Ir para conteúdo
What

Tópico da Política, Ambiente e Economia

Publicações recomendadas

Citação de Castor, há 8 minutos:

Mas podes e deves criar uma obrigatoriedade de descontar para um fundo, seja ele segurança social ou privado. No UK para além do que isas que falei cada empresa é obrigada a ter um fundo de pensões para o trabalhador. É super regulado e vai funcionando muito bem.

Eu não estou a dizer que a literacia financeira é o mais importante, mas acho que era algo que devia melhorar muito neste país, mas isto como quase tudo o resto não se faz do dia para a noite. É necessário exactamente pelos exemplos que falas.

Mas a IL quer progressivamente pôr tudo na mão do trabalhador. 

Eu acho literacia financeira fundamental. Nem que seja o básico de gerir o mês. Mas para chegar a isso é preciso que as pessoas evoluam em muitas outras coisas primeiro de modo a conseguirem perceber o mínimo. Passo o dia a lidar com pessoas e metade tem dificuldade em garantir que tem a quantidade de medicamentos que precisa, parece que ou têm que ter em excesso ou que têm que comprar no dia em que já está em falta. Para apenas dar um exemplo visível das dificuldades do povo português.

Citação de Castor, há 3 minutos:

Eu falei disso, das pensões por invalidez e subsídios de desemprego por exemplo. O que estou a dizer é que há uma parte desse valor que vai alimentar a tua reforma. Não sei qual a percentagem, se 5/10/15%. Eu gostava de ter estes valores discriminados também. Apesar de na realidade não ser isso que acontece, isto é, quem está a trabalhar é que paga as reformas que estão a ser pagas.

Mas isso é difícil tendo em conta que a tua reforma não é baseada no que descontas ao longos da vida de trabalho nem numa média salarial mas sim no salário que ganhas nos últimos x anos. 

Editado por smashing_pumpkin

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de HappyKing, há 8 minutos:

Até 2050 há garantia a não ser que ninguém mais contribua para a segurança social. Se o modelo da IL estivesse em prática ao dia de hoje, se houvesse uma crise como em 2008 não havia garantia até 2050 ou sem ser em 2050 para metade da reforma.

Em 2050, se ainda estivermos vivos diria que a maior parte deste fórum ainda não está a receber a reforma lol

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Castor, há 1 minuto:

Em 2050, se ainda estivermos vivos diria que a maior parte deste fórum ainda não está a receber a reforma lol

Mas as pessoas que a estão a receber hoje ou vão começar a receber em breve vão estar como é simples de perceber. E com o modelo que a IL propõe não tinhas garantia até 2050 ou sem ser até 2050 para essas pensões (metade dessas pensões na realidade). É que o medo da bolsa que referes que é parvo não está na bolsa em si, está nas garantias que no caso da IL para metade delas é nula.

Editado por HappyKing

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de whatever, há 1 hora:

SAS, cada um tem as suas razões para não votar em quem não quiser, todos serão legítimas, mas deixa-me que te diga que ser amigo ou familiar de alguém que trabalha num restaurante onde as Mortáguas lá vão e tratam mal os empregados é bastante original.

A história não é essa mas não me parece original e descabido considerar o caracter das pessoas que estão à frente de um partido como algo a ter em conta quando se vai votar. Acho bastante natural. Por exemplo, não conseguia votar no Costa em nenhuma condição.

Mas aqui não é apenas isso. Tenho outros problemas mais "preocupantes" com o BE que são semelhantes a muitos de nós.

Editado por SAS_Robben

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de HappyKing, há 3 minutos:

Citações de Reagan outra vez.

Casa de Rui Barbosa fará semana de homenagem a Margareth Thatcher e Ronald  Reagan - Jornal O Globo

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de HappyKing, há 24 minutos:

Até 2050 há garantia a não ser que ninguém mais contribua para a segurança social. Se o modelo da IL estivesse em prática ao dia de hoje, se houvesse uma crise como em 2008 não havia garantia até 2050 ou sem ser em 2050 para metade da reforma.

E os cortes nas pensões a pagamento, que o governo do CDS e PSD tentou fazer, são inconstitucionais:

Governo PSD/CDS defendeu um corte nas pensões a pagamento? – Observador

Por acaso o que aconteceu, em Portugal, por essa altura foi o inverso. A nossa SS foi financiar-se ao fundo de pensão dos bancários ao haver a fusão entre as duas. Depois de 2011 os bancários passaram a descontar metade para a SS e outra metade para o fundo de pensões deles. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Castor, há 41 minutos:

Agora, é preciso haver uma melhoria gigante na literacia financeira dos portugueses. E aqui não vejo ninguém a fazer muito por isso.

Ha pouco tempo falou-se aqui da importância da Religião e Moral na escola quando isso é infinitamente mais importante. Faz-me confusão como não há em todos os cursos secundários disciplinas sobre temas comuns a todas as áreas como finanças ou primeiros socorros, por exemplo.

• Like 3

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Lebohang, há 14 minutos:

Só para dizer que nunca vi ou ouvi um filme ou discurso de Ronald Reagan.

Não sendo um discurso isto é um clássico

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Puto Perdiz, há 7 minutos:

Depois de 2011 os bancários passaram a descontar metade para a SS e outra metade para o fundo de pensões deles. 

Eu tenho ideia que essa entidade para onde iam as pensões deles foi extinta por essa altura mas já não tenho a certeza.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de HappyKing, há 3 minutos:

Eu tenho ideia que essa entidade para onde iam as pensões deles foi extinta por essa altura mas já não tenho a certeza.

Continua, mas mudou o nome. O que era antes de 2011 foi tudo para a SS, depois disso é metade - metade 

Edit : o que foi extinto foi o CAFEB. Eles agora descontam o normal para a SS e depois descontam para um fundo do banco. Não é metade, metade como escrevi em cima 

Editado por Puto Perdiz
  • Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de IlidioMA, há 1 hora:

só agora estou a ver o debate da tarde....hoje veio o André Ventura, ou a sua coelhinha?

Tão dócil, interrompe pouco e até pede desculpa.

Só agora percebeu que a gimmick de matarruano de café só o mantém nos 5% de chalupas que já estão garantidos?

Até agora foi uma campanha totalmente pateta, a do Chega. 

Lá vai ter ele que 'ser agredido por ciganos' lá para o fim da campanha. Como no ano passado.

Ele com as mulheres têm sempre uma postura diferente

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Alonso., Agora:

Ele com as mulheres têm sempre uma postura diferente

hã? Contra a Catarina, nao sei se viste, só faltou chamar nomes. Aliás, foi o debate em que mais desagradável foi. Pareceu-me.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de IlidioMA, há 2 minutos:

hã? Contra a Catarina, nao sei se viste, só faltou chamar nomes. Aliás, foi o debate em que mais desagradável foi. Pareceu-me.

Não achei. Ou entao ja estava em piloto automático, que o ventura tem o discurso riscado. Aliás já cansa, nem sei como há gente que vai na lenga lenga, é que já sabes o que vai falar, o que vai dizer, é sempre a mesma coisa. Continuar assim perde a força

Editado por Alonso.

Compartilhar este post

Link para o post

Vai perder a força desde que chegou, ou pelo discurso vazio, ou por repetir sempre a mesma coisa.

Se ele teve imensa exposição nas presidenciais e ainda assim fala-se na possibilidade de ser terceira força política, então se calhar é na repetição que está a conquistar espaço eleitoral.

Compartilhar este post

Link para o post

Londoners told to reduce physical activity on Friday due to pollution | London | The Guardian

"Londoners should avoid strenuous physical activity on Friday due to “very high” levels of pollution, experts have warned.

The poor air quality is the result of an intense area of high pressure covering western Europe. The associated lack of air movement means emissions from vehicles and other pollutants are not blown away as they usually would be."

Interessante. 

Compartilhar este post

Link para o post

Alguém daqui tem estado a par das revelações sobre festas do governo inglês durante o lockdown? Está-se a fazer a caminha para o Boris, cá para mim não chega à pascoa.

Para quem não está a par:

https://www.bbc.co.uk/news/uk-politics-59952395

Editado por Sandes.

Compartilhar este post

Link para o post

Devia de haver a separação, um tópico para politica nacional, e outro para internacional, até pode ser aquele dos states, é só mudar o titulo.

• Concordo! 5

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Sandes., há 13 minutos:

Alguém daqui tem estado a par das revelações sobre festas do governo inglês durante o lockdown? Está-se a fazer a caminha para o Boris, cá para mim não chega à pascoa.

Tenho acompanhado com algum interesse.

O Boris em todas as declarações públicas que faz, enterra-se

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Sandes., há 14 minutos:

As declarações dele a dizer que não sabia que estava numa festa ..

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de HappyKing, há 9 horas:

As declarações dele a dizer que não sabia que estava numa festa ..

Sobre essa festa em particular, o Boris disse o seguinte:

Quando saíram as alegações que tivesse havido uma festa: "não houve nada, já me disseram que não houve e que nenhuma lei foi desrespeitada"

Quando saiu um vídeo de uma assistente dele a confirmar que houve : "estou muito chateado que isso tenha acontecido, mas eu não sabia de nada"

Quando se descobre que ele teve lá: "ah peço imensa desculpa, mas eu nem sabia que era uma festa"

Um palhaço. Na altura do segundo ponto, lembro-me de falar com um colega meu (inglês) que não passou o natal 2020 com avô, que faleceu meses depois, para comprir as leis. A raiva que ouvi na voz dele a falar disso ficou muito clara, e ele não é propriamente um esquerdista.

Recentemente têm saído ainda mais novidades, além dessa festa: mais festas, o facto do BJ ter feito commute entre casas quando era proibido, o pessoal que trabalhava no número 10 ter "wine Fridays" em que se juntavam todas as sextas para beber vinho e relaxar quando o país estava todo em lockdown...um escândalo

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ricardo Pinto, há 10 horas:

Devia de haver a separação, um tópico para politica nacional, e outro para internacional, até pode ser aquele dos states, é só mudar o titulo.

Feito. 

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora

• Criar Novo...