hipótese de haver uns que são heróis, outros cobardes, e o facto de uns serem uns e outros, outros, não significa que todos o sejam...?

Compartilhar este post


Link para o post

Agora seria engraçado o jornalista do Expresso responsável pelo leak meter a boca no trombone no caso dos Panama Papers.

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Black Hawk, há 7 minutos:

Alguém, nesta era de extremismos, colocou a hipótese de haver uns que são heróis, outros cobardes, e o facto de uns serem uns e outros, outros, não significa que todos o sejam...?

Pois eu não estou a extremar. Estou a falar desta situação, assim como está o PM. E desta situação posso falar, porque conheço bastante bem um dos médicos que esteve lá a testar todos os doentes e funcionários do lar. E quem falhou foi a ARS e a CM de Reguengos, não foram os "cobardes" dos médicos.

Apesar de existirem planos definidos de actuação em casos de COVID em lares, estes planos só foram accionados semana e meia depois do primeiro dia de testes! Esses planos passam por definir equipas de trabalho, identificar locais para colocar lá os doentes COVID, ter zonas COVID-free, áreas de movimentação de zonas COVID para não COVID, ter sítios para vestir e despir EPI's, etc. Isso não são (nem podem ser) os médicos a definir. E isso só veio a acontecer para aí 10 dias depois porque os médicos começaram a "gritar" que não tinham mãos a medir (daí ter vindo apoio militar), que o lar simplesmente parou e há 10 dias que os doentes estavam acamados e sem medicação e sem tomar banhos nem nada, que não tinham essas condições de trabalho que permitissem ir "limpando" a situação, etc.

Isto está a doer ao Costa porque mexe com CM do PS e ele sente-se atacado, quando na verdade os médicos foram, mais uma vez, heróis nesta história.

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Lebohang, há 7 minutos:

Agora seria engraçado o jornalista do Expresso responsável pelo leak meter a boca no trombone no caso dos Panama Papers.

Pode ter sido um técnico qualquer também.

Compartilhar este post


Link para o post

Claro que ele tem um amigo doutor médico que esteve lá.

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de EasyGoing, há 11 minutos:

Pois eu não estou a extremar. Estou a falar desta situação, assim como está o PM.

Então se não estás "a extremar", tens de escolher melhor as palavras pois o que escreveste foi isto:

Citação de EasyGoing, há 30 minutos:

Têm a mesma integridade que o Costa: quando a champions vem para Lisboa os médicos eram heróis; agora são cobardes 

E nesse post não dá ideia alguma que estivesses a falar "desta situação", mas sim a aproveitar para generalizar a toda a área profissional uma opinião isolada sobre um caso concreto.

A não ser que estivesses mesmo e estejas a dar agora um mortal encarpado à retaguarda.

Editado por Black Hawk

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Mayday, há 13 minutos:

Claro que ele tem um amigo doutor médico que esteve lá.

josecarlospereiraoficial_47581593_388998

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Black Hawk, há 2 minutos:

Então se não estás "a extremar", tens de escolher melhor as palavras pois o que escreveste foi isto:

E nesse post não dá ideia alguma que estivesses a falar "desta situação".

A não ser que estivesses mesmo e estejas a dar agora um mortal encarpado à retaguarda.

Quando a champions vem para Portugal e o Costa diz que "é um prémio aos profissionais de saúde", deduzo que inclua todos, mesmo os de Reguengos. Quando chama cobardes aos de Reguengos, então trocou as voltas às suas palavras. É isto que eu queria mostrar que é a sua integridade. E adicionalmente, conforme já escrevi acima, discordo fortemente do adjectivo "cobarde" para definir os médicos que lá estiveram.

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de EasyGoing, há 7 minutos:

Quando a champions vem para Portugal e o Costa diz que "é um prémio aos profissionais de saúde", deduzo que inclua todos, mesmo os de Reguengos. Quando chama cobardes aos de Reguengos, então trocou as voltas às suas palavras. É isto que eu queria mostrar que é a sua integridade.

Ok, então estavas mesmo a dar um mortal à retaguarda, pois voltaste à mesma retórica inicial que há pouco não era o que querias dizer, mas afinal até é.

Tranquilo.

Editado por Black Hawk
Typo

Compartilhar este post


Link para o post

isso dos cobardes é um fait diver.

O responsável pela DGS do Alentejo disse: " “não houve processos disciplinares” porque os profissionais cumpriram as escalas definidas, mas recusa a existência de “ameaças” "

https://observador.pt/especiais/o-que-falhou-no-lar-de-reguengos-tudo-diz-o-relatorio-da-ordem-dos-medicos/

O que deve ser mais preocupante é a questão do relatório e do que não foi feito. Depois é a questão das competências que o Costa colocou em causa. Os estatutos dizem isto:

"b) Contribuir para a defesa da saúde dos cidadãos e dos direitos dos doentes; "

se é suficiente, ou não, para elaborar relatórios não se sabe, mas o que compete à OM não é tão limitativo quanto o Costa afirmou.

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Black Hawk, há 10 minutos:

Ok, então estavas mesmo a dar um mortal à retaguarda, pois voltaste à mesma retórica inicial que há pouco não era o que querias dizer, mas afinal até é.

Tranquilo.

?

Não me parece que me tenha contradito, seja onde for. Mas podes ficar com a bicileta.

Para mim o importante continua a ser: temos um PM com declarações muito infelizes e as mesmas não devem ser floreadas com questões paralelas. Há acusasões graves aos médicos e à OM nesta situação.

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Puto Perdiz, há 26 minutos:

isso dos cobardes é um fait diver.

O responsável pela DGS do Alentejo disse: " “não houve processos disciplinares” porque os profissionais cumpriram as escalas definidas, mas recusa a existência de “ameaças” "

https://observador.pt/especiais/o-que-falhou-no-lar-de-reguengos-tudo-diz-o-relatorio-da-ordem-dos-medicos/

O que deve ser mais preocupante é a questão do relatório e do que não foi feito. Depois é a questão das competências que o Costa colocou em causa. Os estatutos dizem isto:

"b) Contribuir para a defesa da saúde dos cidadãos e dos direitos dos doentes; "

se é suficiente, ou não, para elaborar relatórios não se sabe, mas o que compete à OM não é tão limitativo quanto o Costa afirmou.

Segundo a Administração Regional de Saúde do Alentejo, os médicos recusaram-se a prestar auxilio aos doentes, alegando falta de condições. No entanto, estes médicos, verificaram que a medicação não era administrada e, mesmo havendo medicação, não a administraram eles porquê?

Houve inclusive um médico que se demitiu no pico do surto.

A responsável do lar levanta uma questão interessante: Os médicos e enfermeiros que deram informações à Ordem dos Médicos não actuaram...? Viram o que dizem ter visto e nada fizeram...?

Eu não sei se a OM tem competência para fazer auditoria ou não, mas para fazer politica de oposição, não tem de certeza. Já a dos Enfermeiros gosta de fazer o mesmo papel.

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Mayday, há 31 minutos:

Segundo a Administração Regional de Saúde do Alentejo, os médicos recusaram-se a prestar auxilio aos doentes, alegando falta de condições. No entanto, estes médicos, verificaram que a medicação não era administrada e, mesmo havendo medicação, não a administraram eles porquê?

O Robalo que citei atrás é da ARS do Alentejo e não da DGS como coloquei.

a justificação para a medicação:

"Ficaram por administrar “fármacos tão importantes como a varfarina por se desconhecerem as prescrições (ausência de processos clínicos organizados e atualizados), ou insulina por falta de canetas”. As equipas médicas ainda tentaram “rever a terapêutica e promover ajustes, principalmente com suspensão de alguns fármacos, como hipotensores e diuréticos, que se mantinham apesar do estado de desidratação dos doentes”.Porém, foi-lhes comunicado “não ser possível os ajustes terapêuticos, uma vez que a medicação era toda preparada para vários dias e que não estando os comprimidos identificados, não era possível retirar um comprimido: ou se deitava tudo fora e basicamente não faziam medicação ou faziam tudo o que estava na prescrição habitual”. "

dizerem que se recusaram a prestar auxílio:

" A 27 de junho, dia em que é registada a terceira morte, a equipa médica responsável pelos doentes transferiu mais utentes para o hospital. No fim de semana de 28, já “vários doentes mostravam agravamento do seu estado clínico, com sinais de desidratação, desnutrição, disfunção renal”. Durante estes dias, vários médicos deslocam-se ao lar, além da equipa permanente. E “sistematicamente, as equipas médicas alertam autoridades competentes de que não dispõem das condições necessárias para tratar os doentes de acordo com as boas práticas clínicas”. "

https://expresso.pt/coronavirus/2020-08-19-Lar-de-Reguengos.-Um-medico-pode-recusar-se-a-tratar-um-doente--Nao-mas-ha-excecoes-muito-excecionais

Citação de Mayday, há 31 minutos:

Houve inclusive um médico que se demitiu no pico do surto.

Quem se demitiu foi a directora do ACES, um médico de gabinete e não um dos médicos que ia ao lar.

A demissão esteve ligada ao facto de estarem a deslocalizar médicos necessários nas regiões do Alentejo onde estão destacados para Reguengos.

Citação de Mayday, há 31 minutos:

A responsável do lar levanta uma questão interessante: Os médicos e enfermeiros que deram informações à Ordem dos Médicos não actuaram...? Viram o que dizem ter visto e nada fizeram...?

Dizer que os doentes deviam ir para o hospital e que não havia ali condições é não fazer nada? Ou ela queria que fossem os médicos a criar o plano de contingência que ela como responsável pelo lar deveria ter feito 3 ou 4 meses antes?

Editado por Puto Perdiz
  • Like 3

Compartilhar este post


Link para o post

2020 all over again na segunda metade do ano, aguentem-se

Compartilhar este post


Link para o post

A irmã tem ar de quem vai fazer o Kim parecer um democrata moderado.

  • Like 2

Compartilhar este post


Link para o post

Porque é que o António Costa não vai resolver as suas m*rda desta forma?

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Puto Perdiz, há 2 horas:

outra vez?

confessa. estiveste para dizer "arroz", mas depois temeste levar com o gif That's racist, como resposta?

  • Like 1

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Mayday, há 10 horas:

2020 all over again na segunda metade do ano, aguentem-se

 

Citação de Peplin, há 10 horas:

A irmã tem ar de quem vai fazer o Kim parecer um democrata moderado.

Vocês repetiram os posts de há 6 meses atrás?

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de IlidioMA, há 7 horas:

confessa. estiveste para dizer "arroz", mas depois temeste levar com o gif That's racist, como resposta?

Aloz com cão o meu plato favolito. 

  • Like 3

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Black Hawk, Em 23/08/2020 at 15:07:

Alguém, nesta era de extremismos, colocou a hipótese de haver uns que são heróis, outros cobardes, e o facto de uns serem uns e outros, outros, não significa que todos o sejam...?

Já uma vez referi, no topico do COVID-19, que nenhum profissional de saúde fez mais ou menos o que a sua profissão o obriga. Nós todos (falo como médico, mas aplico a enfermeiros) sabemos ao que vamos quando escolhemos este tipo de profissão. Contudo há uma regra muito básica que nos ensinam no 1º ano do curso e que é repetida vezes sem conta nos protocolos de atuação: 1) Avaliar as condições de segurança - não há juramento que contradiga isto, nem o raio que o valha.

Eu acredito (porque vivi o mesmo em pleno centro de Lisboa) que não havia condições de segurança para os médicos/enfermeiros atuarem em certos lares - a prova disso mesmo são a % de infetados que são profissionais de saúde. Nós acreditamos e fazemos o melhor que conseguimos, nas condições que nos dão.

Para dar um exemplo simples: dia 2 de "tenda" da recepção de doentes suspeitos infetados e eu era o médico residente. Tive uma senhora que desmaiou e depois de uma recuperação rápida pedi um ECG no local. O técnico disse que não tinha cobre-botas e não foi à tenda fazer o ECG. Eu também não tinha cobre-botas e estava na tenda, mas na altura as instruções que tínhamos era que o calçado que usávamos no hospital ficavam para desinfetar depois do nosso turno. A doente tinha que fazer um ECG e não o fez por questões de segurança levantadas pelo técnico - fui eu que fiz o ECG. Não me sinto mais herói ou menos cobarde por isso. Eram as ordens que tinha e confiei em quem mas deu.

Em relação a Reguengos, aqui fica um relato dos acontecimentos, dos chamados "cobardes": Link

A destacar:

  • 18/06: nessa tarde, um médico e cinco enfermeiros realizam mais de uma centena de colheitas, sem conseguirem terminar a tarefa pelas más condições que dispunham
  • 19/06: Existem nesse momento poucos equipamentos de proteção individual (EPI) na USF. E os médicos são informados de que chegará um carregamento de EPI no dia 20 de manhã.
  • 21/06: Os médicos da USF Remo (...) simultaneamente reportam à direção do ACES e à Autoridade de Saúde Pública, através de e-mail, as péssimas condições existentes na instituição para prestação de cuidados aos utentes infetados.
  • 23/06: Equipam-se no ginásio. Os EPI não tinham o tamanho adequado (eram pequenos), constituindo perigo de falha na segurança dos profissionais de saúde. Não existem circuitos definidos para separação de pessoas infetadas e não infetadas.
  • 25/06: Nunca foi dado a conhecer até esta altura o plano de contingência da instituição.
  • 28/06: Durante este fim de semana, chegaram a estar presentes no lar cinco médicos, que se deslocavam todos os dias, dois médicos da USF, dois médicos das Forças Armadas.
  • 29/06 a 01/07: Todos os dias se deslocam ao lar médicos das USF locais, alguns dos dias acompanhados de médicos hospitalares ou das Forças Armadas para prestação de cuidados clínicos aos doentes
  • 08/07: Entretanto, no pavilhão, o médico destacado pelo ACES não dispõe de fardamento à chegada. Em vez deste, é-lhe fornecido um PIJAMA idêntico ao usado pelos doentes no internamento hospitalar.

Sacudir a água do capote, todos conseguem. E assumir responsabilidades?

  • Like 8
  • Concordo! 2

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Axadrezado, Em 21/08/2020 at 01:07:

Enquanto isso no Brasil o Bolsonaro andava com um anão ao colo. 

Pronto, e com isto o Bolsonaro acabou de perder as próximas eleições!

Compartilhar este post


Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora

×
×
  • Criar Novo...