Ir para conteúdo
What

Tópico da Política, Ambiente e Economia

Publicações recomendadas

No mesmo congresso, não foi o único a defender Salazar e o estado novo

Aconselho ver também a thread do Jonet 

E o contrim ao que parece já assume uma solução governativa com o chega.

Compartilhar este post

Link para o post

Esta normalização da extrema-direita faz-me sentir que estou numa realidade alternativa. 

• Like 2

Compartilhar este post

Link para o post

Saudosismo bacoco de quem nunca sofreu às mãos do regime de merda do Estado Novo. Gente parva que não merece o chão que pisa.

• Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Augusto, há 2 horas:

É preciso ser uma autêntica besta, para dizer que o Estado Novo resolveu o problema de analfabetismo em Portugal. f*da-se.

Ele é professor de economia, sabe lá ele...

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Augusto, há 3 horas:

É preciso ser uma autêntica besta, para dizer que o Estado Novo resolveu o problema de analfabetismo em Portugal. f*da-se.

fui pesquisar o gajo e segundo ele havia uma taxa de analfabetização entre os 10 e os 14 anos de 24%, isso é tudo menos residual como ele diz.

Compartilhar este post

Link para o post

Vocês apontam os nomes e eu reservo o campo pequeno. 

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Puto Perdiz, há 6 horas:

fui pesquisar o gajo e segundo ele havia uma taxa de analfabetização entre os 10 e os 14 anos de 24%, isso é tudo menos residual como ele diz.

Ano

1878

1890

1900

1911

1920

1930

1940

1950

1960

Analfabetismo

78%

76%

74%

70%

66%

62%

49%

40%

30%

Informação retirada, de NÓVOA, António – Evidentemente…. p. 59  e p. 97

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Augusto, há 2 horas:

Ano

1878

1890

1900

1911

1920

1930

1940

1950

1960

Analfabetismo

78%

76%

74%

70%

66%

62%

49%

40%

30%

Informação retirada, de NÓVOA, António – Evidentemente…. p. 59  e p. 97

esta é uma coluna de opinião dele no ECO onde fala daqueles valores:

https://eco.sapo.pt/opiniao/tera-o-estado-novo-deixado-um-pais-de-analfabetos/

" A taxa de literacia subiu, entre 1926 e 1950, de 38.2% para 58.6%. Entre as crianças de 10 a 14 anos, a taxa de analfabetismo diminuiu, entre 1930 e 1950, de 58% para 24% (Candeias, 2004). "

Pelo total os valores são semelhantes aos que colocaste.

Em 20 anos descer para mais de metade é bom, mas não é residual como ele diz.

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

Gostava de saber onde vão buscar esses dados do analfabetismo antes dos anos 60. Estou mesmo a ver uma agência do estado da altura a ir às berças, onde os putos iam trabalhar com 9 anos, tentar saber esses dados.

Mas enfim, quando a direita perde toda a vergonha não é de espantar que uns quantos saiam do armário.

Editado por antifa
  • Like 1
  • Concordo! 4

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Puto Perdiz, há 55 minutos:

esta é uma coluna de opinião dele no ECO onde fala daqueles valores:

https://eco.sapo.pt/opiniao/tera-o-estado-novo-deixado-um-pais-de-analfabetos/

" A taxa de literacia subiu, entre 1926 e 1950, de 38.2% para 58.6%. Entre as crianças de 10 a 14 anos, a taxa de analfabetismo diminuiu, entre 1930 e 1950, de 58% para 24% (Candeias, 2004). "

Pelo total os valores são semelhantes aos que colocaste.

Em 20 anos descer para mais de metade é bom, mas não é residual como ele diz.

eu do que sei e li sobre o tema, o @Black Hawk que corrija, reduziu-se o analfabetismo, porque se abriram mais escolas, mas também de pior qualidade, acho que os professores nem eram professores sequer, podia ser qualquer pessoa. E quando comparado com os outros paises europeus, continuámos a ter uma taxa mais alta e não se fez assim tantos progressos como nos outros países. Posso estar errado, já li isso há algum tempo e tou a falar de cór.

Compartilhar este post

Link para o post

Falar que o Estado Novo reduziu o analfabetismo é um pouco como dizer que o Regime Nazi reduziu o desemprego na Alemanha.

• Like 4

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de lastdance, há 41 minutos:

eu do que sei e li sobre o tema, o @Black Hawk que corrija, reduziu-se o analfabetismo, porque se abriram mais escolas, mas também de pior qualidade, acho que os professores nem eram professores sequer, podia ser qualquer pessoa. E quando comparado com os outros paises europeus, continuámos a ter uma taxa mais alta e não se fez assim tantos progressos como nos outros países. Posso estar errado, já li isso há algum tempo e tou a falar de cór.

o que queres dizer com pior qualidade? Em termos de construção? O ME em 95 fez um estudo e chegou à conclusão que cerca 60% do parque escolar do país tinha sido construído no tempo do estado novo.

O que se pode questionar é a falta de ligação e proximidade com outros graus de ensino, mas isso já é resultado de só haver preocupação com o ensino primário e não se procurar que os alunos continuem na escola.

edit: nas escolas pequenas, com poucos alunos, não havia o professor era o regente escolar. Deve ser isso que te estás a referir

Editado por Puto Perdiz

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Lebohang, há 15 minutos:

Falar que o Estado Novo reduziu o analfabetismo é um pouco como dizer que o Regime Nazi reduziu o desemprego na Alemanha.

Pelo menos reduziu o desemprego da população judaica 👀

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de lastdance, há 22 minutos:

De pior qualidade que as da Primeira República? Isto é tudo muito relativo, obviamente que o Estado Novo deixou o país ligeiramente mais desenvolvido do que o que nos encontrávamos em 1926. Mas o ritmo de desenvolvimento não foi satisfatório nem comparável ao restante que ocorreu numa Europa que ainda por cima foi mais fustigada que Portugal na Segunda Guerra Mundial. Se em 50 anos um país não avança quase nada, alguma coisa se passa de muito errado. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de antifa, há 1 hora:

Gostava de saber onde vão buscar esses dados do analfabetismo antes dos anos 60. Estou mesmo a ver uma agência do estado da altura a ir às berças, onde os putos iam trabalhar com 9 anos, tentar saber esses dados.

não precisas de ir tão atrás, mesmo nos anos 80 isso ainda acontecia. tenho familiares que não são tão velhos quanto isso e trabalham desde os 10/11 anos. e para estudares mais, tinhas de ser mt inteligente e só podias ir para padre

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Lebohang, há 32 minutos:

Só por isso, devia-se enviar mais uns milhões para a TAP

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ticampos, há 3 horas:

De pior qualidade que as da Primeira República? Isto é tudo muito relativo, obviamente que o Estado Novo deixou o país ligeiramente mais desenvolvido do que o que nos encontrávamos em 1926. Mas o ritmo de desenvolvimento não foi satisfatório nem comparável ao restante que ocorreu numa Europa que ainda por cima foi mais fustigada que Portugal na Segunda Guerra Mundial. Se em 50 anos um país não avança quase nada, alguma coisa se passa de muito errado. 

Longe de mim querer defender um regime de m*rda, mas se formos rigorosos os maiores períodos de convergência real de Portugal com a Europa (crescer a uma ritmo superior à UE, e a aproximar-se de forma real) foram sobretudo entre 1960-1972 (forte investimento na indústria) e 1986-1992 (fundos da CEE).

Desde meados dos anos 90 que estamos estagnados no processo de convergência da economia portuguesa.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ego Sum, há 51 minutos:

Longe de mim querer defender um regime de m*rda, mas se formos rigorosos os maiores períodos de convergência real de Portugal com a Europa (crescer a uma ritmo superior à UE, e a aproximar-se de forma real) foram sobretudo entre 1960-1972 (forte investimento na indústria) e 1986-1992 (fundos da CEE).

Desde meados dos anos 90 que estamos estagnados no processo de convergência da economia portuguesa.

1972 não, 1973 também foi e 1974 também seria se não houvesse revolução dos cravos. O desinvestimento na indústria foi o erro capital da terceira República. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Tio Hans, há 10 minutos:

Fosse eu o O'Leary, e fosse isto um assunto simples, e arrancava já hoje todas a rotas de Portugal, e deixava o PNS com os milhões de turistas que a TAP traz para Portugal 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Sagres Preta, há 25 minutos:

E tiveram sorte de ele não ter enviado um drone para rebentar com o avião. 

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora

• Criar Novo...