Ir para conteúdo
What

Tópico da Política, Ambiente e Economia

Publicações recomendadas

Citação de HappyKing, há 16 minutos:

Só comecei a ver agora: O que deram ao Ventura? Ou não dormiu? Está calminho.

São duas semanas a debitar praticamente todos os dias a mesma tanga aos gritos. Um gajo também se cansa.

• Like 2
  • Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de antifa, há 35 minutos:

ai crl, a Inês Sousa Real veio falar do coelhinho do Ventura ahah

de resto isto está fraquinho

Otimo, estava a rever partes do debate de ontem. Ia ver esse em diferido, da maneira que ja nem vejo.

Compartilhar este post

Link para o post

Esta última parte do Ventura foi nojenta. 

Bem a Inês na resposta.

Editado por HappyKing

Compartilhar este post

Link para o post

Bom post do @antifa sobre o estado actual do Bloco.

Btw, diz-se da malta do partido que frequentam os mesmos espaços de malta de direita como se isso fosse um factor algo relevante. Não me parece que o seja. Vai na mesma medida dos almoços entre o PdC e o Vieira na Mealhada. É giro para as notícias, demonstra que se conhecem e têm contacto, mas em termos políticos não tem grande interesse. É até minimamente público, não está no segredo dos deuses.

Citação de Gorki, há 2 horas:

Porquê? pergunta genuína, nunca tinha ouvido alguém dizer isso. 

A última saída em massa foi no ano passado, muita malta, sobretudo jovens, a sair do BE para a JCP e o PCP. Foi uma enxurrada mesmo. E não se ouviu falar em lado nenhum. 

E o que dizes bate certo com o que me vão dizendo também. Além de que há lá algumas figuras que são muito protegidas e levados ao colo, por terem os pais que têm, ou por terem ligações muito fortes a X o Y. 

O Fernando Rosas e a família têm aparecido muitas vezes neste tópico, nos últimos tempos.

Citação de HappyKing, há 30 minutos:

Olha. @Poeira vai à igreja mais próxima. Deve ter caído um santo. Alguém falou de cultura num debate. 

Estavam aborrecidos e não tinham tema de debate?

Mas não é só a cultura que aparece Zero Vezes. É simplesmente a ausência mais gritante.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Poeira, há 16 minutos:

Estavam aborrecidos e não tinham tema de debate?

Foi só uma referência tímida da Inês Sousa Real.

Compartilhar este post

Link para o post

Já que se fala em eleitores do Bloco com pouca ou nenhuma vontade votar no Bloco, acho que sou mais um deles. Quase sempre votei no Bloco, não por achar que estava ali a solução do país, ou por querer especialmente que formassem governo, mas por me identificar com o discurso político das principais figuras políticas da primeira metade vida do Bloco.

Entretanto deixou de ser assim tanto o menos péssimo dos partidos, para ser mais um. A perda de carisma, de ideias novas (o ponto que o antifa referiu em relação ao Livre e ao RBI é exemplificativo) e de, muito pessoalmente, estar farto de se achar perfeitamente normal a carga fiscal sobre o trabalho que existe num país de gente pobre faz com que se votar no Bloco seja só mesmo para não votar nulo.

SAS, cada um tem as suas razões para não votar em quem não quiser, todos serão legítimas, mas deixa-me que te diga que ser amigo ou familiar de alguém que trabalha num restaurante onde as Mortáguas lá vão e tratam mal os empregados é bastante original.

Compartilhar este post

Link para o post

só agora estou a ver o debate da tarde....hoje veio o André Ventura, ou a sua coelhinha?

Tão dócil, interrompe pouco e até pede desculpa.

Só agora percebeu que a gimmick de matarruano de café só o mantém nos 5% de chalupas que já estão garantidos?

Até agora foi uma campanha totalmente pateta, a do Chega. 

Lá vai ter ele que 'ser agredido por ciganos' lá para o fim da campanha. Como no ano passado.

• Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de antifa, há 5 horas:

. Por isso é que muita gente que era do BE e tem algum asco ao Rui Tavares, acaba hoje ao mesmo tempo por ter inveja do Livre, porque lá vêm matérias como o RBI, transição energética, etc, coisas que dentro do BE foram sempre desvalorizadas.

também tem que ver com o modo que ele "saiu" do BE.

O afastamento desse modelo, que falas, do Miguel Portas foi tanto que grande parte do pessoal da política XXI saiu do BE e foi para o Livre.

Citação de HappyKing, há 2 horas:

Esta última parte do Ventura foi nojenta. 

Bem a Inês na resposta.

é pá, ela saiu-se aí com a do "homem branco que vai para a praça de touros..."

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Puto Perdiz, há 1 minuto:

é pá, ela saiu-se aí com a do "homem branco que vai para a praça de touros..."

Para explicar que o Ventura só falava dos ciganos. Mas eu referia-me à parte inicial da resposta do discurso de ódio.

Sara Pinto ❤️

Cotrim em modo Ventura dos slides.

Compartilhar este post

Link para o post

"30000 mil ou 300000 mil paga o mesmo"

São todos portugueses 😂

Editado por HappyKing

Compartilhar este post

Link para o post

Vou fingir que não ouvi o Cotrim defender que não devia haver um limite máximo de horas semanais no trabalho.

• Concordo! 2

Compartilhar este post

Link para o post

Eu gostei da conversa da segurança social. É das coisas que mais merece ser falada. E mostrou que o Costa meter medo da bolsa é parvo quando 20% só fundo de estabilização da segurança social está lá. 

Tem que haver uma grande reforma na segurança social. E sou muito a favor de dar a hipótese de cada pessoa ter direito a gerir parte da sua reforma. Seja de forma directa, como nos 401k ou nas isas do UK, ou indirecta, através de fundos de pensões.

Agora, é preciso haver uma melhoria gigante na literacia financeira dos portugueses. E aqui não vejo ninguém a fazer muito por isso.

Outra coisa, também não acho que fosse sustentável passar os 23.75% que as empresas passam directamente para o trabalhador, mas seria bom ir começando a passar uma certa percentagem para a escolha do trabalhador.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Castor, há 3 minutos:

Eu gostei da conversa da segurança social. É das coisas que mais merece ser falada. E mostrou que o Costa meter medo da bolsa é parvo quando 20% só fundo de estabilização da segurança social está lá. 

O problema é que no atual modelo é o Estado quem faz a garantia. No caso da proposta da IL, como o Cotrim diz, "trata-se os portugueses como adultos", ou seja, não há garantia.

Citação de Inkie, há 3 minutos:

Vou fingir que não ouvi o Cotrim defender que não devia haver um limite máximo de horas semanais no trabalho.

Agora percebo melhor a proposta, de quem em idade de reforma quiser, ir trabalhar que está no programa.

Editado por HappyKing

Compartilhar este post

Link para o post

cotrim ganhou, mas notou-se que para o costa a final foi ontem, hoje era cumprir calendário

julgava que ia entalar o cotrim nos temas da saúde e educação pública, etc., mas o debate foi todo economia 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Castor, há 12 minutos:

Tem que haver uma grande reforma na segurança social. E sou muito a favor de dar a hipótese de cada pessoa ter direito a gerir parte da sua reforma. Seja de forma directa, como nos 401k ou nas isas do UK, ou indirecta, através de fundos de pensões.

Agora, é preciso haver uma melhoria gigante na literacia financeira dos portugueses. E aqui não vejo ninguém a fazer muito por isso.

Outra coisa, também não acho que fosse sustentável passar os 23.75% que as empresas passam directamente para o trabalhador, mas seria bom ir começando a passar uma certa percentagem para a escolha do trabalhador.

Já eu pelo que vejo do português médio digo que tal coisa é um perigo. Sera óptimo para alguns mas para aqueles que chegam sempre ao fim do mês com perto de zero, será chegar na mesma ao fim do mês com perto de zero, juntando a uma velhice na miséria com perto de zero no inicio do mês. Porque para melhorar a literaia financeira é preciso melhorar 1 milhão de coisas primeiro.

Edit: e só mais uma coisa. Estamos a assumir que o facto da TSU ser paga ao trabalhador ia fazer com que o ordenado bruto fosse o mesmo. Quando sabemos bem que neste belo país iam logo aproveitar para baixar o ordenado com o argumento que no fim a pessoa até recebia mais (sendo que isto já acontece com bastante gente que é assim estimulada a receber por fora).

Editado por smashing_pumpkin
  • Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Solero, Agora:

Nem educação, nem saúde, nem cultura, nem clima

Mas a IL disse logo antes do debate. Crescimento económico acima de TUDO.

Editado por smashing_pumpkin
  • Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de HappyKing, há 2 minutos:

O problema é que no atual modelo é o Estado quem faz a garantia, no caso da proposta da IL, como o diz, "trata-se os portugueses como adultos". 

Mas qual garantia? Este sistema da segurança social não tem garantia nenhuma lol se houver uma crise mundial que afecta as pessoas como a de 2008 também vai afectar o estado, como aconteceu. E é por isso que depois tens coisas como cortes nas reformas e o aumento da idade de reforma. O equivalente a 35% do teu ordenado é posto na segurança social todos os meses, eu sei que parte deste valor é para garantir coisas como subsídio de desemprego e pensões de invalidez. Mas gostava de perceber que parte deste valor vai para a reforma de cada um. É que descontar cerca de 35% do ordenado daria uma excelente reforma para qualquer um de nós. E quem diz 35%, diz 10%/15%. 

Eu acho que há espaço para tudo, e o estado só devia garantir uma parte da reforma. Até para evitar pagar reformas muito altas. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Castor, há 8 minutos:

Mas qual garantia? Este sistema da segurança social não tem garantia nenhuma lol

Até 2050 há garantia a não ser que ninguém mais contribua para a segurança social. Se o modelo da IL estivesse em prática ao dia de hoje, se houvesse uma crise como em 2008 não havia garantia até 2050 ou sem ser em 2050 para metade da reforma.

E os cortes nas pensões a pagamento, que o governo do CDS e PSD tentou fazer, são inconstitucionais:

Governo PSD/CDS defendeu um corte nas pensões a pagamento? – Observador

Editado por HappyKing

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de smashing_pumpkin , há 7 minutos:

Já eu pelo que vejo do português médio digo que tal coisa é um perigo. Sera óptimo para alguns mas para aqueles que chegam sempre ao fim do mês com perto de zero, será chegar na mesma ao fim do mês com perto de zero, juntando a uma velhice na miséria com perto de zero no inicio do mês. Porque para melhorar a literaia financeira é preciso melhorar 1 milhão de coisas primeiro.

Mas podes e deves criar uma obrigatoriedade de descontar para um fundo, seja ele segurança social ou privado. No UK para além do que isas que falei cada empresa é obrigada a ter um fundo de pensões para o trabalhador. É super regulado e vai funcionando muito bem.

Eu não estou a dizer que a literacia financeira é o mais importante, mas acho que era algo que devia melhorar muito neste país, mas isto como quase tudo o resto não se faz do dia para a noite. É necessário exactamente pelos exemplos que falas.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Castor, há 4 minutos:

Mas qual garantia? Este sistema da segurança social não tem garantia nenhuma lol se houver uma crise mundial que afecta as pessoas como a de 2008 também vai afectar o estado, como aconteceu. E é por isso que depois tens coisas como cortes nas reformas e o aumento da idade de reforma. O equivalente a 35% do teu ordenado é posto na segurança social todos os meses, eu sei que parte deste valor é para garantir coisas como subsídio de desemprego e pensões de invalidez. Mas gostava de perceber que parte deste valor vai para a reforma de cada um. É que descontar cerca de 35% do ordenado daria uma excelente reforma para qualquer um de nós. E quem diz 35%, diz 10%/15%. 

Eu acho que há espaço para tudo, e o estado só devia garantir uma parte da reforma. Até para evitar pagar reformas muito altas. 

Como estado social também descontas para aqueles que mal descontam devido aos baixos salários. E para os que ficam inválidos. E para as baixas. E para quem já está na reforma e vive mais do que aquilo que descontou. E acima de tudo para saberes que daqui a uns anos, mesmo que só faças m*rda na vida, o estado ampara-te e dá-te o mínimo de dignidade. 

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de smashing_pumpkin , Agora:

Como estado social também descontas para aqueles que mal descontam devido aos baixos salários. E para os que ficam inválidos. E para as baixas. E para quem já está na reforma e vive mais do que aquilo que descontou. E acima de tudo para saberes que daqui a uns anos, mesmo que só faças m*rda na vida, o estado ampara-te e dá-te o mínimo de dignidade. 

Eu falei disso, das pensões por invalidez e subsídios de desemprego por exemplo. O que estou a dizer é que há uma parte desse valor que vai alimentar a tua reforma. Não sei qual a percentagem, se 5/10/15%. Eu gostava de ter estes valores discriminados também. Apesar de na realidade não ser isso que acontece, isto é, quem está a trabalhar é que paga as reformas que estão a ser pagas.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora

• Criar Novo...