Ir para conteúdo
What

Tópico da Política, Ambiente e Economia

Publicações recomendadas

Citação de Simeone, há 3 horas:

Que nojo de pessoa

Tanto ódio essa mulher tem dentro de si. Até mete impressão

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ghelthon, há 4 horas:

Canalhada chegana e monárquica? Que bom combo.

Chega, aquele partido patriota que comemora a restauração mas que se junta a um partido espanhol que faz isto:

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Simeone, há 7 horas:

Que nojo de pessoa

Gosto sempre é da malta que filma e não faz/diz rigorosamente nada. Ainda para mais na Margem Sul, que vergonha.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ghelthon, há 6 horas:

É/era da minha zona, tenho amigos em comum com ela. Que pena, é gira.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ghelthon, há 6 horas:

O que leva miúdos desses a tornarem-se racistas? Não entendo.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Seferogol, Agora:

eles não são racistas, até têm um amigo que é preto

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Rain Dog, há 59 minutos:

eles não são racistas, até têm um amigo que é preto

não vi nenhum na foto. Ao menos que tentassem meter o Luc Mombito na foto.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de HappyKing, há 27 minutos:

Supremo condena André Ventura e Chega por segregação racial (jn.pt)

Alô Tribunal Constitucional, está aí alguém? Secalhar já era hora de fazerem alguma m*rda digo eu.

o fascismo tem de ser derrotado nas urnas, pelo povo, com mobilização, com amor. Não na secretaria, com tecnicalidades. Tribunal Constitucional? Não! Alô, cidadão, está aí alguém?

• Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post

Eu não me importava de ir derrotar o fascismo com amor, mas eu n posso q amanhã tenho de ir trabalhar, mas acho q alguém devia fazer alguma coisa

Editado por Plagio o Original
  • Like 2

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de IlidioMA, há 53 minutos:

o fascismo tem de ser derrotado nas urnas, pelo povo, com mobilização, com amor. Não na secretaria, com tecnicalidades. Tribunal Constitucional? Não! Alô, cidadão, está aí alguém?

* Inserir 'why not both' meme* 

Compartilhar este post

Link para o post

Honestamente, não me parece que essa condenação do Chega e do André Ventura vá, por si só, justificar uma intervenção do Tribunal Constitucional. Duvido imenso. A ilegalização de um partido (assumindo que te referias a isso @HappyKing) é um mecanismo absolutamente extremo e excecional para defesa da democracia.

Quanto a mim, não me importava nada que eles desaparecessem e acho que termos um líder partidário com esta conduta envergonha a nossa democracia, mas não me parece que o TC faça alguma coisa para já. A decisão do Supremo é uma excelente notícia, ainda assim.

Compartilhar este post

Link para o post

Estás e outras condenações são boas por um motivo: abrir precedentes.

O mais difícil está feito no país de brandos costumes. Agora é spammar o ministério público com queixas e definhar esses montes de m*rda ao ponto de não terem dinheiro.

No capitalismo é pior uma multa do que uma sova. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de HappyKing, há 2 horas:

* Inserir 'why not both' meme* 

porque se houver combate no lado judicial isso não fará nada por nós, nem pela democracia. Apenas lhe entregará o moral high ground de poder dizer "coitadinho de mim, a censurarem-me", ou até lhe entregar de mão beijada a fanfarronice do "vejam, vejam, estão cheios de medo de mim, os poderosos, os da situação"

Seriam duas armas imprevisíveis na mão de um demagogo tão perigoso. 

Nem pensar!

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de HappyKing, há 3 horas:

Supremo condena André Ventura e Chega por segregação racial (jn.pt)

Alô Tribunal Constitucional, está aí alguém? Secalhar já era hora de fazerem alguma m*rda digo eu.

Ora, já tenho argumento válido para as discussões com o meu velhote quando ele me diz que o Ventura ser racista é "a minha opinião".

Agora ele é certificadamente racista, já não é apenas opinião.

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Seferogol, há 12 horas:

Miúdos de famílias betas e conservadores não conhecem outra realidade. É a bolha deles. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Jpa, há 19 minutos:

Miúdos de famílias betas e conservadores não conhecem outra realidade. É a bolha deles. 

Então têm défice cognitivo. Nos dias de hoje, para quem tem menos de 30 anos, ser racista é alguém com uma deficiência mental, ou então, com um "interior" muito, muito escuro

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Seferogol, há 2 minutos:

Então têm défice cognitivo. Nos dias de hoje, para quem tem menos de 30 anos, ser racista é alguém com uma deficiência mental, ou então, com um "interior" muito, muito escuro

Não não é, essa geração não está a fazer a adolescência agora ou a ser moldados agora. Encontrar pessoal dessa geração sem grande noção sobre a igualdade racial ou que se sente num país em que se vê com menos oportunidades e riqueza que os pais têm e aceita o bode expiatório que toda a gente está a escolher... há disso aos potes.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Lip McBoatface, há 57 minutos:

Não não é, essa geração não está a fazer a adolescência agora ou a ser moldados agora. Encontrar pessoal dessa geração sem grande noção sobre a igualdade racial ou que se sente num país em que se vê com menos oportunidades e riqueza que os pais têm e aceita o bode expiatório que toda a gente está a escolher... há disso aos potes.

Mais me ajudas. Na adolescência deles, mais do que na tua ou na minha, já tinha carradas de informação livre que os fizesse perceber que não existem diferenças.

Se são assim nos dias de hoje, algo vai muito mal na cabeça daqueles miúdos.

Ou então, é falta de atenção e sabem que, ao aliar-se ao Chega, ao seguir as ideias do partido, terão essa atenção, sentir-se-ão especiais porque "pensam diferente" e não são "ovelhas".

Editado por Seferogol

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Gorki, há 31 minutos:

Nas urnas, nas ruas e no debate de ideias. Mas sobretudo, na resposta aos problemas das pessoas. O PCP tem referido isso muito ultimamente: a extrema direita alimenta-se de insatisfações justas da população e instrumentaliza-as para chegar ao poder. É histórico, há exemplos disso do passado infelizmente. É resolvendo os problemas que se retira o espaço  de crescimento da extrema direita e do fascismo. 

Além disso ilegalizar o Chega pode parecer a solução mais fácil, mas traria outros perigos. O perigo de ele aproveitar isso para se vitimizar e alargar a sua influência (como já referiram acima) e o perigo de se abrir um precedente de ilegalização de um partido na nossa democracia. E depois quem é que define o critério? Como o define? 

Se o partido não cumpre os requisitos à luz da Constituição, tem que ser ilegalizado. E isto responde às tuas perguntas: "E depois quem é que define o critério? Como o define?". 

A Constituição é que o define e como o define.

• Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Gorki, há 34 minutos:

Nas urnas, nas ruas e no debate de ideias. Mas sobretudo, na resposta aos problemas das pessoas. O PCP tem referido isso muito ultimamente: a extrema direita alimenta-se de insatisfações justas da população e instrumentaliza-as para chegar ao poder. É histórico, há exemplos disso do passado infelizmente. É resolvendo os problemas que se retira o espaço  de crescimento da extrema direita e do fascismo. 

Além disso ilegalizar o Chega pode parecer a solução mais fácil, mas traria outros perigos. O perigo de ele aproveitar isso para se vitimizar e alargar a sua influência (como já referiram acima) e o perigo de se abrir um precedente de ilegalização de um partido na nossa democracia. E depois quem é que define o critério? Como o define? 

Os problemas das pessoas continuarão a existir porque a grande maioria deles não são resolvidos facilmente e os partidos populistas de extrema direita vão sempre usá-los, dando respostas fáceis e óbvias a problemas complexos. A verdade é que cá não temos o problema da imigração como em França( e aí não digo obviamente que a imigração seja um problema mas que muitos a encaram como tal, associando por exemplo à criminalidade), não temos grandes problemas de criminalidade e de segurança e mesmo assim um partido populista de extrema direita conseguiu crescer. Além disso, muitas vezes o Estado de Direito a funcionar será instrumento para manipulação das pessoas como o caso da Operação Marquês, a não existência de uma justiça unicamente punitiva, a defesa da presunção de inocência, os direitos conferidos aos acusados etc.

.Assim, o combate passa por demonstrar o quão fracas e inadequadas são as respostas que dão os problemas, demonstrar todas as incongruências e contradições no seu programa e atividade parlamentar e por fim não cair no jogo das respostas populistas e de guerrilha contra estas forças( um exemplo de como desmontar o André Ventura foi o debate do Marcelo nas Presidenciais).

Por fim, é óbvio que o TC não vai ilegalizar um partido que represente 7 ou 8% da votação nacional sem fundamentos muito fortes e sem qualquer tipo de hipótese de contestação da decisão por todos os perigos que dela advêm, já estou a imaginar o Ventura a dizer " têm tanto medo de nós que não nos conseguindo derrotar nas urnas derrotam nos na justiça conivente com o sistema"

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Seferogol, há 2 horas:

Mais me ajudas. Na adolescência deles, mais do que na tua ou na minha, já tinha carradas de informação livre que os fizesse perceber que não existem diferenças.

Se são assim nos dias de hoje, algo vai muito mal na cabeça daqueles miúdos.

Ou então, é falta de atenção e sabem que, ao aliar-se ao Chega, ao seguir as ideias do partido, terão essa atenção, sentir-se-ão especiais porque "pensam diferente" e não são "ovelhas".

Eu nem preciso de argumentar muito. Tudo o que disse tem 0 a ver com deficiencias cognitivas ou problemas sociais que causam esse "interior muito escuro", portanto a única coisa em que te estou a ajudar é a demonstrar a tua dificuldade em perceber contexto.

Se não procuras perceber os contextos em que as pessoas crescem, as bolhas que criam, o facto de que mais informação não significa mais conhecimento invariavelmente (basta pensar na desinformação), então não vais ter hipótese de influenciar as pessoas.

As pessoas por detrás do Chega, das redes sociais, dos media, que tomam decisões importantes percebem a influência que têm ao dizer certas coisas, ao criar inimigos que estão fora da bolha onde as pessoas vivem, percebem a influência da desigualdade social nas relações que acontecerão entre pessoas, os círculos que frequentam, a noção que as pessoas formam sobre o que é viver.

Assumir que a única razão para as pessoas serem racistas é uma falha cerebral é só pedir que não te levem a sério. Vai-te habituando a gritar para as nuvens.

• Like 1
  • Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post

Se uma democracia com mais de 40 anos não consegue lidar com a ilegalização de um partido, que à luz da Constituição apresenta motivos para tal, para além de dar toda a ideia de ser um esquema MLM encapotado, mais vale fechar portas e entregar a chave.

Mas o problema aqui no meio é ao fim destes anos todos ainda não se ter conseguido definir o que seria uma estratégia eficaz para lidar com este tipo de partidos/movimentos e ideias. 20 anos depois, em 2021 lida-se com Ventura da mesma forma que em 2002 se lidava com o Le Pen pai, choque misturado com fascínio, propaganda grátis dos media, tornar os apoiantes em piadas de forma a que entrincheirem ainda mais. É a mesma formula que deu Bolsonaro, Trump, etc, sem tirar nem por.

Mas o Ventura tem algo diferente de Le Pen, Salvini ou Abascal, e bem mais próximo de Trump. É que o Ventura parece mesmo um vendedor de banha da cobra. O partido não é nada para além de uma amálgama de aproveitadores duvidosos. Para mim isso torna-o mais perigoso que uma FN ou um VOX ao ser completamente imprevisível. Nesta ultima legislatura o Chega alterou, em algumas áreas por completo, o programa com que foi eleito, ou seja, ideologicamente aquilo não se apoia em nada, apenas se alimenta do que é popular e edgy no momento, não respeita em nada o jogo democrático, funciona mais como um culto unipessoal que um partido. Daqui a uns meses vamos ter a experiência do que é ter vários deputados do Chega no parlamento e não vai ser bonito, se actualmente já há momentos lamentáveis que ali se passam, aquilo vai ser transformado num circo. Ora, se não respeitam o jogo, não podem jogar e quem supervisiona isso deve intervir.

Editado por antifa
  • Like 2
  • Concordo! 9

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora

• Criar Novo...